Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Resposta ao leitor: periquitos que não reproduzem

Criador de Periquito InglêsPor: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.



A pergunta é de Luan Manoel:

"Dr. júlio césar queria sabre o que eu faço,tem uns 3 meses que eu tenho tres casais de periquitos todos acasalados mas nunca nehum reproduziu eles cruzam normal mas ela só fica entrando no ninho não sei se já tem ovo porém me mande a resposta urgente."


Luan, três casais, três meses, você já os viu cruzando e nada de ovo? Realmente pode ter algo errado, tem que ser investigado.

Os casais estão juntos ou cada casal em sua gaiola? Se estiverem juntos tem que ser observado dentro das caixas, pois algumas fêmeas destroem os ovos das outras (disputando a caixa), neste caso devem ser aumentado o número de caixas no viveiro.

Outras fêmeas, por algum problema como falta de cálcio, comem seus próprios ovos, mas isto sempre deixa algum vestígio.

Depois que a fêmea põe algum ovo ela normalmente começa a ficar mais tempo no ninho. As caixas têm que estar em local onde possam ser inspecionadas diariamente, pois quando tiver filhotes deverão ser limpas, colocar um pouco de serragem ou areia limpinha.

Algumas vezes morrem filhotes e tem que serem retirados da caixa imediatamente. Se não tiver acontecendo nada de estranho, pode ser que sejam muito novas e a primeira postura demora mesmo.

A idade dos periquitos é um fator importante para a fertilidade, os machos costumam ser férteis até cinco anos e as fêmeas até quatro, depois disso a fertilidade fica prejudicada.

Ao início eu recomendo usar corretamente um vermífugo para todos, depois um complexo vitamínico e mineral encluíndo uma boa vitamina "E".

Uma variada alimentação incluíndo sementes, folhas verdes, areia, ovo cozido e amassado com cenoura e beterraba raladas, etc. Com estes cuidados a reprodução é um fato natural, deves observar á respeito destas orientações e sê for o caso aguardar um pouco mais antes de trocar alguns dos periquitos ou casais.

38 comentários:

denys disse...

Meu periquito nao acasalam
J afaz 3 anos q eu estou com eles e nada
Como q eu fasso ele acasalarem?

denys disse...

Como q eu fasso ele acasalarem
Ja faz muito tempo

jcesardutra disse...

Há uma teoria sobre um casal sozinho não criar. Como vivem em colonias na natureza precisam de outros casais para "competirem" na criação. Mas é importante saber com certeza se são mesmo um casal. Algumas vezes parecem machos ou fêmeas e nã são. Há também a idade e a saúde para ser observados.

marcio disse...

gostaria de saber se pode viver numa gaiola três periquito ,sendo que um e mancho e duas femea, e comprei uma casinha para eles acasalares,devo colocar algumas coisa dentro da casinha?

jcesardutra disse...

Márcio, não pode não, vai dar problemas. Uma gaiola é para um casal, outra fêmea vai dar brigas. Se for num viveiro, ou num gaiolão bem grande e colocares três casas, daí pode ser pois elas costumam atacar a casa da outra matando os filhotes e as vezes a fêmea também. E quando sugir os filhotes vai ficar pesado para este macho alimentar todo mundo, pois é o macho que leva comida no ninho para as fêmeas e os filhotes. Fazes melhor negócio ficando com uma fêmea só ou colocar em outra gaiola com outro macho. Capricha!

marcia disse...

BOM DIA PARA TODOS! DEPOIS QUE EU COLOQUEI OS MEUS PERIQUITOS NO VIVEIRO ,NÃO HOUVE MAIS REPRODUÇÃO,NÃO SEI O QUE ESTA DE ERRADO,TEM NINHOS PARA TODOS ,TENHO 3 CASAIS NO VIVEIRO,SERAPREI UM ACASAL EM UMA GAIOLA PARA FAZER EXPERIÊNCIA, ESTA JÁ COLOCOU AVOS ,AGORA EU ESTOU VIGIANDO .MAS PRECISO DE AJUDA PARA ENTENDER MELHOR MARAVILHOSOS BICHINHOS ,VOU FICAR MUITO FELIZ E AGRADECIDA PELA AJUDA. MARCIA

jcesardutra disse...

Márcia eles deveriam criar melhor no viveiro. Ou estranharam e depois eles se adaptam ou tem algo errado que você não está percebendo. As perguntas são as de sempre: Tens certeza que realmente são casais? Não são muito velhos? Muito novos?O viveiro é num local tranqüilo, eles estão bem lá?Tem casas sobrando? Muitas fêmeas ficam brigando pelo ninho uma da outra e quebrando qualquer ovo que a vizinha colocar e nunca aparecem filhotes. As fêmeas entram normalmente em suas casas? Já está definido qual casa é de quem? Podes ter certeza, o viveiro é o melhor lugar para criar periquitos australianos tem que ser descoberto qual é o problema e só você que está ai perto deles é que vai poder descobrir este mistério. Boa sorte!

Resposta ao leitor: Quatro casais criam mais que nove. « Vida de Periquito disse...

[...] periquitos que não reproduzem [...]

maykon souza domingues disse...

ola,eu costaria de saber porque algumas femeas batem nos filhotes ainda no ninho para poder bota?
tenho algumas que fazem isso,elas batem nos filhotes o colocam para fora do ninho para pode botar e sempre só o macho trata dos filhote no fundo da gaiola.

jcesardutra disse...

Maycon Souza Domingues eu também gostaria de saber como fêmeas que até então fizeram tudo certo começam a expulsar seus filhos do ninho. Acho que nunca vamos saber realmente a moral da coisa, mas vamos ao que podemos fazer. Muitos criadores retiram a fêmea da cria e deixam os machos tratando sozinhos dos seus filhotes (antes que elas recomecem a por, quando os primeiros filhotes começarem a sair do ninho). Elas ficam descansando junto com outras fêmeas numa voadeira maior para se recuperar e depois que os filhotes estiverem comendo sozinhos e forem retirados da gaiola de criação daí então elas voltam para o macho. Isto resolve dois problemas, um é o ataque aos seus filhos o outro é a baixa taxa de reprodução, pois os machos enquanto estão tratando dos filhos apresentam uma queda na produção de espermatozóides prejudicando a fertilização dos primeiros ovos da próxima ninhada. Por uns dez ou quinze dias já é suficiente para resolver este problema e ela quando voltar aceita bem o macho de novo. Outra idéia seria colocar os filhotes agredidos numa outra gaiola onde o casal trate normalmente junto com os seus só que não devem ultrapassar o número de seis para os australianos e cinco para os de exposição, pois sacrificará muito o casal. Alguns criadores colocam duas caixas para cada casal e os filhotes maiores ao saírem vão para esta outra caixa e o macho os trata lá. Muitas vezes a fêmea para fugir do assédio dos filhotes recomeça a nova postura nesta outra caixa deixando os filhos para o macho tratar na caixa antiga. Outras pessoas colocam uma separação na gaiola e deixam a fêmea de um lado e a família do outro depois quando a coisa se acalma eles retiram à divisória, eu não gosto muito desta divisória, pois algumas fêmeas podem recomeçar a pôr só porque o macho está ali do lado. Como você vê cada caso é um caso e nós que queremos ser criadores temos que descobrir qual a maneira que vai funcionar melhor. Valeu? Boa sorte!

roberto disse...

Ola já vi o meu casal de periquitos acasalar algumas vezes mais ainda estão com os filhotes de 11 dias no ninho o que devo fazer?

jcesardutra disse...

Roberto realmente é muito cedo, mas tem que esperar pra ver o que acontece. Se ela recomeçar a por, o que não é normal, deves ir separando e guardando os ovos em um recipiente protegido com algodão pelo menos até o treceiro ou quarto e até lá os filhotes estarão maiores e podes ajudar a alimentá-los. Com eles maiores poderias coloca-los em outra caixa na mesma gaiola pois o macho continuaria a alimentá-los. Então no momento em que ela pusesse o quarto ovo juntarias os outros tres e ela continuaria chocando e os filhotes não atrapalhariam. Já fiz isso uma vêz.

Roberto disse...

Julio já vi meus periquitos acasalando algumas vezes ainda posso tirar a fêmea da gaiola e por em outra sem o ninho, ou será que ela já esta fertilizada e corre o risco de botar o ovinhos no chão da gaiola?
A gaiola esta como ninho por causa da cria que ainda esta com 12 dias e o macho já ta encima da fêmea queria deixar só o pai na gaiola para não ter outra cria agora então ainda posso separa-los, depois dele ter catado ela algumas vezes ou corre algun risco?

jcesardutra disse...

Roberto deixa ela por primeiro, pode ser até que ela nem ponha. Se ela por vai guardando os ovinhos em um recepiente limpo protegido por algodão. Até ela por o terceiro ou quarto deixe-os juntos. Depois devolva todos os ovos para ela no mesmo ninho, ela estará choca e não rejeitará. Mas só devolva quando ela colocar o terceiro ou quarto daí você junta com os que estavam gurdados. Daí para frente o filhote estará bem maior e poderá ser criado pelo macho em outra caixa acoplada á gaiola por fora ou até mesmo em outra gaiola.

luis disse...

eles dizem que o periquito pode falar nis eles tem de aprederem

josé pires disse...

Quantos ovós no máximo uma femea pode chegar a botar??

josé pires disse...

uma femea periquita??

josé pires disse...

há e um papagaio pode viver em um viveiro com periquitos??Sem nenhum problema??

josé pires disse...

há e outra pergunta!!!Estámos no tempo serto para os periquitos ,botarem e terem filhotes??

josé pires disse...

I por favor responda tds as minhas perguntas pois essas perguntas são de extrema presizão!!obrigado !!!

jcesardutra disse...

José Pires eles criam no ano todo. Deve-se evitar os meses muito quentes e os muito frios. Também se eles estiverem na muda de penas devemos aguardar.

jcesardutra disse...

Atenção pessoal não devemos misturar aves de tamanhos diferentes em um mesmo ambiente como por exemplo papagaio com periquitos. Os periquitos correrão risco de morte a todo momento.

jcesardutra disse...

Henrique o máximo de ovos numa postura que eu presenciei foram 12.

jcesardutra disse...

Sim, pois novembro é um mes bom para criar.

josé pires disse...

obrgado

erick disse...

como eu faço para que o meu casal de periquitos se acasalem rapido ja faz muito tempo que eu tenho e nada de ovo por favor espero sua resposta

jcesardutra disse...

Erick não tem o que fazer para apressar a natureza deles, tem é que descobrir o que esta errado. Fêmeas velhas não põem. Fêmeas obesas também não. Sê não colocar a caixa ninho também não põem. Fêmeas doentes também não. (diarréia, infecção respiratória e outras doenças). Tem uma lenda que diz que um casal sozinho não procria, mas é lenda. O que ocorre é que em liberdade, lá na Austrália eles vivem em bandos e precisam de companhia e barulho entre eles. Se estão saudáveis, se alimentando bem e namorando deveriam criar. Acho que só resta duas alternativas: Ou compra outro casal ou troca a fêmea. Valeu?

Jean Araújo disse...

Boa noite, tenho um casal de periquitos, a femes coloca os ovos porém estes são quebrados posteriormente o que deve estar acontecendo? será que os ovos não estao galados ou seja o macho é infertil? quando a femea coloca os ovos tenho que retirar o macho pois ela fica batendo nele. Obrigado

jcesardutra disse...

Esta fêmea é pirada tem que ser afastada da criação.

Hericlis disse...

Como sei o se os meus periquitos são um casal pois nunca vi eles casalando e o bico de um e rosa e do outro é meio azul

jcesardutra disse...

Hericlis só mesmo sendo visto por alguém com mais experiência é que poderás ter certeza. Os machos chamados "normais", ou seja: os cinzas, os azuis e os verdes possuem a cera bem azul intenso. As fêmeas possuem a cera num tom azul desbotado com os furinhos das narinas mais esbranquiçados e quando estão entrando no período de reprodução elas ficam com a cera marrom clara ou palha até um tom bem chocolate. Os recessivos, incluindo-se os malhados, os lutinos, os albinos e outros não apresentam estas características nos machos, parecendo todo mundo fêmeas. Se me mandares uma foto da carinha deles, batida de frente para aparecer bem a cera eu poderei te ajudar. Mande para o e-mail jcesardutra@yahoo.com.br

Jorge Luiz disse...

Oi Boa Noite eu queria saber pq o meu 1 casal de periquitos ñ acasala?
o que devo fazer!

altair disse...

tenho 3 casal de piriquito so um casal reproduziu os outros nao,queria saber porque? se faz tempo que eles estao junto!

jcesardutra disse...

Jorge primeiro tem que ver se realmente são casal, muitas vezes enganam. E tem também a idade deles, se muito jóvens ou muitoelhos. Tem caixa ninho suficiente?

jcesardutra disse...

Jorge Luiz voce tem que identificá-los realmente, pois muitas vezes pensamos que são um casal e não são. Outra coisa importante é a idade deles pois se a fêmea for muito velha (mais de cinco anos) ela acasalará mas não colocará ovos. Assim como se for muito jóvem (menos de oito meses) poderá demorar um pouco para acasalar.

jcesardutra disse...

Atair pode ter a ver com a idade, se muito jóvens ou muito velhos. Se estiverem em um viveiro aumente o número de caixas ninho, ajuda.

adilso borges deoliveira e silva disse...

a femea esta botando ovo e nao deixa o macho cruzar so brigam o tempo todo ai me falaram pra trocar o macho troquei e nao adianto nado o que posso fazer agora mas mesmo assim ela continua botando mas os ovos nao se fertilizam e ai o que faço.

jcesardutra disse...

Adilso se ela esta pondo provavelmente os ovos estão férteis e é deste primeiro macho, deverias deixá-los junto, depois eles se entendem. Outro macho ela não vai aceitar mesmo. Com oito dias de choco já dá pra ver se o primeiro ovo está desenvolvendo algo dentro dele pois estará um pouco opaco, escurecido. Se não estiver e se em alguns dias não mudarem nada quando obsrvados atravéz do foco de uma lanterninha pequena então devem ser desprezados para que ela não perca tempo e esperar pela segunda postura. Andei pesquisando com outros criadores e eles acreditam que se a fêmea pôs e não descascou a culpa e do macho.