Periquito violeta visual - Primeira parte.
PERIQUITO VIOLETA VISUAL. Primeira parte.
Só é violeta visual nos azuis e com no máximo um fator de escuridão, ou seja, no máximo num azul cobalto.
Sê o periquito for um malva não poderá ser um violeta visual, pois o malva tem dois fatores de escuridão. Por isso teremos azul celeste violeta e azul cobalto violeta. O malva é muito escuro para permitir que outro fator escuro se expresse.
Outros periquitos como os recessivos, portam a mutação recessiva e sempre que acasalados com outro da mesma mutação é certo que os filhotes serão recessivos. Nos violetas não podemos falar desta maneira, pois um periquito não porta violeta, ele “tem, possui” um ou dois fatores violetas e nem sempre quando acasalado com igual terá filhotes violetas.
Portanto o periquito que conhecemos como violeta é um azul com fator ou fatores violeta.
Então, podemos ter um azul celeste normal, um azul celeste com um fator violeta e um azul celeste com dois fatores violetas.
Da mesma forma o azul cobalto.
Todas as outras cores podem ter o fator violeta, um ou dois fatores, o que irá escurecer a cor deste exemplar, diferenciando de outro que não o possui, mas nenhum destes será violeta visual. Um verde escuro com fator violeta será mais escuro que um verde escuro que não possui, etc.
Serão violetas visuais quando forem: Um celeste com dois fatores violetas, um cobalto com um fator violeta e também um cobalto com dois fatores violeta.
Posted by
Julio Dutra
|
Labels:
artigos do portal vida de periquito,
cruzamentos,
fêmea violeta visual,
genética,
genótipo,
periquito violeta
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comments:
Aproveitamos a oportunidade para divulgar o novo e-mail, onde o leitor poderá estar enviando perguntas e anexando as fotos para verificar dúvidas e/ou plubicar no blog.
julio@vidadeperiquito.com.br
Postar um comentário