Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 22 de junho de 2008

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte I

Criador de Periquito InglêsParte I: Linhas Gerais

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês.

A atitude principal de quem pretende criar periquitos é dar condições adequadas para que não se instale nenhuma doença neles, pois o entendimento sobre as doenças requer bastante estudo e até mesmo a presença de um especialista no assunto. Procuro neste artigo expor um apanhado de conhecimentos adquiridos através do tempo no trato com estes maravilhosos pássaros, e no acompanhamento das lições ensinadas por outros criadores.

Na observação diária é possível perceber quando algo não vai bem, e o periquito começa a se apresentar um pouco triste, embolado, desanimado e tende a isolar-se num cantinho da gaiola ou do viveiro. Provavelmente se alimenta mal e sente frio. Providências têm que ser tomadas imediatamente, pois é impressionante a velocidade como sucumbem. Algumas vezes eles apresentam a "boca" molhada, com as penas em volta como se estivesse babando. Poderá se tratar de uma doença causada por fungos, tipo aftas. Se for realmente confirmado deverá ser tratado com medicamentos fungicidas e um profissional da área poderá nos indicar exatamente o remédio.

Outras vezes ao examinarmos a região em volta da cloaca percebemos irregularidades causadas por mal funcionamento intestinal tipo enterites. Apresentam fezes coladas nas penas desta região com as mais diferentes cores: vermelho, preto, verde, e amarelo. Podendo ser também fezes líquidas. O periquito tentará se limpar sozinho e cada vez se reinfesta mais. Tem que ser lavado imediatamente a região cloacal usando água morna e um pouquinho de sabão neutro secando em seguida com papel higiênico. Este pássaro deve ser transferido para uma "enfermaria". Uma gaiola pequena envolvida por uma capa (um plástico ou pano) colocando também uma lâmpada acesa para aquecê-lo, (de preferência infra vermelho). Esta lãmpada deverá ser apagada á noite para que ele durma. Enquanto não for definido o que exatamente ele deve tomar, só esta situação de conforto, (isolamento com aquecimento) e higiene, muitas vezes é o suficiente para o começo de uma melhora.

Nos aviários e agropecuárias onde compramos as sementes, encontram-se profissionais capazes de nos orientar, assim como alguns criadores mais experientes que já conhecem os medicamentos mais utilizados (com orientação) em seus pássaros. Muitas doenças surgem pela carência de vitaminas que encontramos com abundância nas folhas verdes e nas frutas, como a vit. A por exemplo, que evita as infecções respiratórias. Normalmente quando são bem alimentados e não passam frio, calor nem outros tipos de stress como ambientes inadequado, dificilmente adoecem. Cuide bem de seus periquitos, eles contam apenas com você para ajudá-los.

Não deixe de ler: Parte II (Sarna)

180 comentários:

DOENÇAS NOS PERIQUITOS - Parte II « Vida de Periquito disse...

[...] Não deixe de ler : (Parte I: Linhas Gerais) [...]

Michelle disse...

Meu Periquito tem uma verruga no bico, isto é ao lado do bico, como fazer para tratar isto? Obrigada por me ajudar

jcesardutra disse...

Michelle, você disse verrugas??? Não seria alguma descamação tipo sarna? Sem ver o paciente fica difícil, sugiro que você leia o artigo sobre sarna pois acredito que poderà te ajudar. Boa sorte.

Carla disse...

oi,
olha,um dos meus periquitos
aprsenta deformidade nos pés e
nas pontas dos dedos e os pés são
cascudos e acinzentados!
o que devo fazer?o q ele tem?
vc pode me ajudar?
obrigada!bjs!

alexsandra disse...

meu periquito nao voa nem anda mais faz uns 4 dias suas fezes estao grudadas nas penas temos que tirar com cotonetes e fica parado sempre no mesmo lugar ,tenta voar mais nao consegue ,gostaria muito de uma ajuda

jcesardutra disse...

Carla, deformidades provavelmente não tem mais o que fazer. Alguns periquitos tem as pernas e os pés azulados,é normal. Quanto a ser cascudos está me parecendo sarna, mas sem ver fica difícil. Eu colocaria SBP, inseticida doméstico á base de água. Direciona o jato para um papel limpo e depois com um cotonete passe o material nas crostas, massageando. Se for sarna ou outro parasito qualquer vai melhorar, se não for, mal não vai fazer. Passe umas quatro vezes caso você ache que esteja melhorando. Boa Sorte!

Alexandre disse...

Tenho um periquito fêmea, ela se alimenta bem, mas fica o tempo todo em posição de dormir e não canta quase nada, gostaria de saber se é u alguma doença ou é apenas um fase da vida dela, pis ela já tem mais de 1 ano de vida.

orlandina disse...

Tenho alguns periquitos e um deles começou a ter umas crises. vira de ponta cabeça, nao consigo saber o que é, voce pode me ajudar?

jcesardutra disse...

Orlandina, isto parece epilepsia. Só um veterinário poderá prescrever os medicamentos corretos. Eu já tive um filhote assim, mas melhorou sozinho com o tempo. Muitas vezes isto acontece por ficar acasalando continuamente irmão com irmão, ou pai com filhos e depois com netos e vai por aí a fora. Tem que acasalar com periquitos de outras famílias para variar um pouco o sangue. Valeu?

paula disse...

Gostaria de esclarecer uma dúvida:Tenho um piriquito fêmea,que tem uma tipo verruga no bico...oque devo fazer?

E esclarecendo outra dúvida:Tenho filhotes de piriquitos australianos eles tem 2 semanas e parece que a coxa da perninha tá quebrada...oque devo fazer?


Se possível me responda o mais breve possível.
Obrigada!

Bia disse...

Julio Cesar, tenho um casal de periquitos australianos que já está na terceira ninhada; Na primeira, nasceram 2 filhotes (de 5 ovos) mas nenhum vingou.
Da segunda, já temos 2 filhotes empleno desenvolvimento.
A terceira é bem recente, tem 4 ovos no ninho.
Só que de um dia para o outro a fêmea apresentou uma grande saliència no peito, muito parecida com um ovo. Até parece que ela "engoliu" um ovo e que ficou retido no peito. O que é isso?

jcesardutra disse...

Muitas vezes é só gordura ou também tipo uma massa ou calo de tanto ficar no ninho. O ideal era passar estes ovos para outra fêmea e deixá-la descansar em um local onde possa voar para se exercitar por uns tres meses (sem colocar ninho). Senão ela vai adoecer e morre. Valeu?

Wagner Abrahão disse...

"Bom dia, estou escrevendo para perguntar se alguém pode me ajudar. Tenho 4 Periquitos, de um tempo pra cá, eles começaram ficar sem penas ao redor dos olhos e ficam passando os olhos nos puleiros, deve estar incomodando demais. Peço por favor que me ajudem. Desde já agradeço a atenção. Obrigado. Wagner.

jcesardutra disse...

Wagner neste caso o ideal seria mostrar a um veterinário de aves, pois acredito que possa ser sintoma de alguma outra doença. Se não for possível, tem que explorar a parte de parasitas como ácaros, sarna etc. Eu uso gotinhas de medicamentos próprios para estes casos aplicados atrás do pescoço. São medicamentos a base de ivermectina (ivomec) devidamente diluído para aves. As casas de pássaros vendem e custa muito pouco. Uso também pulverizar (lavar bem, encharcá-los) com água morna com algumas gotas de vinagre ou iodo, isto afasta bem as pragas e não se esquecer de higienizar bem as gaiolas, pois podem estar contaminadas com qualquer bichinho desta família, é mito comum acontecer. Depois disto aplicar um vermífugo tipo Avitrin, é muito fácil de aplicar e ótimo para mantê-los saudáveis. Amigo, é o que eu faria e te recomendo, Valeu?

Tássia disse...

olá meu periquito ,não consegue voar por conta das fezes está grudado nas penas o que devo fazer , e tenho mais 3 junto com eles bons , devo separar ???
obrigada!

jcesardutra disse...

Tássia eles tem que ser lavados com água morna e um pouquinho de sabão neutro, pois caso contrário fica tentando se limpar com o bico e se recontaminam e morrem. Depois secar com papel toalha e mantê-los em um lugar aquecido. Porque tantas fezes? Parece diarréia e tem que dar remédio e retirar tudo na alimentação deixando apenas com painço por uns três ou quatro dias. Normalmente eu dou neosulmetina gotas conforme a bula e de início pingo duas gotas direto no bico. Valeu?

Lourdes disse...

Olá, meu periquito está com pelotas de fezes endurecidas e grudadas na região onde ela sai. Que doença é essa? Obrigada!

hiago disse...

eu queria saber se pode da o remedio vita gold direto o tem um certo tempo porque esse remedio faz eles trocarem de pena?? e eles trocando de pena atrapalha no acassalamento?? eu coheço um cara que ele mexe com periquito ele mim falou que da almerão pra eles e bom pro cruzamento isso e verdade?? mim ajude por favor!!! muito obrigado......

Sonia disse...

Meu periquito está com umas coisas estranhas ao redor do bico, e este (o bico) está se deformando, está ficando torto. Tem alguma coisa que eu possa estar usando para curá-lo?

jcesardutra disse...

Sonia provavelmente se trate de sarna e nas casas de comércio de comércio de pássaros existem várias pomadas para isto. O melhor seria ser visto por alguém que conheça para depois tratá-lo. Eu uso remédio caseiro: sbp, inseticida doméstico a base de água. Esborrife sobre um papel limpo e depois passe o material expelido no bico e em qualquer outra parte que estiver assim. Passando uma vez por dia por uns três a quatro dias já fica bom. Valeu?

willian do nascimento disse...

o meu priquito as vezes apresenta fezes presas em volta das penas eu nao sei oque que e nao sei se e a raçao ou se e algum tipo de doença
espero que nao seja nada me ajude por favor

Vinicus disse...

Olá!

Eu tenho uma periquita, que possua nas patas, em volta do bico e no bico,umas marcas que parecem que pele solta, ou dei lá!

O que ela tem????

Me ajudem Por Favor!

Se é doença, qual rémedio devo usar??

Clarice disse...

Minha periquita está com a cloaca grande e as fezes estão um pouco moles, o que devo fazer?

jcesardutra disse...

Clarice se ela estiver chocando isto é normal, se não for choco então tem que tratar. Daqui onde estou só consigo te orientar a fornecer neosulmetina gotas para ela e ver se resolve. Siga corretamente a bula. Valeu?

Filipe disse...

tenho 4 periquitos, 2 casais, ambos estão juntos há mais de 2 meses e ainda n há sinais de interesse uns pelos outros, eles até parece que n querem acasalar....o que é q posso fazer???

Filipe disse...

preciso por favor que me ajude, gostaria de iniciar criação mas está demorando muito.... todos eles são adultos, quê k faço????

rachell disse...

O q eu faço por favor respponda urgente minha pergunta meu piriquitinhu ta doendte triste mole e ta fazendo coco mole...me ajude...

jcesardutra disse...

Rachel deixe ela sozinha em uma gaiola pequena bem quentinha, fora do alcance do vento, lave a bundinha dela se tiver cocô grudado e de para ela neosulmetina gotas conforme a bula. Quanto a alimentação de somente painço e água limpa diariamente por uns quatro dias.

Filipe disse...

preciso por favor que me ajude, gostaria de iniciar criação mas está demorando muito…. todos eles são adultos, quê k faço????

jcesardutra disse...

Felipe solta todos em um viveiro e coloca várias casas, inclusive algumas de sobra, esta é a maneira mais rápida se eles não forem vovô.

Fernanda disse...

Oi, querido, ontem adotei um periquitinho que caiu de uma árvore...ele está meio quietinho, comeu na minha mão, mas fica ali no poleiro, quieto...ele tá comendo papinha recomendada pelo veterinário...será que é normal?
porque ontem ficou assustado...
Demora para ele resolver comer sozinho?
Abraços e obrigada

jcesardutra disse...

É normal ele ficar assustado inclusive é sinal de que está melhorando. Quanto a ficar quietinho deve ser frio, deixe-o em um lugar sem ventos e proteja a gaiola. Coloque na gaiola comidas fáceis para ele começar a beliscar, tipo milho verde na espiga, Pedacinhos de pão integral, ovo cozido, folhas verdes e areia limpa. (areia nunca pode faltar). Devagarzinho ele vai começando a comer. Boa sorte!

atavides disse...

meu periquito esta com o bico furado parese que um bicho comeu

jcesardutra disse...

Atavides, (furado?) não seria roído? A sarna costuma fazer isto com o bico deles. Se estiver tipo esfarelado, tem que observar também nas pernas (pé) e em volta do ânus, parece uma micose, se for isto então é sarna. Pode ser usado uma pomada chamada dolemil, ou usar "SBP" inseticida doméstico á base de água. Direcionar o jato do spray sobre um papel e passar o material expelido do sbp nas lesões umas quatro vezes. Depois o ideal seria tratar com um vermífugo, pois quando tem sarna também está na hora de vermifugar. Valeu?

Filipe disse...

tem um viveiro pra venda???

jcesardutra disse...

As lojas só vendem viveiros pequenos e muito caro. Podes fazer um com sarrafos e tela de arame para pássaros. É só fazer um retãngulo do tamanho que quiseres, colocar porta(s) e cercar tudo com a tela. Para proteger dos ventos forra por fora com lonita plástica transparente.

Carla Maria disse...

Boa tarde! Tenho um casal de periquitos.Só que a fêmea está já faz algum tempo um caroço abaixo da região onde sai as fezes.Parece um ovo. E agora ela está caidinha, desanimada.O que pode ser isso? O que devo fazer?
Agradeço.
E aguardo retorno.
Carla.

cesar ramos disse...

boa tarde,eu tenho dois periquitos ,e um deles,tem dois dias que está quietinho,parece que até o bico está pesado pra ele levantar,ele parou de cantar, está comendo pouco,já dei ampicilina.pergunto eu fiz bem ?ajuda-me

Oberdan disse...

Julio tenho um casal de periquitos o macho esta bem jururu e tbm com diareia. O que posso fazer p/ ele melhorar?
obrigado pela atenção...abraços.

jcesardutra disse...

Carla Maria, muitas pessoas deixam as fêmeas produzindo ovos por todo o tempo sem dar um período de descanso. Isto muitas vezes provoca a baixa do oveiro, como se diz popularmente. (tipo as mulheres mais velhas que tiveram muitos filhos e ficam com a bexiga caída) Outras por pasarem muitas horas no ninho criam uma camada de gordura e calo nesta região e dificilmente se livram disto. Você tem que pegá-la e examinar se é duro para ter certeza que é um ovo entalado. Se for ovo então é grave e ela tem que ser ajudada urgentemente. Colocando óleo na região da cloaca e ânus e segurá-la próximo á um a vasilha com água quente para ela receber calor na região. (uns quinze minutos)(cuidado para não encostar na água e provocar queimadura). Esta manobra deve dilatar os músculos da região e o ovo acaba passando. (é como um parto difícil tem que ser ajudada).

Beatriz e familia disse...

Bom dia , tenho dois periquitos e um está bem mal. Quando comprei os dois estavam otimos , colquei em gaiolas separadas por que um é maior que o outro.Mas bem no começo o menor começou a perder penas , achamos que era troca de penas e deixamos assim.Mas agora ele, aparentemente por ter se assustado com algo, está ferido nas asas (sangraram e uma ficou quebrada, eu acho) e perdeu pele na cabeça. Os dois pararam de cantar. Estamos MUITO PREOCUPADAS E TRISTES!!!! Como podemos ajudar o periquito doentinho? MUITO OBRIGADA, Bia , Luciana, Rogério e Felipe .

jcesardutra disse...

Oberdan já respondi pelo e-mail : dieta só com painço por quatro dias neocemitina na água, higiene para deixá-lo limpinho e proteção do frio e ventos.

jcesardutra disse...

Oberan a pergunta é a seguinte: Voçê deu ampicilina para tratar o que? Tem que observar os sintomas, para tratar certo senão acaba com o fígado dele. Tem diarréia? respira aceleradamente? Tem vomitos? Tosse?É mais ou menos por aí, senão o próprio antibiótico pode matá-lo. Sê ele só está triste, comendo menos e mais sinal nenhum eu colocaria ele sozinho numa gaiola menor, bem aquecido, até uma lãmpada acesa durante o dia ( ao lado da gaiola), colocaria um revitalizante na água, tipo revitalizante alcon e deixaria ele quietinho em observação por um ou dois dias. É claro que se um veterinário pudesse vê-lo seria melhor ou pelo menos um criador mais experiente, mesmo que criador de outra ave ou pássaro. Valeu?

jcesardutra disse...

Carla eu respondi pelo seu e-mail espero que tenhas recebido. Caso contrário me retornes que eu te ajudarei porque se realmente for ovo atravesado terás que passar óleo na região da cloaca e anal, depois colocar a menina sobre (próximo) um recipiente com água quente por uns bos quinze minutos. Isto dilata os músculos da região e ajuda a liberar o ovo. Uma vez eu tive que ajudar a apertar um pouquinho até o ovo sair. Com muito cuidado pois não deve quebrar.

andressa disse...

Olá,
tenhu um casal de brotogeris chiriri. Um deles está com o lado esquerdo da cera, vermelho e em volta do buraquinho bem inchado! o que pdoe ser?

jcesardutra disse...

Querida Andressa eu não faço a menor idéia do que seja brotogeris chiriri mas pelo geito foi mordido e ficará bom logo.

andressa disse...

é um periquito!!
e esta com o nariz inchado e vermelho...desconfiei que pudesse ser doença por fungo!

jcesardutra disse...

Depois que respondi dei uma olhada na internet e vi algumas fotos desta ave. São muito bonitos eu não conhecia, mas não acredito em fungos e acho que melhora sozinho, deves só observar e tambem ver se não foi mordida. abraços. Julio.

andressa disse...

é foi observar... se n melhorar ou vier a piorar levarei ao veterinario!!
eles as vezes se estranham...pode ser mordida, se bem que nao tem marcas de machucado nem nd!
Enfim..agradeço a resposta!!
abraços

jcesardutra disse...

Turminha da Beatriz estou achando que são duas fêmeas e uma surrou a outra. O que está ferido pode receber um anticéptico nos ferimentos (mertiolate, polvidine, etc.) e ficar sozinho em uma gaiolinha menor, aquecido, longe do frio e do vento. Se a asa está quebrada e tem que ser examinada, deve ser fixada com esparadrapo, encostada ao corpo passando o esparadrapo por baixo da outra e em uma semana ela está curada. Uma coisa é certa, só por se assustar não ia se ferir tanto assim, e ratos pode ter sido? Algum gatinho talvez? Deve ficar sem poleiros, com serragem no fundo e observar atentamente se ele está se alimentando. Se não estiver não poderá se recuperar. Eu uso papinha da alcon para filhotes de psitacídeos, com água morna e coloco direto no papo com o auxílio de uma seringa e uma sondinha nasogástrica ou uretral fina, (corto um pedaço e lixo a pontinha para não machucar ao entrar até o papo) eu consigo com um enfermeiro, porém algumas casas de pássaros vendem uma mais apropriada. Introduzo pela garganta uns dois a três cm da sonda e injeto lentamente a papa. Isto três vezes ao dia, um ml cada vez já é o suficiente. Mas se ele estiver se alimentando sozinho não precisa. Valeu?

paulo disse...

alguem pode me ajudar o periquito australiano que tenho está emagrecendo e babando come e vomita tipo espuma

jcesardutra disse...

Paulo esta muito estranho ou ele está intoxicado com algum alimento, água, tinta,insetcida, ou é doença grave. Deve ser visto por alguém da saúde animal. Preferêncialmente um veterinário ou no mínimo um criador experiente. Eu crio a 6 anos e nunca vi este sintoma. Examine cuidadosamente o ambiente dele, a comida, a gaiola e tudo que estiver por perto dele.

Adagilson disse...

Tenho alguns periquitos e um certo casal em que o macho era todo pomposo e agiitado cortejando a fêmea começou a ficar mais encurujado e não canta mais e estou perdendo todas as ninhadas deste casal já dei vitagold e não vi melhora e ele estava com a parte superior do bico alem do tamanho normal, pode ser por causa dos acaros ?

Danielle Cestari disse...

Ola, tenho 01 casal de periquitos, o macho perece estar com gripe, pois fica fazendo um ruido como se fosse um pequeno espirro, tambem fica batendo sem parar a sua perninha no puleiro e as vezes fica quietinho num cantinho da gaiola, o que devo fazer?

Mpet disse...

estou com um periquito australiano que está muito inchado na parte da cloaca parece um "tumor" do tamanha de um ovo ou maior de cor roxa e sangra muito porque ele fica mexendo no local com as patas. quando ele mexe sai uns pedaços e poço notar q seria tipo um sangre consistente.não sei oque faço e ele ainda está com filhotes(tirei a casinha, eles ja estao quase prontos) e esta sempre tentando galar a femea e isso faz sangrar...ele parece muito saudavel mas encomodado com isso..oque faço?????

jcesardutra disse...

Mpet este periquito tem que ser separado e tratado. Deixa que a fêmea continue tratando sozinha dos filhotes. Mostre a um veteriário ou a um criador mais experiente urgentemente.

jcesardutra disse...

Danieli Cestari realmente está parecendo um resfriado e isto é normal acontecer quando ficam exposto a frios, ventos e friagem da noite. Ele deve receber uma melhora substancial na alimentação, e um revitalizante tipo alcon, que é fácil de encontrar nas casas de aves e pássaros. Tem que ser protegido do frio e ventos, de preferência se tiver que ficar na rua, colocar um plástico tranparente por volta da giola. Consulte neste blog sobre alimentação de periquitos. Valeu? Julio

jcesardutra disse...

Adagilson tem que tratar, pois parece que ele adoeceu, observa se o tamanho do bico está dificultando para comer. Podes dar uma acertada com uma lixa de unha e oferecer comidas moles também. Depois coloques um pedaço de tijolo maciço para ele roer e gastar o crescimento excesivo do bico. Valeu?

Filipe disse...

Obrigadão pelas dicas ..
valeu

Geraldo disse...

Boa Noite! Tenho um periquitos já faz alguns dias apareceu um caroço abaixo do ânus. Parece um ovo mole como se estivesse cheio de vento, "ou melhor dizendo uma bechiguinha" O que pode ser isso? Na parede onde fica a gaiola ficou um pequeno buraco na parede parece que ele estava comendo o reboque da parede! O ânus fica rececado e todos os dias tenho que lavar para tirar as fezes secas! O que devo fazer?
Agradeço.
E aguardo retorno.
Geraldo

Carolina disse...

Meu passarinho fica o tempo todo com as penas 'inchadas' como se estivesse com frio.Dorme a maior parte do tempo e urina bastante.Tem dificuldades para comer, mas bebe bastante água.Não come a ração e está sempre pedindo comida matigada para o macho.O que pode ser?

jcesardutra disse...

Ela esta doente tem que aquecer o ambiente, verificar a alimentação, e fornecer um revitalizante tipo alcon, na água. Mas é bom ficar bem atenta pois se não melhorar em dois ou tres dias deve ser vista por algum especialista (ou um criador mais experiente) antes que se abata muito. Parece sintoma de periquito que come comida de sal (proibido)

jcesardutra disse...

Geraldo infelismente parece um lipoma, é um tipo de massa tumoral e normalmente aparece no final da vida de alguns periquitos. O melhor seria mostrar a um especialista (veterinário de aves) ou no mínimo a um criador experiente mas não espere muito, infelismente.

marcos disse...

Amigo percebi hoje no meu perequito(nome Spike),que ele tá com um ferimento no canto esquerdo do bico um pouco abaixo da cera nasal ,o qual mesmo hoje se deu um pequeno sangramento, é como se tivesse arrancado um pequeno lasco do bico, o que pode ter sido?...será que foi ele e a femea e acabou se ferindo?
de imediato minha providencia foi dar um banho nele e tirar o sangue e depois com um algodão umido com riforcina coloquei no feremento.aparentemente ele ta normal, se alimentando e tudo mais como era antes.Mas tou preocupado já que o mesmo é do meu filhinho de 5 anos e não quero que ele piore.É um passaro que não vive na mão de ninguem somente dentro da gaiola junto a femea (de nome Tina).Se puder me esclarecer algo agradeço.

jcesardutra disse...

Marcos ele não vai morrer por causa disto, mas tem que ver porque ela está atacando o macho. Se continuar assim tem que separar ou trocar de fêmea.

Lourdes disse...

Meu periquito esteve espirrando durante alguns dias e agora está rouca, solta o tempo todo um piadinho que parece um chiado, enquanto mexe a cabeça para cima. Além disso, parece que está com a região da garganta inchada.
Agradeço se puder me ajudar a medicá-la.
Obrigada.

Lourdes

jcesardutra disse...

Lourdes vou te descrever os sintomas de um resfriado em periquito e você que esta com ele deve decidir. Ele senta-se no poleiro com as penas arrepiadas, estremecendo e espirrando de vez em quando. Pode apresentar uma fraca coriza. O resfriado é geralmente acompanhado de diarréia branca.
Tratamento: tem que ser conservado aquecido noite e dia. Alimente-o como se estivesse anêmico, (dar um revitalizante tipo alcon). Cubra os lados e o topo da gaiola com toalha, deixando espaço suficiente para entrar bastante ar. Pingue uma colher de chá de óleo de eucalipto numa xícara de água fervendo, colocando perto da gaiola, de modo que ele possa inalar o vapor. Com isto ele melhora em três ou quatro dias.

Lourdes disse...

Olá, muito obrigada pela sua resposta.
Estou achando então que não é resfriado, pois ela não tem nem coriza nem diarréia.
Comecei a dar Avitrin antibiótico, mas parece que não faz efeito.

Ela continua mexendo a cabeça para cima, como se estivesse com incomodo na região do pescoço ou do papo.

As fezes estão bem sólidas, mas verde escuro, acho que ficou escuro depois do Avitrin.

Obrigada pela ajuda, abraços!
Lourdes

jcesardutra disse...

Lourdes alguns periquitos nascem com problemas nerológicos, tipo eplepsia. Daí a turma dá vermífugo, e vitagold por trinta dias, muitos melhoram outros de vez enquando apresentam alguma crise. Estes periquitos não devem ser aproveitados para reprodução.

Ma disse...

Tenho um casal de periquitos, a femea apresenta as fezes endurecidas e ficam grudadas fazendo um bola (tive que pega-lá e paasei um algodâo com aguá para as fezes sairem), notei tambem que na região de onde as fezes saem está tudo sem pena embaixo, o que fazer???
Me ajude!

Guilherme disse...

Julio Cesar, primeiramente venho agradece-lo as explicações que me fez referente ao viveiro, precauções e a quantidade de meus periquitos australianos. Fico muito feliz em poder contar com alguém com seu conhecimento e seriedade na criação dessas magnificas aves. Ontem enquanto colocava comida para eles notei que uma periquita estava com "casquinhas" no bico (dando a impressão do mesmo estar quebradiço) e nos pés (e essas eram mais grossas). Isso pode ser um sintoma da sarna, da qual li em alguns outros artigos? Se for devo trata-la com o SBP mesmo?
Mais uma vez agradeço, e continue tendo muito sucesso!
Obrigado.

Guilherme disse...

Me esqueci de perguntar se isso é contagioso, uma vez que ela vive junto de mais 15 periquitos. Obrigado

Guilherme disse...

Devo aplicar o insetisida em todo o viveiro? Nao irá causar mal nenhum a eles?

jcesardutra disse...

Guilherme não é para pulverizar em todo o viveiro. A sarna é uma coisa localizada tem que espirrar o SBP a base de água, os outros não servem, num papel limpo (bem de perto) e depois passar a aquela baba que fica no papel somente los locais afetados pela sarna nos periquitos. Pode também passar nos poleiros, mas pulverizar geral não precisa. Existe um ivomec gotinhas, diluido que as casas de pássaros vendem para pingar na nuca dos pássaros para afugentar piolhos e outras pragas, isto também pode ser usado.

jcesardutra disse...

É contagioso sim.

jcesardutra disse...

Ma este casal tem que ser afastado da criação, retirando a caixa ninho caso estejam. Tem que receber vermífugo avitrin conforme a bula e depois o revitalizante alcon, também conforme a bula. Tem que colocar banheira com água com gôtas de vinagre e iôdo, alternadamente para eles tomarem banho dua vezes por semana. Depois retira a banheira. Se continuar com problema nas fézes tem que tratar 4 dias com neosulmetina gotas. Cuide para que a alimetação deles fique mais com 30% de alpiste, 60% de painço e 10% de ninger, mais ou menos. Não de girassol nem aveia.

Ma disse...

Muito Obrigada, vou começar o tratamento ainda hoje...

Rodrigo disse...

O Vermifugo é indicado na diarréia?se for eu queria saber em quantas gotas e em quantas dias. até mais!

Dr. Arthur Octavio Nebias disse...

obtive uma cria de oito filhotes de um casal lutino de periquito inglês e aos poucos três acabaram morrendo. Não sei se foi porque na mesma gaiola haviam dois casais com dois ninhos e o ninho ficou com o "cheiro da outra fêmea ou se foi por que eles ja deviam ter saido do ninho e não sairam?

jcesardutra disse...

Dr. Arthur filhotes morrem por não serem alimentados pelos pais, (e apresentam papo vazio) morrem por diarréias e por ataques sofridos pelos adultos. Fora isto às vezes morre de doenças congênitas que nem ficamos sabendo a causa, é um tanto complicado. A prevenção é vermífugos, vitaminas, revitalizantes, boa e variada alimentação, farinhadas, ovo cozido, frutas, legumes e algumas verduras. A higiene, o conforto e o sossego evitando estresse de gaiolões muito cheios de periquitos também são bastante importantes. Mas cá prá nós, os ingleses sofrem tantas mutações e acasalamentos consangüíneos que provoca afunilamento genético que vem a ser uma causa importante em tantas mortes súbitas de periquitos.

jcesardutra disse...

Rodrigo eu uso neosulmetina seguindo exatamente como manda á bula.

Rodrigo disse...

Neosulmetina! Obrigado.

Rodrigo disse...

Oi Julio Cesar semana passada, o meu periquito femea botou um ovo no fundo da gaiola, e essa semana ela botou outro e não tem ninho. O que pode ser?

Rodrigo disse...

Eu Comprei o Complexo Vitaminico da Avitrin, ai o cara da agropecuária disse pra mim pra dá 10 dias sim e 5 não. Eu dou no caso 2 gotas no quadrado de água e 3 gotas no bebedouro, seu eu sempre der 10 dias sim e 5 não e sempre nessa quantidade de gotas. Tem algum problema dos periquitos ficarem doentes?

Rogerio .M disse...

Meu amigo tenho periquito de cabeça vermelha, ele tem uns dias ela sentido falta de ar espera varias vezes por dia e noite, como se tivesse gripe ou algo assim,ele se alimenta bem mas pareçe mto cansado ,por favor me ajude , que devo fazer ?????

jcesardutra disse...

Rodrigo ela está colocando de uma forma muito irregular parecendo final de postura ou fêmea velha. Se não for isto só se ela está muito quente para reproduzir e algum macho está galando ela. Se não for nada disso deixa assim que ela para. Cozinha o ovo e da para ela amassado com farinhada. Quanto ao Avitrin vitaminas não vai fazer mal desta forma, pelo contrário vai fazer bem. Eu aconselho sempre ler a bula e dar conforme este escrito, pois foi um farmacêutico que escreveu, é melhor ainda.

jcesardutra disse...

Possível infecção respiratória, mantenha em lugar aquecido longe dos ventos frios, e procure uma agropecuária para comprar remédios específicos para isso.

Rogerim M. disse...

Sr. poderia me indicar alguns???

jcesardutra disse...

Rogerim M. eu posso indicar sim porém perdi a sua pergunta anterior então por favor pergunte de novo o que voce quer que eu indique, Valeu? estou aguardando.

Rodrigo disse...

O Periquito quando ele está com diarréia além de dar o medicamento adequado a ele, eu tenho que limpar a bundinha dele com água morna Certo?

Rodrigo disse...

complementando quando a bundinha está suja!

Rodrigo disse...

Ah e sobre o comentário que vc falou de algum macho galando ela, eu tenho um casal de periquitos na gaiola e realmente e ele tá tentando cruzar com ela, mas ela tira o corpo fora.

Rosane Viana Bragança disse...

Saudações. Parabéns pelo trabalho de criação de periquitos e por todo o auxílio que tem prestado às pessoas que amam seus animais...
Sempre tive periquitos australianos em casa, que acabam vivendo muito... Mas tive duas fêmeas que sofreram antes de morrerem; eu sofri junto com elas e não quero passar por tudo novamente.Por isso, estou aprendendo bastante com as suas respostas.
Tenho uma questão sobre um dos meus três periquitos: ele tem, por volta, de 6 anos e de um ano pra cá vem apresentando crises, como se fossem convulsões, choques que mechem com a cabeça, com as asas, enfim, espasmos que o fazem cair do poleiro, todo torto... Uma das patas fica mole... A intensidade das crises é variável; às vezes rápidas , outras longas. Pode ser epilepsia? Tem cura? Estou preocupada demais, pois as ocorrências se tornaram mais freqüentes... Já tentei um veterinário de aves, mas não se mostrou muito interessado... Será que mudança de domicílio poderia causar esse tipo de problema, pois no apartamento onde vivo hoje não tem luz natural na área onde estão meus periquitos... Aguardo ansiosa por sua atenção.
Agradeço desde já, Rosane.

jcesardutra disse...

Rosane é um tipo de eplepsia pois é um distúrbio neurológico mas o que esta gerando a crise pode ser mesmo a falta de um pouco de sol. Os veterinários desistem porque é uma ave de baixo custo e eles sabem que as pessoas não vão gastar com um periquito. O que voce pode fazer é arranjar uma forma de ele tomar um pouquinho de sol, o mínimo que conseguir fará muito bem e dar uma melhorada geral nas defesas dele. Não sei á quanto tempo ele não toma vermífugo, a recomendação é de pelo menos a cada seis meses. Depois do vermífugo um revitalizante para psitassídeos e um reforço com vitamina "D" que recompensa um pouco a falta de sol. Eu uso vermífugo da avitrin e a vitamina "D" também. O revitalizante uso o da Alcon. Se estas marcas não forem encontradas em tua cidade, pode ser de outro aboratório, seguindo religiosamente a bula. Comprarás tres remédios, gastarás pouco e ainda poderas gurdá-los para no outro semestre repetí-los.

Rogerio .M disse...

Sr. Júilo Meu periquito é de cabeça vermelha ele esta gritanto mto qse 24 hrs ele nem dorme direito,ele espirz mto,,fica com o bico sempre aberto, tentando respirar forçado, como se nao estivesse consequindo respirar,ele se alimenta bem as fezes dele esato normal, eu comprei um medicamento que chama norkill mandaram colocar na agua dele beber ,mas naum fez efeito ainda ja esta no 3 dia e eles ja ta qse 1 semana assim,mto cansadim por que nao esta dormindo ,gostaria que o Sr podesse me ajudar ,desde ja jan fico mto ,pela atençao que esta dando...

Obrigado...!!!

Rosane Viana Bragança disse...

Sr. Julio. Agradeço pelas orientações. Comecei a adicionar o Vermífugo Avitrin hoje mesmo, pois já o havia comprado. Antes dessa última crise longa de espasmos, ele parecia ter sinais do início de Peito Seco; por conta disso, resolvi dar o complexo vitamínico"100 PS" para evitar a doença, mas tenho receio de estar misturando muitos medicamentos... O que o senhor acha? Ele tomou por cinco dias o "100 PS" e ficou dois ou três com água normal. Agora já está com o Vermífugo...As fezes estão um pouco moles e ele tenta limpar o local com as pernas e o bico; tentei pegá-lo para fazer a limpeza, mas está arisco e pode se machucar. Posso borrifar água no bumbum ? Ele está comendo + Painço, Alpiste, Niger, um pouco de milho alvo e Megazoo. O que acha?
Aguardo resposta.Obrigada.
Rosane.

Rosane Viana Bragança disse...

Sr. Julio, saudações.
Agradeço pelas orientações. Comecei a adicionar o Vermífugo Avitrin hoje mesmo, pois já o havia comprado. Antes dessa última crise longa de espasmos, ele parecia ter sinais do início de Peito Seco; por conta disso, resolvi dar o complexo vitamínico"100 PS" para evitar a doença, mas tenho receio de estar misturando muitos medicamentos... O que o senhor acha? Ele tomou por cinco dias o "100 PS" e ficou dois ou três com água normal. Agora já está com o Vermífugo...As fezes estão um pouco moles e ele tenta limpar o local com as pernas e o bico; tentei pegá-lo para fazer a limpeza, mas está arisco e pode se machucar. Posso borrifar água no bumbum ? Ele está comendo + Painço, Alpiste, Niger, um pouco de milho alvo e Megazoo. O que acha?
Aguardo resposta.Obrigada.
Rosane.

Alice disse...

Olá,meu periquito esta com a parte de trás super inchada como se tivesse um ovo preso,só q ele é macho...O que pode ser???O que devo fazer???Me ajude por favor.

jcesardutra disse...

Alice o melhor pra ele é que alguém o veja alguém que entenda do assunto e que possa examiná-lo. Daqui de longe e sem ver, fico pensando em muitas causas para isto, mas o que? Está assim desde quando? Ele se alimenta normal? Faz cocô normal? Tem que apalpar este inchaço para ver se é um abscesso, uma massa dura ou apenas uma reação local de inchaço. Muitos periquitos depois de cinco anos de idade começam a apresentar coisas parecidas com isto e se chama lipoma. É uma massa de gordura endurecida e não há o que fazer. Ele tem que ser examinado e não deves dar remédios por indicação de qualquer pessoa que acaba piorando. Neste caso e daqui de longe não posso fazer muito por ele, mas não desista, pois sempre há alguém que entende e poderá ajudar. Valeu?

MEIRE BRITO disse...

Meu periquito australiano foi picado por um agaporni, e a picada foi feia no bico dele e chegou a deslocar o bico nos dois lados , só esta preso no meio, enfim o bico está enpendurado,o que faço para ajuda-lo, como ele vai comer? o que passo no bico para colar novamente. me ajude.

jcesardutra disse...

É por isso que não devemos misturar aves de tamanhos e tipos diferentes, acaba provocando acidente. Se ele não comer ele morre, terás que colocar comida na boca, usando uma papinha numa seringa e se não conseguir terá que ser adaptado uma sondinha na seringa e colocar direto no papo. Mas se arrancou completamente o bico ele depois que melhorar só vai poder comer comida mole. As casas de pássaros vendem papinha para misturar com água morna. O bico descolado pode ser colado com esmalte de unha para que possa vir outro por baixo.

Marcos disse...

Sr. Julio parabéns por toda a ajuda que vc vem oferecendo às pessoas! Vc é um anjo do senhor! Poucas vezes consegui encontrar respostas na net para tratar as doenças dos meus periquitos, e muitos morreram.
Estou com um periquito macho com 7 anos nas seguintes condições: Asas caídas e com cauda parecendo estar um pouco levantada, região ao redor do ânus/cloaca bem inchada, respiração ofegante (as vezes parece entrar em algum estado convulsivo, mas não sei realmente o que são convulsões), fezes sólidas e líquidas de cor verde amarelado, peito de faca. Faz dois meses que seu comportamento tem sido cada vez menos ativo e faz 3 dias que entrou neste estado de sofrimento e grande debilidade. Acredito q não haja mais chances de recuperação mas talvez outra pessoa possa encontrar esta mesma descrição de doença e salvar seu periquito.

jcesardutra disse...

Ele deve ter adoecido por uma dessas bactérias que atacam os periquitos e ficou muito tempo doente sem ter sido tratado com urgência então quando se abatem desta forma realmente fica bem difícil. Muitas vezes nem percebemos que estão doentes e quando vimos já estão com grande complicação. Eu tenho seringa e sondinha que comprei em casa de material médico e odontológico para situações como esta. Parece que ele esta morrendo, mas não vamos ficar olhando ele morrer sem tentar fazer nada. Eu coloco na sonda 2 ml (mais ou menos de papa para filhotes (alcon ou outra), mas 2 gotas de neosulmetina e aplico direto no papo. Parece difícil, mas não é. Se ele estiver bebendo água sozinho coloco as gotas na água conforme manda a bula. Se não estiver continuo injetando a papa por três a quatro vezes ao dia e coloco uma gota apenas de neosulmetina, de modo que ele receba no máximo 4 a 5 gotas no primeiro dia 3 no segundo e no terceiro. Depois disto ou ele já morreu os estará melhor daí eu deixo apenas com as gotas na água do bebedouro mas continuo colocando papa no papo dele. Esta papa é um pó para misturar com água morna. E muito importante deixar ele em um local quente, longe do frio da noite e dos ventos. As vezes se salvam e vale a pena tentar. Neosulmetina é um antidiarreico que trata também as infecções do intestino.

MEIRE BRITO disse...

muito obrigado pela informações, vou seguir seus conselhos, pois gosto muito dos meus periquitos que vivem soltos dentro de casa, todos de casa se apegaram a eles, e os agapornis vivem numa gaiola separados e o que aconteceu foi que um deles fugiu.

Arthur José Ghissi disse...

Por favor, o senhor poderia me ajudar??
Eu comprei um periquito já faz uns 3 meses, e ele se alimentava muito bem , cantava e era normal..... mas de uma semana pra cá ele começou a ficar mal, ele não canta, quase não se movimenta, fica no chão com a cabeça abaixada e tem muita dificuldade para andar, pois ele se desequilibra e as vezes cai.... ele também não está conseguindo voar e parece que não tem força nas patinhas

O senhor saberia me informar o que pode ser??
Espero a sua resposta urgente, pois me parece que meu periquitinho está sofrendo demais
Desde já agradeço

Fabíola Armond disse...

Por favor, gostaria de uma orientação. Minha periquitinha é albina e tem aproximadamente 3 anos e meio. Ela mora sozinha numa gaiola com brinquedos e até então não tinha demonstrado se sentir mal, pois interagia com todos na casa e passa o dia numa varanda com plantas e pássaros livres e a noite dorme no meu quarto. Embora não possa sair da gaiola, pois tenho uma cadela caçadora em casa, ela era sempre brincalhona e aparentemente feliz. Só que, por motivo de doença na família, ela precisou passar quinze dias sozinha, sempre no quarto, tendo apenas uma pessoa para limpar a gaiola e trocar a comida e a água dia sim dia não. Qdo voltei para casa, percebi que ela já não comia bem, e estava muito triste. As fezes estavam verdes e ela fazia um movimento com a cabeça, aparentando vomitar, com o biquinho espumando. Levei ao veterinário e ele disse que era tristeza e solidão. Passou piu sana 3 gotas 2x por dia e mega zoo I 20. O remédio eu consigo fazê-la tomar, mas a papinha ela não aceitou. Hj, segundo dia de tratamento ela já começou a demonstrar vontade de voltar a comer a ração, embora ainda tenho comido muito pouquinho e aparentemente não tome água. Eu dou a ração trill para periquitos com aquela misturinha da alcon coloridinha de frutas e água filtrada. Tento fazê-la tomar sol de manhãzinha, mas ela não gosta, de jeito nenhum. Será que este é o tratamento adequado? Agora no natal, terei que viajar de novo, devo levá-la, deixar na casa de alguém, ou é melhor mantê-la em seu ambiente, se houver uma pessoa para vir cuidar dela dia sim dia não, sendo que a maior parte do tempo ela ficará sozinha dentro de casa? Se puder levá-la, como proceder na viagem, já q será de carro, mais ou menos umas 4 horas? Estou aguardando a resposta anciosamente! Muito obrigada!

jcesardutra disse...

Arthur os periquitos são assim mesmo der repente eles ficam doentes e nem se sabe o que eles têm. Eu não sou veterinário, e sendo criador experiente trato alguns sintomas conhecidos como diarréia, sarna, infecção respiratória e outras coisas que aparecem e a gente já esta acostumado a tratar com sucesso. As aves são vorazes por natureza, elas comem o tempo todo e os periquitos não fogem a regra. O que quero dizer é que se ele não estiver se alimentando morrerá muito rápido. O certo é um veterinário vê-lo, mas te garanto que do jeito que me descreves acho difícil recuperar este teu. Ele tem que receber comida bico á baixo e também medicamento. Num caso parecido com este teu nós usamos coccinon, é um pó diluído em água e terás que injetar com uma seringa e uma sondinha pelo bico, diretamente no papo. Quando ele começar a beber e comer sozinho então não precisará mais injetar, mas no início até papinha tem que ser colocado desta forma. Este coccinon é da vitasol ele trata e alimenta, mas tem que enfiar comida nele e é muito importante, mantê-lo aquecido. Deixar a gaiola em lugar fora do alcance do frio e do vento. Melhor envolver a gaiola com um plástico ou pano claro, para passar claridade e não passar ventos nem frio. Existem nas casas de pássaros e aves umas painhas prontas, vem em pó bastando acrescentar água morna. È a mesma papa para filhotes. Se conseguir encher o papo talvez ele sobreviva.

jcesardutra disse...

Fabíola ela precisa de uma companhia, um da mesma espécie. Se colocares um periquito com ela ela ficará bem(não importa o sexo pode ser um macho ou outra fêmea). A medidação está correta mas ela não está querendo se animar. Os periquitos vivem em bandos na natureza e sofrem muito quando estão sozinhos. A viagem fará bem a ela, melhor que ficar sozínha mas um companheiro (a) será o melhor negócio para ela.

Arthur José Ghissi disse...

Muitoooo obrigadoooo pela ajuda
Descupe encomodar o senhor, mas é que ele está muito doente!!!
Desde já agradeço o auxilio.... vou tentar as dicas do senhorrr
Obrigado!!!

berenice disse...

Sr. Julio,
Hoje ao acordar encontrei minha periquitinha branca morta.Quando a comprei notei que tinha problemas, as asas caidas, um buraquinho no bico, andava meio coxeando. Coloquei avitril na água e ela teve uma melhora. Era a favorita do Birubiru, que ultimamente estava lhe alimentando. Nas 2últimas semanas piorou bastante, coloquei os dois em uma gaiola menor, sozinhos e neste final de semana ela definou. Domingo estava no fundo da gaiola, tentei passar a mão nela e ela caminhou um pouco. Os sintomas dela eram, além das asas caidas e do furinho no bico, tremor, sono, e sempre com fezes grudadas na penas. Hoje comprei uma nova gaiola e uma nova fêmea para o Biribiru, não sei se é cedo, mas ele reagiu bem. Minhas dúvidas, o que ela tinha e se é contagioso pois tenho 6 periquitos, ou seja 3 casais.Obrigada.

João Pedro disse...

Oi Júlio , tudo bom ?
me tira uma duvida, meu peruquito na maioria das vezes, ele come, e logo depois é como se ela estive-se engasgada, e começa a tussir jogando um pouco de comida para todos os lados. Você pode me explica por favor ?

Ps.: Ele só come comida da marca Trill

jcesardutra disse...

Berenice o que ela teve foi maus tratos anteriores, pois a turma quer ter aves e pássaros mas não cuidam devidamente. Alimente bem os seus e mantenha sempre higiene nas gaiolas este é o segredo. Os que conviveram com elea não pegaram a doença porque estavam mais fortes e tiveram resistência. Não esuqeças que devem ser vermifugados á cada seis meses e em seguida dar um tônico para aves assim eles adoecem menos.

jcesardutra disse...

João Pedro isto pode ser sinal de uma doença (cãndida) tem que dar frutas ácidas para ela e se mesmo assim ela continuar a vomitar sempre e emagrecer deve ser separada do plantel e tratada para fungos.

Rodrigo disse...

Eu tenho Vermifugo da Avitrin, eu queria saber pode dar a eles sem que ele não estejam doentes. Feliz Natal e um Próspero 2009 com muita paz e saúde!

berenice disse...

Julio,
Muito obrigada por me tranquilizar pois oque não faltam são bons tratos para as minhas 6 crianças. Diariamente limpo bem as gaiolas, troco agua, dou mistura pronta para periquitos, laranja, milho, maça e alface, sei que alface não é muito recomendada mas eles adoram, então como é a única folha verde que eles gostam, continuo dando. Minha dúvida é quanto ao vermífugo, qual o nome ? Dou avitril de tempos em tempos e coloco aquelas pedrinhas para eles roerem. Acho que só faltou o vermífugo, por favor qual o nome e de quanto em quanto tempo aplico. Quanto ao Birubiri e sua nova companheira, acho que em breve vão acasalar, ela é super agitada, sobe e desce da gaiola o tempo todo, uma total doida. Foi uma boa escolha que fiz comprar outra já que ele não está mais triste. Obrigada mais uma vez e um bom ano novo com seus periquitos.

Rodrigo disse...

O Meu Periquito tá esquisito, a respiração dele as vezes tá acelerada as asas deles ficam abertas mesmo não tendo calor.

Rodrigo disse...

O Meu Periquito tá esquisito, a respiração dele as vezes tá acelerada as asas deles ficam abertas com ou sem calor.

Rodrigo disse...

O Meu Periquito tá esquisito, a respiração dele as vezes tá acelerada as asas deles ficam abertas com ou sem calor, e uns espirinhos de vez em quando.

jcesardutra disse...

Valeu Berenice mas não se descuide com o alface pois é bastante laxante e poderá provocar diarréia. Acredito que se colocares couve ou outra folha eles acabam se acostumando e não correrão riscos. Eu uso o vermífugo avitrin de seis em seis meses, seguido corretamente a bula.

jcesardutra disse...

Tem que ser observado quanto á infecção repiratória. Se fica batendo a cauda junto aos movimentos de respirar e se está se alimentando bem, caso contrário tem que tomar um remédio para problemas respiratórios e retirá-lo de correntes de ar frios principalmente á noite.

Marisa disse...

Meu irmão viajou e deixou um casal de periquitos que pertencem aos meus sobrinhos na casa de minha mãe para ser cuidados, uma amiga que estava visitando colocou o dedo na gaiola para brincar com os periquitos, mas a fêmea que é muito brava bicou o dedo da mesma e para se livrar da bicada ela movimentou muito o dedo, e não sei como, mas a periquita perdeu todas as penas do seu rabo, ficamos todos nervosos porque meus sobrinhos vão chegar de viagem e encontrar a periquita sem rabo.Gostaria de saber se nasce outras penas do rabinho? E quanto tempo demora para nascer?

jcesardutra disse...

Marisa ainda bem que não foi o bico que caiu, mas vai demorar uns meses para o rabo voltar. Digam a ele que ela trancou a cola na gaiola e isto as vezes acontece, mas que o rabo volta sim.

Marcelo Sampaio disse...

Caro colega,se puder mim ajudar agradeço muito.
tenho uma pequena criação de periquito australiano comun aqui em caucaia no ceara e sempre tirei exemplares lindos mas no ultimo mes tirei uns exemplares q nasceram sem algumas penas no peito e sem cauda eles ja estão separados e parece q não vão nascer.
um amigo mim disse q era um tipo de fungo e se eu não tomar alguma providencia vai enfectar todo meu plantel, min disse tambem q eu fizesse uma solução de agua enxofre e iodo e desse um banho em todo o plantel o q vc mim diz disso.
obrigado pela atenção.

renato disse...

oi meu piriquio e um casal mais eles nao poem ovos faz 4 meses que eu comprei eles com tudo e o homem da loja falou que sao casal? eu queria um resposta por favo?

renato disse...

oi? eu queria sabe por que meus piriquito nao querem choca e nem coloca ovos********** sao casal por q o homem da loja falou

jcesardutra disse...

Renato provavelmente a fêmea é muito jóvem ou muito velha, tens que investigar.

jcesardutra disse...

Renato se não estão fora da idade, então deve ser falta de alguma coisa, como companhia por exemplo. Algumas pessoas dizem que um casal só não cria pois precisam de concorrência. Te aconselho a colocar outro casal por perto.

jcesardutra disse...

Marcelo Sampaio existe uma doença chamada muda francesa, é causada por vírus, tipo uma gripe, as vezes eles ficam bons e empenam totalmente , mas muitas vezes ficam tão pelados que nunca mais voltam ao normal. Não existe cura e se continuar com a criação corre o risco de todo o plantel ir aos poucos ficando assim. Se forem só estes filhotes, o ideal é separá-los do plantel e não deixar o pai e a mãe deles criar por no mínimo seis meses para pegarem resistência de novo. Isto acontece por enfraquecimento dos reprodutores, falta de alimentação adequada e higiene (limpeza) suficiente no criadouro. Os periquitos vão enfraquecendo devagarinho e se transformando em doentes. Na internet eles são descritos como asinhas. Muitas pessoas deixam que uma fêmea crie quatro, cinco ou mais vezes direto sem descanso nem medicamentos obrigatórios e elas vão definhando. Cada fêmea deve dar no máximo quatro ninhadas direto e depois descansar dois meses para poder recomeçar a criação. Os remédios que te ensinaram não vão resolver nada. Eu te oriento dar uma parada na reprodução, colocar os periquitos em outro viveiro ou gaiolas, dar uma lavada geral com água, sabão e água sanitária (cloro). Depois de tudo bem lavado devolve os periquitos para o local de origem. Da um fim nos desempenados que apresentam a doença e de vermífugo para todos. Depois de vita gold ou outro vitamínico completo, tudo conforme a bula, deixa eles descansarem uns dois meses e depois pode voltar a criar normalmente respeitando o período de descanso e repetindo a cada seis meses o vermífugo e a vitamina, cálcio, ferro, tudo que puderes dar. Depois disto não esquecer que Qualquer ave ou pássaro qu estiver em reproção tem que receber alimentação variada e reforçada.
O casal que deu filho assim deve ficar seis meses sem reproduzir. (não esquecer)

Fernando disse...

Olá senhor Júlio, ontem meu periquito australiano estava com alguns sintomas desconhecidos,estava "vomitando" e parecia estar engasgado com o vomito,além disso estava muito quieto,passou o dia todo encolhido e dormindo,não sei ao certo qual doença se tratava.Hoje de manha,quando fui ve-lo,tive a infelicidade de ver que ele havia falecido,provavelmente na madrugada,parecia normal o corpo dele.Gostaria de lhe perguntar o que houve com ele,para ele ter falecido.Obrigado pela atenção.

Ilka disse...

Prezado Julio Cesar, parabéns pelo blog.

Meu periquito está perdendo penas e se coça muito, da rigião da cloaca e nas costas todas. Ademais, está apresentando diarréia. O que pode ser? Pensei na sarna, mas ele é o único periquito de 6 que tenho que apresenta estes sintomas.

O que posso fazer para conter a diarréia? Posso também passar alguma pomada em sua pele?

Obrigada!

jcesardutra disse...

Fernando nestes casos somente guardando o corpo em congelador e depois enviar á um laboratório veterinário eles tem especialistas em aves e com a necropsia da pra identificar a causa morte. Aqui em Florianópolis nós temos o Ministério da Agricultura e eles fazem este exame. A grosso modo ele pode ter tido um infarto, ou se envenenado com alguma coisa. As doenças que provocam vômito em aves leva meses para que ela morra.

jcesardutra disse...

Ilka quanto a diarréia eu uso neosulmetina seguindo coretamente a bula. Ele tem que ser limpo (lavado) á região onde as fézes ficam coladas. Deve ser colocado em um local aquecido, longe de ventos frios. Deve ser pingado também gotas de allax ou outro medicamento para aves e pássaros á base de ivermectina nas costas ou na coxa . Isto protegerá de parasitos externos e também, depois que aplicar o remédio para a diaréia deves dar vermífugos para todos. Eu uso o vermífugo da Avitrin. Se eles forem mantidos com vermífugos a cada seis meses dificilmente adoecem. É bom também colocar água com algumas gotas de vinagre ou iodo alternadamente numa banheirinha com água para o banho, isto afugenta as pragas que atacam as penas.

Fernando disse...

Obrigado pela resposta sr. Júlio ,mas já enterrei o corpo do periquito,acho que a morte foi mesmo provocada por doenças com vomito,a algum tempo ele já havia vomitado bastante...gostaria de lhe fazer outra pergunta,servir pão frances já seco aos periquitos,provoca algum tipo de doença?Tenho um outro periquito, a raça dele é "Periquito de encontro amarelo" (ou Brotogeris versicolurus como nome científico) e talvez eu sirvo pão seco à ele,então gostaria de saber se isso provoca algum male a saude dele.Até mais.

berenice disse...

Julio,
Aqui estou eu a te escrever novamente, felizmente por motivos que não são de preocupação. Não sei se te lembra que eu havia te escrito quando perdi uma periquitinha que tu diagnosticou maus tratos anteriores, bem eu substituí ela por outra(para não deixar o Birubiru só) e ela é muito arteira mas, estou estranhando que ela durma dependurada nas paredes da gaiola, já pensei que ela pode estar tentando evitar o macho. A outra periquita que está na mesma gaiola também está adotando esta atitude. Fora isto, ela já começou a se interessar pelo ninho, entrando e saindo, as vezes ficando lá fazendo barulhos. Será que vão acasalar ? Ela está pronta, a cera acima do bico já está bem amarronzada. Fico louca para começar a minha criação mas até agora não aconteceu nada. Será que estou fazendo algo errado com eles ? Já desverminei e já coloquei vitaminas para eles. Um abraço e muito obrigada.

jcesardutra disse...

Fernando deves trocar o pão por uma farinhada pronta para psitacídeos, o pão contém fermento, não é bom e também não fornece nada além de engordar as aves.(demais).

jcesardutra disse...

Vai acasalar sim e quanto ao Hábito de dormir pendurada na parede não é muito bom pois fica muito cansada e pode com o tempo acabar adoecendo. Isto é comum em periquitos acostumados em viveiros quando o criador não faz nada para evitar. Á medida que vai escurecendo, com a chegada da noite, é como se eles tentassem acompanhar a claridade que está indo embora. Nestes casos em viveiros eu coloco um poleiro de fora a fora acompanhando a tela e bem perto para que eles quando cansados pulem para este poleiro bem pertinho. Na gaiola deves acompanhar a hora de dormir e empurrar ela para o poleiro, com o tempo ela aprende e quando começar a chocar ela vai dormir na caixa nino.

Heitor disse...

Olá, Júlio

Tenho um casal de periquitos. O macho é mais velho que a fêmea e até hoje a fêmea nunca pôs nenhum ovo. Ultimamente ele vem brigando um pouco. Mas o que me preocupa é que o macho está cansado, quieto, triste e quase nem sai do lugar. Gostaria de saber o que fazer para resolver este problema e saber se a causa disso pode ser má alimentação das aves. A fêmea está bem. Só o macho está assim. Espero que me ajude. Obrigado.

jcesardutra disse...

Heitor quando voce diz velho é que idade? Com mais de cinco anos não devem ser usados para reprodução. Quanto á fêmea não colocar ovo, eu te pergunto: Eles estão em um local tranquilo eadequado e tem pelo menos uma caixa ninho padrão para periquitos? Se a resposta for sim então estou começando a suspeitar que são dois machos. Não acredito ser da alimentação, a alimentação costuma dar problemas quando estão tratando de filhotes. A trsteza do macho deve ser devido a briga. Eu daqui de longe e lendo a tua mensagem fico a desconfiar que podem ser dois machos ou até duas fêmeaso que é mais comum ocorrer brigas. Caso contrário, se tiveres como ter certeza que são macho e fêmea e tem uma caixa ninho, só se eu acreditar na lenda que um casal sozinho não cria. É uma lenda mas muitas pessoas dizem isto.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Olá Júlio,

Minha filhote Azul Celeste face amarela está vomitando todas as sementes pra fora. Percebi isso por ver alguma comidas grudadas na parede!

Ela faz o mesmo movimento que o nosso quando vomitamos, contraindo a moela em movimentos de vai e vem e então joga pra fora... o que pode ser?

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Complementando...

Percebi que ela está comendo as sementes com casca!

berenice disse...

OI JULIO,
DE TEMPOS EM TEMPOS DOU UMA OLHADA NOS TEUS RECADOS E ME CHAMOU A ATENÇÃO O RECADO DO HEITOR QUE NÃO SABE O SEXO E NEM A IDADE DOS SEUS PERIQUITOS, EU SEI VER E ACRDITO QUE TU TAMBÉM. MACHO A CERA ACIMA DO BICO É AZUL, FÊMEA ROSA E MARROM QUANDO ESTÁ PRONTA PARA ACASALAR. IDADE NOVINHOS: OS OLHOS SÃO TODINHOS PRETOS, QUANDO COMEÇAM A VICAR MAIS VELHINHOS APARECE OBRANCO DO OLHO. PÉS NOSNOVINHOS, BEM ROSINHA, NOS MAIS VELHOS JÁ FICAM ENCASCURRADOS. CABEÇA NOS NOVINHOS, CHEIA DE LISTINHAS QUE VÃO DESAPARECENDO QUANDO A IDADE AVANÇA.
AH, A PROPÓSITO, MINHA PERIQUITINHA NOVA ESTÁ NUMA FUNÇÃO NA CAIXA NINHO, FICO LOUCA PARA SABER O QUE ELA ESTÁ FAZENDO LÁ MAS NÃO VOU ME METER NO ASSUNTO PARA NÃO ESTRAGAR. COLOCO ALGUMA PALHA OU SERRAGEM PARA ELA ?
UMABRAÇO DA AMIGA BERENICE

jcesardutra disse...

Rodolfo toma cuidado isto é sinal de doença séria sim. O ideal é separar em uma gaiola á parte e ver se ele continua fazendo isto, se continuar terá que ser tratado e nem sempre conseguimos curar, o medo é passar isto para os outros. De uma averiguada boa nele e depois me contacte pois acabei de receber um livro muito bom sobre doenças e fala sobre vômitos só que ainda não li o artigo deverei fazer isto hoje á noite. Algumas vezes fazem isto de bobeira mas quando é doença eles começam a emagrecer e entristecer.

jcesardutra disse...

Rodolfo oferece farinhada pronta e outros alimentos enquanto ela aprende a descascar as sementes.

jcesardutra disse...

Berenice estes detalhes são realmente verdadeiros porém em algumas mutações como os lutinos os Arlequinos e outros não apresentam estas características tão visíveis como os normais. Por isso que as pessoas confundem pensando que são todos fêmeas. Quanto á caixa ninho dos periquitos não se coloca nada, nem palha nem pano nada, somente a covinha na madeira do ninho. E quanto a olhar e inspecionar o ninho deve ser feito diariamente para ver se está tudo certo. As fêmeas não se incomodam nem nunca vão abandonar o ninho os ovos nem os filhotes por isso.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Júlio,

Nem sei como agradecer sua atenção, prometo que vou me segurar pra não ficar te enchendo de perguntas!

Ela está melhor, dei 3 gotas de vitamínico ontem pra ela... ela andava dormindo pendurada, vi que isso cansa o periquito... ontem fiz ela dormir no puleiro, assim como a outra fêmea que ora ou outra dorme de ponta cabeça.

Estava dando vermífugo pra ela, abortei o tratamento... vou dar durante uns dias 3 gotas de vitamínico/dia... e estou colocando folhas e milho hoje, amanhã tento dar semente pra ela... outra coisa que vi que ela começou a fazer... é pegar o Grit pra digerir melhor a comida, está melhor hoje, vamos ver no que dá!

Obrigado mais uma vez...

Rodolfo.

jcesardutra disse...

Rodolfo é desta forma e obeservando o que vai acontecendo que vamos montando nossa experiência. Uma coisa importante é manter sempre a mesma proporção na mistura das sementes oferecida para eles, pois se cada vez que compramos a proporção vier diferente atrapalha muito a saúde dos periquitos e principalmente quando estiverem com filhotes..

rose silva disse...

oi tenho um periquitinho verde e gostaria de saber se é macho ou femea como posso saber isso ele tem uma coloração na ponta da asa que é amarelada....
obrigada

jcesardutra disse...

Rose primeiro tenho que saber se é periquito australiano. Outros periquitos tem identificação diferente dos australianos. Os australianos verdes, são chamados de normais, assim como os azuis e os cinzas. Porque existem os recessivos e os séries raras, estes são um pouquinho mais difícil de identificar para quem não tem prática. Então se o seu é um verde, e os verdes possuem penas amarela também, mas sem ser malhados, reconhecemos a que sexo pertence observando a cera ou carúncula. É aquela plaquinha que fica acima do bico de onde saem os buraquinhos das narinas. Na fêmea é de um tom azul clarinho ficando quase branco em volta dos buraquinhos. No macho é de um tom azul intenso, forte. A fêmea á medida que vai se aproximando da época de reprodução vai escurecendo a cera para um tom palha depois um leve marrom até um chocolate. Rose se voce puder consiga uma companhia para ele, pois são aves que na natureza viviam em bandos e entrstecem muito quando só. Pode até ser outro macho, eles precisam só de companhia. Se for uma fêmea e sevoce ão colocar uma caixa ninho eles nunca vão procriar, e disfrutarão apenas a companhia. Boa sorte!

rose silva disse...

eu acho que meu periquito não é australiano nao poi ele tem o bico de cor branca,nada de azul nele

jcesardutra disse...

Rose não é o bico dos machos que é azul, é a cera ou caúncula, aquela plaquinha que fica acima do bico, de onde saem os buraquinhos das narinas.

Ismael Ghizi disse...

Porque os piriquitos chocam e não descasca, os ovos estão gorando todos, oque pode ser?

Ismael Ghizi disse...

Os piriquitos entram no periode de chocar e estão gorando tos os òvos.

Nathália disse...

Oi Julio, eu te mandei um e-mail para que vc identificasse o sexo dos meu periquitos poris estou na dúvida e al´me disso veio hoje aqui no site pq a minha suposta periquita (a branca de olhos vermelhos da foto) está espirrando muito e apresenta os sintomas que vc citou aqui neste tópico como penas em volta da boca molhadas e está espirrando! Estou em panico pois aqui na minha cidade hoje (domingo) não tem pet shop aberto, o que eu posso fazer?! Me ajude por favor!!!

jcesardutra disse...

Ismael Ghizi o ideal é uma caixa ninho própria para periquitos, mas se alguns deles já chocaram e descascaram neste "periode" então deve servir. Quanto ao ovo gorar tem masi a ver com a idade do macho (velho?). Ou então devido a não existir uma covinha obrigatória no ninho e se os ovos ficarem rolando então podem gorar.

jcesardutra disse...

Ismael Ghizi o mais provável é que o macho seja velho. (mais de cinco anos ou outro problema com ele). Ou ainda ser duas fêmeas.

jcesardutra disse...

Nathália isto pode ser apenas um resfriado, forre a gaiola com um plástico transparente, deixando apenas um espaço para entrar ar, muitas vezes só isto já melhora. Coloque em um lugar quentinho, sem ventos frios. Quanto as fotos olharei hoje mesmo.

maria das graças pereira de sousa disse...

meu agaporne está com o papo enorme anda com dificuldade ,mas por incrível que pareça sente fome percebe-se que o papo atrapalha, porém ele faz esforço o que é que ele tem que remédio posso dar? é falta de alguma vitamina? me ajude por favor ficarei grata. Desde já agradeço a atenção.

Atenciosamente Graça Sousa

jcesardutra disse...

Maria eu não entendo muito de agaporne, mas ele tem que ser visto por algum especialista, no mínimo por um criador mais experiente. Este papo enorme tem que ser examinado para ver do que se trata. Já tive um galo que ficou assim, a comida não saiu do papo, coloquei coca cola bico abaixo e deixei duas horas sem comida e ele melhorou. Outra coisa que também não fará mal é umas gotas de azeite de oliva também bico á baixo. Se não funcionar ele deve mesmo ser visto por um criador mais experiente ou melhor ainda por um veterinário.

karine disse...

oi, meu periquito começou a ficar estranho....tah quieto, as vezes começa a tremer...fecha os olhos e cai um pouco...ele tah andando com a parte de baixo encostada no chão!!!

Nao sei o que pode ser mais estou com medo....Pode me ajudar??

jcesardutra disse...

Karine ele é macho ou fêmea? Isto parece fêmea com ovo atravessado. (entalado) , se for tem que agir depressa senão ela morre. Ele tem que ser visto por alguem mais experiente, mesmo que seja um criador de canários ou outro pássaro. Este sinal é de dor, deve estar com alguma doença mesmo. Daqui de longe e com este sintoma o que posso fazer é te orientar para que alguem que cria a mais tempo o veja, valeu?

Heitor disse...

Olá senhor Júlio

Escrevo novamente para lhe dizer que estou mais preocupado agora por que antes, apenas o macho estava triste e parado. Agora a fêmea está assim também. Fico com medo de ser alguma doença contagiosa. O macho já está um pouco melhor. Já a fêmea está muito triste. Estou colocando verduras para eles comerem, mas eles apenas beliscam e a fêmea quase nem come. A fêmea está sem forças para subir para os poleiros, então tenho que coloca-la no poleiro de vez enquanto. Gostaria que o senhor me dissesse o que seria bom eu dar para os meus periquitos comerem para melhorar, me disseram que casca de ovo é bom. Espero que me ajude. Obrigado.

Heitor disse...

E, esqueci de dizer que é um casal. O macho é mais velho que a fêmea um ano e eles já acasalaram algumas vezes.

jcesardutra disse...

Heitor são muitas as doenças que causam estes sintomas, sem ver fica difícil. Tem que verificar se a alimentação deles esta correta, se não estão sofrendo com frio ou ventos frios á noite, se não exposto a muito calor. Além disto tem os sintomas mais clássicos como diarréia, respiração acelerada, espirros etc. Se tiver tem que ser tratados. Se for somente ste entristecimento sem uma causa imediata observável então o geito é dar coccinon, um medicamento da vita sol que é vendido nas pet shop e também pela intenet. É um envelope pequeno que deve ser colocado diariamente no bebedouro de 50 ml e trocado diariamente. No teu caso õnde são apenas dois, da para economizar na compra colocando apenas meio pacotinho em 25 ml de água (meio bebedouro dos pequenos), mas n~eo esquecer de trocar todos os dias e oferecer por durante dez dias. Casca de ovo só se dá picadinha na areia ou em alguma farinhada se fervermos por uns trinta minutos devido as doenças que a casca do ovo pode conter.

jcesardutra disse...

Heitor no estado em que eles se encontram deves deixá-los sem a caixa ninho e proteger a gaiola de ventos e qualquer frio. Quando eles estiverem melhores e comendo bem deves dar vermífugo para eles e depois uma vitamina para fortalecer senão acabarás perdendo o casal.

juliana disse...

cuido de um periquito a pouco tempo é da minha prima, mas depois que a femea morreu do nada e só restou o macho ela não quer mais cuidar dele e deixou comigo por uns tempos . eu não entendo nada de aves, ele tem que tomar vacina, remédio de verme periódicamente, meu cachorro pode passar alguma doença para ele? é ruim as fezes serem pretas? ele come uma mistura de alpiste com vitaminas, pão pela manhã.

jcesardutra disse...

Juliana pão é desnecessário, tem que comer mistura para periquitos com muito pouca aveia em grãos e girasol somente quando estiver na troca de penas. Os psitacídeos precisam de vermífugo a cada seis meses no mínimo. Depois de um vermífugo é indicado dar uma vitamina na água. Se voce comprar um frasquinho de avitrin vermífugo, por exemplo, ele vai tomar alguma gotinhas na água conforme orienta á bula e depois pode ser guardado para outras vezes. Assim tambem com a vitamina ou revitalizante. O cahorro não pode passar doença para ele pode ficar tranquila. Parece difícil mas é muito fácil cuidar dele, o pior para ele é viver sozínho pois eles precisam muito de companhia e se não colocar caixa ninho nunca procriarão. Digo isto porque as pessoas não querem criação só querem ter um periquito de estimação. As fézes escurecidas pode se tratar de uma gastrite ou problema digestivo, as vezes sangram e escurecem as fézes. O sal que o pão contém é muito prejudicial á eles, pode até ser isto. De couve para eleduas vezes por semana, ele gostará e faz bem. Querida de uma lida nos artigos que tenho publicado neste blog, na parte de artigos e informaçãoes eles vão te ajudar bastante, valeu? E sempre que precisar me pergunte.

berenice disse...

Julio,
Coloquei a caixa ninho na gaiola, já faz algum tempo, (tenho dois casais nesta gaiola) e uma das periquitas volta e meia estra dentro dela, escavoca algo lá dentro, e até agora nada de ovos. Eles acasalam dentro da caixa ou fora ? Devo colocar mais um ninho ? Tenho mais um casal em outra gaiola e eles adoram ficar olhando os outros quatro. Acredito que as duas outras periquitas sejam novinhas para acasalar pois a massa acima do bico está bem rosinha, diferente daquela que entra na caixa que está bem marrom. Que faço ?

jcesardutra disse...

Berenice primeiro você tem que ter certeza que realmente são dois casais, pois as vezes enganam. Depois, dois casais em uma mesma gaiola é contra indicado por ser super perigoso. As fêmeas se matam na disputa pela caixa ninho. Muitas vezes uma já esta com filhotes e a outra mostra total interesse pela outra caixa, daí voce acha que está tudo bem. Derrepente ela abandona a caixa que parecia ser dela e ataca e mata os filhotes da caixa da outra, quando não mata tamém a outra. Parece muito trágico, e que isto nunca vai acontecer devido a amizade delas agora, mas vai por mim, cada casal em uma gaiola é muito, muito, muito...mas seguro. Deixe as gaiolas perto uma das outras que eles vão adorar a compania da vizinhança e diputar quem faz mas barulho e cria mais rápido. Num ambiente bem maior tipo um viveiro até daria, mas tem que ter no mínimo tres ou quatro caixas ninho para dois casais. Esta que fica escaocando a caixa esta com certeza preparando o ninho e não deve demorar. Veja qual é o macho que fica sempre com ela (esta acasalado) e separa o outro casal. Esta com a cera rosinha esta me parecendo um macho recessivo, pois a cera da fêmea novinha é de um tom azul desbotado e da madura é amaronzado, quem fica com um aspecto violáceo claro é um macho recessico. Se tiveres dúvidas mandes fotos das carinhas deles, bem de perto que eu identifico pra você. Mande para jcesardutra@yahoo.com.br

Ismael Ghizi disse...

qual tipo de remedio devo usar para combater piolhos?

alessandra prazer gomes disse...

boa tarde.meu nome é alessandra e eu preciso muito de sua orientaçao.apareceu na minha casa um periquito austaliano e ele ja ta comigo a 20 meses.as fezes dele as vezes é amarelada e fica garrada nas penas dele,e outras vezes ficam liquidas,eu limpo com papel hegienico.ele tambem vive coçando a cabeca nas grades da gaiola,parece que tem coceira concentrada na cabeça,ele vive só na gaiola,ela ja ficou babando e sem querer se alimentar durante um dia,mais ficou bom naturalmente,e ela arranca muita pena,alem de ficar toda hora de cabeça pra baixo na gaiola.eu gostaria de saber se essas atitudes dele significam algum tipo de problema de saude e se for o que devo fazer.eu nao tenho certeza se é macho ou femea.por favor mande a resposta para meu email: lecapgomes@yahoo.com.br agradeço a atençao.
atenciosamente: alessandra

joselice neves dos santos disse...

ola.eu tenho um periquito australiano que apareceu na minha casa à 20 meses atras e eu nao tenho muita experiencia em criar passaros.nao tenho certeza se é macho ou femea,eu a chamo de tchutchuca e preciso da sua orientaçao.há uns 3 meses ele ficou babando e sem querer se alimentar,isso durou um dia e naturalmente desapareu.só que as fezes dela ficam garradas nas penas e amareladas muitas vezes, e em outras ficam liquidas,eu a limpo com papel hegienico.ela arranca muitas penas,coça muito a cabeça na grade da gaiola,parece que tem coceira concentrada na cabeça.e fica toda hora de cabeça pra baixo na gaiola,gritando e batendo as asas forte,depois fica tremendo muito.ela vive sozinha na gaiola.ela adora ficar no ombro de todos daqui de casa,brinca igual a uma criança.tem algum problema que ela brinquei no espelho?ela adora ficar se olhando no espelho.eu corto as asas dela porque ela vive solta na casa brincando.isso tem problema?tem algum tipo de detergente ou champoo que acabe com os piolhos para que ela nao se coce tanto?eu gostaria de saber se essas atitudes significam algum tipo de problema de saude e se for o caso o que devo fazer? por favor responda para o meu email: lekapgomes@oi.com.br nao tem problema que meu email seja publicado. obrigada pela atencao
atenciosamente: joselice

Vinicius SAmuel disse...

Gostaria de agradecer pelo site, pois nós ajuda muito na criação dos periquitos.
Por favor gostaria de que tirasse minha dúvida. Tinha um casal de periquitos que tinham um s 7 anos juntos os dois eram mil maravilhas, foi então que a empregada de casa esbarrou na gaiola e o macho quebrou a perna e 2 dias depois morreu, mesmo com cuidados, a fêmea ficou só e começou a ficar triste, então comprei um macho e coloquei com ela, atualmente ela esta muito velha e cansada, estou dando suplemento vitamínico para ela, mais a coitada não esta conseguindo voar. Será que é a idade, osteoporose?
Reforcei a sua alimentação, alpiste, aveia e milho painço alem do suplemento, e mesmo assim ela ainda não voa? Coloquei um ninho onde ela fica o dia todo com macho cantando lá dentro... Não me interesso que ela bote, pois ela é de estimação. Só queria a saúde dela. De acordo com este historio o que vc acho que deveria fazer?

me responda via email tambem por favor.

viniciussamuel@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Alessandra teu periquito esta bastante estressado e provavelmente por falta de companhia. Estes periquitos vivem em bandos na natureza e sofrem muito quando estão sós, inclusive adoecendo e morrendo. Nem te preocupes com sexo, pois pode ser qualquer um, ele só precisa é de companhia. Quanto ao fato de ficar sem comer um dia e babando deve ter sido alguma intoxicação alimentar, já que sarou sozinho. No entanto a diarréia tem que ser tratada, devendo a gaiola ficar protegida por um plástico transparente ou um pano enquanto estiver tratando, pois eles perdem muito calor através das fezes diarréicas e sente frio, piorando a situação. A bundinha dele deve ser lavada com água morna e sabão neutro e depois secar com um pedaço de papel higiênico. (se não fizer isto ele vai ficar tentando se limpar com o bico e fica se recontaminando com as fezes). Eu uso neosulmetina gotas por três dias conforme a bula, da bom resultado para a diarréia. Existem outros anti-diarreicos, mas qualquer que seja tem que ter a indicação para aves, seguindo corretamente à bula e melhor ainda se for indicado para psitacídeos (aves de bico redondo). Enquanto ele estiver sendo tratado contra a diarréia deve ficar comendo apenas painço. Quanto a se coçar pode fazer parte do estresse assim como o arrancar de penas. Depois que ele estiver curado da diarréia devera receber um revitalizante para reforçar o organismo. Certos alimentos apesar de serem bons quando estão criando filhotes devem ser evitados no dia a dia por engordar muito ou conter muita água e facilitar a diarréia. São: aveia, girassol, milho verde, couve, etc. São ótimos alimentos, mas devem ser bastante controlados, não passando de no máximo uma ou duas vezes por semana em pouca quantidade. A comida diária para periquitos é painço em primeiro lugar, com um pouco de Níger e alpiste, todos os demais são desnecessário. Existem uns alimentos dextursados, uns grãos coloridos, vendidos em garrafinhas plásticas ou no varejo, que são ótimos e não causam nenhum problema. Não se esquecer de um pouquinho de areia limpa porque eles comem para ajudar na digestão. Os periquitos devem receber vermífugos a cada dois meses e tem que ser pego na mão para examinar se tem piolhos ou sarna, se tiver tem que ser tratados. Parece difícil, mas não é, e eles dependem só de nós para ajudá-los já que os mantemos presos. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Vinicius podes até deixar este macho com ela, mas não coloques ninho de geito nenhum. Ela há muito já passou a idade de por ovos. Ela precisa é de sossego. se este macho não ficar incomodando ela então tudo bem, mas sem ninho. Eu daria boa alimentação para ela e colocaria na água do bebedouro e exatamente conforme a bula o revitalizante alcon, ela deve melhorar bastante, porém te prepara pois ela esta no final da vida.

Bruna disse...

Minha amiga tem uma periquita que parece estar muito mal. Ela só fica de olhos fechados, treme, não come e não consegue andar e nem ficar de pé. Por favor, me ajude.

agradecida desde já.

berenice disse...

Julio,
Mandei a foto de meus 6 periquitos para o teu e.mail, mas voltou, separei o casal que está para acasalar e os outros quatro ficaram junto mas deu o maior problema, hoje separei-os, o Billi que tenho certeza é macho, ficou muito amigo do Zinho, então deixei-os jutno, a Alemoa e a Branquinha, brigavam muito com eles a ponto de eles ficarem no fundo da gaiola com medo. Socorro, o que faço, quem é macho e quam é femea.

jcesardutra disse...

Bruna se não der remédio água e comida bico abaixo ela vai morrer. Ela tem que ir para um ambiente quentinho, tipo uma caixa de sapatos, ficar em repouso num escurinho e imediatamente ser tratada. Deve ser bem examinada para ver quais sintomas exatamente ela apresenta. Se tiver diarréia tem que receber medicamento próprio, eu uso neosulmetina (exatamente conforme a bula). Se não tiver diarreia melhor. Se for só fraqueza e tristeza deve receber um revitalizante , eu uso o revitalizante alcon. Se não encontrar estes medicamentos tem que usar algum outro que seja paralelo a estes. No caso de não comer eu uso a papinha alcon para filhotes, basta adicionar água levemente quente, um pouquinho mais do que morna. Coloco em um seringa e vou injetando lentamente pelo ladinho do bico. Quando não dá então coloco uma sondinha na seringa e introduzo direto dentro do papo. Se fizer isto ela começa a reagir logo e começa a comer sozínha.

jcesardutra disse...

Berenie tenta de novo jcesardutra@yahoo.com.br . Normalmente as fêmeas é que brigam mais. As fêmeas são menores, mordem muito quando as pegamos na mão e gritam demais. Os machos são mais mansos. Quando todo verde, azul ou cinza então a cera, aquela plaquinha acima do bico é de um tom azul bem intenso. As fêmeas nestas cores tem a cera em um tom de zul desbotado e com os buraquinhos das narinas quase branco. Quando as fêmeas vão ficando mocinha ou adultas ficam com a cera num tom palha depois amarronzado até chocolate. O "problema" são os recessivos pois parecem todos fêmeas, não ficando nunca com a cera azul intenso, apesar de as fêmeas recessivas também seguirem a sequência normal das anteriores. Os recessivos são os albinos (brancos de olhos vermelhos), os lutinos (amarelos de olhos vermelhos) e os malhados (arlequim recessivos). Á princípio tens que separar que brigam numa outra gaiola e quando identificares devolve cada casal em uma gaiola, pois duas fêmeas na mesma gaiola, se tiver ninho é fatal acontecer brigas. Vê o que podes fazer e me retornes, tentarei te ajudar. Boa sorte

PRISCHILA disse...

O MEU PIRIKITO FOI ATACADO POR UM PAPAGAIO E O PAPAGAIO ARRANCOU-LHE O BICO O KE DEVO FAZER?

jcesardutra disse...

Deve ficar de castigo por não cuidar direito do periquito. Rsrsrsrsrsrs.... Tem que alimentar boca a baixo, usar uma seginga e papinha pronta da alcon ou outra. Ele não vai conseguir comer sozinho, se não der ele morre. Para ele ir começando a comer coloque comidas moles como ovo cozido, banana, cenoura ralada e beterraba ralada. Na água tem que dar um revitalizante tipo alcon, e no ferimento pingar iodo uma vez que seca rápido.