Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 21 de junho de 2009

Presença lutina

A jóvem fêmea, safra de 2008 está pronta para iniciar a postura.


DSCI0045


Nota-se a cor amarronzada da cera e a mudança de atitude em relação ao hábito de roer a caixa ninho, tudo leva a crer que em uma semana aproximadamente teremos ovinhos na área.

31 comentários:

Jhonatan disse...

muito linda essa femea julio!
Muito parecida com a minha neh..
julio e impressão minha ou os lutinos tem uma postura mais reta que os outros periquitos? noto isso na minha ela parece que esta pizando em ovos hehe..
abração

jcesardutra disse...

Jhonatan é impressão tua, todas tem hábitos iguais na postura.

Marlon disse...

Coisa mais linda, istopô. Que ela "nos" dê muitos filhotes.

Matheus disse...

tenho um casal de periquito há 3
meses e a femea começou a roer o ninho significa algo?
ela esta com a narina marrom enrrugada.

Marta disse...

Julio, gostaria de saber como aumentar o porte dos meus periquitos australiano, pois estou achando eles pequenos. É verdade se cruzar um ingles com australiano nasce periquitos maiores. Estou dando vitamina Avitrin para os filhotes, que estão com 2 meses idade, tem algum problema?

jcesardutra disse...

Matheus ela esta começando a aprontar o ninho significa que vai começar a postura em breve.

valéria disse...

BELISSIMA...

jcesardutra disse...

Marta não precisa exagerar nas vitaminas, siga a bula apenas. Digo isto porque a boa alimentação e as vitaminas apenas os deixa saudáveis e evita doenças, porém o porte depende do genótipo, ou seja, filho de peixe é peixinho, depende de onde ele veio. Então se misturar um inglês com certeza o tamanho vai melhorar muito. E depois você vai trocando os casais por maiores (misturando) e descartando os menores. Em algum tempo seu plantel vai melhorando. Apesar de que os australianos não são medidos pelo tamanho ou porte, e sim pela beleza. Procure misturar cores bonitas.

ricardo disse...

julio cesar tenho 2 casais 3 periquitos australianos e parece um ingles femea se eu por para cruza r meu periquito verde cinza com a inglesa verde escura.
os filhotes nascerão maiores????qual seria a cor deles?????
me responda o mais rapido posssivel

jcesardutra disse...

Ricardo com certeza a inglesa aumentará o tamanho do seu plantel. O ideal sempre que se acasala periquitos é cruzar um verde com um azul, pois os filhotes, mesmo verdes, serão sempre portadores de azul. Sê acasalares uma verde escura com um verde cinza e nenhum dos dois for portador de azul, então todos os filhotes serão verdes, e não portadores de azul. Continuarás com um plantel de verdes homozigotos, ou seja, verde puro e atualmente se evita este cruzamento. Deves acasalar a inglesa com um azul e o verde cinza com outra azul.

Lucas Reis disse...

oi..
devido a mudança de casa
eu tive que mudar minha criaçao de periquitos de lugar
e esse lugar ate bate claridade mas nao sol
sera que faz algum mal deixar como esta, ou sera melhor comprar aquelas lampadas "Arcadia" ?
voce ja ouviu falar?
desde ja agradeço..
fortee abraço!!

jcesardutra disse...

Lucas com certeza as lãmpadas vão contribuir para ajudar e se puderes comprar é realmente melhor.

jcesardutra disse...

Lucas existe um ditado que diz que num viveiro que o sol entra o veterinário não entra. Então se puderes comprar a tal lãmpada só vai ajudar.

Marlon disse...

Grande Mestre, a tal lâmpada em questão é aquela que tens no teu criadouro também? Se a que tens aí for outra, qual é e onde é vendida?

Giácomo disse...

Cesar,
Boa noite!!!
Depois de tanto procurar consegui uma femea lutina ela esta com um macho verde já botou 6 ovos e todos brancos uso pro-mater na farinhada porem nem todos comem devo trocar de medicamento ou trocar de macho pois beijinhos vejo sempre mais galar não, ela já esta colocando a segunda postura de ovos e gostaria de ter resultado.
Muito obrigado Giácomo de São Bernardo do Campo - SP

Lucas Reis disse...

quanto tempo eu devo deixar ela acesa?
abraço

Lucas Reis disse...

voce ja usou?
e quanto tempo devo deixar ela acesa?
abraço..

Lucas Reis disse...

me perdoe pelas duas perguntas é que meu pc deu uma travada..

jcesardutra disse...

Marlon se es otra no conosco, pero mirando en la internet me hace pensar que és la misma e mui cara, mas la misma.

jcesardutra disse...

Giácomo algumas vezes os machos se apresentam inférteis, sem espermatozóides e se o fato se repetir é melhor trocar de macho. As vitaminas ajudam na saúde deles, mas tem que tomar cuidados pois o excesso é pior que a falta. Ele pode estar com algum problema, pois se estão bem acasalados ele deve ter galado e você não viu, mas está infértil.

jcesardutra disse...

Lucas deve deixar desde cedo, assim que clareia até uns minutos antes de escurecer, pois isto dará tempo hábel para as fêmeas que estiverem chocando retornem as caixas ninho antes que escureça totamente.

Marlon disse...

Teacher, the book is on the table.

jcesardutra disse...

Marlon, pero que si pero que no. hehehehehe..

Renata disse...

Júlio, as informações que tenho encontrado aqui no vidadeperiquito tem sido de vital importância. A aproximadamente uns 7 ou 8 meses atrás ganhei uma calopsita, como achei que ela estava sozinha resolvi comprar um casal de periquitos para acompanhá-la. Foi assim que tudo começou...hoje tenho um casal chocando pela primeira vez, são três ovinhos e ao que parece tem uma outra fêmea querendo chocar, pois está roendo o ninho da outra e hoje peguei as duas na maior briga. Acabei de separá-las e comprei outro ninho. Vamos ver no que vai dar. Um abraço.

jcesardutra disse...

Renata toma cuidado pois mais de uma fêmea no mesmo espaço siguinifica briga feia. O ideal para criação é cada casal em sua gaiola. Num viveiro maior, com bastante espaço e com várias caixas sobrando então tudo bem, senão é briga feia na certa.

valéria disse...

oi já ia me esquecendo de dar noticias dos meus bebes já são cinco filhotinhos cada um mais lindinho que o outro

jcesardutra disse...

Valéria capricha na alimentação para facilitar o trabalho dos pais. Farinhadas com ovo cozido, milho verde na espiga (pouco), folhas verdes, aveia, maçã, cenoura e beterraba ralada e misturada ao ovo e as farinhadas e mais as sementes. Isto vai levar a uma familia saudável e com penas muito bonitas e brilhosas.

Renata disse...

Júlio, como havia escrito anteriornente uma das fêmeas estava com três ovinhos, hoje já são quatro. Estou preocupada porque li em um de seus textosque os ovos podem estar vazios. Como fazer para controlar a postura. o que faço, espero se vai nascer filhotes...preciso de ajuda. Um abraço.

jcesardutra disse...

Renata o melhor é esperar, mas cada ovo depois de sete ou oito dias de choco já dá pra ver se esta branco ou tem algo diferente lá dentro. Usamos o foco de uma lanterninha bem pequena e fina, dá pra ver dentro dos óvos. Sê por acaso depois deste tempo o ovo ainda esteja como no primeiro dia então estará infértil e não terá filhotes. Dá-se mais uns dois dias para ter certeza e pode se descartar para que ela não fique 18 dias chocando ovo infértil.

Vilanova disse...

Olá. Estou acompanhando estes comemtários a uma semana.Está sendo de grande valor para min, pois iniciando minha criação de Australianos. Parabens.

jcesardutra disse...

Vilanova eu escrevi bastante artigos neste site e servem muito principalmente para quem esta iniciando. Dê uma procurada e leia, vale a pena. E se tiver dúvidas, pergunte também, valeu?