Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 9 de junho de 2009

Uso de um portador de "ino".


Este macho cinza anilha p 216 foi descoberto por acaso no plantel como portador de "ino" depois que nasceram duas filhas lutinas em acasalamentos onde se esperava apenas bons verdes cinzas. Hoje ele esta sendo utilizado com esta fêmea lutina produto do criadouro vidadeperiquito na expectativa de filhos e filhas lutinos.

67 comentários:

Marlon disse...

Grande Mestre, No exato momento da foto, ele está cumprindo o seu dever de deixar descendentes aí no criadouro. E o que tem na água, que está amarelada? É vitamina?

Marlon disse...

Anilha P 216, do Jorge de Pina, certo? Acaso o restante da numeração da anilha é 354 07? Se for, tenho um macho
Cintilante CZ filho dele, o JCD 08 069. Está muito bonito, completando hoje 08 meses, e quase pronto para começar a produzir filhotes.

jcesardutra disse...

Marlon é um segredinho que se chama Hemolitan, ajuda nas horas básicas, mas sem exagerar.

jcesardutra disse...

Marlon podes crer que sim, cin/ino p 216 354 07 (negociei com o Ley) e a mãe deste teu filhote é uma cintilante verde cinza que o Fulvio nos mandou numa remessa que veio lá de Caieiras, SP. Estou testando este cin com uma lutina para confirmar realmente o porte de ino, pois ano passado apareceram duas fêmeas lutinas na gaiola dele e eu fiquei sem poder confirmar, pois na nas outras duas rodadas não apareceram mais nenhuma lutina, como andei trocando alguns filhotinhos de ninhos então não quis acreditar que as lutinas eram realmente dele, veremos agora.

Iago disse...

Olá juliio....
Tenho um macho de periquito australiano e ele tenta na femea varias vezes mas ele ainda nao sabe cruzar ( cerá qui demora quantos dias para ele aprender a cruzar ????)

Breno disse...

Oi julio Cesar...
Tenho um casal de periquito australiano a femea é um (verdeamarelado) e o macho é verde com cinza cerá que os filhotes deles pode nacer de cor (azul ou outras cores) ???

Iago disse...

Olá juliooo..
Tenho uma casal de periquitos australianos e o macho tenta muitas vezes na femea mas quando ela levanta pra ele subir e ele vai pra subir nela ele cai ou seja ( nao sabe cruzar ) será qui ele demora quanto tempo para aprender a crruuuzzaarrr ??????

jcesardutra disse...

Iago se ele tenta então ele esta no caminho, na hora certa ele consegue. É difícil prever quando vai acontecer e a fêmea só deixa um macho tentar se ela esta bem acasalada.

jcesardutra disse...

Breno só mandando as fotos deles, assim pela tua discrição não esta dando. Não estou entendendo como é este verde com cinza, será um verde cinza? E esta fêmea verde amarelada ? complicado. Os periquitos australianos são conhecidos como normais ou recessivos ou raros . Os azuis se apresentam em três tons. celestes, cobaltos e malvas conforme o grau de escuridão e todos tem o babador branco e sobre as asas cor preta. Os verdes tem o babador amarelo e também sobre as asas tem cor preta, existem também em três tons, o claro o escuro e o oliva. Os cinzas apesar de ter três tons de cores pouco se deferenciam. Depois vem os recessivos, que são os lutinos, albinos e arlequins. Depois tem os arlequins dominantes e vai por aí á fora. No blog tem inúmeras fotos para que os leitores possam aprender e se relacionar com mais facilidades. Na internet também há muitas fotos com os nomes, fora isso só mandando fotos para que eu identifique corretamente o nome das mutações de teus periquitos e as possibilidades das cores dos filhotes. Mande as fotos para meu e-mail jcesardutra@yaho.com.br

jcesardutra disse...

Iago deixa ele treinar, daqui á pouco ele consegue. Não tem como prever mas pela minha experiência não leva um mês.

iury disse...

ei esse macho cruzando....o bumbum deles naum estao se encostando ???ela vai por ovos q vao nascer????

jcesardutra disse...

Iury com certeza vai encostar, ele é craque no assunto.

Murilo Pereira disse...

Olá.
Comprei um viveiro e nele estam 2 femeas e 3 machos. Cada uma das femeas estam acasaladas com um macho, sobrou somente um macho que ficou viuvo há um tempo.
Um casal (cinza femea, azul macho) cruzam muito, mas a femea nao bota. Eu nao sei a idade da femea, mas acho que ela ainda é um pouco jovem. Mas a caricula dela está com uma cor bem forte, e acho que é uma femea ''quente''.
No viveiro há 3 ninhos, e desde quando comprei eles, estavam cruzando, e isso já faz 35 dias. Qual seria o motivo deles cruzarem, e a femea nao botar? Há ja ia esquecendo, essa femea entra dentro do ninho algumas vezes .

valéria disse...

oi julio td bem com vc ??
gostaria de saber quanto tempo leva para a femea colocar os ovos depois que ela acasalar?
obrigada

valéria disse...

julio eu dei o vermifugo da avitrim por tres dias para o meu casal ,e comprei um vita gold potencializado para começar a dar a eles, mas no modo de usar só diz para dar de tres a seis gotas em 100ml de agua mas não diz por quanto tempo...

Jéssica disse...

Posso dar cenoura, laranja, biscoito para meu periquito? Ele adora é so eu colocar na gaiola que ele vem correndo e come tudo rapidinho...

Jéssica disse...

Quando solto meu periquito ele da uma voada e logo pousa no chão fica parado um pouco e depois não voa mais so fica andando atrás de mim...minha mae disse q ele parecia estar gordo mais eu acho que é falta de costume mesmo pq eu venho soltando frequentemente agora e ele fica mais tempo voando, mas é so ve a gaiola que entra lá e não sai de jeito nenhum....

jcesardutra disse...

Murilo ela deve ser muito nova mesmo, só não entendo como deixa o macho cruzar. Da uma inspecionada no ninho e vê se não tem vestígios de ovo quebrado, algumas fêmeas entram na caixa das outras e quebram os óvos.

jcesardutra disse...

Valéria ela acasala, começa a preparar a caixa ninho e só depois deixa o macho galar. Todo este tempo, em torno de 30 dias vai depender da idade dela e da situação de saúde e de preparação dos oveiros para começar a pôr.

jcesardutra disse...

Valéria, neste caso do teu casal quinze dias é suficiente. Cuidado para não exagerar nas gôtas, tem que ser conforme a recomendação na bula.

jcesardutra disse...

Jéssica, cenoura ? laranja ? biscoitos ? onde moras ? quero ir aí para ganhar este banquete também ! rsrsrss .. brincadeira querida, cenoura beterraba tomate tudo ótimo para eles e laranja também. Só fico com um pézinho atráz é com o biscoito, se salgado não pode e se doce, bem poquinho pois engorda demais. Valeu?

jcesardutra disse...

Jéssica a falta de exercícios vai deixando ele gordinho e preguiçoso, cuidado com alimentos que engordam e deixe ele se exercitar mais, pois é bom para ele. Porém com cuidados pois estando gordinho e fora de forma pode passar mal, se ele quiser parar não force, mas solte mais vezes para treinar mais.

valéria disse...

obrigada julio...
eu estou dando 4 gotas em 100 ml de agua.
julio ela já está acasalada a bastante tempo e esta sempre namorando com o macho eu já o vi galando ela ,me parece que ela já está com ovo pois a coacla dela esta com mais volume esta semana ela esta passando bastante tempo dentro da caixa ninho eu olho todos os dias mas ainda não tem ovo ,

Martins disse...

Oi
Venho acompanhando seu blog a algum tempo e estou comentando pela primeira vez. Queria saber se os filhotes não entram na caixa-ninho, eu tenho um casal, mas são jovens e nunca entraram na caixa-ninho (eles adoram passear pelo "teto" da caixa-ninho), isso é normal? Outra coisa; Brinquedos são muito importantes na gaiola? Eu não tenho nenhum... Quanto custa +ou-? Qual o que vc sugere?

Valeu!

Mayara disse...

Júlio , eu tou muito confusa minha periquita albina ( á chamo de Taxinha) está choca desde sexta feira retrazada estava com quatro ovos, quando foi hj a noite ela ta com 5 como isso é possivel, oq eu devo fazer ?

Obrigada

jcesardutra disse...

VALÉRIA TEM QUE AGUARDAR, DEVE ESTAR PERTO.

jcesardutra disse...

Martins depois que os filhotes deixam o convívio com os pais não precisa mais de caixa ninho. A caixa ninho induz á reprodução e fêmeas muito jóvens acabam por ter problemas sérios com ovo preso e tudo por existir caixa ninho em seu ambiente. Somente depois dos oito meses de idade no mínimo. Quanto a brinquedos é bom e distrai os filhotes, mas não é obrigatório. Eles precisam é do maior espaço possível para se exercitar e voar.

jcesardutra disse...

Mayara ela ainda não havia completado a postura, pode até pôr mais. Deixa que ela sabe o que faz. E o macho fez a parte dele? Com sete dias de choco cada ovo já mostra sinais de que tem vida lá dentro e se não estiverem férteis continuarão brancos aparecendo a gema intacta no meio do ovo. Neste caso com oito dias já da para descartar os ovos que estiverem brancos para que a fêmea não perca tempo tempo em vão.

Jéssica disse...

O meu Siri tem banquete de primeira ele merece neh faz parte da familia . Ah moro no Rj, pode vim que seu banquete vai ser de 1ªtmb....rsrsrsrsrs. Adoro oferecer diversos tipos de alimentos pro meu periquito, fico impressionada em ve que ele gosta de tudo. Observei que quando adicionei a dieta folhas, cenouras , frutas, agua filtrada, mais atençao, ele ficou mais bonito do que antes quando so comia a mistura preparada.
Olha que curioso ele dorme no balanço, mas so vai dormir quando eu falo: Tchau Siri, e mando um beijo....ai ele sobe pro balanço e vai dormir...kkk...acredita??

valéria disse...

olá julio
hoje quando acordei tinha um ovo quebrado no chão do viveiro, foi o primeiro ovo que ela colocou, não sei porque ela não o colocou na caixa ninho pois ela passa a maior parte do tempo lá dentro e na hora de por o ovo ela poem fora...vou aguardar para ver se o proximo ela coloca no ninho

Mayara disse...

Julio estão todos com uma mancha preta os ovos láh dentro, mas ela quebrou um ovo pois eu vie só a casca será que esse era pq naum estava com o filhote \?

valéria disse...

bom dia...
bom hoje ela colocou o segundo ovo e desta vez ela colocou no ninho, espero que desta vez saia filhotinhos pois na primeira postura dela ela botou 7 ovos e eles só tinham gema...

Marlon disse...

Eu muito me interesso em saber se o macho cinza p 216 354 07 é portador de INO, haja vista que tenho um macho filho dele. Sendo assim, o meu menino portará INO também, correto?

Fábio disse...

Olá José td bem ,meu nome é Fábio e crio p.inglês ,calopscitas e australiano.(canário e diamante)

Bom eu estou tendo uma mortalidade de 50% dos filhotes de periquito inglês que nascem,embora meus casais criem bem e na maioria das posturas 100%dos ovos eclodem,existe alguma maneira de eviatar ou reduzir esse percentual?

Atualmente estou utilizando casais de periquito astraliano como "ama" para os meus ingleses e o resultado é satisfatório.

jcesardutra disse...

Jéssica eu tenho parentes em Bento Ribeiro, gosto muito do Rio.

jcesardutra disse...

Valéria acabei de responder para o Lucas, é o mesmo caso para a tua fêmea. O ideal é colocar um ovo dela ou um plástico destes que vendem em casas de pássaros na caixa ninho na covinha e levantar um pouquinho a tampa da caixa, colocar um grampo de roupas segurando. Com um pouquinho de claridade lá ela então passa a enxergar o ovo e começa a pôr no lugar certo. O ideal é guardar em um recepiente limpo e com um pedaço de algodão os dois próximos ovos dela e deixar o plástico lá. Depois disto ela estará mais choca e ficará mais no no ninho, então retire o ovo de plástico e coloque os dois ou três dela.

jcesardutra disse...

Mayara agora evite mexer lá, algumas vêzes elas descartam algum ovo que esteja branco, outras quebram por acidente mesmo.

jcesardutra disse...

Valíria estamos fazendo uma grande torcida por ela, boa sorte!

jcesardutra disse...

Marlon ele esta acasalado com uma lutina para comprovar-mos a façanha. É que no ano passado surgiram duas filhas lutinas na caixa ninho da gaiola dele e eu não tenho 100% de certeza se não foi troca de filhotes. Daqui há uns quinze dias já poderemos saber. Mas isto caso se confirme não garantirá o porte deste filho que tens, pois neste caso pode ou não.

valéria disse...

boa noite e obrigada julio

jcesardutra disse...

Fábio se o casal é saudável, descasca normal e alimenta os filhotes (examinar o papo dos filhotes para ver se tem alimentos) então suspeitamos de algum agente externo provocando estas mortes. O Renato Uchôa tem um artigo publicado na internet que fala sobre este mesmo tipo de mortes e no caso dele descobriu se tratar da serragem de madeira que colocava nas caixa. Era de madeira tratada e intoxicava os filhotes. Não é fácil, mas somente com muita observação e exame rigoroso de tudo que tem contato com eles, de qualquer outra situação adversa como excesso de frio, calor ou outra coisa, mas não existe uma resposta pronta, tem que observar, examinar e analisar os filhotes diariamente para detectar sintomas. (inclusive exame de fézes).

jcesardutra disse...

Valeu Valéria, boa noite mesmo pois minha esposa já acordou duas vezes e esta me chamando para dormir, amanhã acordaremos cedo e eu não consigo largar este doce vício.

Marlon disse...

Daqui a pouco tua esposa vai te mandar dormir no criadouro, tu vai ver. hihihihihi

jcesardutra disse...

Marlon ela já mandou mas eu não vou.

Murilo Pereira disse...

Obrigado... Ate hoje ela continua cruzando e nada de ovos. Eu verifico o ninho sempre e tambem conheço quando elas estam perto de botar. Ela pode ser ate mesmo um pouco nova, mas tem alguma possibilidade dela ser uma femea infertil? Tem alguma caracteristica que posso observar nela para saber se ela é infertil?

jcesardutra disse...

Murilo nunca vi uma fêmea que não colocasse ovos, a não ser que seja muito velha, mais de cinco anos. Tem que esperar pelo menos até ter certeza que ela não é muito nova.

Mayara disse...

olha julio, a minha albina tinha 5 ovos ela quebrou 2 sendo q o 2º tinha um filhote em formação :? pq ela fez isso

daniela lima disse...

julio comprei uma pirIquito australiuano novinho.coloquei ele com um macho aduto ate ai tudo bem o macho nao briga com ele . só que ele é muito quetinho se alimenta bem nao apresenta machucado, pes normais bico,normaL PENA NORMAL SÓ QUE EU ESTOU FICANDO PREOCUPADA COM ELE SÓ QUR SABER DE DORMIRE E COMER . VARIAS VEZES TIREI ELE COM A CABEÇA PRESA NA GAIOLA, ENTAO TIREI ELE DA GAIOLA E PEGUEI UM NINHO E COLOQUEI ELE DENTRO PERTO DE MIM ELE NEM BICA A GENTE. SERA QUE E NORMAL O COMPORTAMENTO DELE ELE COME BEM MAIS PARECE SER BEM NOVO .. OBRIGADO

daniela lima disse...

julio eu estou com um casal so que o macho a pena dele esta caindo ou nao sei se ele esta arancando , ele nao aparenta estar com nada de ferimento apesar de estar caindo ele nao esta pelado. ele come normal voa normal tudo normal..

jcesardutra disse...

Mayara as fêmeas são muito temperamentais, vai ver nem ela sabe porque fêz isso. As vezes acontece com fêmeas de primeira viagem, algumas vezes foi devido a algum acidente, de repente ela em vez de sentar sobre os óvos, ela pode ter escorregado e caído. Tem casos também que elas brigam com o macho, estranham eles no escuro, na caixa ninho e sobra para os óvos que são mais fracos, não tem o que fazer, tem que torcer para daí pra frente dar tudo certo. O que ajuda um pouco é sempre colocar caixa ninho grande, espaçosa, (mesmo que tenha que acoplar a caixa por fora da gaiola para não roubar muito espaço) isto sim ajuda, mas não troque agora, só depois que os filhotes estiverem fora da caixa

daniela lima disse...

a julio esta caindo pouquinho.olhando para ele nen dar para notar. so que no fundo da gaiola tem penas. fora isso ele estar super bem com sua companhera.....

jcesardutra disse...

Daniela se ele estiver se alimentando sozínho então tudo bem, acredito que este comportamento é porque ele sente frio, mantena o local aquecido, se possível próximo a uma lãmpada acesa durante o dia.

valéria disse...

OLÁ JULIO
MINHA FEMEA LUTINA JÁ ESTÁ CHOCANDO 4 OVINHOS.ESTOU NA TORCIDA PARA QUE DESTA VEZ TENHA FILHOTINHOS...

daniela lima disse...

julio obrigado. e o meu passarinho que a pena dele esta caindo.

jcesardutra disse...

Daniela Lima o que faz melhorar as penas são banhos com algumas gotinhas de iodo na água, frutas ,legumes, vitaminas, sol e sementes em geral. O que não pode é ficar mudando constantemente a concentração das sementes. Por exemplo: uma mistura deve ter 50% de painço, 30% de alpiste10% de niger e 10% de aveia. (mais ou menos). Sê quiser colocar outras sementes pode, mas o painço sempre tem que ser a maior proporção. Feito então uma mistura então sempre que for comprar deve comprar na mesma proporção senão eles ficam mudando de penas constantemente e isso é ruim. Quando estiverem alimentando filhotes pode colocar um pouco mais de aveis e uma farinhada mas a mistura deve ser a mesma. Não esquecer de vermifugar a cada seis meses.

jcesardutra disse...

Daniela mantenha fixa a porcentagem das sementes na mistura que eles comem.

jcesardutra disse...

Valéria enquanto ela choca deixe a gaiola em um local seguro, não a movimente trocando de lugar. Mexa pouco mas olhe sempre pra ver se esta tudo bem na caixa ninho. Sê estiver tudo calmo vai descascar sim.

valéria disse...

estou torcendo para que isso aconteça...
boa noite e obrigada

jcesardutra disse...

Valéria tem que torcer mas também tem que observar atentamente o que esta acontecendo com os periquitos para socorrê-los sempre no momento certo.

daniela lima disse...

julio o iodo coloca na agua do bebedor sol fruta legumes eu dou a alimentaçao e bastante variada . ja dei vermifungo.so que as sementes so consigo encontrar de pacote e nao soltas.

jcesardutra disse...

Daniela Lima, não me complica a vida..rsrsrss eu disse que para o banho deve colocar umas gotinhas de iodo na água. (do banho), não do bebedouro. Ele não precisa beber água com iodo, só para tomar banho, depois joga a água da banheirinha fora. No bebedouro só água limpa mais nada. Quanto as sementes que vem em pacotes prontas, muitas vezes vem com girassol e girassol é comida de papagaio. Não faz mal, mas é muito gordurosa, só quando estiver na muda de penas e bem pouco. E também vem muita aveia, normalmente nestes pacotes prontos é melhor adicionar um pouco de painço puro.

Murilo Pereira disse...

Obrigado Julio. Eu tenho outra pergunta. Minha vizinha tambem cria periquitos australianos, eu comentei com ela sobre o Blog Vida de periquito e ela pediu para que eu escrevesse. Ela tem um casal de periquito, e a femea já botou 3 ninhadas sucessivas (sem descanso), ela esta agora na terceira ninhada e eu falei para ela depois retirar a femea para descansar. A femea esta com uma bola na regiao da cloaca, eu nao sei se é ovo entalado, se é um tipo de lipoma, se é gordura infecçao ou outra coisa. O que pode ser isso?

jcesardutra disse...

Murilo esta fêmea tem que ser afastada da criação e ficar em uma gaiola que não tenha nem caixa ninho nem macho para que ela não se estimule á fabricar óvos. Pois senão os estímulos farão ela fabricar hormônios e se fôr lipoma piorará muito. Ela tem que ser examinada (por uma pessoa mais experiente), observar do que se trata realmente, só depois é que podemos saber como tratar. Sê for ovo entalado, ela terá dificuldade até para subir no poleiro e não consiguirá voar (ela fica meio travada). Sê não eliminar o ovo em no máximo dois ou três dias ela morrerá, mas tem que ser ajudada imediatamente. Neste blog tem mais de um artigo explicando como se faz. Se for apenas gurdura, com banhos frios e dieta na base de painço apenas, fôlhas verdes, areia e exercícios (num gaiolão grande ou num viveiro) ela emagrecerá e ficará melhor. Sê for lipoma é muito grave, e só com cirurgia, mesmo assim é arriscado, caro e sem garantias.

Farah disse...

Minha periquita está chocando dois ovinhos a 30 dias e é a primeira vez é normal passar esse tempo todo, ou os ovos já galaram?

jcesardutra disse...

Farah faz a caridade da jogar estes óvos fora para a coitada descansar. Eles chocam em 18 dias estão todos brancos, não foram fertilizados pelo macho.

Amanda disse...

Olá.
Tenho em minha gaiola 2 machos (periquito australiano) e 1 femea que comprei recentemente, esses 2 machos tenho a +/-3 meses, eles se comportam como um casal! é uma baitolice total, chega a dar raiva! agora comprei a femea e o ninho e coloquei na gaiola pra ve no que da... O macho + velho tem medo dela, já o mais novo ta paquerando ela,
Quanto tempo demora p/ ela acasalar com o macho? Ou pelo menos deixar ele fazer um carinho nela?
E quanto tempo demora para ela entrar no ninho?
Obs:comprei a femea no dia 11/10/09!

Julio Dutra disse...

Amanda os periquitos australianos machos se comportam assim, não é baitolice é normal. O tempo para que algum deles se acasale com ela vai depender primeiramente da idade de todos eles. Ela é adulta? Eles também são? Sê todos são adultos em duas ou três semanas um deles estará acasalado com ela. O problema é que o outro vai atrapalhar, se queres que criem tens que deixar apenas um macho com ela. O ideal é deixar a fêmea sozinha uns quatro ou cinco dias na gaiola de cria com a caixa ninho e depois então você escolhe qual macho deve tentar primeiro. Coloca o camarada junto e vê se ela o aceitou, se isto acontecer vai ser namoro imediato. Sê ela ou ele não quiserem nada um com o outro, então o retire da gaiola e tente com o seguinte. De qualquer forma se a intenção é procriar, irás precisar de outra gaiola para colocar os filhotes depois. Então separa a turma em duas gaiolas e faz como estou te orientando, é mais correto.