Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

CURIOSIDADES SOBRE O PERIQUITO AUSTRALIANO



Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Além de sua docilidade e belezas como as intermináveis variações de cores e tipos como ADAs, LUTINOS, ALBINOS, VIOLETAS, ARs, etc., a pesquisa ainda nos mostra que ele pode conseguir falar. (repetir palavras e frases). Com um periquito adulto já não é mas possível, porém com um filhote que acabou de se separar dos pais, e já está se alimentando sozinho pode ser tentado. É um exercício de paciência e determinação, usando uma palavra curta e fácil por vez até que ele aprenda. Devem ser usadas palavras como: tico, rico, belo, kika, etc. Falando pausadamente, com calma e bem próximo a ele (preferencialmente voz feminina ou de criança ) .Repetir o exercício várias vezes ao dia por no mínimo 10 minutos cada vez. Para facilitar pode ser usado um gravador, ficando repetindo a mesma palavra gravada pelo mesmo tempo. O aprendizado desta primeira palavra pode demorar até dois meses, mas depois no exercício de outras palavras o resultado vem bem mais rápido. Realmente é um teste de paciência que com certeza vale a pena.




























Leia mais:

Outras curiosidades

Fotos

Vídeos

21 comentários:

Andre disse...

Ola!
Olha eu aqui de novo.
A respeito do filhote que tem de 1 ou 2 meses, gostaria de ensina lo a falar nessa idade ele aprende?
E será q o barulho dos outros periquitos atrapalham?
Ele ja esta bem manso come na mão e se alimenta sosinho ele me foi doado por uma colega.Estou acostumando ele souto(supervisionando).Está com as penas aparadas para naum escapulir e nem se machucar, com quanto tempo posso deixar elas crescerem?
Agradecido desde já!!

jcesardutra disse...

André dá uma lida num artigo que publiquei anteriormente neste blog, tem todos os detalhes sobre filhotes aprender a falar, tem até um vídeo com uma filmagem de um falando. Quanto às penas cortadas, ficarão assim até que ele entre na muda onde estas vão cair e nascerão outras daí ele voará. Valeu?

André disse...

Sim Obrigado... Valeu :) !!

Andre disse...

Oi...
O meu filhote ja esta começando a piar e imitar os outros periquitos...
Será q vai ser mais difícil? Eu estou criando souto em casa, porém ele ouve o barulho dos outrus periquitos. Me ajude, pois eu ja iniciei o trenamento dele.

Obrigado!!

Daniel disse...

E eu de novo ...
Eu qeria saber com q idade o periquito sofre sua primeira muda ,, akela q da os retoqes de um adulto pra ele depois da primeira muda ele pode ser acasalado? Depois de quanto tempo q termina a 1 muda ele sofre a segunda muda?
muito obrigado.... xau

jcesardutra disse...

Daniel eles saem do ninho com as penas de filhotes e em seguida (uns dois ou três meses) trocam as penas e depois de uns seis meses de novo, depois uma vez por ano. Muitas vezes mudam parcialmente algumas penas e se não manter sempre a mesma proporção nas sementes oferecidas eles ficam mudando várias vezes e isto é ruim. Temos que procurar manter sempre uma proporcionalidade na composição de sua ração. O mais importante é que antes de sete ou oito meses não devem ser colocados para criar, pois serão muito jovens.

Daniel disse...

a ta... eu posso acasalar um .. macho de 8 meses com uma femea de 18 meses?...

jcesardutra disse...

Sem problemas Daniel, tem que ver se ele está quente, se canta para ela e tal . Se não estiver vai demorar um pouquinho mas acasala.

adriane disse...

oi estou com um pequeno probleminha.
meu periquito acasala o dia inteiro com a vasilha da comida.
e a femea fica quase todo tempo no ninho.
mais eu naõ vi os dois acasalarem o que eu devo fazer.

adriane disse...

oi querido amigo estou aqui de novo, fiz o que vc mandou eu fazer.
rirei a caixa e ele esta desesperado querendo acasalar e ela naõ deixa.
o que devo fazer coloco outra femea com ele.
por que tenho 2 machos e 2 femeas .
mais estaõ em gailoas separadas.
obrigada pela ajuda.
e um forte abraço.

jcesardutra disse...

Adriane deixa que depois ele para, quando a fêmea estiver pronta ela dará uma chance a ele.

Ricardo farias disse...

bom dia ,eu tinha um casal de periquitos apenas em uma gaiola ela botou,descascou,mas depois de um serto tempo fiz um viveiro e coloquei esse casal lá,e mais um que comprei,os machos arodeam apenas a periquita que comprei,e antiga o macho dela bate nela,e essa periquita está na hora serta de botar,descascar mas os machos não gostam dela só querem saber da femea que não está na hora!O que devo fazer??colocar o antigo casal nessa gaiola navamente?ou não??me ajude por favor??pois é de uegencia??

jcesardutra disse...

Ricardo Farias os periquitos não preferem esta ou aquela, eles optam pela fêmea que estiver mais quente (pronta). Tem que haver caixas ninhos de sobra no viveiro e casais em número certo,( n machos para n fêmeas) quanto aos acasalamentos eles acabam se acertando. Tens que observar se não tens machos ou fêmeas sobrando. Se retirares o casal antigo para a gaiola eles vão se reacasalar e os casais que ficarem no viveiro também vã se acertar. Depois que estiverem com filhotes se houver espaço suficiente no viveiro podes recolocá~los lá. Mas se ainda não tem ninguem com ovos ou bem acasalados eu te indico retirar todas as caixas ninhos do viveiro e acertar quantos casais cabem no juntos sem estress e então deixar que se acasalem mesmo sem as casas. Assim que estiverem acasalados então recolocas todas as caixas ninhos de volta em número de sobra e deixe que eles escolham. Uma semana é o suficiente.

Ricardo farias disse...

obrigado

jcesardutra disse...

Valeu Ricardo.

Henrique disse...

Doutor quero esclarecer uma duvida...
Meu periquito tem asa cortada e ja está muito acostumado comigo, mas eu gostaria de deixar sua asa crescer novamente e brincar com ele somente dentro de casa deixando-o voar. Posso fazer isso ou tem alguma complicação?

Julio Dutra disse...

Henrique é só esperar que as penas cortadas caem e nascem novas e você pode ir acompanhando o desenvolvimento do vôo dele que se dará aos poucos e com dificuldades no início. Sê quiseres que as penas cortadas nasçam mais rápido então arranque os tocos cortados que as penas novas vem logo. Não vai dar nenhum problema e para ele será muito melhor.

Henrique disse...

Senhor muito obrigado, mas depois de tirar essa duvida me veio outra...
Se eu solta-lo dentro de casa voando como ja disse, existe algum risco de ele bater na parede quando estiver voando?

Julio Dutra disse...

Henrique ele pode bater nas janelas de vidro, mas nas paredes não. Como ele já conhece bem a tua casa então ele saberá voar dentro dela sem problemas. Cuidado com janelas abertas.

Gustavo disse...

Olá, eu tenho um periquito que vive sozinho, ele é macho, e eu queria colocar outro dentro da mesma gaiola. Mas como eu não quero crias eu queria colocar outro macho, posso colocá-lo junto com o primeiro, ou eles irão brigar?

Julio Dutra disse...

Gustavo independente do sexo, os periquitos que tem companhia vivem mais e melhor do que os que vivem sozinhos. Tanto faz uma fêmea ou um macho o importante é não chegar com o novo ou a nova e colocar juntos. Deves deixá-los perto alguns dias até se acostumarem. Sê for uma fêmea e não quiseres prole, então basta não colocar caixa ninho, sem ninho eles nunca criarão. Sê for um macho, viverão muito bem e brigam menos que duas fêmeas.