Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Black Face, mutação esquecida pelos Brasileiros.

Lembro-me que há alguns anos atrás, talvez uns dez ou quinze, era normal encontrar-mos esta variedade de periquitos em vários criadouros.  Acredito que os criadores apostaram mais em outras mutações e acabaram deixando de lado o exótico face negra. Estou colocando duas fotos que foram cortesia da leitora Marta, para que possamos matar as saudades e até ficar-mos na esperança de seu ressurgimento.

bface2 face negrabface4

32 comentários:

alex iury disse...

haa julio eu te falei do periquito preto...e igual esse dai!!!legal!!!achei essa mutação muito legal pense!!como eu faço pra consegui-lá em casa?

guilherme disse...

julio vc n tem destes ai?nem consegue reproduzir esta mutaçao em seu criadouro???.
agora a pergunta:eu dou aquele comlexo vitaminico a meus periquitos todos os dias e vermifugo de seis em seis meses, mas, agora meu casal vai ter filhotinhos que nasceram no dia 1 de agosto, ai eu pensei:se crianças muito novas nao podem tomar remedio, pensei que periquitos muito novos nao podem beber o complexo vitaminico em gotas,fermifugo, calcio..etc, ai em vez de colocar medicamentos colocarei frutas(vitaminas) para estimular eles, minha deduçao esta correta???

jcesardutra disse...

Alex esta mutação esta sumida do Brasil, dizem que algém em e eu também ando procurando, se encontrares digas onde.

jcesardutra disse...

Alex dizem que alguém tem estes faces negras, se encontrares me avises.

jcesardutra disse...

Guilherme esta correto sim, e quando tem filhotinhos não se dá nada a água pois pode inoxicá-los. Capriche nas frutas.

alex iury disse...

a pois eu encontrei numa casa veterinária daqui da minha cidade....são desvalurizados aqui,ninguem liga...faz um mesw q vi acho q ainda deve tar lá....se tiver algum contado no ceará manda ir conpralo!!!

guilherme disse...

ok, julio

guilherme disse...

tem essa mutaçao em outros paises????se tiver bem que os criadores poderiam importar estes periquitos e reproduzilos em cativeiro!!!:)

Luciana disse...

E quanto as pedinhas de cálcio, posso deixá-las na gaiola quando tiver filhotes ou não? Que outros alimntos posso introduzir para ajudar os pais na alimentação dos filhotes?

rick disse...

eu queria saber que cor de periquito terei um f ilhote ar????

rick disse...

arlequim recessi v o

jcesardutra disse...

Guilherme existe periquitos de todas as mutações pelo mundo a fora, mas é proibido importar, antigamente eram importados sim, por isso é que existem no Brasil as diversas variedades que temos hoje.

jcesardutra disse...

Luciana as pedrinhas de cálcio podem ficar direto na gaiola, independente de ter filhotes ou não. Quando falo em melhorar a oferta de alimentos, são alimentos fáceis dos pais encher o papo dos filhotes. Por exemplo: Um casal com cinco filhotes para alimentar e na gaiola só tem alpiste e painço, coitado dos pais ter que descascar centenas de sementes para encher o papo de todos. Então é o momento de colocar farinhadas prontas ou feitas em casa, com ovo cozido amassado junto, com maçã, com milho verde na espiga, folhas verdes, etec. Alimentos que facilmente eles encham o papo dos filhotes. Valeu?

jcesardutra disse...

Rick só terás Ars com um casal Ar ou pelo menos com portadores de Ar.

alex iury disse...

a descobriuma coisa,minha femes AR e meu macho azul normal deram um filhote AR e outro azul e o 3º ainda não sei
então devo acreditar q o meu macho,é um portador de AR?

jcesardutra disse...

Alex pode ter certeza, és um sortudo, parabéns.

alex iury disse...

acreditava q aquele macho me escondia algo,ele é o unico q passou mais tempo comigo e eu começei já em janeiro ele veio em março,em maio ,dia 10 fujiu...dia 11 captureio,e dia 11 a tarde cruzou pela primeira vez numa fertilidade imensa...(como se isso interferisse em algo).
julio,e a 1ª femea dele era uma amarela abrancaiada,não iria passar esa mutação aos filhos e ele nunca quis cruzar com ela,e ela fujiu(essa eu não consegui capturar,unica de tres ou quatro que fugiram)ai meu primo q tem ksa veterinaria me deu ela,a unica femea q restava,AR q cruzou e descobri-o q era portador de AR ,ainda não acredito!

Murilo Pereira disse...

Olá. Como é que eu faço para saber se uma femea está fria? É verdade que se sabe quando a femea esta fria se a caruncula dela estiver azulada? É que eu já tive uma femea que quando comprei, a caruncula dela estava marrom, mas com o passar do tempo ela foi tendo muitas crias e a caruncula foi ficando azulada. Por que a caruncula dela ficou azulada?
Obrigado.

jcesardutra disse...

Murilo a fêmea esta fria quando não aceita acasalar com nenhum periquito, normalmente quando a carúncula esta marrom elas estão quente. Quando ficam azul claro elas podem estar com algum problema de saúde.

Murilo Pereira disse...

Obrigado. Mas que tipo de problema de saúde ela pode ter se a caruncula dela estiver azulada?

jcesardutra disse...

Murilo só examinando os sintomas,tem que observar, até um resfriado pode ser.

Gildson disse...

BOA TARDE AMIGO GOSTARIA DE SABER QUAIS OS FILHOS ESPERADOS PARA UM CASAL,FEMEA ARLIQUIM RESSESSIVO E UM VERDE,E FEMEA ALBINA COM MACHO VERDE?E COMO FAÇO PARA MANDAR FOTOS DOS MEUS PARA O SITE?TENHO 2 CASAIS AUSTRALIANOS E 1 INGLES,E É MUITO DIFICIL CRIAR AQUI EM SALVADOR POIS NAO ACHAMOS MUITOS E A ESCACES DE CRIADORES É GRANDE....PRECISO MUITO DOS DEUS CONCELHOS..GRATO!!!

jcesardutra disse...

Gildson você deve ler os diversos artigos que estão publicados aqui no site, eles te esclareceriam bastante as dúvidas, pois foram escritos principalmente para principiantes. Os acasalamentos não são feitos desta forma que você montou os teus casais, pois assim não conseguirás realizar nada em relação a construir um plantel de forma correta como tem que ser. Acasalamos corretamente sempre um verde com um azul, um normal com um normal e os recessivos como os Ar com Ars ou com portadores de Ar e os albinos e lutinos com albinos e lutinos ou com portadores. Os periquitos são criados em categorias, por exemplo :os normais, que são os azuis os verdes e os cinzas. Depois os recessivos como os Ar, os "inos" como os lutinos e os albinos. Se misturar um com o outro fica meio sem propósito. Os verdes são dominantes sobre os azuis e se acasalamos um verde com um azul todos os filhotes serão sempre verdes. Por isso é importante conhecermos os criadores destes periquitos que compramos para que ele nos diga se o verde que ele esta nos vendendo é portador de azul, daí sim podemos acasalar com um azul e tirar filhotes verdes e azuis. Da mesma forma os Ars cruzá-los sempre com portadores de Ar e os demais também.

Gildson disse...

DUTRA MUITO OBRIGADO PELA DICA,IREI COMPRAR OS DEVIDOS,PARA ASSIM FORMAR OS PARES CERTOS...POREM,TENHO UM MACHO AR QUE ESTA COM UMA AZUL E NASCERAM 1ALBINO,1LUTINO E UM AR,ESTOU ABISMADO POIS LI EM UM POST QUE AR GERA AR E SE ELE FOR PORTADOR DE INO COM UMA AZUL O NORMAL É DAR 25%DE FILHOTES ALBINO,CERTO?ENTÃO PORQUE NASCEU UM LUTINO???????????
SERÁ QUE TEM COMO EU CONSEGUIR PERIQUITOS BONS MAIS DE UM PREÇO ASSECIVEL PARA MIM POIS TENHO UMA RENDA BAIXA,E COMO EU FARIA PARA CONSEGUIR UM CASAL DOS SEUS?

E EU QUERO MANDAR AS FOTOS PARA VC POSSO MANDALAS PARA O SEU E-MAIL?
MUITO OBRIGADO!!

jcesardutra disse...

Gidson a única saída para o teu caso, ( macho Ar com fêmea azul), ter dado um filho albino, um luitino e um Ar. O teu macho Ar é verde e portador de azul e de ino também. Neste caso todos os filhos inos, (lutinos ou albinos serão fêmeas), para ter nascido um filho Ar a tua fêmea azul é portadora de Ar. Nasceu um filhote lutino porque o teu Ar é verde( os lutinos são verdes para efeito de cor nos filhotes, eles dão verdes ou vem dos verdes). Sê nenhum outro macho galou esta periquita então este teu casal é abençoado. Quanto a vendas de periquitos eu ainda não tenho, estão nascendo poucos periquitos devido ao frio e não consigo juntar um plantel para vendas, pois vou vendendo um ou outro por aqui mesmo. Não sei onde moras, mas tem um vendedor em Caieiras, SP que tem ingleses de todos os preços e ele é um camarada garantidamente honesto e de muita confiança, vou te passar o endereço dele e deves fazer contato:
Criadouro Budgerig - "Fúlvio Lucietto".
Rua Anletto Ricciarelli n* 111 - Jardin. Santo António
CEP. 07700-000 - Caieiras - São Paulo
Fones: (0xx11) 4605.3419 - 4605.2352 - Cel.: (0xx11) 7223.7843
E-Mail: pllucietto@yahoo.com.br

Anônimo disse...

JC esta é a primeira cria deles,então nas proximas posso esperar os mesmos filhotes?????Eu moro em salvador muito obrigado pelo contato de luccietto estarei entrando em contato com ele.

Julio Dutra disse...

Gildson este teu casal pode dar filhos albinos, lutinos, Ar e normais verdes e azul, é quase uma encicoplédia este casal. Em Aracajú, Sergipe esta se firmando como criador o Sr. Reinaldo, tem poucos periquitos inglêses, porém de excelente pedegree. Faça contato com lel também: reynaldosgarcia@yahoo.com.br

PERIQUITOS ONDULADOS. disse...

JC EU TROQUEI E-MAIL COM O REYNALDO E ELE ME PASSU O CONTATO DE UM CRIADOR AQUI EM SALVADOR DO SR- CLAUDIO E EU JÁ ESTIVE COM ELE E ESTAREI COMPRANDO PARTE DAS AVES QUE ELE TEM COMEÇANDO ASSIM O PLANTEU E JC COMO EU FAREI PARA FAZER PARTE DE ALGUM CLUB POIS PARA EU ME FIRMAR COMO CRIADOR EU TEHO QUE ANILHAR OS FUTUROS FILHOTES CERTO?E COMO SE CONSEGUI ISSO DESDE JÁ AGRADEÇO-TE MUITO E AO GRANDE REYNALDO TAMBEM...ABRAÇOS.

Julio Dutra disse...

Vádia tem que procurar com os criadores de canário belga, eles estão em todas as cidades e sempre estão associados a um clube. Pesquisar também a FOB (federação ornitológica brasileira), eles tem na internet os endereços dos clubes pelo Brasil á fora.

Unknown disse...

Júlio, tenho uma fêmea que tem umas duas semanas que ela esta com a oveira muito baixa, mas ela não bota e nem esta com ovo intalado. O que pode esta acontecendo?

Julio Dutra disse...

Rodrigo isto tem que ser bem examinado, pois pode ter várias causas. Pode apenas ser um pouco de gordura localizada, pode ser um lipoma, ou seja, "tumor", pode ser oveiro caído ou fêmea "estourada", como dizem por aí. O fato é que fêmeas com esta protuberância na região da cloaca acabam não reproduzindo mais. Tem que ser afastada da criação por uns dois meses, sendo colocada em uma voadeira maior (ou um viveiro), para se exercitar e observar se perde esta “gordura”. Neste período é importante uma dieta com apenas alpiste e painço, folhas verdes, areia, água fresca e mais nada. Ela deve tomar bastante banho com água fria, (da torneira) e deve ser aplicado oito gotinhas de “allax” atrás do pescoço para livrar de verminoses e parasitos. Depois deste tempo e deste tratamento então podemos diagnosticar melhor.

Bruno Demboski disse...

JULIO VI EM UM SITE QUE ESTE TIPO DE PERIQUITO É CRIADO NA ALEMANHA E NA HOLANDA .....