Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 14 de setembro de 2008

Cuidados com os bons alimentos.



Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês





Normalmente confundimos alimentar bem com alimentar muito. Não há como negar os benefícios da aveia em grãos para os periquitos. Se estiverem em crescimento (filhotes) ou quando o casal estiver alimentando uma ninhada.



Os problemas começam quando o periquito já é adulto, não está alimentando filhotes, e o criador enche seu comedouro de aveia. Duas coisas desnecessárias podem acontecer: primeiro o engordamento excessivo de uma ave que vive em uma gaiola e pouco exercício faz. Esta ave não poderá ser usada para reprodução devido o excesso de gordura. Estará também exposta as doenças da obesidade. Outro risco é a facilidade com que esta sobrecarga de aveia pode levar a uma diarréia.


Explicando melhor, existem periquitos que gostam tanto de aveia que não comem as outras sementes, e como a aveia é um facilitador do trabalho dos intestinos, seu excesso pode levar a diarréia. Tem que dar aveia? Sim! Porém na quantidade balanceada e nos momentos mais necessários. Da mesma forma a couve, também é um ótimo alimento desde que duas ou no máximo três vezes por semana.


Leia mais:


Resposta ao Leitor: OVO COZIDO


As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.


Alimentação de Periquitos


OBESIDADE.

4 comentários:

Lucas disse...

ô julio, o que vou te perguntar n tem haver com o assunto acima!
depois de quanto tempo de nascido, eu posso pegar um periquito na mao para ele ir se acostumando comigo, sem o medo da mae o abandonar?!
abraços

jcesardutra disse...

Lucas pode pegar quando quiser pois ela não abandona nunca. O ideal é quando eles estiverem saindo da caixa por conta própria para comerem. Não esqueças de lavar as mãos com água e sabão antes, e depois de pegá-los. Algumas vezes poderemos contaminá-los com algum produto que havemos manipulado antes, Valeu?

Lucas disse...

vlw julio!
abraços

jcesardutra disse...

Valeu Lucas e viva os periquitos!