Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 5 de dezembro de 2010

AS CORES NOS PERIQUITOS AUSTRALIANOS

(Atualizado: 05/12/2010)Os criadores de periquito inglês (periquito australiano padrão inglês) preferem criar os casais individualmente em gaiolas para terem certeza na paternidade dos filhotes e na expectativa das cores esperadas de cada casal.

Estes também procuram adquirir seus periquitos com pedigree e mantém um livro de registro para controle de toda sua criação, mesmo porque alguns periquitos podem ser portadores de diversas mutações.

Casal de periquito Inglês, Criadouro de Julio Dutra

Sabemos que em viveiros não é possível garantir a paternidade nem controlar as cores dos filhotes conforme nosso desejo. Muitas vezes os casais se separam e formam novos pares ou até mesmo um macho mais quente copula com duas ou mais fêmeas. Desta feita, acabamos por ter que criar filhotes de cruzamentos não recomendados, com prejuízo no porte e nas cores. As cores iniciais e mais importantes são o verde e o azul, pois todas as demais variações dependem delas. Um periquito ou é da linha verde (inclusive os amarelos) ou é da linha azul (inclusive os brancos). Naturalmente o verde tem a face amarela e o azul tem a face branca.

É comum ouvirmos alguém dizer que apesar de juntar vários periquitos verdes e azuis, os filhotes são quase 100% verdes. Daí os criadores inexperientes seguem vendendo os filhotes na esperança de surgirem mais azuis em outra rodada que nunca acontece, pois prevalece sempre o predomínio dos verdes. É preciso saber que o verde é dominante em relação ao azul, mas que podemos resolver isto a partir da segunda geração quando então haverá equilíbrio entre as cores. Conhecendo anteriormente o pedigree de cada periquito compraríamos somente os verdes portadores de azul e estaria resolvido. Não conhecendo, temos que seguir a regra básica: “Acasalar sempre um verde com um azul” onde teremos toda prole sendo verde, porém portadora de azul. Cruzando-se os filhos destes casais (sempre dois ou mais casais para evitar acasalamento entre irmãos) obteremos vários azuis conforme a descrição abaixo:


Utilizando a legenda acima podemos observar os diversos cruzamentos:



Num próximo tópico será abordada a variação do tom do verde e do azul surgindo o verde claro, escuro e oliva, assim como o celeste (azul claro), o cobalto (azul escuro) e o malva.


LEIA MAIS:

Como criar somente periquitos brancos?

MELHORANDO OS ARLEQUINS RECESSIVOS.

O FATOR ESCURO

BELEZA X QUALIDADE

133 comentários:

daniel disse...

e se cruzar um verde (maxo) e uma femea branca com pigmentos azuis? resulta filhotes de q tipo? obrigado

jcesardutra disse...

Daniel, eu vou entender que sua fêmea é uma AR (arlequim recessivo) da linha azul. E o seu macho verde é homozigoto, ou seja: é filho de verde com verde, portanto não portador de azul. Como o verde é dominante sobre o azul, todos os filhotes serão normais verdes portadores de AR e de azul. Se você acasalar um filho destes com a mãe, obterás ARs verdes e azuis e também normais verdes e azuis portadores de AR. Se o macho verde for filho de pai ou mãe azul, ele é portador de azul, daí nascerão também filhos azuis portadores de AR. Para maior surpresa sua, se o macho verde fosse filho de AR, já obterias filhos AR direto. Por isso que é sempre interessante conhecer o pedigree das aves antes de comprá-las, pois será possível garantir e determinar a variedade dos filhotes. Felicidades!

André disse...

JCezar, eu tenho um casal de australianos gostaria de saber ....
Se eu cruzar O macho Verde claro com uma femia azul clara e branca que cor serão os filhotes?

André disse...

A pergunta acima já foi renpondida...
Valeu!!!

Resposta ao leitor: Qual a cor dos filhotes? « Vida de Periquito disse...

[...] de seu periquito verde com as fêmeas azul e verde. As cores nos periquitos seguem rigorosamente as leis da genética, onde existem as dominantes, as recessivas, as ligadas ao sexo onde somente os machos daquela cor [...]

monica disse...

olá tudo bem com vocês ?
comigo tudo ótimo sei que a gente não se conhecer mais podemos
se conhecer algum dia.
Como vocês viram o meu nome é mônica .
Sabia que eu adoro periquitos alias tenho um em casa eu amo ele,
ele vai fazer 5 meses mais até agora não coloquei um nome nele,
porque não sei que nome dá é apenas isso eu adorei,fala com vocês.

Thal big beijos.

monica disse...

oi sou eu de novo monica,
agora quero falar sobre a cor do meu periquito.
A cor do meu periquito é verde bem clarinho e um amarelinho.
É apenas isso


THAL BIG BEIJOS

jcesardutra disse...

Valeu Monica, continue com a gente!

Luiz eduardo disse...

eu queria saber de quanto em quanto tempo é o cruzamento deles, porque eu tenho um viveiro com 10 e queria saber . quanto tempo a fêmea fica chocando ? :D brigadão ae

jcesardutra disse...

Luiz Eduardo a fêmea fica chocando 18 dias depois mais 30 para se livrar dos filhotes e em seguida já começa nova postura (algumas vezes até antes). Mas isto é o de menos, pois durante todo o processo que é simples existem vários detalhes que se você estiver sabendo vai poder ajudar e ter uma melhor produção. Sugiro que leias os diversos artigos publicados neste blog e ficarás por dentro do assunto o que vai facilitar bastante. Quanto mais a gente sabe a respeito deles, mas se percebe como são interessantes e nos fascina estudar para conhecer toda a situação. Valeu?

bruno disse...

oi sou novo aqui e queria saber eu tenho dois periquitos um verde com bico bem azul e um azul com bico bem marrom sao um casal. eu os coloquei e o de bico marrom fica chegando perto do verde e o acariciando.
o verde tambem o acaricia ele as vezes tentar subir no azul mas ele nao deixa. queria saber sao um casal? se for o fato deles trocarem caricias significa qqqque els deram certo? vao acasalar?
quanto tempo em medis demora para o casal acasalr depois que els soa postos juntos?

jcesardutra disse...

Bruno se é como você os relata são um casal e já se acasalaram. Se quiseres filhotes capricha na alimentação e tudo mais porque a coisa já está a caminho. Sugiro que não percas tempo em fazer perguntas fáceis, pois se explorares os artigos publicados neste blog está tudo escrito para saberes quais as medidas corretas para dar tudo certo. Se mesmo assim surgir novas dúvidas pode perguntar que será sempre um prazer ajudar. Valeu?

Thago disse...

Quato custa uma ave do padrão inglês perfeita ou seja prota para esposições?


Ecomo e quanto tempo poderiamos trasformar uma ave comum de qual quer casa de aves ou de ração sem genética e sem melhoramentos em uma ave de ótimos padrões genéticos?

jcesardutra disse...

Thago você compra por 50,00 até 500,00 ou mais, depende de quem você vai comprar. Há de todos os preços. Se você comprar pelo menos um casal bom já da para começar e depois ir misturando com os mais simples como você referiu e ir melhorando o plantel, talvez em dois ou tres anos.

Jefferson disse...

Estou com dúvidas quanto ao sexo de dois periquitos que adquiri.
O que supostamente é macho é um albino (branco de olhos vermelhos), possui a narina azul claro. e a supostamente femea é uma lutina, porém de olhos pretos, com narina meio rosada, lilas.
Tenho duvidas se estou com um casal ou se são dois machos.

jcesardutra disse...

Jefferson tem algo errado, pois os lutinos não têm a cera azul claro e a lutina não tem lhos pretos. Podes ter exagerado um pouco no macho e até pode ser mesmo um lutino, mas a branca de olhos pretos é outra coisa bem diferente, e se tiver a cera lilás é macho. Branco de olhos pretos pode ser um COP (claro de olhos pretos), ou um CDF (cintilante duplo fator azul), ou um branco simplesmente e até outros que podem ser brancos porem com os olhos pretos. Eu acredito que são dois machos. Valeu?

Lilian disse...

Oi, tudo bem.

O casal de periquito que tenho em casa está tendo sua cria, já nascerem 3, falta mais 3. Está tudo indo bem até agora.
Li estas perguntas spbre as cores dos periquitos e fiquei curiosa, queria saber quais as cores dos filhotes.

Fêmea: Amarelo forte com verde. A cabeça é amarela, peito manchado (verde e predominante amarelo), asa (verde,amarelo, branco) e costas verdes e amarelo claro, rabo (amarelo, verde, azul, preto).

Macho: Colorido. Cabeça (amarelo claro, branco, e rajadas pretas que descem até as costas), peito todo manchado ( amarelo claro, verde bem claro indo para vários tons de azuis, asa branco e amarelo, costas (azul e azul escuro), rabo branco e amarelo claro.

É um casal bem colorido e o mais interessante é que eles são realmente manchados, como uma roupa manchada.
Uma coisa eu consigo prever, certamente estes filhotes serão manchados.

jcesardutra disse...

Sim Lilian os filhotes serão como eles e tambem todos verdes. Se eles fossem filhos de azul teriam filhos na variação azul tambem, mas pelo visto vai ser todo mundo verde com e sem manchas.

Lilian disse...

O brigada pela resposta,

Acho esse padrão manchado muito bonito, sei que muitas pessoas preferem o azul. Mas esses manchados são lindos.

Klesty Andrada disse...

Parabéns sr. Julio pelo site ele é riquíssimo em informações sobre essas lindas aves. Contudo, não consegui tirar uma dúvida (embora possa existir no seu site algo sobre o assunto que eu não tenha visto).

Eu tinha um casal de periquitos adquiridos muito jovens e, por falta de experiência, acabei por perder a fêmea. Para não deixar o macho só, comprei uma fêmea mais velha (já com a iris dos olhos bem aparentes) que me chamou a atenção pelas cores (arco-íris).

O macho está com cera bem azul, mais não completamente, ainda existe partes mais claras e agora é que está aparecendo os vestígios da iris dele. Será que haverá problemas com a ninhada, por causa da diferênça de idade?

jcesardutra disse...

Klesty não tem nada a ver a idade, somente se ele tiver menos de sete meses e não encher os ovos por ser muito jóvem. Mas isto você só vai saber depois ou até nem precisa se preocupar pois sabe que ele tem mais. Valeu?

joao disse...

se eu cruzar um macho violeta com um femia amarela resulta em que os filhotes?

jcesardutra disse...

João se a femêa for portadora de azul (filha de azul) nasce verde e azul, mas se não for nasce somente verde.

diego disse...

qual e a cor dos periquitos q eu tenho q crusar para nascerem filhotes raja-
dos?

manda a resposta pro meu e-mail por favor.

guilherme santiago disse...

olá blz??Viu tenho um casal de periquitos !a femea deucria a+ou- 15 dias já nasceram 2 filhotes falta + 1?será que vai nascer??há e será que cores que iram sair os filhotes quando crescerem pois o casal é igual a quele que está no começo da pg!verde e azuis!aguardo sua resposta quando + sedo melhor!!muitissimo obrigado!!

guilherme santiago disse...

j a p!

guilherme santiago disse...

tchau!E quero minha respostá !!

jcesardutra disse...

Guilherme Santiago, se já se passou 15 dias então não deve descascar mais nenhum, e quanto a cor, sempre que misturar verde com azul, se o verde não for portador de azul os filhotes serão todos verdes.

jcesardutra disse...

Deconheço periquitos rajados, deve ter outro nome.

guilherme santiago disse...

obrigado!!

josé pires disse...

Bom dia !viu eu tenho uma periquita amarela ela botou 4 ovos,mais inflelismente ela jogou tds os ovos para fora,na 2*vez a mesma coisa.Será o que aconteceu??e já se parei ela faz bastante tempo ,sem ninho para botar !será que eu devo ponha-lá no viveiro novamente? e será que dessa vez ela irá choca-los os seus ovos?

josé pires disse...

há e será que cores serão os seus filhotes??

josé pires disse...

pois ela é amarela e ele é azul com branco?

jcesardutra disse...

José Pires em relação as cores o verde sempre domina sobre o azul e os amarelos pertencem ao grupo verde, portanto os filhotes deste casal serão todos verdes. A não ser que esta amarela seja filha de um (a) branco(a) ou de azul daí ela seria portadora de azul e daria filhotes azuis tambem, caso contrário serão todos verdes mesmo.

jcesardutra disse...

José Pires tem fêmea que é terrível mesmo e deve ser afastada da criação. Porém existem outras que melhoram e deves dar mais uma chance para ela. E sobre o macho ? alguma vez foi visto galando esta fêmea ? Porque algumas fêmeas percebem que o ovo é sem gala e jogam fora por saberem que não vai sair filhote nenhum.

josé pires disse...

siim sim já vi será que devo coloca-la no viveiro pois já fez 2 vezes de jogar ovos para fora?

josé pires disse...

outra coisita tenho umas femeas de 5 meses será que elas já tem comdições para botar e chocar??+ se eu cruzar filhas com pais não faz mal?

jcesardutra disse...

José Pires se colocar fêmeas com menos de oito meses para criar elas podem morrer com o ovo atravessado pois sendo tão novas sua bacia ainda é muito fechada para o ovo poder passar. Pai com filhas não é recomendado, o bom seria trocar a filha por uma de outro sangue.Mas se não for possível então devem cruzar apenas uma vez e depois os netos só podem ser cruzados com um sangue totalmente diferente.

Jefferson disse...

O cruzamento de uma femia albina olhos vermelhos e um macho lutino, porém de olhos pretos, poderão resultar quis cores nos filhotes?

jcesardutra disse...

Jefferson lutinos só se for de olhos vermelhos, de olhos pretos só se for claro de olhos pretos ou cintilante verde duplo fator, mas não é lutino. Tem que ser identificado corretamente pois cada um dá uma prole diferente.

Adriano Fontes disse...

Colocar pó de serra nos cumbucos nos períodos de ovos é uma boa coisa? Ou não se deve colocar nada?

Adriano Fontes disse...

E até que ponto o tamanho dos cumbucos influencia na mortalidade dos filhotes?
Obrigado!

Gelson Leite disse...

Peço a gentileza de me responder: adquiri um casal de periquitos. Ambos azuis (ele celeste, ela cobalto), inclusive nas asas. Porém, da metade para baixo das asas, ambos possuem penas cinza claro (quase prateadas). Como posso definí-los? Serão eles Diluídos, do grupo Amarelo e Esbranquiçados - como se diz aqui no Brasil? Muito obrigado. E um forte abraço a todos os apaixonados pelos POAs.

Gelson Leite disse...

Complementando: podem ser opalinos? Grato.

jcesardutra disse...

Gelson Leite se as cabeças forem brancas até a altura do pescoço, então serão opalinos. Mas quanto a esta discrição das asas deverão ser da mutação asas cinzas.

jcesardutra disse...

Adriano Fontes eu não estou entendendo o que sejam cumbucos. Os periquitos põem seus ovos em caixas ninhos que são vendidas prontas em casas de pássaros. Estas caixas tem uma divisão no meio, de um lado afica uma covinha para os ovos não rolarem para fora do ninho, tem uma divisória, que é uma barreira para os filhotes ainda muito jovens não sairem da caixa e uma tampa para abrir a caixa e examinar a situação periodicamente. Não é necessário colocar nada, é apenas a madeira da caixa sem nada mais.

silvio disse...

tenho 1 casal de periquitos no viveiro, o macho fica com medo de ir comer. o eu faço? obrigado

silvio disse...

e qnto a femea, ela fica o tempo todo com as asas meio abertas o q é isso?

silvio disse...

A femea fica tentando quebrar,cortar o ninho.
Será q tenho que tirar ele?

Gelson Leite disse...

Como posso enviar algumas fotos? Obrigado.

jcesardutra disse...

Gelson Leite se você mandar fotos eu publico no blog. Mande para jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Sílvio a fêmea roe o ninho num ritual de preparação para iniciar a postura, é super normal. Tens que descobrir porque o macho está com medo. Muitas vezes ele foi criado longe do dono num viveiro isolado e ele ficou arisco, com o tempo ele volta ao normal. Ea femea está com calor, certamente.

jcesardutra disse...

Sílvio a fêmea roe o ninho num ritual de preparação para iniciar a postura, é super normal. Tens que descobrir porque o macho está com medo. Muitas vezes ele foi criado longe do dono num viveiro isolado e ele ficou arisco, com o tempo ele volta ao normal.

Denise Lenz disse...

Por favor, qual a diferença entre AR, AD e ADA? Tenho lido muito, mas o que encontro são opiniões bastante diferentes. Obrigada!

Denise Lenz disse...

Complementando: AR Arlequim (malhado) Recessivo, AD Arlequim (malhado) Dominante e ADA Arlequim (Malhado) Dominante Australiano.

Denise Lenz disse...

Mais uma pergunta: quais as diferença entre os Periquitos Ondulados Australianos e os exemplares do padrão inglês (fenotipo/genotipo)?

Adriano Fontes disse...

Obrigado, Sao essas caixinhas mesmo que estava me referindo...
É que ja vi algumas pessoas colocarem pó de serra.
Tenho um periquito australiano azul que sua femea morreu, coloquei uma branquinha dos olhos vermelhos para ele, no começo eles se entederam bem... Mas depois que estavam com filhotinhos na "caixa" ela comçou a bater muito nele, fiquei sem enteder, mas tive q separa-lo... Por que isso acontece?
Tenho tambem dois casais lindos de Periquito Inglês, um nao tenho problemas... Porém o outro tem bastante tempo cruzando,aproximadamente dois meses e não ponhe...O que devo fazer? Abraços e Obrigado!

Gelson Leite disse...

Aqui, no Brasil, a nomenclatura dos Periquitos Ondulados Australianos apresenta-se assim:
Normais, Opalinos, Cintilantes, Fulvos, Corpos Claros, Face Amarela, Lutinos, Albinos, Rendados, Amarelos e Esbranquiçados, ARs, ADs, ADAs, Claros de Olhos Pretos e Topetudos.

Poderia, por gentileza, definir os fenotipos dos:
1. Claros de Olhos Pretos
2. Amarelos e Esbranquiçados
3. Corpos Claros
4. Fulvos

Muito obrigado!

Gelson Leite disse...

Poderia por favor definir as diferenças entre: AR - Arlequim (malhado) Recessivos, AD - Arlequim (malhado) Dominantes e ADA - Arlequim (malhado) Dominante Australiano, quanto ao fenotipo e genotipo? Obrigado.

Denise Lenz disse...

Quais as diferenças entre exemplares dos Periquitos Ondulados Australianos e exemplares do padrão inglês (fenotipo)? Grata.

Gelson Leite disse...

Enviarei as fotos, conforme mencionei no item 50. Grato.

Obs.: Desculpe. Algumas perguntas de minha esposa (Denise Lenz) sairam repetidas.

jcesardutra disse...

Gelson Leite isto é quase uma sabatina hein? Vejamos então, você pede os fenótipos, e acredito que saibas que fenótipos são todas as visualizações no periquito, ou seja, aquilo que você olha e vê. E genótipo são as mutações que eles contêm, ou portam e só veremos em sua prole quando passarem. Portanto fenótipos são as características externas e genótipos as internas. Os claros de olhos pretos são ou amarelos ou brancos com os olhos pretos, iguais aos cintilantes duplos fator, o periquito é exatamente igual. A diferença está na forma como foram gerados. O cintilante duplo fator, como o nome está dizendo vem do cruzamento de dois cintilantes. Sê azuis, dará um branco e se de dois verdes dará um amarelo. Os COPs (claros de olhos pretos) são frutos do cruzamento de um AD com um Ar, obtendo assim um AD portador de Ar. Este AD portador de Ar cruzado de novo com um Ar dará o teu COP. Valeu? Quanto aos amarelos e os esbranquiçados são mutações á parte. Os amarelos têm olhos escuros eles não como os lutinos de olhos vermelhos, são simplesmente amarelos uma nova mutação. Os esbranquiçados são como os celestes, azuis bem claros ou até parecendo desbotados e tem também nas outras cores. Os fulvos são uma mutação ainda mais recente e quase não se vê no Brasil. Eles apresentam uma melanina marrom pelo corpo, mas também não são como os canelas, são bastante claros, dispgmentados em relação aos normais, eu nem saberia te dizer quem tem este periquito. Não são bonitos e não são muito procurados pela maioria das pessoas que criam. Os Ars, chamados de malhados em Portugal são recessivos e tanto o macho como a fêmea podem passar esta mutação. São os periquitos, mais pintados por assim dizer. Eles não têm definições de suas pintas ou malhas e podem ir de poucas pintas até quase todo amarelo ou quase todo branco. Os ADAs são dominantes e tem as manchas bem maiores e definidas, tem uma mancha branca ou amarela bem grande atrás da cabeça. São periquitos maiores, possuem porte avançado enquanto que os ADs são menores e a mancha atrás da cabeça é bem pequena sendo que às vezes quase nem aparece. Quando falo nas manchas brancas ou amarelas é devido à cor do periquito, pois os verdes têm as manchas amarelas e os azuis tem brancas. A diferença fundamental entre os ADAs e os ADs é que na parte da frente às posições das cores são invertidas. Os ADAs têm as cores (azuis ou verdes) no peito e as cores (amarela ou branca na barriga) e os ADs têm ao contrário, ou seja, verde ou azul na barriga e amarela ou branca no peito. Portanto ADA= manchas escuras em cima, AD= manchas claras em cima. Acabou? Camarada isto é papo para duas horas de cerveja, tem muito mais, só que assim rapidamente foi o que deu. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Denise todos estes periquitos são australianos, pois seu pais de origem é a Austrália. Por volta do ano 1784 a Austrália era colônia da Inglaterra e os ingleses levaram estas aves para sua pátria e transformaram nos famosos periquitos australianos padrão inglês. Isto foi assim até bem pouco tempo, porem com o surgimento de um suíço (se não me engano) chamado Daniel Luetolf a Inglaterra vem sendo desbancada nas exposições de toda a Europa. Hoje como tendência moderna e acredito que em breve todos estarão falando assim: periquito de exposição, antigo periquito inglês, embora alguns admiradores dos ingleses e do mais famoso Jo Mannes (que vive n Alemanha) ainda resistam a esta mudança. Os australianinhos são estes periquitos pequenos que encontramos ás dúzias por todas as casas de pássaros do Brasil nos valores de 10, 12, ou 15, reais. Os de exposição (chamados ainda ingleses) são bem maiores, mais fofos, com penas mais compridas, cabeça grande, topetes, etc. Se colocar na balança pesa por três. Estes dificilmente estão á disposição em casas de pássaros, pois custam mais caro e o comércio deles é restrito a admiradores, expositores e criadores especializados, custam 40, 60, 80, Reais e vai por aí em diante até aproximadamente 2.000 dólares na Europa..

jcesardutra disse...

Adriano Fontes tem fêmea que faz isso, ela surra os filhotes para recomeçar logo com nova ninhada. A única saida é separar e deixar o macho terminar de criar sozinho. Quanto a este outro casal não dá para arriscar um palpite ainda pois alguns levam mesmo muito tempo para começar. Se a fêmea não for muito velha então ela deveria começar a por, terás que dar mais um tempo pra ver.

jcesardutra disse...

Denise eu já mandei um pouco da teoria para vocês mas a dica é visitar criadores e fotos pela internet.

silvio disse...

+ 1 pergunta: E quando o macho fica levantando e abaixando a cabeça e trocando sementes com a femea. Ele tenta subir nela mas ela ñ deixa. É pq eles estão preparando para ter filhotes?

jcesardutra disse...

Silvio podes apostar que sim só falta ele convencer á ela.

Adriano Fontes disse...

Obrigado, qualquer coisa entro novamente em contato...

silvio disse...

qual as cores dos periquitos q tenho q cruzar p/ nascer filhotes cinzas

Jadson Renan disse...

Qual a cor de periquitos que tenho que crusar para nascer filhotes verdes?

Jaqueline Juvêncio disse...

Quantos anos cada periquito australiano vive?

Gelson Leite disse...

Caro Dutra, muito obrigado pelas respostas (itens 63 e 64). Foram de grande valia. Conforme mencionei no item 50, enviei fotos para a sua caixa de e-mails. Lá, peço a sua orientação quanto à definição dos exemplares em relação às cores. Prometemos não "sabatiná-lo" mais. Rsrs... Grande abraço!

Gelson Leite e Denise Lenz

jcesardutra disse...

Silvio o cinza é um azul, mas só consiguirás cinzas se tiveres pelo menos um cinza ou um verde cinza. Quando tiveres cinzas se cruzares com azuis terás sempre cinzas e azuis mais o contrário não dá.

jcesardutra disse...

Jadson tens que ter pelo menos um verde, de qualquer tom.

jcesardutra disse...

Jaqueline se eles forem criados adequadamente com certeza passarão de 10 anos.

Denise Lenz disse...

Por favor, com que idade devem ser anilhados os exemplares de Periquitos Ondulados Australianos - comuns (somente para identificação) e do padrão inglês (para exposição)?
Obrigada!

Murilo Pereira disse...

Tenho um casal de periquito australiano, a femea bota mas os filhotes morrem ainda dentro dos ovos, o que eu devo fazer? Me receitaram dar avitrin, tem algum problema?

jcesardutra disse...

Murilo Pereira a vitamina "E" é indicada para isto, mas tens também que eliminar todas as outras possibilidades. Cheiro tóxico perto da gaiola (tinta, verniz, cêra, gasolina, cigarro...), fogos de artifício estourando por perto, piolho no ninho, bateção de prego na parede enquanto ela choca, acender as luzes á noite assustando á fêmea que depois dorme fora do ninho , falta de alimentação equilibrada, ventos frios principalmente á noite, etc.

marta disse...

Julio como vai tudo bem ! gostaria de saber se posso colocar um pedaço de tijolo para meus periquitos australianos. Já me falaram que tem cálcio na sua composição é verdade? faz mal ?

mikaelly disse...

Oii
queria tirar uma duvida
tenho dois casais 1°: azul(macho) e amarelo(femea), e os filhotes nasceram todos verdes...
2°: é um verde (macho) com uma amerela (femea.. Detalhe: ela é toda colorida, tem verde preto, mas o q destaca mais é o amarelo .)
depois que os filhotes completaram um mês, ai eu troquei os casais
coloquei a amarelinha (mãe dos filhotes) junto com o verde (macho) em uma gaiola separada..
e o outro casal eu coloquei no viveiro junto com os filhotes.


Agora a minha PERGUNTA :

Que cor nascera os filhotes do casal q eu coloquei na gaiola (verde [macho] e amarelo [femea] ???
E tem alguma possibilidade de um dia eu ter um periquito australiano branco ou amarelo ?

Espero q consiga responder á minha pergunta pois estou muito anciosa, desde de ja agradeço pela atenção..

daniel disse...

qual a origem de um periquito verde diluido em amarelo com asas cinzas? a minha botou ovos com um maxo verde escuro + nao sei se e heterozigoto ou homozigoto...
brigadao

Adriano Fontes disse...

Tenho uma periquita albina que é MUITO valente não pode ver o macho que quer mata-lo de surra... O coitado vive no meio do filhotes pq não posso coloca-lo junto dela. Agora ela ta pronta pra cruzar novamenete, vô tentar coloca outro periquito mas não sei se é a decisão correta.

Adriano Fontes disse...

Tenho alguns filhotes com diarréia, só estou dando alpiste e painço e água mineral sem vitamina, mas não esta passando. O que devo fazer?

evaldo salgado disse...

OLA, TENHO UM CASAL DE PERIQUITO CINZA , O MACHO E CINZA MAIS FORTE E A FEMEA E MAIS CLARA EU GOSTARIA DE SABER SE OS FILHOTES SAIRAM TAMBEM CINZAS. OBRIGADO!

jcesardutra disse...

Evaldo salgado os filhotes serão cinzas.

Murilo Pereira disse...

Tem algum problema acasalar um periquito australiano cinza (macho) com uma amarela (femea)? E qual sera as cores dos filhotes?

jcesardutra disse...

Murilo sem conhecer o pedegree do cinza e da amarela fica difícil, pois não sei se eles são portadores de alguma outra mutação tipo azul, ou ino, ou outra coisa. Considerando que não sejam portadores de nada mais, eque a amarela tenha olhos vermelhos (lutina) todos os filhotes serão verdes e também verdes cinza. Se a amarela tiver olhos escuros então poderão nascer cinzas, verdes e amarelos.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Olá Júlio,

Comprei um novo Periquito, um macho bonitaço... minha intenção é colocar ele com a fêmea Albino.

Duas perguntas:

1 - Consegue classificar esse macho? Procurei por tudo e parece ser um Opalino com alguma outra mutação agregada, pode me ajudar? Segue 3 links, com 3 fotos para sua apreciação!

a http://img519.imageshack.us/my.php?image=img1661js3.jpg

b http://img265.imageshack.us/my.php?image=img1652qf6.jpg

c http://img262.imageshack.us/my.php?image=img1662ze7.jpg

2 - Quais são as probabilidades de cores desse casal?

Obrigado mais uma vez pela atenção dedicada!

Forte abraço do Puertas.

jcesardutra disse...

Rodrigues ele é um opalino cintilante celeste o que os estrangeiros chamam de spangle. A fêmea parece ter face amarela? se tiver melhor. Nascerão filhotes lindos. Futuramente acasale ele com uma verde escuro pois os cintilantes verdes também são lindos.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Olá Júlio,

A que parece ter face amarela é a fêmea Albino, a face está um pouco amarelada por causa do complexo vitamínico! Como não sei quem eram os pais dessa Albino, vai ser uma loteria o resultado quem acasalar com ela!

Minha intenção é tirar um macho Albino no futuro...

Tenho 6 periquitos aqui. 3 machos, Azul Cobalto, Verde Escuro com fator azul e esse Opalino Cintilante Celeste e 3 fêmeas, Verde Claro, Albino e Face Amarela Celeste.. sugere qual formação de casal?

Estou pensando em Azul Cobalto com Verde Claro, Verde Escuro com fator Azul e Face amarela Celeste e Opalino Cintilante Celeste com Albino...

Abraço.

daniel disse...

tem algum problema cruzar um filho com a propria mae ,ou vice versa? (periquitos australianos)

daniel disse...

a minha femea ,e verde cintilante asas cinzas... cruzou com um verde escuro. podera a cor da femea influenciar nas cores dos filhotes?

daniel disse...

tenho uma femea arlequim recessiva portador de azul... se eu acasalar ela com um opalino cintilante teremos q tipos de filhotes?

jcesardutra disse...

Daniel tem que ter mais conhecimentos a respeito para compreender estas situações, os grandes criadores quando conhecem bem a genética e o pedigree de seus periquitos acabam usando, mas quando não sabemos sua origem, quem foram os pais, mães e avós pode ocorrer algum problema sim. O ideal é trocar por um não aparentado, ficando no máximo com primos, meio irmãos, neto e ávó, e melhor ainda com totalmente estranhos. Isto que voce quer fazer chama-se afunilamento genético e costuma diminuir a fertilidade e a resistência á doenças e outras coisas a mais.

jcesardutra disse...

Daniel pode ter certeza disto, pois ela sendo cintilante vai passar para os filotes e se ela for verde clara dará cintilantes verdes claros e verdes escuros também. Só dará zul se osdois forem portadores de azul.

jcesardutra disse...

Daniel então sua fêmea é verde? E o cintilante é de que cor? Terás vários cintilantes verdes e somente as fêmeas poderão ser opalinas e os machos serão todos portadores de opalino. Se a Ar for opalina então terão machos opalinos também e se o macho for portador de Ar teremos filhotes Ar também. Viu como é importante conhecermos o pedegree das nossas aves? O ideal para esta fêmea é que ele fosse portador de Ar. Ia esquecendo, os filhos deste casal, tanto osmachos quanto as fêmea serão todos portadores de Ar.

jcesardutra disse...

Rodolfo na albina deves colocar um macho azul, pois queres no futuro um albino macho, não é? Os filhos deste casal serão azuis portadores de albino. (os machos) daí poderás usá-los com uma fêmea albina para obteres machos e fêmeas albinos. Quanto aos demais deves procurar colocar sempre um azul com um verde e se possível um claro com um escuro. Desta forma fica perfeito.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Entendo que o meu Cintilante Opalino Asa Clara Celeste é azul, poderia ser ele? Ou quando diz Azul é um normal (ondulado)?

Marcelle disse...

Tenho periquitos a fêmea colocou quatro ovos, quando nascerem separo dos pais, tem idade especifica para separa ou pode deixa com os pais?
Obrigado!

daniel disse...

valeu pelas respostas ...

Daniel disse...

tenho uma femea azul clara de face e cauda amarelos , qual e a indicaçao q vc me daria de um macho de qe cor pra eu acasalar ela tendo assim filhotes naum taum normais? brigado

jcesardutra disse...

Rodolfo é ele mesmo, e não esqueças de futuramente colocar cintilantes azuis com normais verdes pois também dão filhotes muito bonitos.

jcesardutra disse...

Marcelle não separa pois o pai é quem ajuda a mãe a alimentar os filhotes que enquanto são novinhos e sem penas dependem do aquecimento que a mãe da a eles. Comece a melhorar a alimentação para eles sentirem firmeza quanto a alimentação dos futuros rebentos. Existem farinhadas para psitacídeos (aves de bico redondo) vem prontas e custam baratinho podendo ser compradas á granel. Depois que os filhotes estiverem empenados, com mais ou menos 15 dias depois de nascidos temos que ficar de olho pois a fêmea no intúito de iniciar nova ninhada pode começar a atacar os filhotes ou o macho. Neste momento, daí sim devemos separar a fêmea deixando que o macho termine de criá-los sozinho. Nestt caso podemos ajudar a alimentá-los manualmente, mas para separar alguem somente se começar as agressões.

jcesardutra disse...

Daniel a face amarela só se manifesta nos azuis e nos cinzas. Fica bem num azul cobalto ou violeta.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Júlio,

O Spangle tem um porte maravilhoso, dou usar ele praticamente em todas as fêmeas pra melhorar o corpo dos meus normais (ondulados).

Dá uma olhada no porte do "menino" nessa foto...

By rrpuertas at 2009-01-13

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

O link da foto

http://img253.imageshack.us/img253/1382/img1693rd9.jpg

marcos disse...

ola meu nome é marcos sou iniciante tenho um casal de periquito mas a femea não quer botar chocar e nem entrar na cachetinha ,eu acho que eles ainda não se acasalaram mas eles ficam fazendo carinho um no outro gostario de saber porque a femea não entra na cachetinha e ainda não botou

jcesardutra disse...

Rodolfo o spangle é dominante e com qualquer outra cor ele vai gerar filhos spangle. Ficam muito bonitos em azul cobalto e violeta. Também gosto muito dos verdes claros.

jcesardutra disse...

Rodolfo vi novamente seu soangle, realmente é lindo. Tem que ser aproveitado.

jcesardutra disse...

Marcos a primeira atitude é confirmar se realmente são um macho e uma fêmea. Muitas vezes eles nos enganam, e temos que mostrá-los para alguem mais experiente para confirmar. As lojas ou quem vende quase sempre diz que é um casal mas nem sempre é verdade. Sê confirmado que realmente são e eles ainda não estão querendo a caixa ninho acredito que é porque são muito jóvens. Será? Se mandares uma foto das carinhas deles para o meu e-mail então poderei te ajudar. jcesardutra@yahoo.com.br

Adriana disse...

Olá!!! Os filhotes depois de adultos podem cruzar com os seus próprios pais??? Os irmãos podem cruzar entre eles ou há algum problema??? Desde já agradeço.

Adriana disse...

Eu tinha um casal de periquitos há 3 anos e não cruzavam. Um amigo mais experiente me informou que apesar do meu periquito ter a parte superior do bico rosa/branca ele não é femea, portanto eu não tinha um casal, e sim dois machos.

Adquirí mais duas femeas, realmente um dos machos passou a cruzar com uma das novas femeas após a separação dos dois casais em ninhos diferentes, pois estavam ocorrendo brigas.

O problemas é que o macho que tem a parte superior do bico rosada/branca ainda não está cruzando com a femea. Será que eles não cruzam pois a femea é muito nova, ou o meu amigo se enganou e o meu macho com bico rosado é femea mesmo??? Para facilitar a compreensão te envio um email com a foto do meu periquito e tbm a foto da periquita que eu denconfio ser muito nova.

jcesardutra disse...

Adriana poder pode porém tem riscos como nascerem doentes ou apresentarem um grau de infertilidade aumentada nos filhotes que surgirem destes acasalamentos. Oideal é com estranhos ou no máximo tios com sobrinhos, avós com netos, meio irmãos e primos.

jcesardutra disse...

Adriana neste caso só vendo uma foto mesmo, vou dar uma olhada no e-mail. Porém se a fêmea tem menos de oito meses é totalmente contra indicado colocar a caixa para que ela comece a por. Pode até acasalar mas tem que esperar a idade dela para colocar a caixa ninho. (mas não deixar junto com a outra pois derrepente ela pode querer iniciar a postura e atacar a outra para se apoderar da caixa ninho dela).

Daniel disse...

tenho uma femea q como ja disse esta a chocar 6 ovos.ela e verde imbaçada de asas cinzas ela cruzou com um maxo verde escuro ... os filhos poderao ter a xance de algum nascer azul se o maxo for heterozigoto? femeas como a minha saum originadas de pais com qual cores ?
valeu

jcesardutra disse...

Daniel neste teu caso o que vai fazer nascer filhotes azuis é se os dois forem filhos de pai ou mãe azul, os dois, senão nascerão todos verdes.

Yuri disse...

Tenho um casal de periquitos Macho (verde) e a Fêmea (arlequim) .. essa variedade arlequim tbm pertence a linha verde? Eles estão juntos desde o dia 22/12/08 ,já demonstram sinais claros de um casal, embora ainda não tenha ocorrido nenhum acasalamento, minha dúvida é: Existe alguma forma que eu possa descobrir atraves de algum exame o histórico génetico deles para saber qual é dominante ou não? Sobre limpar o ninho, já li varias materias a respeito onde alguns autores dizem que ao se manipular ovos ou filhotes, os mesmo correm grande risco de serem rejeitados pelos pais, realmente existe essa possibilidade? E quantas vezes se pode deixar um casal procriar durante o ano? Qual o tempo de descanso?

Yuri disse...

Olá .. ao relatar a cor da minha fêmea , me confundi .. arlequim são q possuem malhas .. então me surgiu outra duvida .. a qual variedade ela pertence .. ela não é branca, mas tbm não é amarela .. vou tentar achar seu email para enviar uma foto. Vou tentar descreve-la: Ela é uma tipo de amarelo muito muito claro indo para bem próximo do branco .. e aqueles dois tracinhos bem proximos ao bico que na maioria são azuis .. nela são brancos .. Obrigado pela paciência aê!!

Abraço. Valeu.

jcesardutra disse...

Yuri arlequim é apenas uma outra mutação e existem na linha verde e na linha azul. Se for todo manchado, pintadinho mesmo então deve ser um Ar e as asas são bastante descoloridas, diferente dos demais, ou seja ele é um arlequim recessivo mas se for apenas as pontas das asas e da cauda em azul ou em amarelo então será ADA ou seja, arlequino dominante australiano o corpo pode ser quase tão normal como o seu verde. O exame é só o visual mesmo. Quanto a limpar o ninho ou manipular ovos ou filhotes é tudo lenda, pois os periquitos não rejeitam nunca, pode limpar a vontade. O macho pode ficar na cria o tempo todo que quiser, a fêmea é que tem que a cada tres ou quatro ninhadas dar uma descansada de 60 dias onde receberá vermífugo e vitaminas para se reestabelecer e continuar criando por anos a fio. Se deixar a femea criar direto ela estoura o ovario e depois não presta mais e até morre. Se quiseres mandar umas fotos do teu casal para o meu e-mail eu verifico pra voce e identifico direitinho e te retorno, valeu?

jcesardutra disse...

Yuri mande as fotos para o meu e-mail.

YURI disse...

Boa noite!!

Estou tentando enviar o email com as fotos, mas por várias vezes ocorre erro no envio .. vou postar meu email aqui para vc tentar me enviar algum porque ai eu respondo já com as fotos!! Email: yuricsp@yahoo.com.br

Obrigado!! Valeu!!

jcesardutra disse...

Yuri acabei de te mandar o e-mail, estou aguardandi as fotos.

Daniel disse...

oi qeria q me tirasse uma duvida, uma periquita minha ela tem as penas rochas ...parecido com azul, e um tipo de lilas ... e ela maior um pouco do q os outros ...pq ? e pela cor dela pode ser chamada como ? valeu

jcesardutra disse...

Daniel se é uma australiana, é uma raridade, pois trata-se de uma violeta, é difícil de se encontrar. Quanto a ser um pouco maior é melhor ainda, pode acasalar com qualquer macho de qualquer tamanho sem problema. Ela é um pouco maior por ter um pouco de sangue inglês, dará filhotes melhores.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Júlio,

Lendo o seu comentário sobre o Violeta... seria possível acasalar um Inglês escolhido a dedo, do jeitão que eu gosto... sem essa de "Padrão Inglês" - um vencedor da categoria - um que eu ache bonito para melhorar o meu plantel de "selvagens"?

jcesardutra disse...

Rodolfo nos ingleses sempre se procura acasalar na expectativa de melhorar as características de cabeça, tamanho, boa armação, e vai por aí a fora pois estes tópicos serão cobrados em exposição. Mas desde que a intenção não seja competição, quem manda mesmo é o criador, você, o dono. Deves fazer da maneira que te parecer melhor, como achares melhor. Só assim estarás construindo a "tua" experiência. Se não gostares do resultado, muda na próxima e aproveita os filotes para isso. Sem problemas e com certeza vai melhorar os teus selvagens. Eu já havia te dito que o periquito é o mesmo, tanto faz selvagem como o "inglês"eles cruzam normalmente, monte voce um plantel do teu geito, vai dar certo. Boa sorte!

pedro augusto disse...

ola,queria perguntar qual a cor dos filhotes de uma femea albina e de um macho azul celeste com a face branca

Davi disse...

Boa Tarde!

Uma vez perguntei a um amigo sobre a cor que poderia nascer os filhotes de um casal sendo o macho verde e a femea albina, ele me disse que provavelmente nasceriam todos verdes justamente pelo fato do macho ser verde e dominante sobre o albino .. se fosse o contrario a femea verde e o macho albino , então só nasceriam albinos?
A cor dos filhotes só são herdadas dos machos? Só o macho que transfere a cor e a femea só serve para chocar? A cor da mesma nunca será passada para nenhum filhote?

jcesardutra disse...

Davi esta tua curiosidade é que vai fazer com que pesquises bastante e um dia vais entender como é fácil, apenas temos que saber como cada mutação reage em relação a si mesma e a outra. A mutação albina, que acompanha os azuis e a mutação lutina que acompanha os verdes, é recessiva em relação aos demais e, além disso, são chamadas ligadas ao sexo ou sexo-ligado. Só o macho pode passar a característica, a fêmea ou é ou não é. Num macho normal verde com uma fêmea albina todos os filhotes serão verdes e portadores de azul. Sim, pois o albino pertence à classe dos azuis. E têm mais, os filhotes machos deste casal serão verdes portadores de "ino". Então um filho macho destes, acasalado com uma lutina (amarela de olhos vermelhos) dará filhos verdes e também filhos lutinos, pois ele é um portador de "ino" se ele acasalado com uma albina, dará filhos verdes portadores de ino, e também filhos albinos, pois ele apesar de ser verde é portador de ino e de azul pela razão de sua mãe ser albina. Se o macho for albino e a fêmea for normal verde então dará filhos verdes machos e fêmeas com os machos portadores de "ino" e azul e filhas Lutinas (amarela de olhos vermelhos) (neste caso dá fêmeas lutinas direto, mas só fêmeas). Novamente se esta segunda mãe, verde portasse azul, daria também filhas albinas. Como você vê a mutação "ino" para dar um filho "ino" macho só com um casal "ino" ou no mínimo com uma fêmea "ino" e um macho normal de qualquer cor, porém obrigatoriamente portador de "ino". "ino" se refere aos albinos e aos lutinos, ambos têm olhos vermelhos e são brancos ou amarelos. Deverias dar uma geral pela internet que existem bastante sites sobre este assunto. Procura por mutações em periquitos, genética em periquitos, periquitos recessivos, dominantes, existe até as tabelinhas prontas onde você até já saberá o que vai nascer na hora de acasalar. Um abraço.

Nathanael disse...

Olá, tenho um casal de australianos. O macho é azul escuro(normal nao muito escuro) e a fêmea é azul claro. Eles já acasalaram e a femea botou 4 ovos ate agora. Gostaria de saber quais seriam as cores dos filhotes. Teria a possibilidade de nascer um branco?
Obrigado!!
Espero resposta.

jcesardutra disse...

Nathanael o azul possui três tons, o claro (celeste), o escuro (cobalto) e o malva com dois tons de escuridão. Podem ser chamados de azul claro médio e escuro. As cores dos filhotes serão celeste e cobalto. Teria uma menor possibilidade de nascer um filhote albino fêmea se o teu cobalto fosse filho de um ou uma albina. Neste caso ele seria portador de ino.

Unknown disse...

Olá .Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog . no mês passado minha periquita australiano colocou 4 ovos,mas um canario entrou dentro do ninho e quebrou todos .queria saber com qto tempo começa uma nova postura ?

Julio Dutra disse...

Jand os canários são dominadores da área, não podem estar num ambiente onde existam outros pássaros nem periquitos. Quando os canários se acasalam chegam a matar os outros pássaros que estejam no viveiro. Os periquitos reiniciarão nova postura, mas tem que retirar os canários do viveiro senão eles vão fazer tudo de novo. Nem todos os pássaros podem ficar juntos em um mesmo ambiente, a não ser que o viveiro seja muito grande e com muitas caixas ninhos de sobra.