Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Espaço na caixa ninho


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


A caixa ninho não pode ser muito pequena, pois causaria desconforto e até pode ser a causa de alguns defeitos nas pernas e pés devido a falta de espaço. Muitas vezes o pai e a mãe estão juntos dentro da caixa ninho com mais três, quatro ou mais filhotes, imaginem o aperto. As casquinhas das sementes quando sopradas dos comedores podem ser guardadas para servir de forro no ninho assim como a serragem estéril comprada em agropets, aquela serragem que vem em pacotes e são bastante usadas na criação de hamesters. Nesta foto temos três irmãos filhos de um macho normal verde cinza portador de ino com uma fêmea normal cinza. Desta forma procuro conseguir boas fêmeas lutinas e também albinas de melhor qualidade e sem reflexos azuis ou verdes nas penas.




Leia mais:
Resposta ao Leitor: OVO COZIDO

A necessidade dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.

Alimentação de Periquitos

OBESIDADE.

63 comentários:

Marlon disse...

Grande Júlio,
Novos filhotes, ou a foto já é antiga. Estou em São José, de férias, e se tiveres uma fêmea para suprir a ausência da que fugiu, passo aí para pegá-la.
Abraços!

Marlon disse...

grande Júlio,
mais uma aula de periquitês. obrigado amigo. contamos com você para aprendermos sempre. abraços!

robson disse...

achei lindo os periquitos estou comecando a criar sou apaixonado por aves e queria saber se a reproducao em viveiro da pra ser so com um casal de perequito australiano qual o modelo da caixinha o tamanho e qual a epoca de reproducao das aves OBRIGADO

ROBS disse...

FIZ

robson disse...

acabei de fazer meu viveiro de 1m quadrado sera que com apenas um casal da para reproduzir no viveiro ou precisa de mais de um casal gostei muito do site muito legal obrigado

robson disse...

julio e bom colocar por exemplo

robson disse...

julio seria legal colocar uma casa de joao de barro como caixinha de reproducao

jcesardutra disse...

Marlon eu corro atráz para não enrrolar ninguém, pois nunca sabemos tudo.

jcesardutra disse...

Marlon é só passar, me liga antes posso dar uma saída. Traga uma caixinha ou transportador para ela. A não ser que queiras outra gaiola, mas agora são trinta pila.rsrsrsrs

jcesardutra disse...

Robson quando se fala em viveiro, se pensa em mais espaço e o ideal é mais que um casal, com conpanhias eles criam mais e melhor. Nunca esquecendo que tem que ter espaço de sobra para colocar caixas ninhos de sobra. As caixas são vendidas em casas de comércio de aves e pássaros. Não devem ser pequenas, pois devemos imaginar o casal e mais cinco filhotes, por exemplo, se todos estiverem dentro então em que ser espaçosa. Se na sua cidade não existir, voce mesmo pode fazer uma com madeira fina tipo compensados. O importante é ter uma covinha para os ovos não ficarem rolando e uma diviória com uma altura suficiente para que o casal entre e saia mas os filhotes muito pequenos não consigam siar com facilidade senão acabam morrendo de frio fora. Eles reproduzem o ano todo, devendo ser evitado os meses muito frios para quem não tem estufa e os muito quentes , se estiverem em mudas das penas devemos aguardar que completem. Se o seu viveiro não tiver espaço suficiente enão melhor mesmo um casal só.

jcesardutra disse...

Robson agora sim, um metro quadrado é ótimo para dois casais e quatro caixas ninhos, isto dificilmente possibilitaria brigas entre as fêmeas pela disputa de caixas.

jcesardutra disse...

Robson seria horrível pois nunca poderias retirar os filhotinhos para fazer uma limpeza na caixa e se morresse um lá dentro ele apodreceria e com certeza adoeceria os outros.

robson disse...

JULIO OBRIGADO PELA AJUDA VALEU , E TERMINEI MEU VIVEIRO COLOQUEI 2 CAIXINHAS FICOU LEGAL, COM QUANTO TEMPO ELES COMECAM A SE REPRODUZIR, COMO POSSO ENVIAR FOTOS DA CRIACAO PARA SEU SITE VALEU.

robson disse...

COMO E FEITA A HIGIENIZACAO DA CAIXINNHA , DEIXE DICAS SOBRE CUIDADOS COM OS FILHOTES TAL COMO ALIMENTACAO

jcesardutra disse...

Robson o tempo é muito relativo vai depender da prontidão deles, tem que esperar. Recebo fotos pelo e-mail, jcesardutra@yahoo.com.br

Raquel disse...

A periquita que arancava as penas e comia sarou cuidei dela com o produto que o senhor indicou allax, gostaria de saber se posso dar antibiótico da avitrin para outra fêmea que está com diarréia ou dou outro remédio é tratada da mesma forma que a outra com ração de qualidade, osso de siba, vermífugo a cada seis meses e após vitagold e tem areia limpa disponível em sua gaiola que não é pequena, ela não está reproduzindo está sem caixa ninho está na muda de penas ela é um AD amarelo e verde sem marcação, e a outra que está bem agora é um Ar azul e amarelo. Qual seria a melhor cor do macho para fazer companhia a elas e gerarem bons filhotes, antes que esqueça ambas estão com 10 meses e tenho um macho azul celeste com as asas cinzas e outro verde claro o primeiro com 2 anos e o outro com 1 ano.

jcesardutra disse...

Raquel para diarréia eu uso o neosulmetina gotas e deixo a ave somente no painço (por uns cinco dias) e a água com o neosulmetina tem que trocar diariamente. Use conforme a bula. Quanto ao vitagold tem que ser dado apenas por alguns dias e bem fraquinho a diluição nunca mais doque manda a bula, digo isto porque algumas pessoas colocam gotas a mais de vitagold e ficam por quase um mes (intoxica e facilita diarreía) . É importante não dar muita vitamina na água para fêmeas que estejam alimentando filhotes, pois elas bebem muita água nesta faze e levam muita vitamina para os filhotes que acabam intoxicados. Eu coloco revitalizante da alcon, apenas uma vez por semana e numa dosagem nunca acima do indicado, ou até mesmo o vitagold, também nesta faze uma vez por semana. Todo o resto de alimentação e vitaminas na faze de criação dos filhotes deve ser adicionado na ração. Estou extranhando voce dizer que esta fêmea é um Ar azul e amarelo, pois os Ar são azuis e branco ou verdes e amarelos. Então ela deve ser um Ar azul face amarela. Os ADs são usados com Ar para se produzir os chamados claros de olhos escuros, eles ficam todo branco ou todo azul porém com os olhos pretos e se diferenciam dos albinos e lutinos que tem os olhos vermelhos. A fêmea AD deveria ser acasalada com um macho Ar, mas também fica bem com o teu verde. A Ar fica bem melhor com o azul porém se ele não for portador de Ar (filho de pai ou mãe Ar) só reproduzirá filhos azuis normais iguais a ele porém portadores de Ar e com sorte azuis face amarela.

Raquel disse...

Posso enviar algumas fotos deles para o senhor me dizer qual a cor com certeza porque a que eu acredito ser uma Ar eu encontrei na rua a alguns meses e a outra eu comprei em uma loja de animais ela tem os olhos bem escuros pretos. Muito obrigada pela ajuda.

Natalia Mingione disse...

Olá Julio. Aprecio muito seus artigos. Tenho uma dúvida!
Tenho um casal (macho azul e branco, cera azul e femea verde e amarela, cera marrom) e não havia percebido se estavam acasalando. Adquiri um outro macho, e os três estão bem na mesma gaiola. Porém soube que há aproximadamente uma semana, o casal foi visto acasalando, e agora a fêmea passa todo seu tempo no ninho, somente dormindo fora dele, o que me leva a crer que ovos estão por vir. O macho recém chegado poderá causar problemas ao casal ou aos filhotes? Devo separá-lo? Além disso, o macho do casal apresenta irregularidades no bico, que apareceram com o tempo. Como devo proceder?? Muito Obrigada.

jcesardutra disse...

Natalia se fosse em um viveiro tudo bem, mas numa gaiola é mas seguro deixar só o macho que acasalou com ela. Deixe o outro noutra gaiola bem pertinho para companhia. Quanto as irregularidades no bico não me descrevesse quais são. Muitas vezes os bicos crescem demais por falta de um pedacinho de tijolo maciço para roer. Nese caso pode ser lixado com uma lixa de unha para diminuir a diferença e normalmente podem aparecer roídos ou com aspécto esfarelado ou poído que normalmente é provocado por arazitos externos. Eu uso SBP doméstico á base de água, esborrifo em um papel e passo a substãncia no bico esfregando um pouquinho para matar os invasores. Se for isto duas ou tres vezes deve resolver. Abaços .

Nathanael disse...

Olá de novo, soube que quando a fêmea está no período de reprodução, fica com a carúncula cor de chocololate. Porém a fêmea não mudou a coloração da carúncula, esta rosa, do mesmo jeito(ela é azul celeste). Isso seria algum distúrbio ou é normal? Ela ja pôs 4 ovos. Outra duvida, se por acaso a mãe não alimetar o filhote nos primeiros dias(soube que isto é possível) e eu não tiver acesso a papinha própria industrializada para filhotes, posso dar papa de milho(feito com farinha de milho+água) ou voce poderia me indicar uma receita melhor?
Obrigado!!
Espero resposta.

Nathanael disse...

só corrigindo uma coisa na minha pergunta ai de cima, uma coisa que pode causar duplo sentido.
Na segunda linha, quando digo que ela é azul celeste, me refiro a cor da periquita e não a cor da carúncula.
Valeu!!

jcesardutra disse...

Nathanael isto (a cera estar de cor azul desbotado em vez de chocolate) algumas vezes pode ser sinal de doença, mas se ela esta comendo bem e se porta normalmente então deve estar bem, deixa ela assim. Tem que ver quantas crias ela já deu seguidamente sem fazer o descanço de dois meses (é no máximo quatro). Quanto a papinha eu não tenho idéia melhor pois sempre tenho a mão a papinha alcom, só não esqueças que as fêmeas não alimentam os filhotes só nos primeiros dias e logo em seguida ela começa a almentar normalmante. Eu tenho um amigo que mora no interior e pedea papinha pela internet. Ele fez contato com a alcon. Acho que já te indiquei dar uma lida no artigo como alimentar filhotes recém-nascidos do "criadouro f13".

jcesardutra disse...

Tudo bem Nathanael, mas é de estranhar pois deveria ficar achocolatada.

Marlon disse...

Júlio, publica aí dois sites onde já fiz compra e as mercadorias chegaram direitinho, em um prazo pequeno: www.terradospassaros.com e www.petclick.com.br. São alternativas para se adquirir produtos/alimentos/medicamentos/etc em cidades onde não há uma pet bem equipada. Só uma dica. Não sou representante comercial de nenhuma delas. huauhauahuahauha

jcesardutra disse...

Marlon devo anunciar em seguida, gostei deles. Muitas pessoas que moram em cidades distantes do interior e não em tem uma boa agropecuária ou petshop poderiam fazer os pedidos pela internet usando estes locais.

gabriel disse...

muito legal minha femea pos 11 ovos na primeira postura

Marlon disse...

11 ovos? coitada da fêmea. agora imagina se todos eclodirem. matariam o casal de cansaço.

jcesardutra disse...

Marlon neste caso é obrigatório ajudar a aimentar na mão. O melhor ainda seria distribuir filhotes em outras caixas.

jhonatan disse...

oi julho. me socorre!
deu um problema aki na ninhada de piriquito!
o primeiro filhote nasceu a 5 dias atras e ontem nasceu outro!
mas a femea ta dando bola so para o primeiro filhote que nasceu! e o outro pequinininhu so bera e ta sepre com o papinhu vazio e o outro sempre com o papo cheio!
ela tira o novinhu para fora daonde e o lugar dele ficar e da bola so para o outro!
e ele e muito novinhu para eu criar na mão
uq eu faço?? se puder me responder o mais breve!
fico grato!

jcesardutra disse...

Johonatan ele tem queser alimentado na mão senão ele morre. Podes mantê-lo em uma caixinha de sapato com uma lãmpada fraca, só para mantê-lo aquecido, mas tem que ser alimentado e hidratado (água). Existem no mercado papinhas prontas e fabricadas especialmente para filhotes. São marcas como alcon e outras. Basta adicionar água morna e oferecer com uma seringa diretamente no bico. Quando ele estiver mais vivinho e um pouquinho maior a fêmea talvez o aceite e comece a alimentá-lo. Observe o artigo que existe no blog "criadouro f 13", ele mostra como alimentar manualmente os filhotinhos.

jhonatan disse...

bem não tenhu especialidade com isso de alimentar a mão!
ele tem apenas 3 dias de vida!
vai morrer cmg!
e a femea ta alimentando ele mas bem menos doque alimenta o que tem 6 dias! pq isso??
acredito que seja pq ela so teve ninhada com 1 periquito !
mas eu estou cuidando ele!
estou fazendo de tudo para eu não ter que alimentalo a mão!
ah eu coloqui um divisor nessa gaiola como vc mandou!
e tem pouco espaço para eles sera por isso?
vou fazer uma gaiola de 1 metro de altura por 150 de largura!
dai eles ficam bem neh
Obrigado

Ricardo farias disse...

Bom dia…
Gostaria de saber se podemos acasalar periquitos gigantes, padrão ingles com periquitos normais??
muito obrigado!!!

jcesardutra disse...

Pode sim pois eles são a mesma ave, só o tamanho que em alguns casos pode dificultar um pouco, mas pode.

Nathanael disse...

Olá, tenho um filhote de mais ou menos 2 semanas que está com a pele um pouco azulada. Isso é normal?

arian disse...

ola tenho um periquito australiano com a asa ortada ele é manso mas nao tem jeito dele vim no dedo so sobe no onbro .
devo ii forsando ele a subir no dedo ? ou deixalo assim q um dia subira?

jcesardutra disse...

Arian treina ele em cima de um sofà para que não se machuque ao cair. Coloque no dedo e ele vai pular, pegue de novo e coloque no dedo e novamente vá repetindo até ele cansar e se obrigará a parar. É mais fácil com uma varinha igual a um poleiro. Coloque ele pousado na varinha e ele aceita mais fácil.

arian disse...

oi muito obrigado pela dica agora ele ja esta vindo mais no dedo porem tenho otras duvidas
Em q epoca do ano os periquitos acasalam.
duvida 2 : tenho 2 casais de periuito australiano porem os machos nao estao enteragindo com as femeas estao enteragindo eles dois gostaria de saber se quando chegar a data deles acasalarem eles acasalaram normalmente com as femeas ou nao seria melhor separalos?
espero resposta arian

arian disse...

enteragindo q eu falo e bicando um na boca do outro tipo se beijando

arian disse...

tambem gostaria de saber de q cidade vc é

jcesardutra disse...

Arian não tem época para eles criarem, eles criam em qualquer época e se não estão interagindo com as fêmeas é porque elas não estão prontas, não estão quentes, ou então eles. Tem que saber a idade deles, são adultos? tem mais de 8 meses? Uma boa tática é deixar cada fêmea na sua gaiola com caixa ninho sozinha por uma semana até que ela comece a entrar e ficar um pouco na caixa. Isto é sinal que ela está se preparando para reproduzir. Os dois machos deixe-os em uma outra gaiola juntos. Depois que notares que elas estão bem adaptada com a caixa tu colocas um macho com ela, se eles não se entenderem de imediato retires ele e coloque o outro. Se ela estiver quente ela aceita e eles se acasalam na hora.

jcesardutra disse...

Eu moro em Florianópolis, próximo ao aeroporto.

jcesardutra disse...

Os machos ficam o tempo todo assim, é normal e quando encontram uma fêmea pronta eles se acasalam na hora.

arian disse...

muito obrigado fari isso entao

abraços arian

filipe disse...

quando devo limpar a caixa ninho?? o último periquito nasceu na terça hoje é domingo e o interior da caixa tem um pouco de fezes, devo tirar a caixa ninho da gaiola para limpar?, posso pegar nas crias e por noutra caixa ninho enquanto limpo, será que a fêmea não os vai rejeitar após tirar a caixa ninho do sítio??
valeu, muito obrigado por tudo...
Abraços.

jcesardutra disse...

Filipe se as fézes estiverem sequinhas não faz mal, só quando for muita quantidade e atrapalhar o bem estar deles em relação ao espaço ou quando estiverem um pouco pastosa e sujando todo mundo. Neste caso retira-se toda as fézes, raspa e limpa a caixa e coloca-se um pouco de serragem de madeira ou mesmo as cascas das sementes que eles comem. Enquanto procede a limpeza deve colocar os filhotinhos em um recipiente limpinho e quente para eles não adoecerm e este procedimento deve ser rápido. Não tem problemas quanto á fêmea, ela aceita os filhotes de volta.

filipe disse...

vale
então posso tirar a caixa ninho da gaiola, sem qualquer problema??? é que ela encontra-se pendurada da parte de fora da gaiola...
abraços...

arian disse...

oi separeis os macho sabado qndo devos unilos denovo devo deixar as duas femeas separadas ou pode ser na mesma gaiola?

jcesardutra disse...

Arian para reproduzir sem brigas tem que ser cada fêmea em sua gaiola. Se for num viveiro com algumas caixas sobrando tudo bem.

Marcos disse...

Ola Julio sensacional seu blog e seus artigos parabéns mesm tenho uma grande duvida e esta me tirando a tranquilidade e gostaria que o senhor me ajudasse se possivel.Crio periquito australiano ha um bom tempo e isso nunca havia acontecido entao fikei sem saber muito bem o que fazer.Adiquiri meu primeiro casal ingles faz pouco tempo sao muito carinhosos ate, a femea botou 7 ovos mas assim que nasceu o primeiro filhote o macho matou resolvi dar mais uma chance pra ele, mas ele matou o segundo tambem tive que separalo mas percebo agora que ela esta muito inquieta pela falta dele sera que ela da conta de criar os filhotes que estao por vir sozinha? E se colocar ele de volta na gaiola dela sera que ele voltara a matar os filhotes? Realmente nao sei por que ele teve esse comportamento ele sempre foi tao cuidadoso com ela e os ovos durante o choco mas desde ja agradeço por qualquer informaçao muito obrigado e um grande abraço!

jcesardutra disse...

Marcos eu nunca vi um caso deste, normalmente quando os filhotes estão grandinhos, já empenados é mais comum tanto o macho quanto a fêmea começar a expulsar os filhotes da caixa ninho e até atacá-los mesmo, é uma atitude que tomam para recomeçar logo uma ninhada nova. Neste caso separamos deixamos os filhotes somente com um dos pais, aquele que alimenta melhor. É importante observar para poder separar. No teu caso esta obrigado a separar pois com certeza ele vai atacar de novo. Ela se vira sozínha sim, deixa ele em uma gaiola por perto para ela não desacasalar.

dayberlan disse...

1 eu comprei 4 eu fiz ok

dayberlan disse...

tnho 2 casais e coloquei 5 caixinhas ninhos fiz certo???

jcesardutra disse...

Certíssimo.

sil disse...

Oi Julío gostaria de saber como faço pq minha femea ta bicando o filhote o tempo todo, e o macho também eles não deixa o filhote entrar no ninho. Ele não sabe voar ainda não nem comer sozinho fica piando querendo comida uma vez ou outra o macho da,fico com medo dele matar o filhote ele é tão lindo.

Julio Dutra disse...

Sil você tem duas alternativas, retira o filhote e trata na mão usando uma seringa para alimentá-lo (ver o vídeo) ou retire a fêmea (ou o macho) da gaiola deixando que o outro termine de criar sozínho. Mesmo assim tem que estar atenta, pois se ele (a) não alimentar então terá que ser você, ou ofilhote morre.

Unknown disse...

Júlio seu cruzar uma albina face marela com um lutino quais serão as cores dos filhotes a possibilidade de nascer lutinos e albinos faces amarelas??? mto obrigado por estar me respondendo todas as minhas perguntas.

Julio Dutra disse...

Daniel para cruzar uma albina face amarela com um lutino, o lutino tem que ser portador de azul, senão todos os filhotes serão lutinos e não será possível perceber se os filhotes nascerem face amarela. Portanto para ter filhotes albinos face amarela tem que acasalar com um albino ou ter certa que o lutino é um face amarela.

Unknown disse...

Júlio se eu cruzar uma albina com um azul quer cor nascerá os filhotes??? e se eu cruzar um ada verde com uma albina o que nascera??? e se esse ada for azul com essa albina o q nascerá?? e se eu cruzar um ada verde com ada azul o que nascerá??? por favor me respondeeee to tentando arranjar um casal URGENTE!!!

Julio Dutra disse...

Daniel Wesley você esta tentando entender de uma forma mais difícil, estou te escrevendo isto porque vou procurar dar uma boa orientação por entender que esta é a dúvida de muitos criadores iniciantes. Ao acasalar albinos e lutinos com ADAs e mesmo com os normais verdes ou azuis, não muda nada quanto ao tipo de periquitos que vai nascer. Seja normal, opalino, recessivo, ADA, albino ou lutino. O que tem que ser entendido é que existem duas linhas de cores, uma verde e uma azul, no mais é tudo igual. O verde é dominante em relação ao azul, então ele pode portar a cor azul e os filhotes de verde podem ser além de verdes, serem azuis também. O azul só pode ter filhos azuis ou albinos. O que acontece é que o albino é da linha azul e o lutino é da linha verde. Então os periquitos azuis podem portar “ino” e ter filhos albinos e os verdes podem portar “ino”, ter filhos lutinos, porém se o verde também for portador de azul, além de filhos lutinos ele pode ter filhos albinos e azuis. Nesta mutação ino (lutinos e albinos) o macho pode ter filhas no primeiro cruzamento, as fêmeas “inos” só produzirão filhotes “inos” se acasalada com um macho “ino” ou um normal portador de ino. E como regra geral, todos os filhos “machos” de um “ino” serão portadores de ino, as filhas não. Vou passar a tabela para facilitar mais a visão geral desta mutação. Sê quiser filhotes lutinos use ADA verde, se quiser albino use ADA azul. Importante: O ino deve ser o macho e a fêmea ADA.

Julio Dutra disse...

Daniel Wesley:

ADA verde fêmea com lutino macho: Filhas lutinas, filhos verdes portadores de "ino"

ADA verde fêmea (portadora de azul) com lutino macho portador de azul: Filhas lutinas, albinas, filhos verdes e filhos azuis portadores de ino e azul.

ADA azul fêmea com lutino macho: Filhas lutinas verdes portadoras de azul e filhos verdes machos portadores de azul e de ino.

ADA azul fêmea com lutino portador de azul: Filhas lutinas, albinas, filhos verdes e azuis ambos portadores de ino e azul.

Sê o macho for o ADA, verde ou azul e a fêmea albina ou lutina, portadora de azul ou não, não nascerão nenhum “ino”, nem mesmo fêmea como anteriormente, apenas os filhos machos normais ou ADA, verdes ou azul, serão todos portadores de “ino”.

eliana disse...

Oi Julio, mas uma vez estou com uma duvida, comprei um pequito em marco e notei ele meio triste, mas nao sabia o que era agora pela aparencia e pelo o que eu ja li, vi que e sarna que ele tem, na verdade nao sei se e ele ou ela, separei ele imediatamente dos outros, estou passando pomada, gostaria de saber o que devo fazer com os outros, nao notei nada neles, tenho medo que eles tenham pego, se nao pegaram tem como prevenir? devo fazer mais alguma coisa pra esse fora a pomada?
fico no aguardo, de sua ajuda

Julio Dutra disse...

Eliana se você esta certa de que o problema apresentado é sarna então a pomada indicada é o "Dolemil". Quando o periquito esta triste tem que observar se tem mais alguma causa. Primeiro se trata a sarna, mas tem que ficar atento para os sintomas que ele apresentar. É necessária uma limpeza na gaiola, com atenção especial nos poleiros e nas paredes. Existe um medicamento em gotas ‘“ALLAX” que deve ser usado em todos, inclusive neste que esta usando a pomada.