Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Brigas de periquitos.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


O criador que utiliza o método de criar cada casal em uma gaiola desconhece problemas de brigas entre fêmeas e tem a certeza na paternidade podendo exibir o pedigree dos filhotes.


Quando se cria em viveiro a de se tomar cuidados especiais no referente às caixas ninhos por exemplo. O viveiro tem que ter espaço suficiente para conter várias caixas ninhos de sobra mesmo que custe a redução do número de casais. Um viveiro de cria deverá conter somente casais que estiverem ali para reproduzir, e os filhotes assim que comerem sozinhos terão que ser alojados em outro ambiente. Um filhote poderá morrer por uma mordida ao tentar entrar, ou mesmo se aproximar de uma caixa ninho onde já estiver outra família em andamento.


Os filhotes em crescimento devem ficar juntos em um ambiente onde não tenha adultos, para sua proteção. E os adultos que não estiverem criando devem ficar juntos, separados por sexo para evitar acasalamentos indesejáveis. Fêmeas em um gaiolão e machos em outro, só os juntando quando ficar decidido que casal montar, a não ser quando eles não aceitam, daí realmente temos que oferecer outro macho ou outra fêmea. Todas as agressões em filhotes são causadas por adulto e geralmente fêmeas. Todas as agressões em adultos são causadas por estresse, geralmente excesso de aves ou falta da caixa ninho. Não existe doença conhecida que cause ferimentos, falta de unhas, topetes arrancados em um lote onde todos os outros se apresentam normais. Pode acreditar, é briga!

102 comentários:

Marlon disse...

Olá Júlio, Minha periquita iniciou a postura de ovos na quinta-feira, no sábado pôs o segundo e espero que hoje ponha o terceiro. Sendo o macho azul e a fêmea verde manchada com amarelo (não só na cabeça, mas em algumas partes do corpo, principalmente nas costas), quais as possibilidades de cores para os filhostes?
Att,

jcesardutra disse...

Marlon se a tua fêmea verde não for portadora de azul, todos os filhotes serão verdes, pois o verde é dominante. Se ela for AR (arlequin recessiva já que é pintada) todos os filhos serão portadores de AR e de Azul (porem todos verdes conforme descrito acima). Se ela for ADA ( arlequino dominante australiano) que tambem é manchada, apesar de um pouco diferente dos AR, daí nascerão filhotes manchados.(ADA).

Marlon disse...

Bah... Lá se vão minhas esperanças de ter uma cria azul. Obrigado.

karoline disse...

Obrigada pela resposta sobre meus periquitos.Acho que você está certo, apesar das muitas especulações que já fizeram. Observei o comportamento das duas e vi que a que não está pondo é que quebra os ovos.
Sinto tanta pena...a pobi que pões o ovinhos fica toda magrinha e cansada, pasa o dia dentro do ninho. :/
Já dei até vitamina pra ela, mas ela tá parecendo triste.
Talvez seja besteira minha, mas to morrendo de pena dela. :~
Você acha que eu deveria comprar um macho pra elas?
Tipo, vai ser chato pq eu nao quero criação etal...vou ter que arranjar pessoas pra dar os filhotes e tudo.Mas se for melhor pra elas é o jeito né

Vou te mandar uma foto delas depois. (:

guilherme disse...

oi julio,minha femea esta chocando , e queria saber informaçâo sobre o tempo que demora o choco,como saber se a femea nao esta cuidando bem dos filhotes,com quanto tempo de vida separar os filhotes e se tem que mudar a alimentação para os pais alimentarem os filhotinhos???

guilherme disse...

so faltam mais 6 dias para os filhotinhos nascerem!!!

guilherme disse...

responda por favor.........

jcesardutra disse...

Guilherme o tempo de choco é de 18 dias para cada ovo á contar do dia que ela pôs. Portanto o primeiro descasca com 18 o segundo com 20 e assim sucessivamente, pois ela põe a cada dois dias. Pra saber se os pais estão cuidando bem é só olhar o papo dos filhotes e ver se tem alimento. Só se separa os filhotes quando eles estiverem comendo sozinhos. Não tem que mudar a alimentação, tem que melhorar acrescentar farinhada, ovo cozido, aveia, etc. Valeu?

Marlon disse...

Júlio, Minha periquita pôs o 4º ovo hoje, tudo dentro do prazo, ou seja, de 2 em 2 dias. Notei que desde que ela iniciou a postura a comida, que antes demorava para desaparecer dos potes, está sumindo rapidamente. Antes um pote levava uns três dias para ficar mais ou menos vazio e agora o mesmo pote fica vazio numa manhã. É normal essa situação? Abraços.

guilherme disse...

mas posso mexer no ninho sem que a femea os abandone???
me disseram se eu mexer no ninho a femea abandona.

jcesardutra disse...

É boato, pode mexer, limpar que ela não abandona.

jcesardutra disse...

Marlon, é o custo da produção neste momento ela precisa de um reforço na alimentação. Dê de tudo que periquito come.

Marco disse...

Olah Julio,

Acabei de adquirir de um aviario nao idoneo, como sempre ( nao tem nenhum melhor por perto ). Eh uma lutina, que tah sem as penas grandes das asas e do rabo... quando tem eh soh vestigio, tem as raques sem as barbas, parece um fiozinho. No mais ela tah legal, esperta, se alimenta bem, nao aparenta estar com alguma doença. Serah que essa falta de penas ou barbas nas penas grandes eh devido a brigas/maus tratos, ou eh pq ela e vovozinha jah? Os periquitos velhos costumam perder as penas grandes?



Obrigado.

jcesardutra disse...

Marco normalmente se trata de uma doença chamada muda francesa. Tenho escrito em resposta aos leitores e tambem em artigo neste blog. Quem lê não compra periquitos com esta doença. A não ser que queira para amansar e andar com ela na mão, pois não vôa, pode até reproduzir mas a chance de passar para os filhotes é grande. Torce para que as penas grandes da asa e da cauda tenham sido arrancada por algum motivo , pois se realmente for muda francesa demoram muito para voltar, quando voltam. Com certeza não tem nada a ver com a idade. Valeu?

Marco disse...

Opa, talvez seja essa doença mesmo, vou deixar ela separada. Tiinha separado um macho pra ela, agora jah vou deixar junto de vez pq talvez jah tenha passado a doença pra ele tb. Se nao for essa doença ela com certeza recupera as penas, certo?Vou deixar os bichos de quarentena aqui. Pra vc ver o nivel dos aviarios daqui, os kras vendem os bichos com as mais diferentes pestes.

Valeu ae, brigadao.

Lucas Soares disse...

ohh julio...
minha periquita ta pondo ovos...
so que ela ta sem o prazo normal de 2 dias
ela botou um ontem de manha... e outro hj pela tarde...
isso seria alguma doenca?!
ou ela que é aparessadinha mesmo?!
abraços
agradeço desde ja!

jcesardutra disse...

Lucas isto não é comum mas pode acontecer, não é bom nem ruim, o bom é eles estarem fertilizados e nascer filhotes. Um abraço, Julio.

guilherme disse...

ola julio, lembra da minha dica:
sobre as fotos do seu criadeiro,adoraria ver a alimentacao,o espaço,berçario, limpeza,etc.
julio uma duvida:

MINHA FEMEA ESTA CHOCANDO E JA FAZ UM BOM TEMPO E GOSTARIA DE SABER SE POSSO VARER EM VOLTA DA GAIOLA SEM Q ASSUSTE MUITO A FEMEA, E EUE NO ULTIMO DOMINGO AXEI UMA COISA PERIGOZISSIMA: UMA RATAZANA, MEU DEUS QUE MEDO, MAS A SUA PROTETORA OS DEFENDEU:MINHA CACHORRA

guilherme disse...

MAIS UMA DUVIDA;
EU TENHO UM OUTRO PERIQUITO QUE SEMPRE PARECE ESTAR TREMENDO , PERECE VELHO(MAS N É PQ COMPREI FILHOTE)
ENTAO EU VI AS VITAMINAS NO PET SHOP,MAS NAO SEI APLICAR,
COMO FAÇO?

jcesardutra disse...

Só de aos periquitos as vitaminas ou revitalizantes indicados para psitacídeos e de segundo a orientação da bula.

jcesardutra disse...

Guilherme pode varrer, limpar dentro da caixa, limpar os ovos e depois colocar de volta que ela não abandona, o perigo realmente são os ratos.

guilherme disse...

e a minha dica das fotos do seu criadouro?
ah...gostei muito da foto da semana!!!!!!

guilherme disse...

meu casalsinho teve um filhote hoje(ADOREI)
mas se eu devo dar papa de ovo,
qual a receita das papinhas que devem ser dadas para os filhotes???
e que a papa de ovo que compra no pet shop e muito cara!!!!!!

jcesardutra disse...

Guilherme a papa para periquitos custa 8,00 0 quilo, mas vende no varejo, 200g custa 1,60 e dura 15 dias para acabar. Mas voce pode amassar ovo cozido com cenoura relada e beterrraba também ralada. NÃO ESQUEÇA DE DAR COUVE. Quanto as fotos estou providenciando.

guilherme disse...

Ô LOUCO, FAÇO A METADE DAS PERGUNTAS
RSRSRSRRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

guilherme disse...

obrigado, achei a papinha no pet shop, e o problema é que o macho come tudo(rsrsrsrsrsrsr), da até pra ouvir o piadinho do filhote e

E MUITO OBRIGADO, SEM VC MEUS PERIQUITOS NUNCA IRIAM DAR CERTO,GRAÇAS AS SUAS DICAS,VALEU MESMO,ABRAÇOS!!!!!!

guilherme disse...

julio eu ofereço a papa de ovo para meus periquitos, o problema é que o macho come tanto que esta obeso!!!!
onde eu compro a papa de ovo é 10,60 O KILO!!!
É CARO ,MAS , PAGARIA O QUE FOR PRECISO P/ CUIDAR BEM DE MEUS PERIQUITOS

guilherme disse...

julio eu ofereço a papa de ovo para meus periquitos, o problema é que o macho come tanto que esta obeso!!!!
onde eu compro a papa de ovo é 10,60 O KILO!!!
É CARO ,MAS , PAGARIA O QUE FOR PRECISO P/ CUIDAR BEM DE MEUS PERIQUITOS...

jcesardutra disse...

Guilherme periquito obeso é um problema sério, mas vale cortar e deixar para dar somente quando ele estiver alimentando os filhotes. E quando os filhotes estiverem saindo da caixa para comerem na gaiola tu retiras a fêmea e deixa ele cuidar sozinho daí ele emagrece. Depois que os filhotes estiverem liberados retornarias a fêmea para junto dele.

Marco disse...

Olah Julio,

Nao sei se isso acontece no seu criadouro, mas eu tenho um viveiro que fica na parte de fora da minha casa e eh constantemente "visitado" por camundongos. Voce sabe se os camundongos sao nocivos aos periquitos de alguma forma, tipo... comem os ovos ou transmitem doenças? Tem algo que espante esse bicho sem ser aqueles venenos que matam toda a cadeia alimentar dele?



Obrigado.

Rita Cabral disse...

Olá Julho.

Tenho 4 periquitos australianos.
Estão juntos em um viveiro bem grande a +/- um mês.
Aparentemente 1 macho e 3 femeas.
Eles se agruparam da melhor forma, ficando um casal de verdes (macho verde oliva e femea verde) e duas femeas que ficam juntas o tempo todo, uma totalmente branca com olhos vermelhos e uma AR.

Sempre estranhei que a AR tinha o mesmo comportamento com a albina que o macho verde tinha com a femea, sempre com o topete bem arrepiado, dando pequenas batidinhas no bico dela, tentando subir nela e tals.

Lendo seus artigos fiquei sabendo que os periquitos "recessivos" podem nos confundir quanto ao seu sexo, não apresentando a cera azul como nos periquitos azuis ou verdes.

Estarei te mandando uma foto dele (a), para você me ajudar quando puder!
Não pretendo ter nenhuma criãção, apenas gosto dessas pequenas alegrias.

O mais engraçado vai ser um macho com nome de Samira! Principalmente pq ja tenha uma femea (verde) chamada Antonio Luiz! (Comprei sendo macho, mas a maturidade sexual chega, nao da mas para esconder! rsrsr)

jcesardutra disse...

Marco os camundongos comem toda a ração mesmo de dentro das gaiolas e deixam os periquitos sem comida quando saímos por um mais dias. Eles tambem espantam as fêmeas á noite fazendo com que elas abandonem os filhotes ou os ovos que rmorrem de frio. Ratoeiras neles. Outra saída é misturar meio a meio cimento em pó com fubá e umas pitadas de queijo ralado. Mistura tudo e deixa em um lugar onde cachorros e gatos não alcancem. Não coloques água, é seco mesmo. Eles comem e esta mistura empedra na barriga deles.

Claudia disse...

Olá Júlio, uma das fêmeas aqui de casa começou a bater muito nos dois filhotes. Um está muito machucado e hoje (após ler todas as suas dicas) iniciei o tratamento (papinha, iodo, etc). Separei o periquito machucado em outro gaiolão, mas estou preocupada com a alimentação dele - não sei se ele come o suficiente. Li em um dos seus posts uma sugestão de colocar o macho para alimentar o filhote. Posso fazer isso ou tem perigo dele machucar ainda mais o filhote?

jcesardutra disse...

Cláudia no primeiro sinal que isto vai acontecer eu retiro a fêmea e deixo o macho cuidando sozinho, é muito raro algum que não alimente, mas tem que ficar atenta e neste caso os filhotes tem que ser alimentados na mão. Eu uso uma seringa com uma sondinha e coloco direto no papo. Mas tem que ser papinha para filhotes de psitacídeos da alcon, vende pelo Brasil todo. É claro que se existir outra de outro fabricante também serve desde que seja para filhotes de periquitos. (tem a foto na embalagem). A comida tem que ser servida depois de misturada com água quente. Tem criadores amigos meus que colocam com a seringa apenas e oferecem pelo lado do bico e eles vão aprendendo a comer. Às vezes da certo, eu prefiro colocar direto no papo, até que eles comecem a comerem sozinhos. Boa sorte! Julio.

Paulo D. disse...

Então quer dizer que se meu casal é todo verde com aquelas manchas tradicionais azuis perto do bico e azul na calda, os filhotes que nascerem desse casal seram da mesma cor?ou podem nascer de uma outra cor que nenhum dos dois apresentam?
Tem alguma maneira de ajudar o casal a se reproduzir mais rapido? pois comprei o meu sabado, porem eles ja estavam juntos em outra gaiola da loja, mas com outros juntos e agora eles estão sozinhos, pode me informar quando um casal está se dando bem o que eles fazem, pois eles estão se bicando (parecendo que estão se beijando).
Obrigado, até mais.

jcesardutra disse...

Paulo D. o teu asal está passando por um período de adaptação e logo eles começam a namorar e verás que estarão se aprontando para a reprodução. Tem que ter um pouco de paciência e aguardar que a natureza haja.

Paulo D. disse...

Então quer dizer que se meu casal é todo verde com aquelas manchas tradicionais azuis perto do bico e azul na calda, os filhotes que nascerem desse casal seram da mesma cor?ou podem nascer de uma outra cor que nenhum dos dois apresentam?
Obrigado

Paulo D. disse...

Como eu tenho um casal, qual a melhor opção para eles uma gaiola menos do tipo um cubo, ou uma gaiola com altura de aproximadamente 1.40m , largura de aproximadamente 56 cm?

jcesardutra disse...

Paul melhor para eles é uma gaiola onde poderão dar uns vôos, portanto quanto mais espaço melhor, principalmente no comprimento.

jcesardutra disse...

Paulo realmente podem aparecer mutações inesperadas pois não sabemos o que eles portam, o negócio é deixar criar para ver o que aparece.

guilherme disse...

olá julio,como vai a sua criação?
um fato curioso ocorreu: minha femea teve 4 filhotes ,um mais velho, outros dois da mesma idade e um bem atrasado muito novinho.....
a femea o abandonou,o jogou para fora, até tentei cuidar dele,mas, ele faleceu com hipotermia...TADINHO
outro periquito que tenho,um macho adulto, esta com uma pata machucada o que devo fazer???tem veterinario???
coloque novos links, ta fikando xatooo, a e a foto da semana ja esta a muito tempoooo
coloque outra, mostrando um FILHOTINHO

jcesardutra disse...

Guilherme periquito com a pata machucada deve ficar isolado em uma gaiola pequena, sozinho. Não deve ter poleiros e a água e as comidas devem ficar no fundo da gaiola para facilitar. Melhor ainda se cobrir a gaiola com um pano claro quase transparente ou colocá-la em um local onde nimguem o perturbe pois quanto menos ele se mecher mais rápido cura.

Claudia disse...

Olá Julio, segui suas instruções alimentando o filhote e cuidando dos ferimentos com rifocina - deu tudo certo até agora. Muito obrigada por compartilhar os seus conhecimentos e experiência.
Abs !!!

jcesardutra disse...

Cluadia pode estar surgindo aí o início da carreira de uma nova veterinária que por enquanto caseira. Brincadeira, abraços e boa sorte.

Luiz Paulo disse...

Boa Noite, eu tive um pequeno problema com um periquito, ela apareceu aqui em casa a 3 dias o pessoal chama de maritaca, ela e extremamente mansa, mas ela tava com uma das assas cortadas, corte de tesoura, e a outra não.
Ontem ela deu um vôo no rumo do papagaio e ele pego ela e naum sei se machuco, mas ela naum esta andado, soh fica se arrastando as patas dela naum se meche, mas ela naum sente dor e as patas estão um pouco inchada, to com muita doh dela, gostaria q o senhor me ajudasse, ela parece ser muito nova, estou dando duas gotas de Antibiótico Avitrin da COVELI de 12 em 12 horas e alimentando ela na mão com maça, girassol, e alpiste, já naum tenho mais o q fazer, mas qria ajudar muito ela !

Muito Obrigado, desde já.

guilherme disse...

mas e só colocalos em gaiolas isoladas???
ele já esta em uma gaiola sozinho,apenas vizinhos.
mas nao tem que ter cuidaods médicos??
como faço para mandar algumas fotos do meu periquito p/ vc analisar?

jcesardutra disse...

Luiz Paulo se ela não anda pode ter fratura na perna, tem que examinar com bastante cuidado (as duas). Em caso de fraturas tem que imobilizar senão ela vai ficar aleijada. Usa-se um canhão (parte mais grossa e oca de uma pena, tipo de galinha) cortando um pedaço e fazendo uma rachadura para colocar a perna fraturada dentro. Depois passar um pedaço de esparadrapo. Se a fratura for mais acima é ainda mais complicado tem que usar uma talinha e imobilizar com esparadrapo. Em oito dias está já estará curada. Ela tem que ficar em um local sossegado, com os alimentos e água próximos a ela e sem poleiros na gaiola. É importante mantê-la em local aquecido. No caso da alimentação o melhor seria comprar papinha pronta da alcon, vendem á granel em casas de pássaros, basta acrescentar água morna. Pode ser oferecida com uma colherinha ou uma seringa. E se ela não aceitar de jeito nenhum a única saída é injetar diretamente no papo colocando uma sondinha na seringa.

Luiz Paulo disse...

E o remedio devo continuar ? ou qual remedio poderia ser dado ?
ela tem se alimenta bem come muito girassol.

agredeço sua ajuda.

jcesardutra disse...

Não precisa remédio, só alimentos e repouso. Tem que misturar outras sementes ao girassol pois é muito gorduroso e pode dar diarréia.

guilherme disse...

e quanto a minha pergunta? ,vc n respondeu
sobre a pata machucada do meu periquito
esta um pouco acima!!!!
é a pergunta 46

guilherme disse...

desculpe a cor saiu diferente
eskeci do e mail certo

jcesardutra disse...

Guilherme o meu e-mail é jcesardutra@yahoo.com.br e periquito com perna quebrada eu respondi que tem que ser imobilizada a fratura, e mantendo a ave em gaiola pequena sem poleiros por oito dias. Manter em um lugar aquecido e colocar a água e a comida no fundo da gaiola para não forçar e deixá-la quietinha.

bruninha disse...

o que eu faço para os periquitos pararem de brigar?uma femea não deixa a outra em paz,é todo tempo batendo nela,eu ja botei a que apanha em outra gaiola mais ela fica muito triste.eu tenho outras femeas mais ela so bate nessa,a que bate tá com ovo,será por isso ou por causa do macho,apesar de eu ter dois machos

jcesardutra disse...

Bruninha fêmeas juntas quando tem caixas ninhos é briga na certa. Provavelmente esta que apanha deve estar indo na caixa onde tem o ovo da outra. Quando se tem mais de uma fêmea tem que ser colocado várias caixas de sobra e o viveiro tem que ter espaço suficiente para uma ficar longe da outra. Ou separa as fêmeas ou aumenta o espaço e coloca várias caixas a mais. Valeu?

rodrigo disse...

ola tenho um periquito muito machucado, pois ele apanhou da femea , e o bico dele esta caindo ,oque posso dar para ele comer?
sei que tem que ser comida mole mas nao sei qual é essa comida por favor me ajude

rodrigo disse...

esqueci de uma perguntinha e oq posso passar nos machucados dele pois estao bem feios...obrigado pela atenção

daiana disse...

ola meu periquito apanhou da femea , e ficou muito ferido , fui passar agua oxigenada e iodo na cabeça dele e escorreu e entrou no olho , lavei bem o olhinho dele mas não rsolveu ele nao ta mais abrindo, sera que ele vai ficar cego? oque posso fazer pra isso nao acontecer ? me ajude por favor estou muito preucupada com ele...

jcesardutra disse...

Daiana era só para passar um pouquinho de iôdo não era para dar banho.(brincadeira). Mas ele deve estar assim porque deve ter irritado muito o olho. Agora poderias jogar um pouquinho de açucar dentro do olho, mas sem esfregar, só soltar um pouquinho em cima, o açucar evita inflamar e alivia a dor . Mas como ele não assiste tv, se o outro olho funcionar bem já esta bom, não é? Depois ele melhora. Proteja do frio e ventos e observe se ele está comendo. O fereça comidas fáceis de comer, como ovo cozido, couve, farinhada, etc.

jcesardutra disse...

Rodrigo pode passar qualquer antisséptico que usararias em crianças.

daiana disse...

ola ..muito obrigada pela ajuda verdade , eu sou muito desastrada mesmo ..pobre do passaro rsrs

daiana disse...

valeu pela atençao ...grato...

bruninha disse...

devido a brigas,a parte direita do nariz de uma femea caiu,eu queria saber se posso passar algum remedio,ou se passando irar atrapalhar a respiração dela?a parte que caiu irar crescer de novo?eu estou muito preocupada

jcesardutra disse...

Bruninha provavelmente ela vai ficar assim, mas pode passar um antissépitco que ajuda a sarar. Tem que ser visto qual o motivo desta briga, deve ter algo errado no local. Normalmente as fêmeas brigam assim pela disputa das casas ninhos. Tem que haver bastante casas sobrando senão elas acabam se matando. Valeu

jcesardutra disse...

Daiana a regra é a seguinte, lendo, estudando e aprendendo, Valeu?

daiana disse...

ok.estou lendo bastante as coisas que voce escreve e acredito q estou fazendo certinho rs , ontem passei açucar no olhinho dele e nao esfreguei,mas depois que passei o açucar ele nao para de esfregao o olho na gaiola ,me da a impressao que esta com coçeira ,é uma reação normal? valeu

jcesardutra disse...

Daiana o açucar é pra evitar que infeccione, mas se ele ficar coãndo é pior, agora deixa ele quieto. Coloques uma banheirinha para ele se lavar.

daiana disse...

ok,valeu

Paulo D. disse...

Tenho um duvida, pois meu macho esta querendo acasalar mas a femea a um bom tempo nao quer acasalar , vive fugindo do macho. a femea vai deixar ele acasalar ou vai fik assim?

Matheus disse...

Como faço pra ver se um periquito é novo ou velho ?

Matheus disse...

Eu tenho dois periquitos australianos um verde e outro azul. O azul eu já sei q é fêmea e o verde tem as narinas brancas; nem dando sinais de marrom nem de azul. Qual seria a previsão do sexo do meu periquito verde ?

Matheus disse...

Como eu já disse eu tenho dois periquitos australianos azul e verde. A azul eu peguei no meu quintal depois q ela pousou. Coloquei ela numa gaiola e vi q ela era muito cabisbaixa só fica com a cabeça entre as patas com uma aparência triste. Ai eu tive a idéia de comprar um periquito pra ver se ela ficava feliz. Mas ela continua do mesmo jeito e ainda por cima briga com o outro q eu não sei qual é o sexo (a pergunta está acima). Queria saber porque ela age assim e se fêmeas de periquitos nunca se entendem mesmo ?

luciano disse...

boa noite julio quero te fazer uma pergunta tenho um casal de periquito.a femea ja faz 4dias que ela fica entrando no ninho mas ate a gora ela nao deu nenhum resultado por que?

jcesardutra disse...

Matheus a previsão é de ser uma fêmea pois um verde tem a cera azul de macho desde filhotinho e não fica esbranquiçada. E respondendo a tua pergunta anterior, um periquito novo tem unhas menores, é menor e mais esbelto, mais ativo tipo um cachorrinho novo. O adulto ou o adulto velho tem unhas maiores, é mais parado, mais corpulento, tem as medalhas prontas, redondas, tem as cores bem definidas para o tipo.

jcesardutra disse...

Matheus se você a pegou no seu quintal imagine quanta fome ela não passou até deixar que á pegassem. Isto a adoeceu, tem que ser mantida em uma gaiola aquecida, fora dos ventos e mais protegida ainda á noite. Tem que melhorar bastante a alimentação dela, deixá-la soziha por umas duas semanas, dar um vermífugo na água e depois um revitalizante. Daí sim dará pra ver se ela esta bem ou não e não esqueça, todo este tempo sozinha.

Matheus disse...

Agora q eu já sei q o verde é fêmea eu tenho duas fêmeas q não param de brigar. Comprar um macho pra ficar na mesma gaiola delas é uma boa idéia ?

Rosana disse...

Olá Julio, minha pergunta e: 24 de novembro e dia 26 nasceram 2 filhotes de periquitos australianos, ja estão com quase 21 dias estão sendo bem alimentados pelos pais, porem 1 deles que eu acho é o maior está deitado com uma as perninhas em movimento pero não levanta parece como qué uma das pernas está aberta do lado de fora só fica esperneando dentro do ninho o outro está supernormal e fica paradinho, não sei se amasaram ele, o que posso fazer por ele? esperar que faça os 30 dias para levar ao veterinario? tem possibilidade de recuperar a perninha? favor agradeço a sua resposta.

jcesardutra disse...

Rosana se esperar ele vai ficar assim pra sempre, pois ela não consertará mais. Enquanto esta no ninho da para fazer uma imobilização usando um pedaço de esponja. Como se ele fosse uma estátua e este pedacinho de esponja fosse à base, o pedestal. Com dois furos apertadinhos passe as perninhas dele inclusive e principalmente a perna escarrapachada de modo que ele fique preso ali por uma semana com as pernas na posição normal, mesmo que preso no pedacinho de esponja verificando se ele continua sendo alimentado e se a mãe não fica tentando retirá-lo da esponja. Quando são bem novinhos eles aceitam e acaba arrumando a posição da perna, caso contrário ficará com uma torta para sempre. Se não der o negócio é alimentá-lo com uma seringa e papinha pronta da alcon ou outra, mas mantendo ele aquecido e com as pernas imobilizadas na posição normal, trancado mesmo. É chatinho, mas não é impossível de fazer. O pior é ficar olhando para ele o resto da vida dele e se lamentar por não ter tentado. Quanto mais esperar pior, se falares com um veterinário e ele indicar algo melhor, tudo bem, mas tem que ser agora. Boa sorte.

Matheus disse...

Eu pretendo ter um casal de periquitos mas não quero q eles se reproduzam mas quero q eles fiquem na mesma gaiola. O q faço para q eles não se reproduzam ??

junior disse...

julio cesar dutra eu adoro periquitos e eu acho que seus comentarios ficariam melhor com fotos

jcesardutra disse...

EU TAMBÉM ACHO CAMARADA MAS AS VEZES NÃO DÁ TEMPO.

Rita Cabral disse...

Julho... Olha eu aqui novamente! rs
Seguinte...
Tenho 6 periquitos que viviam em um viveiro, um deles era muito brigão, então tirei ele do viviero e passei para uma gaiola e, agora por causa dos ovos, todos estão separados.
Casal com ovos no viveiro, outro casal em uma gaiola e dois que ainda não sei o sexo pois são filhotes (o brigão e o eletrico) em outra gaiola.
Ontem desisti de deixar o brigão com o eletrico pq estavam brigando muito então, passei o eletrico para a gaiola com o casal, pq eles são bem quietinhos e, no viveiro tem uma femea com ovos por isso nao coloquei ele lá, pq esse eh muito agitado, fica voando pra todo lado, gritando.
Então, será que fiz certo? pq acho que esse eletrico eh femea. e ele ficou correndo atras do macho um tempão. mas parece que ele so quer carinho, mas não sabe demonstrar isso, assustando os outros periquitos.
O brigão fica se espremendo entre as grades da gaiola, tentando sair. Já tentei deixar a gaiola coberta, deixar afastado dos outros mas nao adianta.. ele parece maluco. No viveiro ele nao fazia isso, mas batia muito nos outros. Sempre foi assim. Nao sei como diminuir esse extresse dele!!! Minha casa não tem barulho nem criança, não mexo na gaiola toda hora. so para limpar. Converso bastante com ele, ele responde. Mas não para de se espremer nas grades.
Isso me deixa muito triste, pq vejo todos felizes e ele sempre malucão. Se machucando.

jcesardutra disse...

Rita Cabral no viveiro até pode existir macho sobrando mas fêmea não. E na gaiola nem pensar, pois serão brigas sempre. Podem parecer bem no início mas sem voce estar esperando a briga esta feita e gerelmente com mortes de filhotes e até de fêmeas. Na gaiola com caixa ninho somente um casal. No viveiro se tiver espaço suficiente e caixas ninhos de sobra tudo bem. A média é de cinco periquitos por metro cúbico. mas que isto e com caixas ninhos é um perigo. Esre brigão já mostra um temperamento contra indicado para reproduzir em comunidade. O ideal seria trocar ele por outro, mas se gostares muito dele então o coloca em uma gaiola com uma fêmea somente.

pedro paulo disse...

jullio meus dois periquitos brigarão so q um deles fico machucado na cabeça e na patinha so q a pata parece q esta quebrada qual remedio deve dar a ele

jcesardutra disse...

Pedro Paulo quanto aos ferimentos pode passar iodo que sara muito rápido. Porem se a perna do outro estiver quebrada tem que ser imobilizada. O ideal é usar o canhão de uma pena de galinha, corte um pedacinho e abra um lado, depois encaixe na perna quebrada de modo a imobilizar. Dez dias pode retirar. Tem que deixar sozinho em uma gaiola pequena, aquecida e sem poleiros para que ele não tente se empoleirar e force a fratura.

milena disse...

meu periquito apareceu com a pata com sangue
as penas perto de um olho tbm o que aconteceu???
[tenho um periquito macho e duas femias em uma gaiola juntos]
obrigada

tiago disse...

eu estou com uma duvida tenho um casal de priquito australiano; eles ficam se beijando e se acariciando o dia inteiro ma na ora de acasalar a femea esta subindo em cima do macho em vez do macho subir nela; isso é norma? se não oque devo fazer?

jcesardutra disse...

Milena com certeza uma das fêmeas bateu nele, cuidado pois costumam matar. O ideal é um casal em cada gaiola, escolha qual das duas se da melhor com ele e separe a outra. Se colocares caixa ninho para que reproduzam, com certeza elas vão brigar muito.

milena disse...

obrigadaa

Jéssica disse...

Comprei um periquito como femea o nariz dela em cima era totalmente branquinho meio rosado porem agora no meio esta ficando azul por isso estou em duvida sobre o sexo. Ja coloquei ela junto com um macho, mas ela batia muito nele. Ela é amarela, branca na ponta das asas e verde claro nas costas.

Jéssica disse...

Comprei um periquito como femea o nariz dela em cima era totalmente branquinho meio rosado porem agora no meio esta ficando azul por isso estou em duvida sobre o sexo. Ja coloquei ela junto com um macho, mas ela batia muito nele. Ela é amarela, branca na ponta das asas e verde claro nas costas e no peito.

jcesardutra disse...

Jéssica acho que já te respondi, mas acrediro ser um macho, pois a cera deveria estar ficando num tom palha ou até marrom se fosse fêmea.

Jéssica disse...

Valeu entao vou comprar uma femea para ver se da certo!
Outra duvida: se eu colocar 2 femeas na msm gaiola sem macho elas brigam?

jcesardutra disse...

Jéssica se não colocares caixa ninho dificilmente brigarão, mas e tiver ninho a briga sera certa.

Rosemary Ienne Colodo disse...

Por favor estou muito preocupada a periquita botou 4 ovos 3 nasceram filhotes 1 morreu 1 ovo não nasceu, mas a femea fica brigando com o macho,separamos o macho,meu medo é que a femea não alimente os filhotes,necessito de uma orientação urgente .Obrigada

jcesardutra disse...

É extranho nesta faze a fêmea ficar brigando com o macho, isto acontece com mais frequência quando os filhotes estejam bem empenados e grandes. Seria bom se ela o aceitasse de volta, mas tem que ficar observando. Se a fêmea estiver alimentando, poderá e deverá ser visto com urgencia se o papo dos filhotinhos tem comida dentro e se eles se apresentam vívidos e ativos, pode pegá-los na mão sem problemas. Muitas fêmeas alimentam sozínhas normalmente, e se não, então terão que ser alimentados a mão, pelo menos no início, depois ela pega o geito. Sê eles estivessem maiores e não precisassem do calor da fêmea então o macho também poderia alimentar sozinho, mas se estão recem-nascidos então tem que deixar com a fêmea. De uma olhada no blog "criadouro f13" tem uma orientação completa de como alimentar na mão. Procure facilitar o trabalho da fêmea oferecendo alimentos que facilitem encher o papo dos filhotes. Farinhadas, farinhadas com ovo cozido, cenoura e beterraba ralada, milho verde na espiga e sementes diversas. Boa sorte!

Bruno disse...

Ola, tenho uma casa de periquito bandeira, o macho ja estava em casa, a fêmêa faz pouco tempo que eu arrumei, eles ficam soltos pela casa, agora reparei que o macho esta com um ferimento perto do bico, esta tipo sem pena e parece que esta formando tipo de um pequeno furinho no lugar. Hoje eu peguei a femêa acariciando com o loco com o biquinho dela, não sei se foi ela que machucou-o ou se ela esta tentando ajuda-lo. Estou preocupado pois ele esta mais quieto e mais irritado que o normal. Por favor me ajude pois não sei o q fazer.

Bruno disse...

Ola, tenho uma casal de periquitos, sendo que a fêmea é bem mais nova que o macho e ela chegou em casa a pouco tempo. Eles vivem soltos pela casa, e a uns dias reparei que o macho tem uma ferida perto do bico como se tivesse sem penas no local. Não sei se fêmea o machucou ou se ele se feriu em algum lugar, o certo é que ela fica "cutucando" o local como se estivesse fazendo um carinho nele. Não sei o q fazer, pois eles são muito apegados e não ficam um sem o outro. Preciso de sua ajuda, pois não sei o q fazer, uma vez que fico preocupado se ela pode estar ocasionando esse ferimento ou se ela apenas esta tentando ele com o ferimento. Muito obrigado desde já.

jcesardutra disse...

Bruno eu não conheço este periquito, pois só crio o australiano. Acredito que deverias pegá-lo na mão e examinar minuciosamente o ferimento para ver do que se trata. Se for apenas um mchucado passa qualquer antisséptico que ajuda, tem que observar se não tem mais nada além disso. Nos australianos costuma aparecer sarna, mas neste teu eu desconheço.

jcesardutra disse...

Bruno eu não conheço este periquito, pois só crio o australiano. Acredito que deverias pegá-lo na mão e examinar minuciosamente o ferimento para ver do que se trata. Se for apenas um mchucado passa qualquer antisséptico que ajuda, tem que observar se não tem mais nada além disso. Nos australianos costuma aparecer sarna, mas neste teu eu desconheço.

jcesardutra disse...

Bruno outra idéia é manter ele em uma gaiola enquanto trata e ela pode ficar solta por perto.

Edson disse...

Olá,meus periquitos deram cria a algum tempo e o macho acabou matando dois dos filhotes e agora eu o retirei e só sobrou um.Ja faz 30 dias q ele nasceu e ele não sai do ninho,isso é algum problema???por favor responda.

Julio Dutra disse...

Edson é por isso que devemos estar sempre atento com o que acontece diariamente com os nossos periquitos. Ao primeiro sinal de agressão temos que retirar o agressor e deixar que o outro, a fêmea ou o macho termine de criar os filhotes. O filhote que restou deve estar com medo de sair da caixa, ele tem medo de ser agredido, mas daqui á pouco ele sai, sem problemas.