Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Criação de periquitos soltos: Alguém conseguiu!

Conheci alguns grandes criadores de pássaros e aves que tiveram um sonho de criar periquitos australianos soltos. Pelo que sei tentaram tudo o que pensavam ser melhor para realizar tal intento, mas sem sucesso, pois os danadinhos iam desaparecendo, fugindo um a um.

Tal foi minha surpresa e alegria quando um leitor do Vida de Periquito que me enviou um site onde mostra periquitos australianos vivendo soltos em espaço livre num hotel no Estado do Ceará. Tenho procurado o e-mail deste leitor para fazer uma referência ao seu nome e não estou conseguindo, mas farei com certeza assim que o resgatar.

Acessem www.hotel-icarai.com.br e se deliciem com tal beleza de conquista.

22 comentários:

Marlon disse...

Grande Júlio, Que maravilha, heim? Gostaria de poder fazer isso aqui em casa, pois meu terreno é repleto de palmeiras, onde há várias sementes de palmito, que alimentam periquitos, tiribas e até tucanos. Mas os autralianos e a inglesa que fugiram eu nunca mais os vi, razão pela qual acredito que, se eu os soltar, nunca mais terei notícias deles. Mas acho que seria fantástico criá-los soltos. Abraços!

jcesardutra disse...

Marlon acredito que tem que ser um processo lento e progressivo. Primeiro um grande viveiro no quintal e depois ir soltando algum filhote, talvez um que vôa pouco e devagarinho eles vão se acostumando, acredito. Porque os periquitos que fogem, parece que vão para a lua, pois nunca mais se vê.

Natalia Mingione disse...

Eu estava pensando em tentar criar um assim, mas pensando bem, me dá medo de um dia o bicho sumir.

Mudando de assunto, minha fêmea pôs o sexto ovo hoje e estou com medo que dispare a pôr ovos e pare lá pelo décimo. Mesmo porque é minha única fêmea e não tenho com quem dividir os ovos. Além disso, hoje me parece que quatro estão cheios, os outros dois talvez seja muito cedo para dizer. E se ela tiver muitos filhotes? Qual o número de filhotes aceitável para que não a desgaste muito?

Parabéns pelo blog. Obrigada!

Natalia Mingione disse...

ps: cortar as pontas das asas seria um artifício válido? Ou traz sofrimento às aves?
Obrigada

Paulo disse...

Realmente incrível... um dia qdo tiver um dinheirinho extra vou me hospedar nesse hotel só para saber o segredo deles.. hehe
abçs

jcesardutra disse...

Natalia com sete dias de choco cada ovo poderá ser observado atravéz do foco de uma lanterninha e da pra ver as veinhas e até o coraçãozinho batendo. Depois do oitavo dia se continuar branco, dando pra ver apenas a gema nadando sozínha lá dentro, então podemos descartar estes ovos. Com certeza ela não vai ter a sorte de mais de cinco férteis, mas se tiver não tem problema pois o casal cria muito bem até mais filhotes. Vai é de voce disponibilizar alimentos que facilitem o trabalho de alimentação dos filhotes. Farinhadas prontas, ovo cozido, cenoura ralada, beterraba ralada, milho verde na espiga, etc. Tudo amassado junto ou separadamente. Raras vezes acontece de a fêmea não alimentar um ou outro filhote nos primeiros dias. Devemos estar atentos ao papo dos recém nascidos para ver se tem alguma coisa lá. Se não tiver é bem provável que tenhamos de alimentar manualmente dois ou tres dias e logo em seguida eles ficam mais vivinhos e pedem alimento aos pais e eles começam a alimentar normalmente. Da uma olhada no blog "criadouro f13" ele mostra bem explicado como se faz isso.

jcesardutra disse...

Paulo também já pensei nisso, e vou levar filmadora.

jcesardutra disse...

Natalia é muito perigoso pois eles ficam sem defesas, e a experiência vem mostrando que acontecem acidentes. Tem pessoas que cortam as penas de uma asa e fica horrível, sem falar que eles tentam voar e caem desequilibrados. Algumas pessoas dizem que se cortar apenas as pontas das duas asas (um centímetro) mais ou menos eles não fogem e fazem apenas pequenos vôos e também não fica tão feio. Eu sou radicalmente contra pelo que já vi acontecer. Quem quiser um animalzinho para andar com ele na mão deve comprar um hamester, um esquilo não uma ave. Quando eles são criados desde novinhos e acostumados á mão do criador então em um ambiente fechado acabam ficando pousados na mão, mas com cuidados pois se saírem pela janela já era.

Marlon disse...

Eu também vou me hospedar lá. E levarei um alçapão, para pegar umas aves. uhauhauahauhauahuah
Brincadeiras à parte, deve ser um lugar muito barulhento, principalmente no amanhecer e ao anoitecer. Mas vale cada decibel, sem dúvida.

Murilo Pereira disse...

minha periquita esta com uma coisa amarela perto da regiao da cloaca, é tipo uma "bolsa" com um liquido amarelo por dentro, ela já botou 4 vezes mas em nenhuma delas nasceu filhotes e quando passava muito tempo eu quebrava os ovos e os filhotes estavam mortos ainda dentro dos ovos, eu dei avitrim para ela mas nao adiantou nada. Eu acho que ela é um pouco velha, e ela esta tao gorda que ela nao esta dando conta de voar, e quando ela voa ela fica gritando e cansa muito rapido.
Me ajude. O que pode ser a coisa amarela? O que eu faço para ela emagrecer? Sera que é arriscado colocar ela para acasalar? Obrigado

jcesardutra disse...

Murilo retireesta fêmea da criação por dois meses senão ela morre. Esta bolsa é uma mistura de gordura, líquidos e isto é um passo muito próximo de um lipoma, um tumor que mata os periquitos gordos, velhos e fêmeas desgastadas. Coloque-a em uma gaiola maior para ela se exercitar bastante, de banhos de água fria (natural) e deixe sozínha ou em companhia de outro(a), mas sem nenhuma espécie de ninho. Dê somente painço e folhas verdes por quinze dias, depois acrescente alpiste e depois niger. Não dê nunca aveia nem girassol para ela nem farinhadas. Dê um vermífugo tipo avitrin seguindo fielmente a bula. Sessenta dias depois ela estará bem melhor mas dependendo da idade não deve mais ser colocada para cria.

Murilo Pereira disse...

muito obrigado.
Eu já retirei ela da criaçao e estou a alimentando somente com painço, já estou dando vermifungo para ela. Mas como posso saber se eu posso coloca-lá para acasalar se eu nao sei a idade dela? Eu li no seu blog que periquitos com 4 anos de idade já nao é bom colocar para criar. Mas eu nao sei a idade dela. E por que a narina dela com o passar do tempo passou de marron chocolate e agora esta branco?

jcesardutra disse...

Murilo o fato de clarear a cera não quer dizer que seja velha, ela pode criar sim e como desconheces a idade dela terás que esperimentar. Se ela for velha ela não colocará ovos e daí sim deverá ser descartada da reprodução. Algumas vezes o clareamento da cera é devido á ave estar adoentada, tem que examinar ever se ela esta bem, sem diarréia, sem cansaço e sem o peito seco (magro).

Carolina Granja disse...

Ih, Júlio! Eu acho que os micos-estrela comeram os periquitos australinos! Não restou nenhum!

alan disse...

ola julio meu nome e alan e minha femea ja esta pronta pra botar, mas faz uns dias que ela esta esta com esse ovo parado na cloaca.
sera que é ninho que tem que trocar?

Julio Dutra disse...

Alan primeira pergunta é se ela esta bem. Sê esta voando normal para os poleiros, se esta andando normalmente e não esta embolada. Poque o contrário disto é ovo entalado e é grave. acredito que o ovo esteja na posição correta para ser colocado logo logo,fiques de olho. Agora não é mais hora de trocar ninho, deixe este mesmo.

Rudiere e gabriel disse...

olá dr. julio aqui é o francisco, como tredisse minha femea colocou penas dois ovos, mas passado uns dias verifiquei mais dois então está normal, mas acho apenaz que ela sai muito do ninho, e as vezes ela fica todo o tempo lá dentro, não entendo
e como faço para queminhas perguntas fiquem no blog, como as do marlosn, e outros abraço e muito obrigado

Julio Dutra disse...

Francisco se ela continuou a postura então agora esta melhor a situação, mas não te preocupes com as saídas dela do ninho, elas sabem muito bem o que estão fazendo. Se estiver muito quente coloques um prendedor de roupas na ponta da tampa da caixa ninho para entra um pouco de ar e deixe o grampo lá. Podes também arejar mais o local, assim fica mais agradável para ela se manter no ninho.

Unknown disse...

Olá Júlio!!! eu tenho uma macho ADA bom eu acho que é ADA ele é azul com branco nas asas preto vc tem alguns postados nesse blog...
eu queria saber com que fêmea eu devo cruzalo para que nasçam igual ao pai?? por favor me responda e eu agradeço desde ja.

Julio Dutra disse...

Daniel se um deles é ADA então podes cruzar com qualquer fêmea que nascerão filhotes ADAs em 50% da ninhada. Sê ele é azul e queres filhos azuis então coloca uma fêmea azul, se quiseres outra cor é só colocar uma fêmea da cor que quiseres que os filhotes ADAs virão com certeza. Os ADAs ficam muito bonitos em cinzas, verdes cinzas e violetas.

Jessica disse...

Tenho um casal de periquitos, a femea colocou 4 ovos, 1 apareceu quebrado fora do ninho e sexta dia 10/06/2011 nasceu o 1º filhote, no sabado nasceu o 2ºfilhote, e restou 1 ovo, so q quando fui ver hoje segunda 13/06/2011 tem um ovo q parece estar prestes a nascer um flhote, pois esta de coloração diferente, um pouco mais escuro e parece estar rachado, a femea nao sai do ninho, e apareceu outro ovo e a cloaca (axo q é isso) esta inchada e o coco dela ta enorme...ela continua a colocar ovos mesmo com filhotes ja nascendo......!? Os filhotes estao bem, pelo menos é o que parece, ela esta alimentando eles direitinho, o papo deles sempre q vejo ta cheio, inclusive cheguei a ve ela alimentando um filhote. É a primeira vez q nasce filhotes, ela ja colocou ovos umas 2 vezes q nao deu em nada.

Julio Dutra disse...

Aproveito o espaço para divulgar o novo e-mail.

julio@vidadeperiquito.com.br

O e-mail anterior foi desativado