Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Arlequim Recessivo, (Ar) uma beleza á parte.

Houvindo o som do rei Roberto Carlos e navegando pela internet acabei encontrando esta beleza rara, Ar face amarela asa canela violeta.

É um show de bom gosto deste criador, se não me engano um Português muito experto com criação de periquitos exóticos. Na frente aparece este que descrevo, um macho, e atrás dele provavelmente sua fêmea, uma Ar face amarela asa canela celeste.

Quero dividir com meus leitores este colírio para nossos olhos.

Leia mais:
Como pegar os periquitos? (com as mãos)
Resposta ao Leitor: OVO COZIDO
Resposta ao Leitor: Casal de periquitos comem jornal e não procriam.
Resposta ao leitor: Qual a cor dos filhotes?

29 comentários:

Flávio disse...

Olá. Quantos alelos estão envolvidos nessa mutação?
os alelos da cor Ab depois mais um gene para a fase amarela e outro para o facto de ser malhado....
Não sei se fiz bem a pergunta, apesar de pesquisar muito na net não sou um expert em mutações. Suponho que seja uma mutação mais complexa que um lutino, não é?

Abraço

Érika disse...

Caro Amigo, primeiro quero dar parabéns pela dedicação com que trata o assunto desses adoráveis bichinhos. Eu tenho uma agropecuária e resolví colocar uns bichinhos para alegrar o ambiente, foi quando nós ganhamos 7 periquitos australianos e um casalzinho veio com três ovinhos na ninheira, no dia que trouxemos no trajeto eu vim segurando a ninheira pra não balançar, já que a ex-dona disse que poderia comprometer os avinhos, ai quando chegamos vimos que ela tinha colocado um ovo e esse caiu no chão e se partiu, depois de dois dias colocou outro, mas eu notei que estava mais dispersa com o ninho, foi quando chegou um criador e nos recomendou a separação do casal, não sei se a gaiola foi pequena ou a mudança toda, mas no outro dia ela jogou os ovinhos pra fora do ninho e eu ví que em dois deles já havia filhotinhos dentro, não sei o que fazer agora.. você pode me ajudar a entender o que aconteceu?? Obrigada desde já.

Rhamon disse...

tenho um casal e quase todo dia o macho cobre a femea a mas de 20 dias e nada de ovos nem filhotes oque poderia ser

jcesardutra disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Flávio disse...

Obrigado pelo esclarecimento :D

Abraço

jcesardutra disse...

Érica as fêmeas australianas (as periquitas, rsrs), são muito cautelosas e guardians de seus ninhos. Elas não adimitem outra fêmea por perto e muitas vezes atacam os ninhos das outras para se apoderar destes. Quando começam a postura não podemos mais mudar o ninho nem o lugar onde ele estava. Elas estranham e pensam que o ninho é de uma outra então quebram tudo numa atitude de expulsar a outra para depois então recomeçar. Sê colocares o casal (sozínho) em uma gaiola com caixa ninh, rapidamente eles começam nova postura.

jcesardutra disse...

Rhamon esta fêmea deve ser velha demais para por, pois o prazo é de nove a vinte dias.

alex iury disse...

o meu foi de 5 dias tá certo?

ricardo disse...

eu queria saber qual a cor dos filhotes de um macho verde cinza diluido e uma femea vileta claro de asas cinza????sera filhotes amarelo com asas cinzas???? verde com violeta????talves iguais aos pais ????

jcesardutra disse...

Ricardo, verde cinza diluído? isto é discrição de agapornes. Ou ele é um verde cinza ou um amarelo, ou talvez um esbramquiçado. O mais importante neste caso é que ele é verde, e se não for portador de azul, então todos os filhotes serao verdes. Sê for portador de azul, já que é claro, provavelmente não poderá ter filhotes violetas, só celeste. AS asas cinza podem aparecer mesmo nos verdes.

wagner disse...

Alguém sabe algo sobre periquito albino... nsceu um em casa...

jcesardutra disse...

Wagner ele deve ser fêmea. Para ter certeza temos que saber quem é o pai e a mãe. Albino é uma mutação ligada ao sexo o sexo ligada, diz-se isto quando somente um macho pode passar. Por exemplo: albino x albino = tudo albino ; albino macho x normal fêmea = se der filhote albino serão todos fêmeas; normal macho x albino fêmea = não nasce nenhum albino, só os filhotes machos serão portadores. Pode ser usado também normal portador de ino, estes funcionam como se fossem inos.

Marlon disse...

Grande Mestre,
Eu tive a felicidade de ver nascer 03 AR´s dos meus australianinhos, de um casal macho VD claro normal e uma fêmea Opalina Vd Clara. Nasceram 02 AR Vd Claros, a maioria do corpo amarelo, e um AR cinza, muito bonito. Vou fotografá-los para enviar para o blog. Abraço.

jcesardutra disse...

Grande Marlon assim tu rasgas a minha tarrafinha toda. Para serem três Ars numa ninhada o casal (os pais) tem que ser portadores de Ar. E a proporção é a seguinte: Aa x Aa = 50% normais portadores de Ar; 25% normais; 25% Ar. Três Ars de uma vez é uma baita cagad... Só vais ter que me explicar de onde vem o cinza se os pais são verdes claros? O estepõ, não andasses trocando óvos de ninho?

Marlon disse...

Não Mestre, não troquei nenhum ovo. Na verdade esses australianinhos, pelo que eu estou percebendo, tem em seu sangue de tudo um pouco. Eu fico impressionado com os filhotes que saem deles. É um balaio de gato sem tamanho. Em relação ao casal que citei, nasceram 05 filhotes de 05 ovos: 01 Vd claro normal, 01 Opalino Vd claro e os 03 AR´s em questão, sendo um Cz. De lambuja, como uma outra fêmea abandonou um filhote já empenado, tratei de colocá-lo para esse casal criar, o que eles fizeram com muita competência. Esse "abandonado" é um ADA Vd claro. Abraço.

jcesardutra disse...

Mas Marlon eles sendo verdes, podem portar azul e Ar, tanto o macho quanto a fêmea e opalino, asa canela e ino só o macho, mas ainda tudo bem, porém não pode nascer filhote cinza. Teria que um deles ser cinza ou verde cinza.

alex iury disse...

a o meu tem com certeza de tudo umpouco:julio por favor me dizes as porcentagens de nascerem os filhotes:femes AR portadora de ino(lutino) emacho azul normal portador de AR e ino(albino)

jcesardutra disse...

Alex as fêmeas não portam ino, então a tua fêmea ou é ino ou não ajuda nada nos inos porque não porta. O macho sim, pode portar Ar e ino. Então pode nascer inos fêmeas somente e Ar machos e fêmeas. Sê a fêmea for verde e não for portadora de azul então os filhotes serão todos verdes e portadores de azul. Sê ela for portadora de azul então nascerão azuis também. Os periquitos portam "ino" que é o gen para lutino ou albino, dependendo da ligação com verdes e amarelos ou azuis e brancos.

alex iury disse...

mas como nasceu um ino nesse casal?
se nhenhum é ino ,só ele é portador?

jcesardutra disse...

Álex presta atenção: nasceu um ino e obrigatóriamente é fêmea, pois a mãe dele não é ino. Machos inos ou machos portadores de ino passam filhas ino com qualquer fêmea.

alex iury disse...

eu sei !mas pq dizem q só da pra saber o sexo apartir de 3
meses?
eu já sei o sexo dos meus e o mais velho tem 34 dias!

jcesardutra disse...

Alex da pra sabr o sexo com bastante antecedência nos periquitos pertencentes ao grupo dos normais, mas os recessivos, assim como os lutinos e albinos já não é tão fácil para principiantes. Nos meus eu identifico o sexo com duas semanas no máximo, mas nem sempre é possível.

Julio Dutra disse...

Flavio tomara que você passe por aqui novamente pois fui obrigado a refazer minha resposta anterior á respeito deste casal Ar da foto.Veja como ficou:
Flávio o que chamamos de mutação é cada detalhe destes que podem ser observados na imensa variedade de cores e formas. Os Ars (arlequim recessivos) são uma mutação assim como albinos, lutinos, asas rendadas, corpo claro, claro de olhos pretos, cintilantes, face amarela, etc. E podemos agregar a mistura de várias mutações num mesmo periquito para que surjam estas aves diferentes, exóticas e muito bonitas. É bom lembrar-mos que inicialmente, na natureza lá na Austrália, eles eram apenas verde claro. Com os trabalhos feitos nas criações em cativeiro pelos cientistas do primeiro mundo fomos ganhando uma variedade enorme de mutações. Então podemos ter um cintilante violeta face amarela, por exemplo. Um opalino verde cinza asa canela e várias outras combinações que chegam a um número fantástico de possibilidades. Este casal pertence ao grupo dos Ars sendo que o periquito da frente é um Ar violeta face amarela asa canela, a outra é um Ar celeste face amarela asa canela (fêmea). Como pertencem ao grupo dos azuis, então possuem o corpo branco e se fossem verdes teriam o corpo amarelo.

Anônimo disse...

Como identificar se um arlequim recessivo macho é jovem ou adulto?

Julio Dutra disse...

Respondendo sua pergunta, podemos dizer que os Ar machos tem as ceras rosadas, brilhosas, diferenciando de suas fêmeas que tem as ceras foscas, na cor azul claríssimo ou desbotado, passando depois a uma cor parecido com palha e depois á medida que vai amadurecendo vai ficando marrom e até chocolate. Quanto à diferença entre machos jovens e adultos, podemos dizer que a cera dos jovens é mais discreta, mais apagadinha e a dos adultos são mais visíveis, se destacam mais, porém não é muito diferente. Estarei neste momento publicado um artigo com fotos de machos Ars jovens e também adultos para que vendo possamos então sentir a diferença.

Gabriel disse...

Júlio gostaria de saber se cruzar um AR verde escuro com um AR azul cobalto como serão os filhotes?

Julio Dutra disse...

Gabriel depende de o teu Ar verde ser ou não portador de azul. Quando cruzamos um verde com um azul, independente da mutação, é bom que o verde seja heterozigoto, isto é, portador de azul. Caso contrário todos os filhotes serão verdes. Sê o teu Ar verde for portador de azul então terás a possibilidade de filhotes verdes claros, escuros e olivas, Azuis celestes, cobaltos e malvas.25% de para cada cor.

Gabriel disse...

Julio gostaria de saber se eu cruzar um opalino Vd cinza com uma Ar celeste como serão os filhotes.Outra coisa só os netos deste casal serão Ar e os filhos apenas herdarão ou melhor portarão essa mutação?

Julio Dutra disse...

Gabriel vamos por partes, pois a resposta é grande para esta pergunta. Como este macho é um verde cinza então ele é portador de azul. Os filhos serão então verdes, azuis, cinzas e verdes cinzas. Esta é a expectativa. Caso ele seja escuro, então também alguns filhotes serão azuis cobaltos ou verdes escuros. SÊ ele for um verde cinza claro então todos ficarão claros. Todos os filhotes serão portadores de Ar, independente do sexo. Caso ele seja portador de Ar e você não saiba, nascerão filhotes Ar também. É por isso que temos que usar algum tipo de anilha e fazer o pedigree de nossos periquitos e registrá-los em um livro para sempre acasalar já sabendo o que esperar com certeza e quando vender periquitos para as pessoas, passar todas as informações. Quem cria assim e divulga, faz a coisa correta e vende mais.