quarta-feira, 21 de março de 2012

Resposta ao leitor: muda francesa

"Sou criador de periquitos e estou sofrendo muito com um problema. Os periquitos antes mesmo de sair dos ninhos perdem as penas das asas e do rabo. As penas perdidas estão com as régimes secas, após um tempo elas retornam na maioria dos filhotes, porém alguns ficam permanentemente sem elas.
Acredito que seja a MUDA FRANCESA, porém não tenho certeza. Gostaria de saber se há algum tratamento ou prevenção para a doença?" (Jardel Luiis Perlin)



Amigo a resposta é sim e não, depende do estágio da doença. Realmente acredito ser muda francesa e alguns acabam nunca mais empenando. No passado tive este problema e a resolução foi separar do criadouro todos os envolvidos direta ou indiretamente. (descartar). As lojas vendem bem os sem asas pois eles acabam amansando por não poder voar, basta mantê-los na mão desde cedo.



Faxina geral nas gaiolas, caixas ninhos, viveiros voadeiras, poleiros paredes, tudo. Deve usar um produto próprio comprado em casas de aves para limpeza e desinfeccção de ambientes contaminados. (sem muito exagero). O óleo de NIM seria ótimo.



Este problema costuma acontecer em criadouros onde a higienização é precária, a alimentação é fraca o ambiente está superlotado de periqquitos as gaiolas muito pequenas aves sem receber luz solar por muito tempo, etc.
Veja bem, tudo isto causa estress nas aves e o estress é um dos principais agentes desenvolvedores desta doença.

O próximo passo é parar com a produção por dois ou três meses no mínimo. Trabalhar só com os casais saudáveis mesmo que tenha que adiquirir alguns exemplares de fora. Neste período de descanso deve vermifugar e dar um revitalisante tipo alcon ou piusana nutramix ou vitagold ou outro da linha.

Depois disso tudo volta ao normal. Ia esquecendo, Fêmeas ou mesmo casais que tem várias ninhadas consecutivas, sem o merecido descanso depois de três rodadas completas de postura e alimentação de filhotes. Isto acaba extressando, diminuindo a resistência e a imunidade, se aproveitando com isto a doença muda francesa.
Quando estão com filhotes é muito importante uma alimentação diferenciada e complementada com farinhadas, papa de ovo cozido, couve, aveia em grãos gerassol, etc.

2 comentários:

RenanDias disse...

Prezado,
O que você me aconselha para fazer a higienização do meu viveiro? tenho 3 casais, duas femeas estão chocando e 2 machos estão com sarna, que passou para o bico e caruncula agora. Posso fazer o tratamento com dolemil preventivamente nos que ainda nao tem sarna?? O vermifugo avitrin serve para combate a sarna tb? ou vc me indica outro? Grato,

Julio Dutra disse...

O avitrin vermífugo é apenas para trata vermes e deve ser dado a cada seis meses.
Nos que apresentarem lesões da sarna passe dolemil e como desinfecção geral pingue as gotinhas de allax en todos.

Compartilhe