Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Quando os periquitos brigam


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Um dos primeiros problemas encontrados pelos criadores de periquitos são as brigas entre os casais e principalmente entre as fêmeas. Os criadores de exposição, que primam pela garantia da paternidade dos filhotes, criam casais por casais em gaiolas e esta forma de criação mesmo um pouco mais trabalhosa é mais garantida.


Os problemas começam quando colocamos mais que uma fêmea na gaiola ou viveiro. Num viveiro conseguimos contornar a situação colocando várias caixas (ninhos) em excesso, mas na gaiola nem sempre tem espaço. Devemos planejar de forma a juntar todos os casais de uma vez só. Surgirão às brigas naturais, com a dominância das fêmeas mais fortes na escolha da “melhor” caixa e depois tudo se acalma. Sê depois de alguns dias adicionarmos mais alguma(s) fêmea(s), pode ter certeza é, confusão garantida. Tem que ser todas de uma só vez.


Já constatei também muita queixa de brigas entre um casal, sozinho, onde quebravam sempre os ovos. Depois de examinada a situação, foram identificadas duas fêmeas, e não um casal. E isto não é raro entre criadores principiantes, pois certos Ars, lutinos e albinos são confundidos constantemente e acasalados errados.


Portanto a sugestão é comprar certo, de criador idôneo, e acasalar de maneira correta. Boa Sorte!


74 comentários:

André disse...

Ola!
O meu casal estava brigando (esse da foto), o macho queria cruzar mais a fêmia não deixava ela o ferio eu os separei e coloquei outra fêmia com ele....Dai ele cruzou com a outra fêmia eu fiz o certo ?

jcesardutra disse...

Com certeza André tem que respeitar o gosto das meninas, se ela não quer troca por outra. Numa outra vez ela vai. Alguns periquitos têm esta atitude de não aceitar este (a) ou aquele (a). Por isso deixa-se separados machos numa voadeira e fêmeas noutra. No momento dos acasalamentos colocam-se as fêmeas nas gaiolas sozinhas (cada uma na sua) e depois de uns três dias colocam-se as caixas ninho e mais uns três ou quatro dias quando elas estiverem entrando nas caixas daí sim apresentamos os machos. Umas aceitam de imediato outras rejeitam daí coloca-se outro macho até elas aceitarem um. É claro que este é um sistema para quem tem vários casais e cria em gaiolas. (a maioria dos grandes criadores de exposição). Quem cria em viveiro (colônia), no momento de acasalar colocam em uma voadeira maior vários casais juntos, deixa que eles escolham seus parceiros. Pode ser direto no viveiro também. Depois que formar todos os casais, somente depois, colocam-se as caixas. (sempre com várias caixas de sobra). Tem que ser colocadas todas de uma vez. E depois disto não se adiciona mais ninguém para que elas mesmo brigando um pouco no inicio, após decidirem quem fica com qual caixa, acabam as brigas e está a formada a colônia em harmonia.

André disse...

Muito obrigado!!
Porém assim que eu os separei e coloquei a outra fêmia ele cruzou com ela...Fez três veses, agora o problema e se ela vai querer pôr os ovos na caixa pois eles cruzaram.
Tenho apenas 3 periquitos adultos e um filhote essa foi a única opção...eles iriam se matar se não os separacem.

Valeu continue postando Obrigado :) !!

herick disse...

OI!
Eu tenho um casal de piriquitos criados em gaiola, um branca de( bico claro), e um verde de(bico azu), e o branco quer acasalar com o verde mas o verde é macho e o branco é femea; O que esta acontecendo com eles, já faz 1 ano que eu tenho eles.
Eu devo comprar outro casal?

jcesardutra disse...

Herick tenho quase certeza que o branco é macho também. Nos brancos a cor da cera não segue o mesmo padrão dos normais. Somente se estiver ficando marrom (achocolatado) daí sim é uma fêmea e está quente para reprodução. Caso contrário o seu macho está frio ou não se adaptou a esta fêmea. (se for). Dê uma olhada nos artigos anteriores que publiquei neste blog, tem bastante assunto e fotos á respeito. Julio.

herick disse...

obrigado!
só porque os periquitos tentão acasalar se os dois são machos?
E o periquito verde(do bico azul)fica na porta da caixa?

jcesardutra disse...

Herick, se você tiver certeza que são um casal (macho e fêmea), então aconselho a trocar o macho depois de fazer um teste: Deixe a fêmea sozinha na gaiola com a caixa por uma semana e coloque o macho em outra gaiola, depois os junte de novo se ele não se interessar por ela daí troca. Algumas vezes os periquitos não se acasalam com esta ou aquela fêmea. Acontece também com as fêmeas. Normalmente são periquitos que já se acasalaram com outro parceiro e tem dificuldades de aceitar um novo. Isto é bastante comum nos agapornes. Então faças o teste e vejamos se ele muda de idéia. Boa Sorte!

Rafael disse...

Eu tenho um casal de periquitos, crio numa gaiola ai eu coloquei outro casal agora ai eles estão bicando um ao outro oque eu fasso ?

jcesardutra disse...

Rafael, dois casais em uma gaiola é problema na certa. O ideal é cada casal em sua gaiola. Pode também colocar vários casais em um viveiro, de acordo com o tamanho do viveiro sem superlotar, porém tem que haver sempre várias caixas sobrando e os casais têm que ser colocados de uma só vez. Se depois de algum tempo colocar mais um casal ou mesmo apenas uma fêmea será briga na certa. Tenho neste blog alguns artigos publicados anteriormente que explicam detalhadamente estas situações. Valeu?

Herick disse...

Oi,Julio!Obrigado!!!!!
Vou te mandar uma foto dos meus periquitos, para vc ver se são um casal!

jcesardutra disse...

Valeu Herick, manda que eu respondo e publico a foto deles no blog, eles vão ficar conhecidos no mundo inteiro. Ontem eu recebi umas mensagens do Japão, brasileiros que vivem lá pedindo orientaçôes para os periquitos. Abração. Julio

herick disse...

como eu faso para mandar as fotos para o senhor?
Há! Eu comprei mais uma femea. Azul com asas cinzas, e coloquei mais uma caixa.
Oque o cenhor acha?
Fiz a escolha certa?

jcesardutra disse...

Herick eu não estou conseguindo relacionar a pergunta com a situação anterior, pois são muitas respostas por dia e nem sempre dá tempo de localizar perguntas anteriores. Tem que tomar muito cuidado quando se tem mais de uma fêmea criando em um mesmo ambiente. Tem que ter espaço suficiente para elas na se chocarem toda hora e tem que ter caixas sobrando para o caso de brigas. No mas é só observação, a fêmea azul de asas cinza é uma boa escolha e depois ela vai passar esta cor de asas para os futuros descendentes quando acasalares os filhos. Para mandar fotos tem que fotografar com uma câmera digital, passar para um arquivo e depois anexar ao e-mail. Boa sorte!

Flavia Campos Weber disse...

Olá doutor,
tenho em uma gaiola 4 periquitos que foram me vendidos como 2 casais, (macho verde e azul e femea branca e amarela) a gaiola tem 2 casinhas, 4 potes de ração e 1 garrafinha de agua. Estou com eles há 6 meses e há alguns dias percebi que a amerela a maior delas estava meio isolada, então começaram os ataques contra ela, até furaram o olho. Estou chocada, o que fazer?
obs: presença de 2 ovinhos na caixinha dela. E ela já esta separada, será que ela vai morrer?????

juh disse...

o q eu devo fazer depois da briga de 2 femeas?
tem algum medicamento para curar as feridas?
e se o bico estiver quebrado o q eu devo fazer p/ o periquito não morrer?
por favor me responda logo pq eu tenho um periquito femea q esta machucado, pois ela brigou c/ outra femea

jcesardutra disse...

Juh você pode lavar com água oxigenada e depois passar um anticéptico, eu passo iodo, pois sara mais rápido. Como o bico foi afetado deve ser oferecida comida mole para facilitar. Elas brigaram porque o espaço não era suficiente e as fêmeas brigam disputando as caixas ninho e o próprio espaço da gaiola. Tenho vários artigos neste blog falando sobre as formas de adaptar os periquitos de acordo com o espaço. Antes de juntá-los de novo de uma olhada. Valeu?

Augusto Majeski Küster disse...

Olá Júlio! Tenho criação de periquito australiano a mais de dez anos, e estou querendo começar a criar periquito inglês, só que estou com um pequeno problema para encontrar boas matrizes. Moro em Afonso Cláudio, ES, e só encontrei um pequeno criador em uma cidade vizinha, comprei dele alguns bem pequenos, quatro eram filhos de um exelente casal, já os outros cinco eram filhos de um casal não muito puro. Estes eu ja vendi, pois quero apenas bons casais. Outro problema que encontrei é que todos que adquiri são verdes, e eu gostaria de conseguir alguns coloridos. Já lí todos os tópicos do seu blog, e gostaria de agradecer por toda a informação! Mas gostaria d saber se você tem alguma dica legal para mim, e para o meu problema, e tambem gostaria de saber se você tem periquitos para vender, quanto sairia uns 3 casais mais o envio. Obrigado amigão, e até a próxima!

jcesardutra disse...

Augusto eu ainda não tenho uma produção suficiente para vender para outros locais, tentarei conseguir isto para o segundo semestre de 2009. Por enquanto a minha produção é vendida aqui mesmo em Florianópolis. No teu Estado eu não conheço ninguém, mas no Rio de Janeiro tem muitos criadores. A pessoa que eu conheço e que vende para várias cidades do Brasil é o Fúlvio. Ele é um grande criador, tem bons periquitos e os preços são bem legais, eu mesmo já comprei dele e indico para os amigos, pois ele é uma pessoa honestíssima e muito conhecida no mundo dos periquitos em São Paulo. Vou te passar o endereço dele e tu entras em contato para te informar, pode usar o meu nome que ele me conhece. Criadouro Budgerig - "Fúlvio Lucietto".
Rua Anletto Ricciarelli n* 111 - Jardin. Santo António
CEP. 07700-000 - Caieiras - São Paulo
Fones: (0xx11) 4605.3419 - 4605.2352 - Cel.: (0xx11) 7223.7843
E-Mail: pllucietto@yahoo.com.br

Evandro Becker disse...

Olá, vc mora em SC? Gostaria de adquirir um casal de Periquito Ingles, vc vende? E qual é o seu e-mail para contato? Grato

juh disse...

obrigada pelas orientações
minha periquito femea esta se recuperando bem
valeu!

jcesardutra disse...

Juh é tudo uma seqüência natural, eles tem que estar saudáveis, desverminados, vitaminados e depois colocados num local adequado. Sê colocados em gaiola, um casal apenas por gaiola, se colocados em um viveiro, vários casais porem com bastante caixa ninho sobrando para diminuir as brigas das fêmeas na hora de escolher o seu ninho e colocá-los todos de uma só vez porque cada casal que for acrescentado depois vai significar brigas e quase sempre mortes. Daí pra frente é só ler os artigos publicados neste blog e ficar atenta com tudo que estiver acontecendo. Valeu?

rafa disse...

Tenho um casal de periquito australiano comprei na ave cultura eles estavam no viveiro. O dono da ave cultura disse que a fêmea já estava botando, e agora estão em uma gaiola a fêmea tenta se aproxima do macho mais ele a rejeita porque?

jcesardutra disse...

Rafa porque não é a fêmea dele, e provavelmente ele estava acasalado com outra na loja ou na casa de quem vendeu para a loja. Ou você troca o macho ou o deixa separado por uma semana em outra gaiola e depois recoloca de volta, normalmente ele deveria aceitar.

Henriette disse...

tenho um casal de periquitos os dois sempre se deram muito bem,crio eles com a gaiola aberta assim eles tem muita liberdade,voam quando querem...enfim...
Um amigo pediu pra eu ficar com um periquito macho dele por uns tempos,mas agora o dele e o meu estao brigando muito,o meu esta muito machucado e fraco,o que devo fazer?

rafa disse...

Jcesardutra Troquei o macho na ave cultura , agora estão num romance só.
Mais ele ta grudando coco, mais não queria desfazer dele, como devo tratar esse problema que remédio comprar, e com dou o remédio a ele para que os dois possa continuar juntos?

Fabiola disse...

Meu periquito ta com diarréia como tratar dele? Por favor, me ajudem.

jcesardutra disse...

Fabíola periquito com diarréia tem que ser limpo, (lavado a região da cloaca) senão ele fica tentando se limpar com o bico e se contamina mais. Tem que ser enxuto com papel toalha ou um paninho descartável. Tem que ficar em um lugar aquecido, sem ventos e sem frio da noite principalmente. Usar neosulmetina conforme a bula e por três ou quatro dias de somente painço e água limpa. Durante o dia se possível deve ficar próximo a uma lâmpada acesa.

jcesardutra disse...

Rafa tem que lavar a região da cloaca e dar neosulmetina gotas conforme a bula. Por uns três ou quatro dias de somente painço, água limpa e mantenha em lugar aquecido.

jcesardutra disse...

Henriette se estão brigando tem que separar. Coloca o agressor em outra gaiola pois vai acabar matando o teu.

Roberto disse...

Jcesardutra tenho um casal de periquitos apenas 2 dias ainda não vi uma aproximarão entre os dois, será que com o tempo eles vão começar a namorar ou vão viver como amigos dentro da gaiola, coloquei um ninho será que desses dois posso ter alguns filhotinho, ou tem casal que nunca tem filhotinhos ?

fabiola disse...

Fui a ave cultura hoje comprei um casal de periquito australiano ja com dois filhotinho e dois ovinho quero uma ajuda como trata-los em relação aos pais e os filhotes devo ou não devo limpar o ninho, abri a caixinha os ovinhos etão meio sujos se for preciso limpar como fasso, se a fémia não sai de dentro do ninho e vitaminas, qual devo comprar ja li o topícos mias queria que me passase alguns nomes de vitaminas com mais claresa para eu poder comprar não queria perde os filhotinhos

jcesardutra disse...

Fabíola mantenha este casal num local fixo e manipule o mínimo possível para que eles se adaptem a sua casa e a você. Eles devem estar meio assustados com a mudança. Quanto à alimentação compre farinhada para periquito, vendem prontas e a varejo. Forneça uma mistura de 30% de alpiste, 30% de painço, 30% de Níger e 10% de aveia. Mantenha constante essa mistura toda vez que comprar. Forneça folhas verdes e areia limpa. Para que eles continuem criando bem e ter uma próxima boa ninhada pode ser dado um labcon revitalizante ou o vitagold (ambos na água) conforme a orientação da bula. Quanto ao ninho se estiver muito sujo você pode colocar os filhotinhos em uma caixinha com algodão ou um paninho enquanto limpa e depois devolvê-los. Os ovos podem ser lavados com muito cuidado ao pegar, porém só lavar com um algodão embebido em água á 40 graus, sim a 40 graus! Pois em água fria as bactérias penetram para dentro do ovo. E a temperatura do choco deles é de 38 graus, como podes ver somente dois graus a mais. Valeu?

fabiola disse...

Julio Cezar sua dica foi ótima nem sei como agradecer, vou fazer tudo o que você disse para que possa garantir a sobrevivência dos filhotinho estou amando criar esses animaizinhos eles são muito carinhosos um com o outro se beijam, fazem cafuné, e pelo jeito são ótimos pais, pois os filhotinhos estão desenvolvendo muito bem.
Mais uma pergunta quando posso tirar os filhotes da gaiola?
Assim que tirar os filhotes eles já começaram a uma nova cria?
Muito obrigada por responder as perguntas, é muita gentileza sua com nós os marinheiros de primeira viagem.

jcesardutra disse...

Assim que os filhotes estejam comendo sozinhos já podem ser retirados, mas o casal muitas vezes já começa a nova postura antes.

fabiola disse...

Julio os filhotinhos dos meus periquitos estão com uma espécie de piolhinhos e acho que os pais também estão, porque vive se coçando, por favor, o que é isto e como faço para eliminá-los?

jcesardutra disse...

Fabíola acabe com isso de uma só vez é muito fácil. Retire os filhotinhos da caixa ninho e aplique SBP á base de água. Aplique na gaiola e no corpo dos pais e dos filhotinhos. Aplique pouco, basta um jato e não direcione para as narinas deles, só no corpo.(bem pouco) . Não tenha medo sbp á base de água não vai fazer mal a eles. Algumas pessoas usam piolhaves, é um pó para piolho em aves, este tem que colocar mais e colocar por tudo, filhotes adultos, caixa gaiola, viveiro, tudo. Eu prefiro um rápido jato de sbp á base de água. Valeu?

fabiola disse...

Julio estou querendo cria dois filhotinhos de periquitos a mão, já andei lendo algumas coisas na NET a respeito, tem que alimenta-los três vezes ao dia e devo tira-los da mãe + ou - na terceira semana quando estiver perto de se alimentar sozinhos e devo comprar papa para periquitos e uma seringa na casa de aves, minha duvida maior é a quantidade de comida devo dar a eles a cada refeição?
E também se as informações que consegui a respeito estão corretas ou você sugeri outras?
Estou querendo criá-los a mão pela satisfação que terei depois.

fabiola disse...

Julio dois dos meus periquito nascerão dia 24 e já estamos no dia 29 e tem dois ovinhos que ainda não eclodirão será que ainda podem eclodir, ou devo tira-los do ninho para dar mais espaço aos outros filhotinhos e a mãe? grata

jcesardutra disse...

Fabíola tem que ver se eles estão indo bem e se o papo fica relativamente cheio. É sempre bom dar mais uma vez mais tarde é noite para que não sintam fome durante á noite. Dê uma olhada no artigo sobre alimentar filhotes no blog do meu amigo Miroski "CRIADOURO F13".

Buggueri disse...

Eu tenho 5 casais de periquetos numa gaiola redondo e grande ,eu quero que eles tenhão filhotes ,eu tenho uma gaila especializada para criar periquitos ,oque eu faço ?Separo um casal para colocar nessa gaiola esprecializada ?

marcos disse...

teste

Juliana disse...

Olá Julio.. Eu crio os meus piriquitos em viveiro! Tenho um piriquito da cabeça ate a metade branco e o resto é azul claro.. Não consigo definir se é macho ou femea, pq ela ou ele tem o bico amarelo escuro e em cima marrom. E a agora me ajude?...

jcesardutra disse...

Juliana se esta parte acima do bico que você refere é a cera ou carúncula, então é uma fêmea pois só as fêmeas ficam com a cera marrom. Carúncula ou cera é aquela plaquinha acima do bico donde saem os dois furinhos da s narinas.

rodrigo disse...

ola meu periquito apanhou da femea e esta muito machucado, o bico dele ta caindo que tipo de alimento posso dar a ele?
li mais acima que tenho que dar alimentos mole, mas nao sei que alimento mole posso dar,se puder me indicar algum tipo fico grata

jcesardutra disse...

Rodrigo com o bico caindo vai ser difícil ele comer alguma coisa. Alimentos moles são: maçã, farinhada misturada com ovo cozido, tudo bem amassado e úmido. Mas nesta situação acredito que tenhas que injetar com uma seringa e se mesmo assim ele não comer tem que ser colocado com uma sondinha plástica na seringa e o alimento direto no papo. Para estes casos existe uma papa para psitacídeos, da alcon. Basta misturar com água morna e injetar delicadamente direto no papo. Se não o alimentares ele morrerá de fome.

Juliana disse...

Obrigada Julio!!!
Eu percebi agora que ela é femea.. Mas uma duvida, tenha uma outra femea que se atira para todos os machos do viveiro e as vezes para algumas femeas tambem.. é comum isso? por ela estar desesperada?

jcesardutra disse...

Juliana o comportamento dos periquitos não é parecido com o nosso, eles vivem bem em bandos e não se importam com o sexo dos amigos. Se dão bem fêmeas com fêmeas e machos com machos.

Bruno disse...

Olá, eu tenho um casal de periquitos, eh certeza q eh um macho e uma femea.

Eles estavam se dando super bem, mas agora, a femea entra na casinha e nao deixaa o macho, entra. Ele quer entra e ela briga com ele e nao dexa... as vezes dexa... mas a maioria das vezes nao dexa! Por que razão???

Obrigado pela atenção!

jcesardutra disse...

Bruno vai saber como funciona a cabeça dos periquitos? Se tens certeza que são um casal, se estão entrando na caixa ninho, não deves dar importância a uma ou outra briguinha sem expressão. Caso começem ataques mais violentos então terás que separá-los.

Mayara disse...

Olá, gostaria de saber se há problema de criar dois periquitos machos numa mesma gaiola sem fêmeas pois eu quero criar para reprodução.

Anônimo disse...

Olá sou matheus tenho um casal de periquitos(a fêmea verde e o macho azul) problema é que o macho quer acalar a fêmea bica ele.

Anônimo disse...

Olá a todos!Sou de Lisboa,tenho 2 periquitos jovens,ainda tem a pupila preta,um é esverdeado e amarelo e outro é azulinho,o esverdeado parece me femea pois tem a cera do bico mais para o clarinho(rosado)mas o azulinho a cera esta meio azulada mas um pouco acastanhada também!Gostaria de saber com quanto tempo é que se consegue ter uma definição da cor da cera do bico para ter a certeza se o azulinho é macho ou femea?visto que o esverdeado é quase certeza que é femea pois tem a cor do bico mais definida para o castanho!Parabéns pelo blog e abraços!

Julio Dutra disse...

Mayara não tem problema criar machos juntos numa gaiola, eles e dão muito bem.

Julio Dutra disse...

Amigo de Lisboa, assim por sua descrição do seu casal de periquitos fica difícil de identificar. Sê você anexa-se fotos das carinhas deles para o meu e-mail, eu poderia analisar melhor e te informar.
As fêmeas ficam com a cera na cor palha e depois marrom, os machos são de um azul fraco até um azul bem forte e intenso. Porém há variedades que são recessivas e fogem um pouco desse padrão. Com três meses em diante já á pra ver bem. Cuidao com o tom rosado,ou cor de carne, pois é característica de recessivos (malhados) e são machos.

julio@vidadeperiquito.com.br

Julio Dutra disse...

Matheus ela não aceita o macho porque ainda não está pronta, diz-se estar fria. No momeno certo ela aceitará.

Anônimo disse...

Bom dia. Eu tenho um casal de periquitos uma fêmea lutino (carúncula bege) e um macho albino( carúncula um pouco lilás), eu tenho eles a três semanas antes eles estavam um dando comida na boca do outro faziam caricias, mas a mais ou menos dois dias eles começaram a brigar pq será? Isso é normal?

Julio Dutra disse...

Sê realmente forem um casal assim como descreves não é normal brigarem depois de acasalados. Tem que separar o macho para outra gaiola e colocar uma caixa ninho na gaiola da fêmea.Assim que ela começar a entrar na caixa e dar sinais de estar pronta (dez dias), deves colocar o macho que ela aceitará melhor.

Matheus Felipe disse...

Eu tenho uma femea botei o macho na gaiola eles ficam brigando o que eu faço pra eles parar de brigar. ?

Julio Dutra disse...

O primeiro cuidado é ter a certeza que são realmente um casal. Sendo macho e fêmea, mesmo assim alguns não se aceitam ou se troca por outro ou se tenta facilitar as coisas para eles.
O macho pode ser colocado numa gaiola colada ao lado da gaiola da fêmea. Quando a fêmea estiver entrando na caixa ninho de sua gaiola e isto pode levar uns dez dias então fica mais provável que ela aceite este macho que está ao lado dela. Caso contrário coloque outro macho que ela aceitará com mais facilidade.

Anônimo disse...

Eu tenho um casal de periquitos australianos numa gaiola próprio para eles,mas estou pensando em comprar uma gaiola de calopsita que é maior e vou comprar mais um casal de periquitos e colocarei dos ninhos para eles.Gostaria de saber se vai dar certo e como posso juntar o meu casal com o casal que vou comprar?

Julio Dutra disse...

Juntar dois casais numa mesma gaiola até é possível desde que seja apenas para conviverem, mas para criarem e sem problemas sérios é bem difícil. As fêmeas brigam na disputa do ninho e acaba por destruir totalmente tudo o que estiver na outra caixa, sejam ovos, filhotes ou até mesmo a outra fêmea. Para que criem em um mesmo ambiente os casais tem que estar em viveiros bem maiores com várias caixas ninhos de sobra. Eu desaconselho mais de um casal reproduzindo numa mesma gaiola.

Ana disse...

Tenho um casal jovem de periquitos (acredito que tenham 3 meses). Desde ontem, o macho começou a ficar mais atrás da fêmea e eles começaram a brigar bastante. Na verdade, não tenho certeza se são um casal. Pode ser que eles estejam brigando por território, mas geralmente aquele que pensamos ser o macho é que fica atrás da fêmea. Como devo proceder?

Julio Dutra disse...

Ana provavelmente são duas fêmeas, mas temos que ter certeza, se você anexar fotos das carinhas dos dois e mandar para o meu e-mail eu posso analisar pra você, mas tem tudo pra serem duas fêmeas.

Julio Dutra disse...

Ana provavelmente são duas fêmeas, mas temos que ter certeza, se você anexar fotos das carinhas dos dois e mandar para o meu e-mail eu posso analisar pra você, mas tem tudo pra serem duas fêmeas.

heduardo disse...

tenho 2 um eu comprei segunda e outro hoje acabei de colocalos mais eles naum param de brigar me ajude eles pararem de brigar

Julio Dutra disse...

Provavelmente sejam duas fêmeas, pois dois machos dificilmente brigariam e um casal também. O ideal seria identificá-los corretamente para ter certeza, se quiseres me mandar fotos das carinhas deles eu posso verificar e te respondo, basta anexar as fotos no meu e-mail.

Anônimo disse...

o meu casal ta com o bico azul so q um é pouco diferente sera q os dois é macho e os dois fica encostando o bico um no outro

Julio Dutra disse...

Este é um comportamento comum entre dois machos, mas o ideal seria você fotografar a cara deles bem de perto, sem flash e anexar as fotos no meu e-mail para que possa examinar pra você. É bom uma foto do corpo também pra ver mesmo se se trata de um recessivo.
julio@vidadeperiquito.com.br

Unknown disse...

Olá, alguém pode me ajudar??? Eu tinha um casal só que fêmea estava batendo no macho porque não queria cruzar com ele então os separei a uns 3 dias e de ontem pra hoje o machingos está meio deprimido e como e amansado só quer ficar fora da gaiola perto de mim. O que eu faço?? Esse comportamento dele de querer ficar comigo não e normal pois antes de separados ele não gostava de ficar fora da gaiola

Anônimo disse...

Bom dia! Tenho um casal de periquitos na gaiola, a fêmea está chocando os ovos a 10 dias, até agora estava tudo bem o macho estava sempre dentro da caixa também. De repente ela começou a brigar, chegou a machucar ele. O que devo fazer?

Julio Dutra disse...

Acredito que você tem certeza de que são realmente um macho e uma fêmea,porque duas fêmeas teriam um comportamento parecido. ENTÃO separe o macho para outra gaiola ou divida o espaço deles em dois. A fêmea termina de chocar sozinha e depois você os une de novo e fica observando. Se ainda assim continuam as brigas não resta outra medida a não ser deixá-los separados até que os filhotes estejam crescidos e independentes.

Unknown disse...

Tenho um casal que já acasalaram e a fêmea botou 6 ovos, porém só 3 chocaram, os filhotes estão com 25 dias mais ou menos e parece q 1 já está quase saindo do ninho, porém hj a fêmea começou a bater no macho, e acho q machucou ele, oq devi fazer??

Unknown disse...

Oi, boa tarde. Tenho um casal (pelo menos eu acho) de periquitos soltos pela casa. A uns 3 dias a fêmea está só brigando com o macho, porém ela não está choca. Depois que essas brigas começaram quando vou sair prendo a fêmea. Porque isso acontece? Eles vão fazer as pazes?

Julio Dutra disse...

Está parecendo o caso de duas fêmeas, fotografe as carinhas deles e anexe a este e-mail, eu analiso e te respondo.