Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Você acertaria ?

Sê fosse uma quetão de prova e você não fosse um criador de exposição, você acertaria o nome desta mutação? O Blog vida de periquito tem a intenção de mostrar que além de "apenas" criar periquitos, o que já é ótimo, também ter conhecimentos para poder conseguir identificar os nossos periquitos e poder se relacionar com qualquer criador, falando de igual para igual. Então para ampliar nossos conhecimentos aí esta um filhotinho, macho, Ar (arlequino recesivo) verde escuro.

img_4185

109 comentários:

Rafael Wolf Rauen disse...

Amigo muito obrigado pela resposta no artigo anterior, eu gostaria de agradecer muito pelo seu blog, que esta me ajudando a entender melhor a criação de periquitos.
Eu tenho mais uma perguntinha, quando o senhor menciona arroz na farinhada, o senhor quer dizer cru ou cozido ?

Muito Obrigado

jcesardutra disse...

Rafael eu coloco pouco (30% da farinhada mais ou menos), mas arroz integral ou parboilizado cozido e sem sal, isto alimenta bem não faz mal algum e ajuda os pais a encher rapidamente o papo dos gulosos filhotes.

Marlon disse...

Grande Júlio, Mestre Periquiteiro. Bela ave. Vou levá-lo. hehehehe

Rafael Wolf Rauen disse...

Ok, muito Obrigado.
Abraço

jcesardutra disse...

Marlon todo caso é um caso de estudo.rsrsrs

jcesardutra disse...

Um abração Rafael, apareça.

Marlon disse...

Opa, se tem conversa, sai negócio.
Júlio, botaram os zóio de lula nos meus australianinhos. Uma fêmea pôs 7 ovos, todos galados. Morreram todos no ovo, zero nascimento. Uma outra, albina, pôs 6 ovos. Cinco eu já descartei, todos com os filhotes mortos nos ovos. Essa albina é aquela que da outra vez pôs 5 ovos, todos eclodiram e todos morreram. Isso desanima, mas é relativamente normal, né?

jcesardutra disse...

Marlon eu perco filhotes na casca, ou seja, morto dentro do ovo quando acontece um foguetório aqui no avai. Trovoadas, fogos de artifício fazem isto. Uma outra causa também considerada pelos criadores é a contaminação pelas mãos do homem. Temos que ter cuidados especiais ao manusear óvos. Falam até em usar luvas descartáveis. Eu procuro manusear o mínimo possível e sempre lavo bem as mãos com água e sabão antes e depois. Outro problema é em noites frias a fêmea sair assustado do ninho e não voltar mais até demanhã, morrendo assim os filhotes dentro do ovo. Existem também doenças nos pais e falta de vitamina "E". O mais difícil é isolar a verdadeira razão. Mas como já bem o dissestes, acontece. Tem que continuar tentando e pesquisando com muita observação, pois não é fácil.

Marlon disse...

Grande Mestre, Até quando um genótipo é transferido para um descendente? Por exemplo, um periquito violeta gera um folhote azul (portador de violeta, portanto). Esse azul/violeta transmitirá o gene violeta para os seus filhotes azuis também? Ou somente se esse azul/violeta tiver um filhote violeta é que se confirma o gene violeta na 3ª geração?

jcesardutra disse...

Marlon não complica a minha vida, um periquito será violeta visual quando ele unir dois fatores violetas. A cor azul ajuda e o escuro também, se azul for escuro (cobalto) melhor, se verde escuro ou cinza também, no malva o violeta não se manifesta ele é muito escuro e camufla o violeta.
Mas é claro que podemos usar um malva com um celeste ou verde. O importante é que estas aves juntem dois fatores violetas no mínimo. Sê um periquito é violeta visual não quer dizer que seus filhotes sejam violetas, o seu cônjuge, não importa se macho ou fêmea tem que conter fator violeta também. Então quando une um fator de lá um de cá ou dois e um ou dois e dois então teremos filhotes violetas.(não todos).

Marlon disse...

Mestre, quanto ao fato de haver a necessidade do fator violeta no casal, está claro. Minha dúvida é, por exemplo: tenho um casal violeta. Nasce um filhote verde, mas portador de violeta, correto. Esse filhote, portador de violeta, ao atingir a idade adulta, é acasalado com um outro periquito qualquer. Os filhotes desse último casal ainda serão portadores do fator violeta, uma vez que o pai dele possui o violeta herdado dos pais?

jcesardutra disse...

Marlon não é portador, violeta não porta, diz-se que ele possui ou não o fator violeta, chama-se dominãncia incompleta. Só vai aparecer num filhote quando coincidir a presença de dois fatores neste filhote (caso dos celestes), num cobalto os autores dizem que basta apenas um fator. Mesmo um filho de dois violetas pode não nascer violeta, bastando para isto ele não receber os fatores que nescessita. Este filho verde pode, ou não, ter o fator violeta, se tiver ele será um verde mais escuro, deixando transparecer que tem o fator violeta. Quando ele se acasalar com uma fêmea qualquer, o filho deles será ou não violeta, como não é porte, ou seja, não é portador e sim a presença ou não do fator então os filhos futuros podem receber este fator ou não. Pode ir passando este fator infinitamente sim, e quando encontrar um parceiro (a) que também tiver fator violeta daí sim terão probabilidades de terem filhos violetas. O macete é ir cruzando violetas com não violetas e com um pouquinho de boa observação vamos percebendo quem ganhou este fator e este será um bom parceiro (a) para outro violeta ou para outro que apresente a indicação do fator. Existem celestes com dois fatores violetas, então serão violetas visuais. Existem cobaltos com um ou dois fatores violetas, ambos serão violetas visuais (Nemésio). A diferença entre eles estará no tom mais claro ou mais escuro e só um criador com muita experiência em violetas para identificá-los. Os malvas mesmo com dois fatores não se apresentam violetas, pois são demasiadamente escuros e inibem a possibilidade de aparecerem como violetas visuais. Não temos como garantir e contabilizar filhos violetas, temos como aumentar a possibilidade de eles surgirem. Tenho uma folha muito boa da revista mellopsitacus, do Dr. Nemésio onde vai te ajudar e te dar uma clareada nas idéias, vou copiar e depois te repasso. Marlon, isto tudo que estou te passando é fruto das leituras e de conversas com criadores, não é a verdade final, deve ter mais coisas, então juntando tudo isto, não desistas de estudar, pesquisar e trazer pra nós outros ensinamentos que com certeza estão com alguém em algum lugar. Abração, Julio

ruanita e pacheco disse...

a sobre os nomes é o nome de meus periquitinhos....amo eles....
a julio eu to muito ancioso(é ruim)para o cruzamento de meus periquitos queria saber a idade deles....
a femea tem um bico branco sujo bejezinho
o macho tem um bico na ponta azul escuro e no crentro um azul meio roial(bico)....
eles ja podem se cruzar???
eu troquei agora a femea pois mudei eles de gaiola ai a femea figiu ele ficou mto deprimido...ai meu primo soube e me deu uma...
ai alguem me diz se ja podem se cruzar e qual a idade deles pelo jeito de seus bicos se forem jovens mais ou menos quando eles cruzam???
obrigado julio por nos ajudar tendo um ótimo blog como esse!!!

jcesardutra disse...

Ruanita não é assim que a coisa funciona, fica difícil dizer se a fêmea esta pronta para criar apenas porque a sua cera ficou marrom ou levemente chocolate. Muitas fêmeas novinhas fazem isto e nem por isso devemos colocá-las para criar. O ideal é sempre comprar de alguém que possa nos dar a informação da idade deles. Fêmeas com menos de 9 meses correm riscos de ficar com ovo atravessado e morrer. O ideal é esperar e só colocar a caixa ninho quando tiver certeza. A não ser que alguém mais experiente em criação examine o casal e tenha certeza que estão prontos. Normalmente as pessoas mandam fotos das carinhas deles para o meu e-mail e eu posso então ajudar. jcesardutra@yahoo.com.br

ruanita e pacheco disse...

a obrigado julio por esse fim de semana naum dá to vianjando as ftos deles tão =no meu pc quando chegar em casa vou te mandar obg!!!

Marta disse...

Julio, tudo bem! Gostaria de saber se um macho com 4 meses já gala à fêmea, pois minha amiga quer o macho emprestado.
Obrigada

lucas disse...

julio ja tem uma semana que ela comecou e bota e ela so botou um ovo se ela bota em dois dias ela não vai bota mais. e não ira choca esse ovo não e . serra que ela vai fazer isso se ela reproduzu de novo.

alex iury disse...

OBG JULIO ME AJUDOU BASTANTE AI VC VIU NÉ?
JA MANDEI PRO OUTRO E-MAIL..
AGORA BASTA APENAS ESPERAR OBG!!!
AI PODE ME DIZER COMO RSPAR O BICO DELA???

alex iury(ruanita e pacheco) disse...

julio eu comprei um vermifungo pra minha periquita q ta mudando de penas.... ai ele me(veterinário) deu um vermiaves 4 gotas no bico 1 vez ao dia e vo dar farinhada de gema de ovo to certo????
obg

jcesardutra disse...

Marta com quatro meses eles nem sabem ainda o que é isto e se galar com menos de oito pode não fertilizar os ovos e perder toda a ninhada.

jcesardutra disse...

Ou corta com muito cuidado a casquinha da ponta com uma tesoura ou lia com uma lixa de unha.

jcesardutra disse...

Alex, se o veterinário falou ta falado, né? Nós criadores de exposição costumamos dar avitrin vermífugo, são gotinhas na água a gente já conhece o efeito e é bem mais prático.

alex iury disse...

julio eu sempre criei meus periquitois na gaiola com a ninherazinha....eles vivem num fuchico nela brincando!!!
ai quando eles forem se reproduzir,isso interfere ou ela ve a casainha tbm como cradouro????

jcesardutra disse...

Alex quando eles se acasalarem e forem reproduzir, eles (o casal) adotarão a caixa ninho e não deixarão nenhum outro se aproximar dela. Cuidado com as brigas.

alex iury disse...

a naum julio eu crio apenas um casal numa gaiola!!!

LUCAS disse...

JULIO VC SE LENBRA DE MIM EU TINHA TE PERGUNTADO SE MINHA FEME IA CHOCA O OVO POR QUE ELA NÃO DORMINHA NA CASINHA. VC RESPONDEU QUE NÃO ENTÃO EU TIREI . ELA SO BOTOU UM. E ELA ESTA CRUZANDO SERA QUE ELA VAI BOTA MAIS QUE UM E DORMI NA CASINHA. JULIO O VC ACHA QUE EU DEVOR COMPRA OUTRA FEMEA.

dayberlan disse...

tenho um casal de periquito
eles estao se acasalando isso acontesel dia 30/05/09
QUANTO TEMPO LEVA PARA Q ELA GANHE APOSTU DE OVOS??

filipe disse...

julio os filhotes ja sairam do ninho a 1 semana kuando os posso por na voadeira?
obrigado pela resposta .

lucas disse...

tenho um viveiro de 80 centimetros de largura e com primento e 1 m e 80 de altura para criar 8 periquitos,o tamanho esta bom ou ruim??

lucas disse...

tenho um filhote de + ou- 1 mes qro sabe c ainda da para adestralo ??c da o q tenho q fazer??por favor m responda!!!!!

jcesardutra disse...

Normalmente não demora mais que uma semana, mas temos mesmo é que aguardar.

jcesardutra disse...

Filipe quando eles estiverem se alimentando sozinhos e normalmente os pais deixarem de alimentá-los. Voce deve fazer uns testes, coloque os filhotes em uma gaiola menor por enquanto e observa se estão se alimentado, se estiverem não precisam mais voltar para a gaiola dos pais.

jcesardutra disse...

Lucas para deixá-los juntos esta bom, mas se pretenderes colocar caixas ninhos para reprodução toma cuidado com as fêmeas elas costumam atacar a caixa ninho das outras.

jcesardutra disse...

Lucas eu sou criador de periquitos de exposição, sei alguma coisa neste sentido, mas não trabalho com adestramento. Também depende muito de que voçê espera com este adestramento. Eu não concordo, mas vejo pessoas cortando as pontas das três penas maiores de cada asa, depois disto eles só conseguem fazer vôos bem curtos e fica fácil criar na mão e amansá-los ao ponto de criá-los soltos. É perigoso para os periquitos pois se tornam presas fáceis para qualquer outro animal doméstico. Existem também DVD vendidos pela internet que ensinam pequenos truques para se fazer com aves, (adestramento?), mas não é a mnha praia por isso não posso te ajudar muito. O meu negócio é cruzamentos, criação, alimentos, alguns remédios, em fim criação.

filipe disse...

OBRIGADO jcesardutra o seu site esta demais.

Mayara disse...

como saber se a femia ta alimentando o filhote

lucas disse...

q outras aves posso colocar junto com periquitos??

dayberlan disse...

apos o primeiro ovo colocado, quanto tempo leva para nacer o primeiro periquitinho??

dayberlan disse...

o que eu tenho q dar pra ela?

Mayara disse...

Julio tem como o periquito acasalar com a femia no domingo e ela por um ovo na segunda ?


isso aconteceu com a minha albina e meu lutino

lucas disse...

o milho verde devo servir cru ou cozido???

Mayara disse...

responda-me

dayberlan disse...

eu tenho q dar alguma vitamina para ela??

muito obigado pela resposta seu site e muito legal

jcesardutra disse...

Mayara é muito importante saber, pois se não estiver você tera que alimentar senão ele morre. A não ser que exista outras caixas com filhotes de idade bem próxima então pode colocá-los juntos e o novo casal os alimentará. Quando ela ou o macho ou os dois estão alimentando, é fácil notar o barulho que os filhotes fazem quando o alimentador (a) entra na caixa. Também podemos observar a cara dos pais suja com restos alimentares e o mais importante: Tem que abrir a caixa e pegar os filhotes na mão para examinar se há comida no papo. Algumas vezes a mãe deixa de alimentar quando acontece algo com o pai, assim como morte, ou fuga, acontece também com o pai, e até com os dois ao mesmo tempo. Temos que estar aptos a alimentar manualmente os filhotes para não perdê-los. No blog "criadpouro f13" tem várias fotos ótimas e uma boa explicação de como se faz com recém nascidos. Se estiverem maiores, podem ser alimentados com o auxílio de uma colherinha, ou de uma seringa plástica sem agulha e claro.

jcesardutra disse...

Lucas o ideal é colocar somente periquitos, caso contrário poderá haver acidentes.

jcesardutra disse...

Boa alimentação, bem variada, limpeza do local e sossego, lugar tranquilo.

jcesardutra disse...

Dayberlan o ovo descasca com dezoito dias de choco, mas ela somente começa a chocar efetivamente, saindo pouco do ninho, só depois do terceiro ovo e isto leva seis dias. Então acredito que em torno de 22 a 24 dias depois do primeiro ovo já deve aparecer filhote. Não esquecendo de que ele deve estar fértil, assim como os outros, senão não descasca. Valeu ?

jcesardutra disse...

Mayara ela deve ter namorado antes e você não viu. Ou então ela estava se preparando para por bem antes, uma coisa é certa, este ovo não será fertilizado por este acasalamento de domingo.

jcesardutra disse...

Mayara me perdoe mas deves fazer a pergunta de novo, pois eu não a encontro.

jcesardutra disse...

Lucas eles não comem milho cozido, mas se os teus comerem não faz mal, só não esquece de nunca colocar sal e de retirar as sobras diariamente pois azedará.

jcesardutra disse...

Dayberlan eu utilizo e oriento que de seis em seis meses deve ser dado um esquema de vermífugo e depois sim um complemento com revitalizantes, vitaminas e sais minerais. Tudo em medicamentos expecífico para aves e seguindo corretamente a bula, no mais é só almentação bem balanceada, com diversos grãos, fôlhas verdes, frutas, verduras, areia, sol, higiene, e proteção contra o frio, os ventos e o calor excessivo.

Mayara disse...

Obrigada, pela resposta de como saber se eles estão alimentando os filhotes !


É o seguinte, domingo a tarde eu vie o macho acasalando com a femea, no dia seguinte segunda a noite eu vi um ovo lá dentro da caixinha e ela tava láh dentro tbm !

aii eu nao seii como isso foi possível pq se ela acasalou domingo, como botou segunda... ah mas uma pergunta ela fica lá dentro do ninho com o ovo quase não sai isso é normal e aqui na minha cidade ta fazendo frio será q é isso?

dayberlan disse...

Mayara a minha periquita femea fez a msm coisa ela acasalo
sabado e domimgo ela pos o primeiro ovo dela

dayberlan disse...

ja tem dois ovinhos o terceiro pelas minha comta vai ser dia
04/06/09
ela nao sai muito nao

jcesardutra porque quando ela sai do ninho ela sempre acasala com o macho tem algum problema???

jcesardutra disse...

Dayberlan acredito que seja porque ela vai colocar muitos óvos.

jcesardutra disse...

Mayara é normal ela ficar na casinha, mas faça de tudo para protegê-los do frio, faz muito mal a eles.

jcesardutra disse...

É que este ovo já estava pronto desde antes, não tem problemas. E algumas vezes eles cruzam e a gente nem vê.

naruto disse...

como faço para amançar meu periquito??
e vc tem msn??que para mim mostrar fotos dos meu passaros para vc falar oq acha
?

dayberlan disse...

A ta bom obrigado entao

Mayara disse...

è verdade Dayberlan hoje de manha eles acasalaram de novo tbm!

Julio eu to fazendo de tudo para protege-lós, ela realmente sai pouco do ninho, mas afinal pq ela não quiz colocar naquele lugar do ninho onde os ovos ficam protegidos para nao cair ela quiz por no chao do ninho mesmo !

jcesardutra disse...

Naruto eu não trabalho com adestramento, só crio para exposição e para vender para algumas pessoas. Creio que terias que colocá-lo numa gaiola e diariamente ficar mexendo com ele, bem devagar e com calma. Oferecendo folhas e outros petiscos para ele, acredito que com o tempo ele vai amansando, mas ele vai ter que confiar em ti por isso não tente pegá-lo nem mesmo se ele pousar na tua mão . Os periquitos ficam muito ariscos quando criados no viveiro, pois perdem o contato com o criador.

jcesardutra disse...

Naruto eu recebo as fotos pelo meu e-mail e oriento as pessoas sobre as dúvidas que existirem sobre seus periquitos.

jcesardutra disse...

Mayara estou vindo do meu criadouro e fiz a mesma pergunta para uma fêmea que havia feito a mesma coisa, ela nem me deu bola e acho que vai por o segundo no mesmo local errado, rsrsrs Algumas fêmeas cometem este erro mas com o tempo elas acabam entendendo e colocando no lugar certo. Temos que pegar este ovo e colocar no local próprio onde contém uma covinha para que o ovo não fique rolando na caixa e se precisar temos que elevar um pouquinho aquela barreirinha de madeira que separa uma parte da outra da caixa para que ela não tente empurrar o ovo para o outro lado. O normal é ela colocar os próximos lá no local para onde transferimos o ovo. Já houve um caso no criadouro de um amigo meu, que teve que ser colocado duas covinhas, uma na entrada da caixa e a outra normal no lugar certo. A fêmea dele continuou pondo na primeira covinha e chocou ali mesmo. Para fêmeas assim, insistentes a melhor caixa ninho é aquela quadrada maior com apenas um compartimento e o ninho com a covinha no meio.

valéria disse...

olá julio gostaria de saber se posso vermifugar a minha femea agora que ela já está acasalada ??
obrigado

dayberlan disse...

na primeira ninhada sai quantos periquitinho???????????

Mayara disse...

Obrigada

jcesardutra disse...

Valéria pode sim, eu uso quatro gotas de avitrin vermífugo em 50 ml de ´agua por três dias e depois dou um revitalizante para fortalecer.

jcesardutra disse...

Dayberlan dizem que só Deus sabe. Depende de quantos óvos férteis ela estaja chocando e de dar tudo certo.

jcesardutra disse...

Valeu Mayara.

dayberlan disse...

ok obrigado
mayara vc tem msn pra ente bate um papo sobre periquitos??

lucas disse...

julio vo ser se lembra de mim, eu tinha te perguntado se a minha femea ia choca o ovo, proque ela deitava so de manha e de tarde no ninho e a noite ela não dormia .Então eu tirei o ovo porque eu achava que ela não ia choca ai eu quebrei e tinha uma manchinha de sangue.Isso era o feto do filhote que estava gerando dentro do ovo julio. ela ficou deitada 10dias e gerou essa manchinha sera que ia choca esse ovo com 18 dias ou mais . segunda ela botou um ovo julio e esta fazendo o mesmo coisa sera que vai choca com 18 dias.

valéria disse...

obrigada julio

valéria disse...

olá julio a primeira vez que a minha femea colocou ovos isso a dois meses atras ela ficou uns vinte dias chocando mais depois ela os quebrou e não havia filhotes não sei porque isso aconteceu pois eles namoraram bastante antes dela colocar os ovos...

Raffaela Santos disse...

Oi Júlio!
Gostaria de saber na sua opinião quando meus periquitos vão colocar ovos:
Eles estão trocando de penas a +ou- um mês e estão com a cera um pouco escura(a femea está com a cera meio lilás) eles são de cores padrões e está sendo formada a íris que no macho nem aparece direito mas na femea esta quase branca mas não esta tão nítida
Outra coisa:
Um dia eu coloquei um espelho, no outro dia o espelho estava interrado debaixo da forragem! Eles não gostaram do espelho ou tão só brincando?
Outro:
Vc juga importante o uso de brinquedos na gaiola? Quais vc usa?

Desculpa pela enorme pergunta(s) e obrigada!!!

dayberlan disse...

a periquita femea esta com 3 ovos ela nao sai muito de ninho e normal???

dayberlan disse...

a periquita femea esta com 3 ovos ela ao sei muito de ninho e normal???

jcesardutra disse...

Lucas vê se não vai quebrar de novo, deixa que ela choca e ela sabe quanto tempo tem que ficar em cima de ovo.

jcesardutra disse...

Valéria isto não pode acontecer de novo, pois seria um atestado de infertilidade do macho que deveria ser trocado.

jcesardutra disse...

Rafaela uma coisa muito importante é manter a constante a concentração dos grãos servidos a eles. Isto quer dizer o seguinte: sempre que comprar ração deve procurar manter a mesma quantidade de cada semente na mistura, pois quando ficamos mudando constantemente eles não param de trocar as penas e é muito prejudicial. Brinquedos servem para distrair os filhotes, fazem bem. O mais importante é manter um esquema de vermífugo a cada seis meses com a aplicação de um revitalizante em seguida. A cada três ou no máximo quatro rodadas de cria deixar descansar no mínimo dois meses. Periquitos que vivem em gaiolas devem uma ou duas vezes por ano ficar uns tempos em um viveiro maior para se exercitarem e voar um pouco. Quanto a postura, não há ma regra fixa, depende do amadurecimento deles e do bom estado de saúde. O resto a natureza se encarrega.

jcesardutra disse...

Dayberlan ela já está chocando e vai ficar cada vez mais tempo.

naruto disse...

é obrigatório registralos??

Mayara disse...

Olá Julio, gostaria de saber como provavelmente nascerá os filhotes sendo que o pai é amarelo e a mãe albina (branca dos olhos vermelhos)


Brigada

Lucas disse...

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=2731422726803793145&aid=1 julio entra ai e v meus periquitos e fala oq achou blz??
por nau estou conseguindo enviar as fotos para o vida de periquito!!!tenho uma femea lutina q esta chocando 3 ovos o macho dela e um macho de um verde meio piscina o q pode nascer desses ovos(quais cores???)

jcesardutra disse...

Normalmente depende da exigencia dos órgãos qua fiscalizam animais em cativeiro, pois o ibama só obriga o registro de aves e pássaros de nossa fauna nacional.

jcesardutra disse...

Mayara se o amarelo não for filho de lutino ou albino então nascerão verdes e amarelos.

jcesardutra disse...

Lucas eu não tenho como entrar no orkut, e estou achando estranho esta discrição de um macho verde meio piscina. Os verdes são claros escuros e muito escuros (olivas), quem parece assim é um azul com face amarela, pois quando o amarelo penetra pelo corpo faz parecer azul. Neste caso somente vendo uma foto batida de perto de dia e sem flash. Tenho recebido fotos diariamente pelo e-mail : jcesardutra@yahoo.com.br tenta de novo.

Matheus disse...

ola Julio quantas ninhadas o periquito ingues faz por ano.e como se faz a "mistura" do astraliano com o ingles.grato.

jcesardutra disse...

Matheus a fêmea faz três ou no máximo quatro ninhadas num príodo de seis meses, para se acasalar, por, chocar e criar os filhotes até que eles estejam liberados a comerem sozínhos. Depois disto é obrigatório uma parada de dois meses para descanso num ambiente sem caixa ninho onde ela vai receber a dosagem correta de vermífugo, vitaminas revitalizantes de preferência com biotina, pró bióticos pré bióticos e aminoácidos. Sê puder deixá-la separada dos machos é melhor para que eles não fiquem tentando acasalar e prejudicando o descanso e a boa recuperação dela. Todas estas vitaminas e etc, citados anteriormente esta imcorporado em soluções prontas tipo as da Alcon, vitagold, Avitrin e outras tantas. Ela também deve ser transferida para um espaço maior a fim de que possa se exercitar e voar, caso tenha feito estas posturas em gaiolas. Precisará de banhos e sol. Isto é o correto para que uma fêmea se mantenha saudável e dure quatro anos de boa reprodução. Quem não fizer assim acabará matando a fêmea e tendo crias fracas e doentes. Quanto a mistura de australianos de tamanhos e categorias diferentes não tem o que fazer, é só juntar que eles se entendem. É claro que um dito "inglês" muito grande e pesado não vai encontrar facilidade para galar uma fêmea australiana pequenina, tem que usar o bom senso.

Adriana Bacelar disse...

Olá, ganhei de minha irmã 4 lindos periquitinhos australianos com aproximadamente 30 dias de nascidos, hoje comprei um viveiro para eles, porém, estou com uma enorme dúvida: só identifiquei 1 macho, os outros não consigo saber, acho que todos são machos!! O que faço? se eu enviar uma foto dos meus nenêns você me ajudaria?? Por favor ehehe. Ah, estou aprendendo muito com este site, quando recebi eles, não sabia nem como alimentá-los!

Lucas disse...

eu tenho um filhote de 2 meses q faz coco de 5 em 5 min,as vezes mole sera q é diarréia??c for oq fazer ,q remédio dar,e tbm ele nau tem penas em volta da cloaca,e esta muito paradão,por favor m responda o mais rapido posivel.
obrigado!!

dayberlan disse...

ai e normal a periquita femea por tres ovos na primira postura??

jcesardutra disse...

Adriana mande fotos das carinhas deles e bem de perto. Melhor não usar flash, mande para jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Lucas acredito que tem a ver com a alimentação dele. Talvez seja devido a aveia, girassol fôlhas verdes, milho verde são alimentos que costumam causar isto que referes do teu filhote. Deixa ele com alpiste e painço por uns dias, depois que ele melhorar você começa a dar também outras coisas mas aos poucos.

jcesardutra disse...

Dayberlam o normal são cinco seis ou até mais, temos que ver na segunda postura o que vai acontecer.

Lucas disse...

julio tenho uma femea lutina q é a primeira vez q ela bota, e so esta chocando 3 ovos,o certo nau é ser mais??

jcesardutra disse...

Lucas quando se passarem sete dias deves examinar estes três óvos, com o auxílio de uma lanterninha pequena e com um foco bem fino e forte. Dá para ver atravéz do ovo se tem algo vivo dentro dele. Muitas vezes vemos o coraçãozinho batendo ou no mínimo as veias pequeninas dando sinal de vida. Caso contrário aparecerá branco, sem nada dentro, apenas clara e gema. Isto somente depois do sétimo dia, então se estiverem brancos podem ser descartados para que ela não perca tempo. Não esqueças que são sete dias após a postura de cada ovo.

Lucas disse...

JULIO FUGIRAM 2 PERIQUITOS MEUS ,A LUTINA Q ESTAVA CHOCANDO E UMA CALOPSITA ,QUAIS SAO AS CHANCES DELAS VOLTAREM??

Lucas disse...

COLOQEUI OS OVOS DELA COM OUTRA FEMEA SERA Q ELA CHOCA??

Lucas disse...

SERA Q VOLTAM??

jcesardutra disse...

Lucas depende da tua vizinhança, se for um local tranquilo com árvores, e sem muito movimento de gatos e cachorros pode ser que com fome ela estando por perto acabe por houvir barulho dos seus pássaros e se aproxime. Mas as possibilidades são pequenas, procure nas proximidades.

jcesardutra disse...

Lucas tem que ir atráz, procurar, perguntar e olharem todos os lugares próximos, uma coisa é certa: ela está em algum lugar e não é longe.

jcesardutra disse...

Lucas outra fêmea choca sim.

Lucas disse...

julio o macho da lutina q fugiu esta gritando qui nem um loko sera q ela possa ouvir ele e voltar?

jcesardutra disse...

Lucas se estiver por perto sim, principalmente bem cedo pela manhã.

dayberlan disse...

ei a periquita femea ta com a primeira ninhada tem tres ovos
hoje 18 de junho saiu um perquitinho
quanto tempo leva pra creser as penas dele ou dela??

jcesardutra disse...

Dayberlan para ficar totalmente empenado 20 dias, mas com 10 dias já começa a mostrar de que cor será.

Adriana Bacelar disse...

Oi Júlio,

Muito obrigada por todos os esclarecimentos que me passou, a minha filhota branquinha já está bem introsada com os demais babys, agora a familia está bem reunida eheh valeu!

LUCAS disse...

JULO EU QUERIA SABER SE OS OVO DA MINHA PERIQUITOA VAI CHOCA. ELA BOTOU UM NO DIA 1 DE JUNHO E OUTRO NO DIA 6 . QUANDO ELA BOTOU O PRIMEIRO OVO ELA NÃO DORMIA NO NINHO. QUANDO ELA ESTAVA COM CINCO DIA QUE ELA BOTOU ELA DORMIA NA CASINHA .AI QUANDO FOI NO OUTRO DIA ELA BOTOU UM E DORMIO. ATE HOJE ELA ESTA COM QUANTRO OVO E ESTA CHOCANDO DIREITINHO. EU QUERIA SABER SE EU COMEÇO A CONTA DO DIA QUE ELA BOTOU OU DO DIA QUE ELA DORMIO.

jcesardutra disse...

Lucas você conta sete dias á partir da noite em que ela dormiu no ninho e observa se os ovos apresentam uma alteração da cor, se estão mais opacos, melhor observar usando o foco de uma lanterninha fina. Sê estiverem férteis apresentam uma escuridão ou no mínimo as veias fininhas e algumas vezes da pra ver até o coraçãozinho batendo. Não precisa pegar os óvos na mão, olhe com eles no ninho mesmo. E depois de dezoito dias de choco algum já vai descascar. Á partir daí se continuarem brancos, transparentes ao foco de uma luz então estarão todos inférteis (brancos). Terão que ser descartados.