Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 7 de junho de 2009

Resposta ao leitor: Mutação ligada ao sexo, ou sexo ligada.

Este é o caso dos "inos", ou seja, albinos e lutinos. Sê acasalados com um parceiros dito "normais", ou seja, nem albino nem lutino nem portador, então somente um macho desta mutação conseguiria filhotes inos. A fêmea albina ou lutina não consegue filhotes "inos" se acasalada com um macho normal. Fica explicado aqui que normal seriam as cores azuis, verdes, cinzas, violetas, amarelos que não forem filhos de "ino".


periquito 001


O casal da foto pertence a leitora LETÍCIA DUARTE e ela já sabe que este seu casal, onde a fêmea é albina e o macho azul, só nascerão filhotes azuis. Como vimos anteriormente só o macho pode portar esta mutação então fica o alento de que os filhotes machos deste casal serão todos portadores de ino. Sê por sorte da LETÌCIA este macho azul fosse portador de ino ela poderia esperar filhotes albinos com certeza.

89 comentários:

guilherme disse...

ha....sabado fui comprar uma femea de periquito para complementar mais um casal, so que eu nao estava me lembrando muito bem a cor da caruncula q eu lembre é assim:
femea adulta ou pronta para reproduzir:marron
femea filhote: branca
macho adulto:azul
macho filhote:roxo, rosinha
so que o vendedor disse o contartio dos filhotes que a femea filhote e roxinha e o macho e branco, fui pela minha intuiçao e comprei uma ffemea amarela, com manchas verdes pelo corpo filhote com a caruncula meio marron clarissimo,branco, acertei???

jcesardutra disse...

Guilherme pode ser mas só confio vendo, pois machos recessivos se apresentam muito parecidos com fêmeas. É claro que se estiver com a cera marrom é fêmea e se estiver bem azul é macho adulto, mas as outras formas as vêzes enganam. Sê quiseres mandar fotos das caras deles para eu examinar as ceras pode mandar que eu e respondo.

Luciano Candido Salgado disse...

Tenho um casal amarelo, a femea e de olho amarelo e o macho nao, nao consegui tirar nenhum filhote de olho amarelo. É porque o macho nao e portado de ino? Alias isso e muito interessante nao sabia. Como faço pra saber se um macho e portador de ino?

jcesardutra disse...

Luciano tanto os lutinos como os albinos, amarelos e brancos de olhos vermelhos pertencem a uma mutação chamada sexo ligada ou ligada ao sexo e depende do macho para produzir filhotes inos (lutinos ou albinos). Um macho desta mutação ou um normal portador de ino com uma fêmea ino, dai sim, podem ter filhos e filhas inos. Um macho portador é um periquito de qualquer cor e que seja filho de pai ou mãe ino. Não tem como saber se ele é portador de ino, só com o pedegree ou com a informação do criador dele. Sê você tiver uma fêmea ino, então os filhos (machos) dela com qualquer periquito normal serão todos portadores de ino. No caso, estes teus filhotes machos são portadores de ino. Com uma fêmea ina e um macho normal que não seja portador só nascerão filhotes normais, nenhum ino. Com um macho ino e uma fêmea normal nascem filhas inas e filhos normais portadores. Quando digo normais, são os periquitos azuis, verdes, cinzas amarelos ( não confundir amarelos com lutinos, lutinos tem olhos vermelhos).

Luciano Salgado disse...

Obrigado pela resposta. Um abraço!!!

jcesardutra disse...

Valeu Luciano espero ter ajudado.

daniela lima disse...

comprei uma femia ja aduta. so que lendo seus artigos achei que ela e feha poque seu naris começou a descascar....

daniela lima disse...

julio parabens pelo blog. tinha 3 femea e 2 machos todos adutos . aparentemente vivia todos bens tive uma grande surpresa quando chegei em casa umas das femea matou a outra femea fique muito triste. no outro dia logo cedo separei as outras .deixei a femeo so com o macho na gaiola no mesmo dia a noite ela deixou o macho galar ela 05/06/2009
e sempre vejo esta sena repete . so que ate agora nada de ovo . cheguei ate a trocar a caixa d madeira maior mais nado o que serar que esta acontecendo . ela nao parese ser veha e super ativa alegre e o macho tambem.... me responda por favor e a 1 vez que eu participo obrigado....

jcesardutra disse...

Daniele Lima não entendi nada, nariz descascando? Me explica isto. A cera, num tom palha, modificando-se para marrom claro e depois para uma cor mais chocolate, isto é uma fêmea. Valeu?

jcesardutra disse...

Daniela quando tem mais de uma fêmea num mesmo ambiente tem que ter bastante espaço (um viveiro) e caixas ninho de sobra, pois elas brigam muito até resolver quem vai ficar com qual caixa. Você colocou uma caixa maior e isto é bom para ela, só que ela vai demorar um pouquinho para se adaptar nesta caixa, mas não se preocupe, logo logo tem óvinhos. E quanto a você, participe quantas vezes quiser, se tiver dúvidas pergunte e vou tentar ajudar, Valeu?

Haroldo disse...

Olá Sr. Julio!
É o chico denovooo!
Gostaria de saber se vc pode me dar um help.
Meu Chiquinho bebe cerca de 30 a 40 ml POR DIA de agua!
Ele come muito tbm! Dou pra ele aquela ração extrusada da Alcon...e quando digo que ele come muito...é muito mesmo! o papo dele vive cheio!!!
Ouvi dizer que isso "pode" ser diabete!
Como é feito esse diagnostico?
Se for nescessário levo ele no veterinario!
É bom saber que a mais de um mês ele apresenta fezes liquidas...as vezes até cristalinass!
Axo que por ele comer bem...não ele não está desnutrido...tem energia. Brinca, grita e só dorme durante a noite.
A um mês ele apresentou um inchaço na região da cloaca e levei ele na veterinaria...que receitou Glicopan...Nistatina...Fiti guard (probiotico) e dois manipulados Enchinaces e Arnica Montana. O inchaço melhorou! mas a diarréia está na mesma. Agora ela pediu para dar Piu Sana por um mês...uma gotinha por dia! Mas acho que a diarréia provém da quantidade que ele toma de água!
posso estar certo?
Fico no aguardo de sua sempre presciosa ajuda!
Haroldo

LUCAS disse...

JULO EU QUERIA SABER SE OS OVO DA MINHA PERIQUITOA VAI CHOCA. ELA BOTOU UM NO DIA 1 DE JUNHO E OUTRO NO DIA 6 . QUANDO ELA BOTOU O PRIMEIRO OVO ELA NÃO DORMIA NO NINHO. QUANDO ELA ESTAVA COM CINCO DIA QUE ELA BOTOU ELA DORMIA NA CASINHA .AI QUANDO FOI NO OUTRO DIA ELA BOTOU UM E DORMIO. ATE HOJE ELA ESTA COM QUANTRO OVO E ESTA CHOCANDO DIREITINHO. EU QUERIA SABER SE EU COMEÇO A CONTA DO DIA QUE ELA BOTOU OU DO DIA QUE ELA DORMIO.

daniela lima disse...

JULIO DAR MILHO VERDE PARA PIRIQUITO DA DIARREIA...
OUTRA PERGUNTA A PARTI DE QUE IDADE PODE APLICAR VERMIFUNGO EM FILHOTES.

jcesardutra disse...

Daniela Lima, vamos com calma, dar milho verde em excesso pode levar a diarréia por conter muita água. Mas um pedacinho da espiga de milho verde uma vez por semana faz bem. Quando tiver filhotes novos começando a se alimentar sozínho também é bom, só que sem exagero e cuidando para não deixar que os restos azedem e eles venham comer assim mesmo no outo dia. Por isso sempre pouco. O vermífugo deve ser aplicado ao casal pelo menos um mês antes de acasalar e mantendo a higiene na gaiola os filhotes podem esperar pelo menos até um ou dois meses de idade para receberem vermífugo.

daniela lima disse...

JULIO OS MEU CASAL DE PERIQUITO SE ACASALOU FAZ UNS 30 DIAS MAIS ELA A TE AGORA NAO BOTOU NADA. DE UNS TEMPO PARA CA ELA NAO QUER DIXAR O MACHO GALOR ELA , HOJE ELA DEIXOU MAIS COM MUITO PESSISTENCIA DO MACHO
ELES NAO BRIGA MAIS ELA NAO QUER DEIXAR ELE GALAR ELA. SERA QUE EU DEVO TROCAR DE MACHO .

jcesardutra disse...

Daniela ela não esta pronta, se estivesse pronta só o fato do macho ficar tentando galar então ela já colocaria os óvos mesmo assim, então espere. A não ser que ela seja muito velha, mais de cinco anos, daí não vai por nunca.

Martins disse...

Júlio eu tenho um casal de periquitos australianos e queria saber se deixar um macho pronto com uma femea novinha pode ser ruim... Outra coisa: o macho é azul com asas brancas e listras azuis e a femea é verde padrão original: qual vai ser a cor dos filhotes?

Martins disse...

Esqueci de perguntar uma coisa: Como faço pra saber se um periquito está com um ovo pra sair(por o ovo)?

jcesardutra disse...

Martins uma fêmea é novinha até no mínimo sete meses e até esta idade ela até pode ficar com um macho adulto mas não deve ter nenhum tipo de ninho. O ninho e a presença do macho estimula a postura dos óvos e com pouca idade ela pode sofrer de ovo atravessado e morrer após sofrer muito. O ideal é somente colocar o ninho após os sete meses.

jcesardutra disse...

Martins com um verde e outro azul todos os filhotes serão verdes, a não ser que o verde seja portador de azul, daí sairão filhotes azuis também.

jcesardutra disse...

Martins a fêmea no penúltimo e último dia antes de por se apresenta com a região da cloaca um pouco cheia, e se apalpar com cuidado da pra sentir que tem um ovo ali dentro. Ela começa a ficar mais tempo no ninho também. Mas não fica mais que dois ou três dias assim, pois põe logo. SÊ demorar mais que isto ela começa a passar mal e ter dificuldade para voar e até subir no poleiro. Pode se tratar de ovo entalado (atravessado). Tem que ser ajudada senão morre.

daniela lima disse...

julio eu como ja falei para voce do meu casal, que eles ja acasalou faz 30dias e a te agora ela nao colocou ovo. gostaria que o senhor me desse algumas dicas como se comporta uma periquita velha. julio ela e bem danada o vivero e grande so tem eles, uma casa de madeira grande coloquei aquelas argola que eles adora , afemea é bastante ativa voa brinca fica passando por dentro da argola sobe e desse . julio ja cheguei a colocar outro macho que estar em outra gaiola mais voi uma briga tive que tira ele , ela nao aceitou. sera que poderia me dar umas dicas obrigado....

jcesardutra disse...

Daniela fêmea velha não fica brincando como esta que referes, acredito que a demora é devido a ser muito jóvem. O ideal é colocar outro casal junto deles já que o viveiro é grande. Coloques várias caixas ninho para evitar as brigas de disputas pelo ninho. Quando eles tem companhias fica mais fácil a reprodução, eles adoram o barulho que fazem.^Como o viveiro é grande, as brigas logo vão cessar.

daniela lima disse...

julio quando a femea, ou macho fica com a cera do nariz marrom ou azul isto siginifica que ela tem mais de um ano de idade . vi no seu blog periquito com cinco meses com a cera ja azul.

jcesardutra disse...

Daniela periquitos jóvens bem alimentados e estimulados á reprodução apresentam nas ceras as características de adultos, mas não são. Normalmente as ceras estão prontas depois de 10 meses ou um ano, porém podem apresentar antes. Por isso a importancia de conhecer o pedegree das aves para não acasalar jóvens de ceras marrons e azul.

daniela lima disse...

julio eu aqui de novo . julio sabe aquela femea que eu falei para voce entao ate agora nada de ovo entao resolvir colocar outro macho e tirei o outro eles estao junto a 25dia ele ja galou ela varias vezes nao sei porque minha femia nao coloca ovo ela nao e velha tem uma gaiola grande uma casa de madeira grande nao consigo entender o que tem de errado... me ajude..... a mais uma coisa o outro macho acasalou com ela 05/06/2009 como ela nao botou nada eu pensei em trocar mais nao adiantou porque ela esta com este outro macho a 35 dias...

daniela lima disse...

julio sera que esta femea que eu referi sera que ela nao bota porque troco eles de lugar pela manha eu deixo eles la fora o lugar onde eles fica tem bastante plantas eles adora pela manha é uma gritaria quando coloco la no quintal fica feliz e toda hora desse passarinho da arvore para comer um pouco de comida deles que eu coloco fora da gaiola. quando fica anoite coloco para dentro de casa tenho medo de gato.....
sera que isto pode interferi só coloco ele para dentro quando anoitece e pela manha coloco no mesmo lugar....

jcesardutra disse...

Daniela depois que galou leva de nove a vinte dias para aparecer ovo. SÊ passar deste prazo provavélmente ela tem algo errado sim.

jcesardutra disse...

Daniela pode interferir sim, ela não se sente segura em um local fixo e não põe. Para criar eles tem que ficar em um local fixo e não tirar mais de lá. Não precisa pegar sol, só precisa de claridade bastante.

lucas disse...

julio tenho um filhote de uns 4 meses q nao para de tremer e nau é d frio o q devo fazer??e macho namora macho?tenho dois periquitos q tem em cima do bico roxo e os 2 ficam namorando o dia inteiro sera q sao 2 machos ou 2 femeas?

naruto disse...

e julio qndo eles tem bico roxo e m ou f?

naruto disse...

julio existe periquito q tem vermelho na cabeça?? pq eu tenho um mas nau sei c pode c uma vitamina q dero pra ele ou o q qui foi eu numca vi com vermelho entao estou pergunatando

Martins disse...

Oi.
Júlio eu queria que você analizasse essa foto do meu quito paa dizer se é macho ou femea, ele(a) não tem íris nos olhos e comprei-lhe a três meses:
http://img38.imageshack.us/img38/523/sdc10867.jpg
Outra coisa:
Tenho um amigo que tem um quito bem filhotinho e ele quer amansa-lo, quais são suas dicas?Por favor, seja bem detalhoso...

Brigadão!

naruto disse...

periquito tem q ser registrado?

naruto disse...

julio pode forrar o ninho com pó de serra ?? e posso colokar po de serra no ninho quando tem filhotes??

jcesardutra disse...

Lucas não é normal esta tremedeira, tanto é que os outros não tem. Ele tem que ser examinado para ver se tem alguma doença. Pode ter diarréia, respiração acelerada e pode até nem estar se alimentando direito. Tem que ser pego na mão e examinado pra ver se esta magro, popo vazio, estas coisas.

jcesardutra disse...

Lucas ele tem que ser examinado para ver se tem algo mais errado com ele. Quanto ao comportamento dos machos é assim mesmo, mas quando for colocado uma fêmea quente junto eles se acasalam sem problemas.

jcesardutra disse...

Naruto existem outras aves com penas vermelhas, mas periquito ausralianos não.

jcesardutra disse...

Naruto eles não tem o bico roxo, é na cera ou carúncula que se observa a cor para saber se é macho ou fêmea. Aquela plaquinha onde ficam os dois buraquinhos das narinas. Nos normais, os azuis os verdes e os cinzas os machos tem a cera bem azul quando adultos, as fêmeas começam com um azul bem desbotado e com os buraquinhos das narinas esbranquiçados, depois, a medida em que vão ficando adultas, a cera vai ficando cor de palha, marrom claro e depois chocolate. Todas as demais fêmeas também são assim. Porém os machos recessivos, os albinos e os lutinos nunca ficam azul igual aos normais. Ficam meio roxo, desbotado no início e mais escuro depois, mas sempre enganam parecendo-se fêmea.

jcesardutra disse...

Martins a foto não abriu, manda de novo. Quanto ao filhotinho o ideal é oferecer folhas verdes e outros alimentos para que ele coma nã mão. Fazer movimentos bem suaves, sem assustá-lo. ele tem que pegar confiança no dono.

jcesardutra disse...

Naruto só os periquitos da fauna brasileira, os australianos não.

jcesardutra disse...

Naruto eu só recomendo serragem fina se for comprada em agropecuária e ter a garantia que é de madeira sem veneno para cupim, senão é perigoso. Eu guardo as casquinhas de alpiste painço e todas as sementes que eles comem (eu sopro numa lata ) para depois colocar no ninho para absorver a umidade dos filhotes, mas serragens só as livres de venenos.

Matheus Henrique disse...

Ai Julio queria diz uma coisa meu periquito macho e adulto e tem a cera azul forte e minha fêmea e novinha tem a cera rosinha ou roxinho tem algum problema se ele acasalar nessa idade .

daniela lima disse...

julio eu vou deixar eles no quintal o lugar que eles gosta .sera que anoite eles nao vao sentir frio pode ficar donte...

daniela lima disse...

julio outra coisa o que é esta areia que voce refere é aquela pedra de calcio.....ou é outra coisa( para ajudar na digestao deles)

naruto disse...

eu tenho um periquito q tem vermelho!!

jcesardutra disse...

Matheus Henrique tem problemas se ela tiver menos de sete meses. E com esta discrição da cera ela esta parecendo um macho da série recessiva. SÊ tiver dúvidas me mande uma foto da cara dela que eu examino e te ajudo.

jcesardutra disse...

Daniela eles tem que se sentir seguros no lugar onde estiverem. Não tem cachorro, gatos, etc? Quanto ao frio podes envolver a gaiola com um plástico transparente, passa a claridade e não passa o frio.

jcesardutra disse...

Daniela Lima aquela pedra de cálcio é ótima, mas falo de areia mesmo, eles comem grãos de areia e esta vai para a moela e ajuda a triturar os alimentos. Pássaros e aves de vativeiro que não comem areia duram pouco.

jcesardutra disse...

Naruto se for australiano me manda uma foto que estamos diante de um fenômeno ainda não conhecido, deve tratar-se de uma nova mutação????

valéria disse...

passando para desejar a todos um exelente domingo...
e dizer que já sou vovó de quatro lindos periquitinhos que até agora passam muito bem

Matheus Henrique disse...

Julio nao e cera nao e o bico minha femea tem o bico mais ou menos roxo e meu macho e adulto e tem o bico azul sera que a femea e macho ?

Juan disse...

Yo queria saber esas mutaciones cuemo asim?

Matheus Henrique disse...

Julio me diz uma coisa minha femea tem o bico roxo e meu macho azul sera que a femea e macho eles so vivem brigando na gaiola !!!???

daniela lima disse...

julio na casa de aves eu acho esta areia...

jcesardutra disse...

Matheus o ideal é me mandares umas fotos das carinhas dles para o meu e-mail e eu tentarei te ajudar.

jcesardutra disse...

Matheus podem ser duas fêmeas ou dois machos, só vendo as fotos das caras deles para poder te orientar melhor.

jcesardutra disse...

Daniela, nem sempre eles tem, mas encontras num cantinho limpo de uma praia no mar ou mesmo de rio. Ou num local limpo, na natureza, onde não haja cães nem gato. É qualquer areia limpa que pode ser lavada e até fervida em uma panela e depois de escorrer a água coloque para secar. Precisa bem pouquinho, pois eles comem apenas alguns grãos.

jcesardutra disse...

Juan tienes que estudiar más español para poder escribir correctamente y voy a responder.

naruto disse...

julio são apenas algumas penas na cabeça nao ele inteiro vermelho e algumas penas

Matheus Henrique disse...

Ok

naruto disse...

julio e areia normal e pura??e tenho um piriquito com diarréia oq devo fazer ,tem algum remédio??

jcesardutra disse...

Tudo bem Naruto mas gostaria de ver fotos dele para ver de que espécie ele é.

jcesardutra disse...

Naruto eles precisam comer alguns grãos de areia sempre, areia normal, lavada, muito limpa. Quanto a diarréia tem que dar um antidiarrêico, deixar uns dias somente com painço e água limpa trocada diariamente, aquecer o ambiente pois ele perde muito calor com a diarréia. Eu trato com neosulmetina seguindo corretamente a bula.

Martins disse...

Oi
Queria saber porque meus periquitos não gostam de tomar banho... Moro no sertão e aqui é bem quente de manhã, eles tem a banheira, mas não gostam de tomar banho... Por que?

Valeu

jcesardutra disse...

Martins provavelmente seus periquitos não gostam de tomar banho porque não foram aostumados, mas tem como fazer comque eles se acostumem. Amarre um feche de grama bem lavada e encharcada e coloques na gaiola, eles vão se lavar e depois comer a grama. Coloque este feiche de gramas ou de outras folhas verdes que eles ostem denro da banheira com água e eles vão começando a aprender a tomar banho. Podes também para insentivá-los, esborrifar um pouquinho de água neles, sem assustá-los, em seguida é normal eles irem ao banho.

daniela lima disse...

julio nao tenho como conseguir esta areia fiquei um pouco preocupada sera que tem alguma coisa que eu possa dar para substituir esta areia. outra coisa o ovo cozido que voce refere é com casca e tudo e bem fervido por 20 minutos .

daniela lima disse...

julio esta areia é a mesma coisa degrit de preferencia que possui carvao vegetal na sua composiçao . vi isto em outro sit ou é outra coisa...

daniela lima disse...

julio a palavra saiu errada é grit ok...

jcesardutra disse...

Daniela tem um artigo neste site explicando porque a fervura do ovo por exatamente vinte minutos, mas tem que ser sim e sirva sem a casca, amassado junto com farinhadas. As cascas podem ser torradas e trituradas e servidas com a areia. No comércio existem pedras para eles roerem e ali tem areia. Você mora muito no centro de uma cidade grande? Busque na natureza, num rio, numa praia, numa barreira (barranco limpo), etc. Basta que lave e ferva depois coloque para secar. Precisa pouco pois eles comem alguns grãos apenas.

daniela lima disse...

julio posso dar grit para eles que posua carvao vegetal.

jcesardutra disse...

Daniela é sim, mas tem que confirmar se tem areia mesmo. Este produto, grit é bom sim, eu uso direto, acrescento mais areia e casca de ovo fervida torrada e triturada.

jcesardutra disse...

Daniela valeu mesmo, estou tentando localizar depois eu encontro, pois é o meu filho que gerência a parte da internet pra mim e ele esta viajunado.

daniela lima disse...

muito obrigado julio valeu meus piriquitos estao lindos grasas a este blog maravilhoso que voce tem . so aquela femea que eu falei para voce que ela acasalou a 2 meses mais nao bota nada , mais mesmo assim deixo ela com o macho na gaiola. julio mais uma perguntinha posso dar revitalizante na bula fala para dar 15 dias direto depois 1vez por semana é assim mesmo. o grit tem areia simm. muito obrigadoooooo.

jcesardutra disse...

Daniela pode dar o "grit" sim, ele é ótimo e contém areia selecionada. (confira se é de boa procedência e se realmente contém areia).

daniela lima disse...

julio eu fui numa loja de aves que tem na cidade de grande movimento comprei vitagold para dar para eles . la nesta loja de aves tem uma veterinaria . perguntei para ela como que dar esta vitamina.2 ela tem que dar 15 dias direto e depois 15dias sem dar ela falou que era 6gotas cada 50ml de agua.lendo seu blog vi diferente 1vez po semana2 gots ( nao entendi direito o que voce quiz diser 1vez por semana . mais vamos ao asunto como eu devo dar para eles.
julio outra coisa que eu gostaria de falar lendo o seu blog maravilhoso derepente o pc ficou doido foi um virus que entrou (malware) perguntei para um tecnico de informatica ele me disse que eu nao devo clicar em linck . tem varios assunto no seu blog um dia cliquei em um e falava tudo ou contraria que voce nos encina por ex: devemos separar os filhotes com 10dias ´nao devemos alimentar direito tinha sua foto e tudo foi ai que eu peguei o virus no pc . só estou falando porqu primeira mente quero te agradecer pelas suas maravilhosa atencao com pessoas que voce nen conhese . mais em fim vou evitar de entrar para nao cair nesta silada pessoa que usa sua foto e a gente clica e tem uma grande surpresa. um otimo fim de semana para voce e se puder me responder estas perguntas eu te agradeço.

jcesardutra disse...

Daniela esta tudo certo,podefazer assim mesmo, uma vez por semana nunca vai fazer mal, não pode é exagerar e ultrapassar a estas medidas. (o excesso também faz mal).

lucas disse...

julio acho q descobri a causa da tremedeira dele e q ele esta infestados de uns bichinos igual piolho de galinha so q é compridinho e marron e naum da pra tirar oq devo fazer por favor responda logo preciso da resposta!!

jcesardutra disse...

Lucas use SBP inseticida doméstico á base de "ÁGUA". Expirre um puquinho no corpo dele e os bichinhos somem. Dê uma faxina geral na gaiola e redondezas, pode usar o SBP.

jcesardutra disse...

Daniela o vitagold ou qualquer outra vitamina ou revitalizante não é para ser usado além do que é indicado na bula e nem por maior tempo do que o recomendado. Não se deve dar vitaminas só por dar, cada caso é que vai indicar se é nescessário ou não. Eu indico sempre que antes de colocar um casal para procriar, deve-se dar uma preparada neles. Isto siguinifica que devem receber um vermífugo e depois uma vitamina como o vitagold ou outro similar. O vitagold tras escrito na bula que se deve dar de 3 a 6 gotas em cada 100 ml de água e por 30 dias. Isto siguinifica que é o máximo que se deve dar, mais que isto é excesso. O ideal é seguir sempre a bula e tomar cuidados com pessoas que informam conforme elas entenderam. "siga á bula e leia o site vidadeperiquitos, não tem erros. Mudando de assunto, pelo site vidadeperiquito você não vai pegar vírus, e as pessoas não tem como colocar informações erradas aqui pois somente eu posso postar as informações e este programa do wodpress não adimite vírus. Entre sempre em www.vidadeperiquito.com.br . A minha foto ou a foto de qualquer pessoa em outro site, blog ou link não me pertence, você não deve abrir mesmo. As pessoas colocam até a foto do Papa com informações erradas, mas nunca no site do Vaticano. Valeu?

daniela lima disse...

julio existe aqui na regiao de campinas criador de periquito .se voce souber me indique...

jcesardutra disse...

Daniela Lima eu só conheço o Fúlvio Lucieto, já comprei dele, é barato e os periquitos são muito bons. Sê quiseres periquitos mais caros e melhores ainda ele também tem. Pela internet eu vejo propaganda de um criador de Campinas, basta acessar "periquitos.com.br" e existe também a APCPA - Associação Paulista de Criadores de Periquito Australiano, eles tem o endereço de todos os criadores cadastrados. Para o Fúlvio é o seguinte :
Criadouro Budgerig - "Fúlvio Lucietto".
Rua Anletto Ricciarelli n* 111 - Jardin. Santo António
CEP. 07700-000 - Caieiras - São Paulo
Fones: (0xx11) 4605.3419 - 4605.2352 - Cel.: (0xx11) 7223.7843
E-Mail: pllucietto@yahoo.com.br

daniela lima disse...

julio procurei no seu blog mais nao achei como indentificar o sexo de uma albina olhos vermehos. nos lutino ja sei mais no albino nao conseguir encontrar.

jcesardutra disse...

Daniela Lima tanto os lutinos como os albinos se apresentam iguais quanto a diferenciação de sexo. As fêmeas tem a carúncula cor palha, fosca, sem brilho e ao passar o tempo vai ficando marrom ou chocolate. Os machos nunca ficam na cor palha nem marrom, elas são de cor rosa, mas sempre brilhante.

Emerson Guimarães disse...

Como eu vou saber se o macho azul é portador de ino ou se não é................eu tenho um casal igual a este.............os pais eram: fêmea verde e o macho era misturado verde clarinho, amarelo clarinho e branco.

Julio Dutra disse...

Emersom um periquito normal macho só é portador de ino se o pai dele ou a mãe é um ino. Ino quer dizer albino ou lutino, tanto faz.Dê uma olhada nesta tabela:




Casal (/ significa portador)
Expectativas

Macho Lutino × Fêmea Lutino
Machos Lutino
Fêmeas Lutino

Macho Lutino × Fêmea Normal
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Lutino

Macho Normal/Lutino × Fêmea Lutino
Machos Lutino
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Lutino
Fêmeas Normais

Macho Normal/Lutino × Fêmea Normal
Machos Normais/Lutino
Machos Normais
Fêmeas Lutino
Fêmeas Normais

Macho Normal × Fêmea Lutino
Machos Normais/Lutino
Fêmeas Normais

Macho Normal × Fêmea Normal
Machos Normais
Fêmeas Normais

didi disse...

Tenho um casal de periquitos australianos e é a terceira vez que ela coloca ovos.As 2 vezes eles comeram mas agora ela está chocando.Devo colocar alguma palha para ela levar para o ninho ou o ovo fica solto no ninho?

Julio Dutra disse...

Edilene o ninho tem uma covinha onde os ovos ficam e não rolam pela caixa, certo? Então é uma caixa ninho própria para periquitos, correto? Podem parecer muito primárias estas perguntas, mas ainda existem pessoas que desconhecem esta necessidade para que eles consigam cuidar bem dos ovos. Não é preciso colocar palha, eles não fazem ninho, os ovos ficam diretamente na madeira. Como eles já precisaram comer por duas vezes os ovos então deves imediatamente carregar na oferta de cálcio. Coloca cálcio gotas na água, farinha de ostra com grit numa vasilha e um pedaço de osso de ciba fixado na vareta da gaiola. Pode parecer exagero, mas eles gostam muito destas coisas e comem mesmo e também ainda não esta garantida que não venham a comer estes.

Julio Dutra disse...

Edilene o ninho tem uma covinha onde os ovos ficam e não rolam pela caixa, certo? Então é uma caixa ninho própria para periquitos, correto? Podem parecer muito primárias estas perguntas, mas ainda existem pessoas que desconhecem esta necessidade para que eles consigam cuidar bem dos ovos. Não é preciso colocar palha, eles não fazem ninho, os ovos ficam diretamente na madeira. Como eles já precisaram comer por duas vezes os ovos então deves imediatamente carregar na oferta de cálcio. Coloca cálcio gotas na água, farinha de ostra com grit numa vasilha e um pedaço de osso de ciba fixado na vareta da gaiola. Pode parecer exagero, mas eles gostam muito destas coisas e comem mesmo e também ainda não esta garantida que não venham a comer estes.