Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Filhote lutino.

Desde novinho já é possível observar a diferênça no olho de um lutino, (amarelo de olhos vermelhos). Os lutinos, assim como os albinos, (brancos de olhos vermelhos), são mutações ligadas ao sexo, ou seja, somente o macho poderá passar um filhote albino ou lutino mesmo com uma fêmea normal e obeservando-se que estes filhotes serão sempre fêmeas. Uma fêmea desta mutação acasalada com um macho dito "normal" de qualquer cor, só passará filhotes normais sendo que os filhotes machos serão portadores de "ino". Portanto para conseguir filhotes albinos ou lutinos machos e fêmeas numa mesma ninhada, teremos que ter um casal desta (s) mutação (s). Ou pelo menos uma fêmea "ino" e um macho normal portador de "ino".

img_4480

57 comentários:

Marlon disse...

Grande Mestre, a foto aqui em Blumenau está aparecendo cortada, só vejo o bico, as narinas e metade do olho do bicho. Mudando de assunto, da última vez que fui aí na tua casa tinhas um desinfetante para as gaiolas, o qual compraste no Ley. Qual é mesmo o nome do troço, istepô? E o criadouro? Já está pronto? Posta umas fotos aí. No feriado de 1º de maio estarei em Floripa. Vou te ligar para agendar uma visita. Abração.

Nara Machado-Porto Alegre disse...

Ah, se eu soubesse disso antes... Valeu a ajuda Julio, muito obrigada.

jcesardutra disse...

Marlon dei uma diminuida na foto, vê se melhorou. O desinfetante é o Lavi-fen do lab. Lavzoo. Uso para lavar o chão, paredes, gaiolas, comedores, utensílios, e o cacete. Lavo tudo pô. O criadouro esta quase, segundo os pedreiros agora falta pouco. Aparece por aqui.

Marlon disse...

Agora sim, a foto aparece inteira.

Marlon disse...

Vou sim. Se não fores para a praia, no feriadão de 1º de maio apareço por aí, istopô.

jcesardutra disse...

Valeu Marlon! Tamos combinados, mas liga antes.

alex disse...

nossa j cesar dutra os filhotes d piriquitos australianos gritam mto!!!!!!!!!!!!!!
na hora de comer parecem q sempre estao com fome!!!
sao mto gulosos
é tem q ter mutio amor pra coisas desses bixinhos!
o q fazer preles pararem de guitar ?
pode criaR elea a mao como se faz com os jandaias???
aqueles verdes do nordeste???

jcesardutra disse...

Criar na mão só quando estiverem grandinhos pois eles precisam ficar junto da mãe para receber calor no ninho, eles sentem muito frio. Quanto a gritaria é asim mesmo, se fornecer farinhada com ovo cozido e também milho verde na espiga, fica mais fácil para os pais os alimentarem, mas se depender apenas de alpiste e painço demora muito para encher o papo deles e eles gritam de fome até se fartarem. Temos que facilitar a tarefa dos pais com comidas mais substanciosas que encham o papo mais rápido. Já usei arroz integral ou parboilizado cozido sem sal é bom pra eles.

Nelio disse...

Olá doutor.....
recentemente comprei 6 periquitos australianos q estavem sendo mal tratados por um pilantra, agora quero dar uma criação legal para eles. Mas ainda naum sei direito diferenciar macho de femeas, so tenho certeza de um verde que tem o nariz bem azul, e duas que tem o nariz bem marrom, o resto o nariz são clarinhos e a maioria são meio brancos........gostaria q vc me tirac minha duvida....
Desde ja agradeço.......

Nelio disse...

ando lendo seu blog e parabens........vc vem tirando muitas duvidas e dando conselhos muito bons......

jcesardutra disse...

Valeu Nelio.

Filipe disse...

construi um viveiro e transferi os meus periquitos todos para lá e pus cerca de 7 caixas ninho, o que se passa é que há um periquito com 2 meses e meio, parece-me ser femea, mas ainda é muito novo para ter a certeza, e um macho anda namorando com ela, e ela já entra numa caixa ninho e ele alimenta-a de fora, será que com dois meses e meio ela já estará pronta, ou capaz de ter filhotes??

jcesardutra disse...

Nelio estes que voce percebeu pelas cores das narinas então devem ser os ditos "normais" e os periquitos que possuem a cera clarinha ou rosado ou outra variação que não seja azul ou marrom então devem ser os recessivos. Arlequinos, lutinos e albinos. Nestes casos tem que ter um pouco de experiência para identificar pois os machos destas mutações não ficam com a cera azul. A melhor maneira para que eu possa te ajudar é você mandar pelo meu e-mail: jcesardutra@yahoo.com.br fotos da carinha deles e bem de perto, sem flash fica melhor. Eu analiso e te respondo. Quanto a recuperares estas aves das mãos de um mal tratador significa que deves dar um vermífugo para todos e depois 15 dias de vitagold. Observar se eles tem sarna na cara e nos pés principalmente. Observar também se tem piolhos. É muito normal estes parasitos habitarem em aves mal cuidadas. Te aguardo, Julio.

jcesardutra disse...

Filipe se voce colocou 7 caixas então voce tem que ter menos de cinco fêmeas lá no viveiro, pois senão elas brigarão na disputa pelas caixas. Tem que ter bastante caixas sobrando, como garantia. Quanto ao filhote, só deverá criar com 7 ou 8 meses em diante, senão acaba tendo problema com ovo entalado, (atravessado). Por enquanto deve ser só brincadeira pois é muito jóvem e ão tem nem o oveiro formado ainda.

lucas disse...

julio tem posibilida da feme choca o ovo de dia e de trade porque a minha femea botu e não que domi a noite no ninho o que eu faço juliojcesardutra on Foto da Semana

Danielly disse...

Gostaria de saber, como posso faszer a reprodução pra nascer periquitos de cores exoticas ou arlequino recesivo? q cores tenho q unir?

jcesardutra disse...

Daniely as cores são azul verde e cinza. Nos tons claros, médios e escuros. Existem variações de coloração nas asas tipo: Asa canela, asa cinza e asas claras. Existem outras mutações como os corpos claros, cintilantes, Arlequinos, ADAs etc. Lutinos e albinos. Mas nenhum deles é junção de cores, tem que ter o exemplar e ir cruzando com verdes, azuis e cinzas para ter em todas as cores. Você escolhe qual mutação quer criar, compra e continua a produzir filhotes da mutação. Sê você quiser um ou outro em especial, me diga e eu te oriento a respeito deles.

Benedito Marcos disse...

bom dia.
tenho um casau de periquito, o macho é albino e a femea é amarela com verde, nasceu 4 filhotes 3 albinos e 1 normal, mas estou achando que esta demorando para nascer a pena neles, eles tem quase 3 semanas. será que é normal, pois outros filhotes com a mesma idade ja estão com penas.
será que vc poderia me tirar essa duvida.
obrigado.

ceiça disse...

Tenho uma femea Albina qual do macho é legal pra acasalar?

jcesardutra disse...

Benedito estes filhotes albinos são todos fêmeas e o normal ´se for macho sera portador de ino. Esta muito demorado, de vitagold na água para eles, um dia sim e dois não. Pode se tratar de muda francesa e dificilmente empenarão direito. Se for então o casal deve parar de criar após estes filhotes crescerempara descansar e se recuperar.

jcesardutra disse...

Ceiça depende do que você espera dos filhotes. Se acasalar com um macho azul terá toda a prole azul com os filhotes machos portadores de ino. Se acasalar com um verde todos os filhotes serão verdes com os filhotes machos portadores de ino. Se acasalar com um cinza os filhotes serão cinzas e também azul, com os filhotes machos portadores de ino. Se acasalar com um lutino, todos os filhotes serão lutinos. Se acasalar com um albino todos os filhotes serão albinos. O que pode mudar isto é somente se qualquer um dos machos normais acasalado com ela for portador de ino daí possibilitará também filhotes inos. Quando digo "ino"quero dizer albino ou lutino. Albino quando o acasalamento for com azul ou cinza e lutino quando for com verde. Pois os lutinos pertencem a linha verde e os albinos a linha azul e os cinzas correspondem aos azuis. Você decide o que quer como filhote, Valeu?

Marta disse...

Julio, estou com uma dúvida nas cores dos periquitos que nasceram do cruzamento de um ADA DOMINANTE verde com uma fêmea albina, pois já é a segunda vez que ela choca na 1ª nasceu um azul, só que ele do pescoço até as asa é todo malhado, só o babador é branco. Já a segunda cria nasceu dois identicos a esse, um igual a foto do claudio leite postado no blog parece ADA AZUL DOMINANTE e o outro tem a face amarela e a cauda com umas penas amarelas e corpo verde com as asa malhadas. Tem um amigo que me falou que a fêmea não é albina é canela. Tem relação por causa da cores dos filhotes?

jcesardutra disse...

Ceiça eu já te respondi, procura que eu escrevi todas as possibilidades. Se você quiser filhotes albinos tem que acasalar com um cacho albino ou no mínimo com um normal azul portador de ino.

jcesardutra disse...

Marta ele deve ser albina face amarela e daí ela deve ser branca com um nuance amarelo. Fica meio cremino e em filhotes azuis aparece a face amarela.

Marta disse...

Julio, estou lhe enviando a foto da fêmea que parece albina e do macho, para vc dar uma olhada.

Marta disse...

Na foto que mandei,o macho é o da mancha verde. Ele é o pai dos filhotes
Vlw!

jcesardutra disse...

Marta eu respondi ao seu e-mail, pois fiquei na dúvida, ele é o pai de quais filhotes,aqueles que estão no e-mail? e então como é a mãe?

jcesardutra disse...

Valeu.

Marta disse...

Na foto, aquela branca é a mãe dos filhotes que te falei , e o de mancha verde é o pai. Vc falou que a fêmea poderia ser cremino. O que acha? A foto dos filhotes, lhe envio mais tarde.
Obrigada.

jcesardutra disse...

Marta quando eu digo cremino, queo dizer albino face amarela, e os teus Ars também são faces amarelas, são bonitos e só ficam visuais na cor azul, mas o verde também por ser filho de albina, porta este fator face amarela e quando este verde tiver filhotes azuis, estes também nascerão com face amarela . Mabdei as fotos pra publicar no blog, deve sair em seguida.

Marta disse...

Júlio, mandei prá vc uns 7 e-mails, com fotos e algumas dúvidas...rs
Mais uma vez...
Vlw!

jcesardutra disse...

Valeu Marta estou deliciando meus olhos com as belezas de tuas aves. Parabéns pelo bom aspécto deles, denotam cuidados da criadoura. Já mandei algumas fotos para a sessão de publicação.

Marta disse...

Julio, só agora entendi a mutação dos meus periquitos.
vlw

Ronaldo Ferreira disse...

Caro Julio, comecei há pouco a criar essas belíssimas aves, e tenho tirado minhas dúvidas aqui em seu blog, mas preciso que me ajude a escolher uma fêmea para meu macho verde portador de ino (já produziu filha lutina com uma fêmea que apresentou muda francesa e descartei, ele está perfeito), qual coloração de fêmea ideal para tirar belos filhotes.

jcesardutra disse...

Ronaldo se ele é verde e portador de ino então tem que ser aproveitado como produtor de ino e o ideal é uma fêmea albina, pois caso ele seja também portador de azul produzirá filhos albinos e lutinos. Caso ele não seja portador de azul, pelo menos seus filhos com uma albina serão todos portadores de azul. Não esquecendo que os filhos machos que não forem albinos nem lutinos, forem verdes ou azuis, serão todos portadores de ino (esta é a lei da mutação ligada ao sexo). Portanto acredito que o ideal para este macho verde portador de ino seja realmente uma albina.

valéria disse...

olá julio, meu filho ganhou um casal de periquitos a + ou - um ano .eles estão em um viveiro bem grande eu não sabia muito bem como cuidar deles ,antes eu só dava a mistura comprada pronta e verduras ,mas um dia desses procurando aprender um pouco mais sobre eles entrei na net e encontrei o seu blog que está me ajudando bastante com a criação dos meus periquitos... vc está de parabens obrigada

valéria disse...

oi julio neste ano em que eu estou com os periquitos a femea colocou 7 ovos 2 ela quebrou assim que colocou e ficou chocando os cinco por uns vinte dias depois disso ela os quebrou e só havia gema dentro deles e antes dela colocar os ovos eles estavam namorando bastante eu não entendi porque os ovos não tinham filhotes ,isso foi a 3 meses atras agora eles estão namorando novamente e a femea já está preparando o ninho será que desta vez sai filhote??

valéria disse...

o macho tem a cor azul em baixo com a cara amarela e as asas cinsas com preto e a femea é amarela de olhos vermelhos

Marta disse...

Julio, poderia enviar-me uma fato de um periquito ADA azul (cobalto)? Pois queria comprar uma fêmea para acasalar com o ADA duplo fator que vc postou no blog.
Vlw.

jcesardutra disse...

Valeu Valéria, estamos a disposição para qualquer dúvida que vier a surgir. JULIO

jcesardutra disse...

Valéria partindo do princípio que você tem certeza que são realmente um casal, deveriam ter nascidos alguns filotes. Causa provável disto que ocorreu é o macho ter mais de cinco anos. Atenção para a caixa ninho, se tem a covinha para os ovos não ficarem rolando, se eles estão em um local de muito vento e frio ou mesmo se não for duas fêmeas.

jcesardutra disse...

Valéria esta fêmea é lutina, e é da família dos verdes enquanto o macho sendo azul é recessivo em relação a cor, nascerão somente filhotes verdes, porém portadores de azul. Sê esta fêmea lutina for portadora de azul então poderão nascer filhotes azuis também. Os filhotes machos independentes da cor serão todos portadores de "ino" que significa gen para o albino e para o lutino ( igual a mãe que é lutina). Sorte tua se este macho for portador de ino pois nasceriam lindos filhotes lutinos também.

jcesardutra disse...

Marta no momento eu só tenho dois verdes e um duplo fator azul com face ouro (gold face). Mas é simples, os ADAs cobalto são de um azul forte, intenso e um pouco escuro, tem uma mancha branca atrás da cabeça e o peito é todo azul cobalto com a barriga branca e também branco nas pontas da cauda e nas asas. Vou tentar publicar uma foto boa da internet pra você.

Marta disse...

Julio, obrigada por ter postado a fato do ADA azul (cobalto), no blog. SEMPRE MUITO GENTIL!
Vlw.

jcesardutra disse...

Marta tomara que tenha te ajudado, quando precisar é só acessar. Abraço JULIO.

valéria disse...

obrigada julio...
bom como eu disse antes eles foram ganhados então eu não tenho certeza quanto a idade do macho, o viveiro fica em local que não corre vento , a caixa ninho tem a covinha,quanto a ele ser macho acho que sim pois ele tem a narina azul e esta sempre em cima da femea .

Ronaldo Ferreira disse...

Boa noite, Julio venho pedir ajuda mais uma vez, tenho um macho Arlequim Dominante Dinamarquês (Verde, amarelo malhado olhos não negros com marca branca) estes dias ele se preparava para cruzar a companheira que é verde bem clarinha, quase amarela, e há dois dias apresentou diarréia, isolei-os em uma gaiola, somente dando arroz cozido e painço, tb coloquei chá de camomila no bebedouro ele apresentou mehora, mas ainda está meio triste, devo dar-lhe antibiótico, ah já disponho de vitamina E, vermífugo, e complexo vitamínico, é que comecei a criar faz um mês, sou de Simão Dias interior de Sergipe e seu blog tem me ajudado bastante, grato e parabéns.

Ronaldo Ferreira disse...

Olha eu mais uma vez, lendo em seu blog descobri que tenho tb um macho normal/AR na cor malva, ele é jovem mais tem uma mancha branca na cabeça, cheguei a pensar que era alguma falha na coloração, ele é bem agitado o mais animado dos machos, qual seria a cor de parceira boa pra ele, gosto bastante dos arlequins. Tenho facilidade em adquirir, pois aqui o casal custa R$ 15,00 independente da cor, muitos comerciantes desconhecem os padrões.

jcesardutra disse...

Ronaldo cuidado com a misturança de alimentos para os periquitos. Eles devem comer painço com alpiste, um pouquinho de niger, folhas verdes, areia e água. Quando estiverem com filhotes deve ser acrescentado aveia e farinhada. Cuidado com arroz cozido, se for arroz integral ou parboilizado sem sal então pode ser dado para ajudar a alimentar os filhotes, mas não como rotina alimentar (pode ser usado também para alimentar filhotes novinhos que estejam recem separados dos pais). Neste momento em que estão com diarréia devem ficar apenas com painço por uns quatro a cinco dias, também tem que ficar em local aquecido, abrigados do frio. Sê não melhorar rapidamente então deve ser usado um antidiarrêico. Eu uso gotas de neosulmetina que resolve todos os casos de diarréias comuns. Mesmo este medicamento não deve ser exagerado, deve ser usado conforme a indicação da bula. Vitaminas e vermífugos somente depois que estiverem recuperados.

jcesardutra disse...

Ronaldo nos periquitos australianos comuns, os pequenos, estes que são vendidos em quase todas as lojas de pássaros não tem distinção quanto as mutações, pois quem cria vai misturando de qualquer maneira e não se importa como vai sair pois as lojas compram todos e pagam o mesmo preço por cada um. Quando tratamos com os periquitos de exposição, estes conhecidos por inglês, daí sim os raros podem custar bem mais caros. NO teu caso deverias acasalar com uma fêmea Ar e de cor clara para variar a coloração e não ficarem todos somente escuros.

filipe disse...

oi, boas!!!
tenho um periquito fêmea com cerca de três meses e tal, desde muito cedo que escolheu parceiro, já faz um tempo que n parava de entrar nas diferentes caixas ninho que pus, tem cerca de 6, hâ dpois dias pôs um ovo no chão do viveiro eu peguei nele e pu-lo dentro da caixa ninho que me parecia ser a sua preferida.... o ovo já tava um pouco frio, será que já morreu?
após o ter metido na caixa ela tem ido de vez em quando aquecer o ovo, mas depois lá volta ela a entrar nas outras caixas-ninho... reparei também que na entrada de algumas caixas tem sangue, penso ser dela, e até agora não há segundo ovo... que faço?
Agradeço a resposta
Abraços

jcesardutra disse...

Felipe você colocou uma fêmea com três meses e pouco para reproduzir? Ela pode morrer com esta postura precoce. Antes de sete meses é muito perigoso, pois seu organismo ainda não esta pronto para criar. O ideal é deixar as fêmeas sozinhas em uma voadeira á parte até passarem de sete para oito meses e daí sim, deixar que ela escolha um macho e comece todo o processo.

filipe disse...

ok, vou separar as fêmeas, é que quando eles começam a se tornar independentes deixo-os, voando livres pelo viveiro... Mas vou passar a separá-los...
obrigado
Abraços

Unknown disse...

oi júlio eu tinha um casal de periquitos que o macho era verde escuro e a Fêmea era amarela (é amarela não é lutina) ai a femea botou 4 ovos e desses 4,infelizmente 2 estavam brancos
e os doi que sobraram nasceram nasceu um machinho e uma feminha o machinho era verde que nem o pai com manchas amarelas e a feminha era amarela que nem a mãe mais com manhas verdes pq deu essa coloração se o pai era verde e verde é dominante não era para nascer os 2 verdes????

Julio Dutra disse...

Daniel pela sua discrição dos filhotes eles são verdes. Os verdes possuem o pigmento amarelo, todo periquito verde tem penas amarelas. O filhote fêmea não é amarelo com manchas verdes, é verde com manchas amarelas. Esta difícil é de definir o que realmente estes filhotes são. Se forem manchados como dizes, provavelmente são Arlequins, temos que ver como é exatamente o pai verde, se é um portador de Ar (Arlequim recessivo) e dai a mãe também teria que ser (uma amarela portadora de Ar). Ou ele é um Arlequim dominante e por isso os filhotes saíram malhados independentes da mãe.

Unknown disse...

oi júlio ó eu aqui de novo!!! aqui agora eu tenho outra pergunta.
se uma fêmea regeitar o filhote de quantas em quantas horas eu devo alimentar os filhotes e quantas vezes por dia?? e obrigado por responder minhas perguntas!!!!

Julio Dutra disse...

Daniel os filhotes alimentados na mão nem devem ficar todo o tempo com o papo super cheio nem com o papo vazio. Tem que ter bom senso, manter sempre pelo menos meio papo de comida. Dai vai depender do tipo de alimentação e da digestão deles. Eu acredito que três a quatro vezes por dia é o suficiente. Não se esquecer de mantê-los aquecidos numa caixa ninho limpa e protegidos dos ventos.