Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como pegar os periquitos? (com as mãos)

A pergunta foi de um grande amigo meu, o Gabriel, um torcedor do Figueirense aqui em Florianópolis.

Pegar uma ave ou um pássaro na mão é uma manobra que quase sempre se torna estressante para eles, por isso deve ser realizada somente quando muito necessário. Alguns criadores têm tempo suficiente para passar horas com seus periquitos, então desde filhotes os acostuma a comer e andar por suas mãos e braços, deixando-os completamente mansos. Mas nem sempre é possível e nada mais estressante para eles que uma pessoa que fique tentando pegá-los sem conseguir, por um bom tempo, até que finalmente os agarram. Isto é terrível, fazendo algumas vezes com que alguma fêmea abandone o choco e até a ninhada.


Pegar um pássaro ou ave é como pegar uma veia para fazer uma injeção ou tirar sangue. Quanto mais medo de pegar ou de errar pior. Tem que ser num ato rápido, certeiro e com delicadeza. A ave não tem que ter tempo de voar, a mão tem que chegar nela antes que sia do poleiro ou da parede da gaiola. (É vapti- vupti). De uma vez só. Depois de umas três ou quatro tentativas bem sucedidas, sem medo e de pronto, a pessoa já estará segura. E como sempre eu recomendo , é bom visitar um criadouro onde uma pessoa mais experiente possa demonstrar sua habilidade.



Leia mais:


Outras perguntas


Periquito suspeito


PERIQUITOS - Aves ou pássaros?

22 comentários:

gabrielle disse...

eu gosto dos periquitos

Bruno disse...

nossa meus periquitos sao ,muitoos mansos, sobem no meu ombro,no meu dedo fazem um monte coisa!!!

sao demais!!!

jcesardutra disse...

Bruno, você também é demais, pois as pessoas de menos não conseguem fazer isto nem gostam de tentar, parabéns. Julio.

jcesardutra disse...

Gabrielle, tenho certeza que eles também gostam de você, parabéns. Julio.

rick disse...

como faço para o meu perieuito fazer como o do bruno?

jcesardutra disse...

Rick acho que neste caso terás que perguntar ao Bruno, não é ?

Gabi disse...

Eu tenho seis periquitos, mais só as femeas são acustumadas comigo, os machos não são eles sempre ficam muitos assustados não entendo, porque as femeas sempre ficam no meu dedo, no meu ombro, agora eles não. Gostaria de saber se tem alguma coisa haver, se eles não aprendem do mesmo jeito, se leva tempo.
Gabi

jcesardutra disse...

Gabi isto é novidade pra mim pois os machos são mais mansos e as fêmeas mais ariscas e brigonas. Tenha paciência, lide bem devagar com eles, ofereça folhas com as mãos bem próximo deles e assim que as fêmeas vierem eles tmbém acabarão por vir.

Gabi disse...

Muito obrigada! Eu vou tentar fazer isso.

Luiz Sao Paulo disse...

Doutor.primeiramente parabens por este site e de uma grande ajuda , ja li varios topicos e corrigi alguns erros amadores que cometi, estou com uma femea que fica o tempo todo arindo o bico como se estivesse mascando algo, parece mastigar a lingua , e normal? oque devo fazer? muito obrigado desde já

jcesardutra disse...

Luiz não é normal este procedimento da fêmea, deves investigar problemas respiretórios nela e se ela apresenta emagrecimento, e também se enche o papo. Deve ser afastada da criação e observada melhor. Bom seria se um criador mais experiente pudesse dar uma olhada de perto.

Luiz Sao Paulo disse...

Obrigado pela resposta doutor, ela apresentou este sintoma quando chegou devia ser stress , e a respiração tava ofegante, no desespero fiz algo que faziamos em portugal na granja com frangos, peguei um pedaço pequeno de miolo de pao bem pequno e molhei em azeite e ela pegou de meu dedo e parou logo em seguida de ficar abrindo bico, sei que nao e aconselhavel , mas foi uma tentativa e o pedaco era bem pequeno do tamanho de um painço, se voltar levo a um especialista,

Ambos, o casal não tomam banho mesmo durante os dez minutos de banho de sol diario e normal ou com o tempo eles vao se banhar?

Muitississimo Obrigado

jcesardutra disse...

Os periquitos não são muito adeptos a banho mas se oferecer-mos uma banhirinha com água não muito fria eles acabam aprendendo. No começo, pela manhã e quando não está muito frio nós aqui no Brasil pulverizamos os pássaros com água morna e em seguida eles partem para o banho.

sonia disse...

Júlio tenho um casal de periquitos, deles nasceram 3 filhotes
o mais velho saiu da casinha a uns 5 dias, ontem percebi que ele
estava deitadinho na gaiola aparentando dor acho que machucou a perninha
pois ainda não voa, o quê devo fazer para ajudá-lo?
abraço. Sônia

jcesardutra disse...

Sonia se ele estiver comendo sozinho é mais fácil, examina bem a perninha pra ver se é fratura ou só uma torção. Ele deve ser colocado em uma gaiola pequena, sem poleiros, com areia no fundo para ele se apoiar e tem que facilitar bem a comida dele. Nestas horas o melhor é milho verde na espiga (crú), uma fatia de pão, frutas e as sementes costumeiras, pingar uma vitamina ou revitalizante na água (destas que vendem em casas de pássaros). Pode ser colocado um só poleiro, bem pertinho ao fundo da gaiola (rente) para ele não se esforçar muito e deixá-lo quietinho para que se movimente o mínimo possível. (repouso). Se constatado fratura tem que imobilizar imediatamente.

Marina disse...

Quanto aos seus periquitos, cuidado, pois se forem dois machos e uma fêmea poderá dar certo, mas se forem duas fêmeas podem dar problemas onde a outra fêmea queira pra ela esta casinha e acaba atacando não só a mãe como os filhotinhos e será muito grave. O ideal é apenas o casal juntos, mais algum junto acaba dando problemas. (fica de olho). Quanto à casinha é só isto mesmo, não precisa colocar palha nenhuma, eles criam apenas na madeira e mais uns farelinhos que a fêmea consegue roendo a caixa e mais ainda umas peninhas deles que vão se juntando. O alimento preferido dos periquitos é o painço, aquela sementinha redondinha e pequena. Mas precisa se acrescido de alpiste, aveia em grãos, Níger, e qualquer outra semente que os passarinhos e aves comam. Aí no Japão devem existir comidas misturadas e vendidas em caixinhas, são ótimas pena que caras. Muitas vezes conseguimos comprar a granel pela metade do preço. O ovo em pó é ótimo e se eles comerem seco tudo bem só cuide mais da água do bebedouro, pois eles costumam deixar cair resíduos dentro e a água acaba fermentando. A água deve ser trocado diariamente. São importantes também folhas verdes como couve, agrião, almeirão ou outra menos alface. Frutas também são importantes, menos abacate e sementes de maçã, muito bom também cenoura ralada, beterraba, etc. Importantíssimo manter um pouquinho de areia limpa na gaiola, (eles comem) pois funciona como se fora os dentes deles auxiliando a trituração das sementes na moela, igual à galinha. Normalmente o casal alimenta os filhotes e por isso devem ficar juntos. Em alguns casos o macho ou até mesmo a fêmea começam a atacar os filhos (lá por volta dos 15 ou 20 dias) então seremos obrigados a retirar o agressor do casal para que o outro termine de criar. Sê não quiseres que reiniciem outra ninhada, nesta mesma época retiramos um ou outro mesmo que esteja tudo bem e no teu caso tem que retirar os dois machos, pois se um ficar ela recomeçara com este. Quando não quiseres criação nenhuma é só retirar a casinha. E por favor, pergunte sempre, pergunte o que quiser. Se tiveres tempo para dar uma lida nos artigos já publicados no blog tem bastante informação a respeito. Um grande abraço e boa sorte!

Marina disse...

Em primeiro lugar,gostaria de agradecer pela atencao,e pela resposta tao rapida,doutor.Muito obrigada.Esta sendo de grande proveito todas as dicas que me passou.Vou tirar a palha da casinha,e obrigada por me descrever o painço.Eu lia em seus artigos,sempre falando de painço,mas eu nao sabia qual semente era. Aqui existem muitas variedades de raçoes e areias,e pedras trituradas.Eu fico olhando e nao tenho noçao de qual sera boa pra eles.Comprei uma pedra,me parece de areia.Eles ficam raspando o bico e parece que gostam.Acho que esta seria a areia que me falou.Obrigada da dica das verduras e frutas.Eu ficava com medo de dar algum tipo de verdura que nao seria bom para eles.O doutor falou que se eu nao quisesse que se reinicie outra ninhada era pra tirar a casinha.Mas eu posso deixa-la junto com o macho que ela nao fica prenha?Ha um mes atras, ela estava com a coacla inchada.E suas fezes saiam em grande quantidade e pouca frequencia.Fiquei muito preocupada e levei no veterinario.Ele me falou que como e um canal pra urinar,defecar e colocar ovo,as fezes estavam se acumulando por ter um ovo na coacla.Levei um susto porque pra mim eles eram bebes ainda,e na volta pra casa ,dentro da caixinha que eu tinha colocado ela pra levar ao veterinario,ela tinha colocado o ovinho.Ai que fui na loja, e comprei aquela caixinha de madeira.Desde entao, ja sao cinco ovinhos na caixinha.Confesso que estou com medo qnd os bebes nascerem.Nao sei que tipo de comida dar.Ou se tenho que dar alguma papinha.Se puder doutor,me ajude com mais essa duvida.Me desculpe o incomodo.Agradeço muito a sua atençao.Eu sempre estou lendo artigos seus.Sao muito bons mesmo pra gente que nao tem noçao nenhuma.Muito obrigada, doutor.Um grande abraço.Marina.

Marina disse...

Muito obrigada pela ajuda.Vou fazer a comidinha deles.abracos.Marina

Thalisson disse...

Como eu faço para meus periquitos virem no meu dedo, pois quando tento pegar eles fica agitado. Como faço para eles ficarem mais mansos?

jcesardutra disse...

Thalisson somente com filhotes bem novinhos e se começarmos com muita calma para eles perderem o medo então eles vem na mão, mas com adultos fica bem mais difícil.

joão disse...

eu tenho um casal de periquitos e queria qu a femea tive-se filhotes como faço isso aconter??

jcesardutra disse...

João se eles estão na idade adulta (mais de oito meses) e estão com saúde, basta colocá-los em uma gaiola ou um viveiro com uma caixa ninho própria para periquitos, se forem realmente um casal deverão começar o processo de reprodução. Te aconselho a ler os diversos artigos publicados neste blog, pois tem bastante informação útil para quem quer criar.