Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Periquito Australiano: Origem

Criador de Periquito Inglês

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

Em 1840, quando John Gould (naturalista), levou da Austrália para a Inglaterra um periquito verde, ele não fazia idéia da febre que isso iria causar nos criadores de aves e pássaros de toda Europa e do mundo. 0 periquito australiano se adaptou rapidamente à criação em cativeiro e apesar de serem vistos alguns amarelos voando no bando, só foi possível conseguir o primeiro exemplar dessa mutação (amarelo de olhos vermelhos) em cativeiro, em 1880, quarenta anos depois.



Daí em diante foi uma corrida na conquista de novas mutações e até hoje se pesquisa muito a procura do modelo que mais se aproxime dos ideais de perfeição estabelecidos no padrão de julgamento.

Existem clubes de criadores de periquito australianos em todas as principais cidades do Brasil e do mundo. Pelo fato de haver sido desenvolvido na Inglaterra, ficou conhecido como periquito australiano padrão inglês, e a Inglaterra por muitos anos foi campeã de todos os campeonatos da Europa, sendo contestado atualmente pela Alemanha onde estão os maiores criadores atuais.

63 comentários:

joyce disse...

Achei este site muito legal, e com muitas informacoes importantes! espero que estes artigos continuem!!
; )

Rosi disse...

Achei muito interessante este site, agora saberei onde tirar minhas dúvidas com relação aos meus periquitos.

Rita disse...

Boa tarde! Gostei muito do seu site. Você poderia me explicar como se identifica o macho da fêmea dos periquitos azuis e verdes?

Marlise disse...

Oi Júlio, que legal saber que vc é um criador oficial de periquitos. Muito legal mesmo!!!
No momento estamos curtindo uma tartaruga aqui em casa, mas eu sempre gostei muito de periquitos. Parabéns pelo trabalho.
Ah, pode deixar que quando eu for te visitar não vou dar coca-cola para eles.... heheheheheh

Andreia disse...

Olá Julio,

Meu periquito está com falta de apetite e emagrecendo a cada dia, você poderia me dar alguma orientação sobre que procedimentos devo tomar para salvar meu passarinho?

Orlando (Piá) disse...

Oi Júlio, muita boa a idéia de fazer um site sobre o assunto, pena que
estou aqui no Rio, caso contrario seiriamos dois criadores, quem sabe
voce com os periquitos e eu com os agapornes. Um forte abraço,
qualquer coisa por aqui sobre o assunto mando para voce. Abrs.

Rosane disse...

Oi AMIGO!!!!!parabéns pelo trabalho!!!!!!sabemos de longa data o carinho que você tem pelos pássaros,continue seu trabalho é maravilhoso.....um grande e forte abraço

Fernando disse...

Oi Julio , achei muito interessante teu site, sendo que gosto muito desta espécie de pássaros, parabéns,

Abraço

jcesardutra disse...

Obrigado a todos pela participação, isto me incentiva a continuar pesquizando e dividindo os conhecimentos da leitura e da prática nestes anos que crio o periquito ingles (periquito australiano padrão inglês). Estarei sempre a disposição para orientar sobre algumas dúvidas.

marcia disse...

preciso de tirar algumas duvidas sobre periquitos e nao tem quem me ajude, gostaria de entrar em contatos com pessoas que tab gostam de criar periquitos.

jcesardutra disse...

O site vida de periquitos existe para ajudar a resolver sobre as dúvidas dos admiradores e criadores de periquitos, exponha sua dúvida e tentaremos esclarece-la.

Marcos disse...

Prabens pelo site DR Julio é realmente sensacional crio periquito ha 13anos com certeza visitarei sempre parabens tmb pelas suas belas aves sao realmente lindas, um grande abraço!

eraldo - Natal/RN disse...

Mto legal esse site... Eu sou completamente apaixonado pela criação de periquitos...

Estou aprendendo muitas coisas aqui neste site.

Abraços.

jcesardutra disse...

Agradeço a gentileza do Marcos e do Eraldo e estou aceitando opiniões, observações e informações sempre. Um abraço

Mari e Sandro disse...

Oi Tio, só agora ficamos sabendo sobre seu site, muito legal, adoramos a idéia, muito interessante essa parte para comentários, dúvidas ou sugestões,
Abraços...

jcesardutra disse...

Valeu Mariana e Sandro, se surgir alguma dúvida é só perguntar. Por enquanto ainda não consegui um periquito com as cores do Figueira, só tem avai, gremio, palmeiras,braziliense (amarelo) e santista (branco). Beijão .

silvana nantes disse...

Gostaria de saber se tem algum site de criador na Alemanha
Grata

jcesardutra disse...

http://www.budgerigar-world.com (criadores) (fotos)
e www.periquitos.com.br (linkes)
São ótimos. Valeu? Julio

jcesardutra disse...

Desculpe Silvana esqueci de colocar seu nome os sites são estes acima.

Andre Luis disse...

É possível que eu consiga filhotes da cor amarelo de olhos vermelhos do cruzamento de
dois verdes não puros? É possível também filhotes brancos de olhos vermelhos( Se é que existe!) do cruzamento de uma branca/cinza com um macho cinza?
Minhas dúvidas derivam do fato de eu estar começando a criar agora.
Obrigado!

jcesardutra disse...

André Luiz, amarelo de olhos vermelhos se chamam lutinos e brancos de olhos vermelhos são os albinos. A resposta para sua pergunta é sim só que todos os filhotes fêmeas e se não me engano numa porcentagem de 25% ou seja, um em cada quatro filhotes contando todos os ovos que ela por e com sorte de não gorar as lutinas e albinas e só nascer os outros (falta de sorte). Os ino (lut. e alb.) são da mutação chamada ligada ao sexo e só o macho passa filhotes se cruzando com uma fêmea normal (igual a tua). Uma fêmea lutina ou albina com outro macho qualquer que não seja igual a ela ou pelo menos portador de ino não dá nem fêmeas. Eu já publiquei anteriormente neste blog à tabelinha de cruzamento de inos, da uma vasculhada. Se não achares, procura na internet que tem bastante, pesquisa por “periquitos mutações ligadas ao sexo” ou cruzamentos de periquitos lutinos. Quanto a sair albino, o teu macho e a tua fêmea tem que ser portadores de azul, ou seja: filhos de azul. Se este teu macho cinza for filho de um albino ou uma albina ele é portador de ino e a tua fêmea precisa ser somente portadora de azul (pai ou mãe azul). Valeu?

Ino (albinos e lutinos).
Normais (as outras cores que não os inos)
Sê misturar os inos com azul (ou filho de azul) é o caminho para albinos. (cinza também).
Sê misturar com verdes é o caminho para os lutinos.
Para este caso os cinzas valem como azuis.

Só ino com ino dá tudo ino (macho e fêmea)
Só macho ino ou filho de ino (portador) dá filha ino direto mesmo com fêmeas de qualquer outra cor.
Fêmeas ino com machos de outras cores só da filho macho cor normal portador de ino.
Sê usar macho normal portador de ino com fêmea ino ou mesmo com fêmea normal dá também fêmeas ino só que com probabilidades ainda menor que 25%.

Amigo, isto é apenas um rascunho rápido da coisa, tem muito mais para estudar e aprender. No começo parece difícil, mas devagarzinho vai-se acostumando. Boa Sorte.

Andre Luis disse...

Muito obrigado pelas explicações! Tenho certeza de que me ajudarão bas_
tante na divertida e séria "brincadeira" de criação e reprodução desses ca_
rinhas. Logo que tiver resultados com a reprodução deles comunicarei aqui
no blog. Tentarei enviar fotos também.

Jefferson disse...

Tenho duvidas quanto ao sexo de meus periquitos, um é albino (branco de olhos vermelhos) e possui a narina "cera" de cor azulada clara e o outro a amarelo por inteiro, porém de olhos pretos, não sei se pode ser chado de lutino, esse possui a narina "cera" de cor purpura, desconfio que são dois machos. Alguem poderia me ajudar?

jcesardutra disse...

Jefferson eu já respondi estas suas perguntas ontem e tambem acho que são dois machos e que o de cera cor púrpura não é mesmo lutino.

Gabi disse...

Olá,

Gostaria de saber quanto tempo pode deixar um periquito sem comida?
Vou explicar melhor eu viajei na sexta coloquei nos dois potinhos de comida alpiste e o outro com pão, só vou voltar na segunda será se acabar a comida deles no domingo tem problema eles ficarem sem comida até segunda? Por favor me responda, agradeço.
Gabi

jcesardutra disse...

Gabi três ou quatro dias é muito pouco para que ele fique sem comida, qualquer comedor plástico um pouco maior que uma lata de sardinhas é o suficiente para que não acabe. O problema que eu vejo é você colocar somente alpiste? O periquito precisa de uma mistura de grãos como alpiste, painço, níger e uma porção mais ou menos 10 % de aveia. E não se esquecer de colocar dois bebedouros com água para o caso de acontecer algum acidente.

Gabi disse...

Olá
Gostaria de saber em média quanto que um periquito sobrevive?
agradeço
Gabi

jcesardutra disse...

Um periquito vive mais de dez anos porem tudo depende da vida que ele leava em relação a boa alimentação, higiene e moradia.

Gabi disse...

Muito obrigada!!

DAVI FRANCO disse...

Gostaria de saber como consigo a mutação do periquito azul cobalto com a parte do corpo branco ou manchas brancas. Meu amigo falou que tenho de cruzar um azul com albino é verdade?

josé pires disse...

dotor estou muito triste!sabe porque?bem eu tenho um casal de periquitos ela chocou e descascou 2 filhotes,o macho começou a surar a femea,tive que separa-los,dai ficou só a femea e os dois filhotes,quando os filhotes estavam começando a empenar eles infelizmente morreram!será o que casou a morte dos filhotes??as cores dos casais é azul o macho e verde a femea!E agora já colquei o casal no viveiro.me ajude por favor me de a resposta,da acusa da morte dos filhotes!!

josé pires disse...

aguardo sua resposta quanto mais sedo melhor!obrigado!!!!!

josé pires disse...

há outra duvida que eu tenho!se eu ponhar ovos de uma papagai em uma periquita choca, ira nascer filhotes de papagaios???ou de outros passarinho me nores ela choca??responda tds as minhas perguntas por favor!!!!!

jcesardutra disse...

José pires a periqita não poderá chocar ovos de papagaio pois são muito grandes e ela abandonaria. Se chocar de passarinho menores ela provavelmente abandonara ao nascer pois a maneira de alimentar é bem diferente e eles morreriam de fome.

jcesardutra disse...

José Pires tinhas que ter visto se havia comida no papo dos filhotes para saber se morreram por ela ter parado de alimentar. Tinha bastante comida na gaiola para eles? Não ficaram no frio ? As vezes acontece de morrer e não saber-mos porque. Deixa eles tentarem de novo quem sabe da segunda vez da certo. Mas fica de olho quando os filhotes estiverem crescidos, melhora a alimentação e a higiene na caixa ninho, e se um dos pais começar a judiar dos filhotes separa logo e deixa o outro tratando, normalmente na segunda vez da certo.

josé pires disse...

eles estavam com o papo vazio.Os filhotes que moreram tinham 15 dias,será quando quantos dias ela levára para começar a botar navamente?

jcesardutra disse...

Mais uns 20 dias, porem tens que ficar atento par ver se os novos filhotes estão sendo alimentados. Coloque comidas mais fácil para ajudar os pais a alimentá-los. (milho verde, farinhadas, ovo cozido).

josé pires disse...

obrigado dotor!Então a periquita levará mais uns 20 dias para começar a botar?certo??obrigado!!

josé pires disse...

aguardo sua resposta quanto+ sedo melhor!!obrigado!!!

kristiano disse...

Vc poderia sugerir algumas mistura de grãos para alimentar meus periquitos? Agradeço de antemão.

jcesardutra disse...

Kristiano, alpiste com painço niger e um pouquinho de aveia, mas de uma procurada nos artigos já publicados no blog deve ter as dosagens direitinho. Valeu? Não dê girassol pois é comida de papagaio.

kristiano disse...

Grato!

kristiano disse...

Outra coisa...minha periquita me rendeu quatro filhotes que já estão adultos. Só que a uns 10 meses ela só pôe ovos e não choca nenhum, quando nasce já estão mortos ou morrem de uma hora pra outra. O que pode ser? ela pôe em torno de 15 ovos por ninhada.

jcesardutra disse...

Kristiano acredito que sua fêmea teria que ser retirada da criação por dois meses e tratada devidamente para se reestabelecer isto normalmente é sinal de enfraquecimento por excesso de posturas e crias.

kristiano disse...

Como seria esse tratamento?

jcesardutra disse...

Kristiano isto aqui não é msn, se você me manda uma pergunta assim : Como seria esse tratamento? Eu não sei nem de que voce está falando pois respondo 40 perguntas por dia e não poderei me lembrar do que você está perguntando, valeu? Cada pergunta deve ser sempre completa para eu me ligar, valeu?

Kristiano disse...

Desculpe, pensei que vc acompanhasse o site. Você disse: "Kristiano acredito que sua fêmea teria que ser retirada da criação por dois meses e tratada devidamente para se reestabelecer isto normalmente é sinal de enfraquecimento por excesso de posturas e crias.". Qual seria esse tratamento?

jcesardutra disse...

Kristiano para estes casos o certo é colocar esta fêmea em um viveiro ou gailão grande para que ela se exercite e acabe voando, tome bastante banhos e receba alimentação bem variada. Fôlhas verdes, verduras, frutas, areia limpinha, sol, etc. Enquanto isto tem que receber um vermífugo tipo avitrin seguindo a bula, e depois um revitalizante tipo alcon ou mesmo outro que contenha pré e pró-bióticos para fortalecer a flora intestinal. E num total de 60 dias ela estará em condições adequadas para voltar a criação. Não esquecer de retirar a caixa ninho do local onde ela esteja recebendo este tratamento e se quiser aproveitar para fazer com outro (s) periquitos juntos não tem problema desde que retire todas as caixas ninhos.

Kristiano disse...

Novamente muito obrigado! sua idéia de criar eese espaço foi excelente, parabéns!!!

Lívia disse...

Oiii...gostaria de tirar um dúvida:
tenho um casal de periquitos que teve filhotes, mas um desses filhotes está com o bico pendurado e quase caindo!Tem alguma coisa que eu possa fazer?Os pais conseguem alimenta-lo?Vai nascer outro bico no lugar?
Obrigada pela atenção!!

jcesardutra disse...

Lívia voce tem que examinar o papo dele para ver se esta cheio ou não. Se não tiver é porque ele não esta sendo alimentado então tem que clolocar comida pelo lado do bico com uma seringa. Se não for possível então terá que adaptar uma sondinha a uma seringa e colocar direto até o papo. Neste caso se usa a papa pronta da alcon ou outra e basta acrescentar água morna. A sondinha se consegue em um hospital ou em casa que vende material médico ou odontológico.

Marcia disse...

Bom dia! A mais ou menos quatro meses comprei um casal de periquitos num pet shop e agora 14/01/09 percebi que no ninho tinha um ovo e no dia 16/01/09 ela pos outro ai fiquei esperando ela por mais e ate hoje 22/01/2009 nada nem colocou mais e nem chocou os dois que ja tem la.Sera o que pode ser isso e eu estou tao anciosa para que ela procrie logo.Sera que ela ja é velha demais?Como é que eu vou saber se ela esta com idade demais para procriar?

jcesardutra disse...

Marcia estes dois ovos provavelmente estão perdidos, de cálcio para ela capriche na alimentação , folhas verdes, areia limpinha e um pouquinho de sol. Ela deve recomeçar outra postura em seguida, mas se repetir o feito acredito que seja realmente da idade. Neste caso se ainda quiseres filhotes teras que trocar a fêmea.

Marcos disse...

Oi, amigo gostaria que me tirasse duvidas a respeito de meus periquitos. TenHo um casal de periquitos q sempre tira filhotes, mas com o passar do tempo a femea abando na os filhotes e como quase sempre ela tira dois, so um sobrevive. Apartir dai somente o maxo dá comida a esse filhote mas com o passar do tempo ele abandona tambem e o filhote sai da casinha prematuro. Nessa fase ele nunca sobrevive pois ja em solo o maxo fica beliscando-o aponto de ensanguenta-lo e mata-lo!

jcesardutra disse...

Marcos é claro que tem algo errado com este casal. Pode estar faltando alguma das coisas imprescindíveis para eles. A gaiola ser muito pequena, falta de vitaminas, cálcio, proteínas e até uma melhora na alimentação para facilitar a alimentação dos filhotes. Inicialmente tem que receber vermífugos a cada quatro meses no mínimo, depois tem que tomar um complemento vitamínico com cálcio e ferro. Depois que os filhotes nascerem nada mais deve se colocado na água, porém farinhadas, ovo cozido, areia limpinha, cove, milho verde, etc ,tem que ser colocado á dispoição deles. Com estes cuidados anteriores dificilmente acontecem estes problemas, apesar de ainda não ser garantia para alguns casais. Por isso que depois de tres ou quatro ninhadas eles devem ser soltos em uma voadeira (maior) ou viveiro para se exercitarem e desestressarem. Alguns casais costumam atacar filhotes mesmo se razão aparente, para estes casais, ao primeiro sinal de agressão retira-se ou o macho ou a fêmea, e um deles sozinho termina de criar. É claro que só depois que os filhotes estiverem crescidos e não precisarem tanto do calor da mãe no ninho. O melhor é retirar a fêmea e deixar o pai criar sozínho. Tem que ficar atento para ver se ele esta alimentando, inclusive pegando os filhotes na mão e examinando o papo para ver se tem comida.

Marcos disse...

Oi amigo, obrigado pela resposta! E a respeito deste mesmo casal, percebo q os filhotes q sobrevivem desenvolvem-se e ficam em tamanho menor que os pais (pequenos), alguns ficam com coloração branca. Isso tudo deve-se a alimentação? Me indique por favor sementes que corrija essas deficiências...
Desculpa pelo incomodo!

jcesardutra disse...

Acredito que seja devido a mutação, pois existem combinações que diminuem o tamanho e combinações que aumentam. Os recessivos e os séries raras são menores e quando acasalados com da mesma espécie tendem a diminuir o tamanho dos filhtes. Para quem cria australianos isto não é problema pois o que vale é a beleza, mas para quem cria inglês não é interessante. Deves cruzar estes com normais, todo azul, todo verde ou cinza, mas normais para novamente aumentar o tamanho dos filhotes.

Marcos disse...

Oi amigo...Sei que ja estou exagerando da sua boa vontade, mas gostaria de fazer uma ultima pregunta!
É verdade que osso de choco faz bem aos periquitos? E em vez de osso de choco eu puser osso de baleia, serve?

jcesardutra disse...

Marcos o nome do osso é osso de ciba, é retirado de um molusco marinho e faz bem. Voce tem que dar obrigatoriamente é areia limpa porque ele come e precisa para a digestão. Existem no comércio vários tipos de pedras com cálcio qe fazem bem e ajudam a desgastar o excesso de tamanho do bico. O osso de baleia eu não conheço e não sei se serve.

Marcos disse...

VALEW AMIGÃO, VC FOI MUITO PRESTATIVO!!!
QUANDO VC DIZ QUE AREIA EH ESSENCIAL, EH AREIA NORMAL MESMO? AREIA BRANCA?

jcesardutra disse...

Com certeza Marcos é areia de praia ou de rio mesmo, só que bem lavada. E pode ser bem pouquinho em um recipiente pequeno pois eles comem alguns grãos somente, mas é muito importante.

Anônimo disse...

tenho um casal de periquitos, a fêmea só tem o olho direito, e ele come muito pouco, o macho come muito, coloquei alimentos diferentes para eles mas ela só come o do comedouro,será que a dificuldade para enxergar deixa ela mais quieta? e eles não cantam muito será que eles são tristes?

Julio Dutra disse...

O fato de ter apenas um olho não impede de se alimentar, se estão muito parados pode se tratar de idade avançada. Dê um vermífugo pra eles e depois um revitalizante alcon ou piusana mutramix ou vitagold ou qualquer um outro próprio para aves, com certeza eles irão melhorar bastante.