Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 4 de agosto de 2009

OS PERIQUITOS DE SHIRLEY MORENO.

Esta foto é uma colaboração da leitora Shirley Moreno e nos mostra dois machos, sendo um Face amarela Ar (arlequim) violeta e o outro um verde escuro portador de Ar. Ele é portador porque é filho de um ou uma Ar e mostra isto através da manchinha que tem atrás da cabeça.

Algumas pessoas me perguntam se não seriam um casal, mas não são, são realmente dois machos. A Shirley deve encontrar duas fêmeas Ar azul, uma para cada um.


shirley moreno

Leia mais:

Resposta ao leitor : Fêmea que arranca as próprias penas

Resposta ao Leitor: ao amigo Luciano Candido Salgado.

Resposta ao leitor: Arlequim recessivo (Ar).

Resposta ao Leitor: Mestiços do padrão inglês com o pequeno australianinho.

34 comentários:

André Sales disse...

Julio César gostaria de saber como um macho celeste e uma femea verde opalina quando tem filhotes sempre nasce pelo menos um Ar seja azul ou verde? Quais periquitos devo escolher para ter entre os filhotes Ar?

Martins disse...

Oi
Eu queria saber se pode colocar algo para facilitar a visibilidade da femea no ninho abrindo um pouquinho a tampa

jcesardutra disse...

André Sales o teu discurso esta confuso. Vamos tentar esclarecer. Sê eu entendi o teu macho celeste com a tua verde opalina sempre conseguem um filhote Ar, é isso? Neste caso os dois são portadores de Ar. É possível. Um casal assim tem a possibilidade de ter 25% de filhotes Ar em cada rodada, um em cada quatro. Ar é uma mutação recessiva, só nasce se tiver dois Ar, um Ar e um portador ou dois portadores. Os portadores de Ar normalmente tem uma manchinha atrás da cabeça. Nos verdes a manchinha é amarela e nos azuis a manchinha é branca.

jcesardutra disse...

Martins só quando ela põe o ovo na parte inicial da caixa ninho e não na covinha. Então transferimos o ovo para o local certo, na covinha e colocamos um grampo de roupa na ponta da tampa da caixa deixando que fique entrando um pouco de claridade, mas só se acontecer algo assim, pois normalmente não precisa, ela gosta do escuro.

Iuri disse...

Olá julio cesar queria saber se um (macho) e uma (femea) de periquitos australianos forem irmãos tem capacidade de se acasalarem ??????????

André Sales disse...

Ajudou muito. Obrigado

marcos disse...

Mestre o senhor tem quantos periquitos???ja ouviu falar da psitacose????passou no jornal ontem itba!!!!eu tenho 6 so que ja estão para vir 18 crias 6 de cada caSAL estou muito preocupado com esta doença?????haaa cinza é de que linha azul ou verde????

marcos disse...

tchaw!

marcos disse...

agradeço pela resposta?????

marcos disse...

o que fazer para não pegá la???

jcesardutra disse...

Iuri se deixar eles se acasalam, mas ão devemos deixar que se formem casais de irmãos, é melhor separar.

jcesardutra disse...

Marcos esta doença é bastante séria, só nunca vi ninguém com ela e nem ouvi nada a respeito. O ideal é cuidar muito da higiene das gaiolas e viveiro ou criadouro. Procurar não varrer o ambiente levantando pó, passo um rodo com um pano úmido para absorver a poeira e se possível o ideal é usar máscara para proteger a respiração enquanto limpa. Não fumar, não comer nem beber nada enquanto estiver manuseando com eles. mas estas recomendações existem para o trato com qualquer outro animal, tem que cuidar e se proteger sempre. Eu tenho 90 periquitos, mas daqui á pouco vão para 120 ou mais. Uso aspirador de pó no criadouro, papel no fundo da gaiola para que possa ser descartado diretamente dentro de um baldão de lixo. No aspirador coloco um pano úmido em cima do local onde sai ar enquanto aspira. São cuidados para não se expor tanto, mas nunca vi nem ouvi nada na prática. O cinza é da linha dos azuis.

jcesardutra disse...

Valeu Marcos, tem que cuidar mas vamos com calma.

jcesardutra disse...

Marcos como já expliquei, higiene, cuidados gerais como por alguma coisa na boca enquanto esta com eles, etc.

Luciana disse...

Júlio, dos 5 ovos que minha periquita botou, 4 já nasceram e o outro está prevista para amanhã. Hoje ao olhar a caixa ninho, vi que está bastante suja, com restos de comida e penas.Com os filhotes ainda tão pequenos, tem como limpar o ninho ou é melhor deixar assim? Até porque cada vez que vou olhar o ninho a fêmea entra nele, é ciumenta, tá sempre junto com os filhotes. Outra coisa:agora que estão com os filhotes, comecei a por mais frutas e folhas, mas eles não as querem, preferem as sementes. Experimentei por farinha de milho com mucilon cereais, mas também não gostaram.Gostaria de ajudá-los facilitando a alimentação dos filhotes, mas que não está colaborando são os próprios pais! O que mais posso oferecer a eles?

marcos disse...

ok mestre muito obrigado!!!!eu estou pensando em fazer um viveiro pq ???meu pai vai construir para mim!!!!vou te enviar a planta dele vai ser de 3,0x3,0x2,5 de altura !!!!!!me de sorte para dar tudo serto

jcesardutra disse...

Luciana se a sujeira for cascas de sementes e penas, pode deixar assim, não faz mal, só limpamos quando tem muitas fézes no ninho. Para a alimentação deles tente ovo cozido amassado com cenoura ralada e beterraba ralada, bem pouquinho e não pode ficar mais de três horas á disposição deles para não azedar.

jcesardutra disse...

Marcos de uma lida no artigo sobre viveiros, tem bastante macetes para ajudar. Com este tamanho o viveiro vai ser beleza total. Boa Sorte !!!!

rick disse...

minha periquito botou um ovo posso pegalo para ver se ta galado????me responda imediatamente obrigado!

jcesardutra disse...

Rick para ver se esta galado somente depois de sete dias de choco e não é preciso pegar na mão, bastando observá-lo sob um foco forte de luz de uma lanterninha fininha daquelas que são vendidas bem baratinho no camelô. Caso precise pegar na mão, tem que ser com luvas descartáveis ou somene depois de lavar muito as mãos com água e sabão. Nossas mãos contém stafilococus e é mortal para os óvos das aves.

rick disse...

Então a hora que ela botar todos os ovo tem que esperar 7 dias de choco!

mirrail seboso disse...

eu tenho um cachorro eunao seei se dou milho ou alface

jcesardutra disse...

Rick este é o tempo para descartar de uma vez só todos os óvos caso estejam brancos. Dá para ir acompanhando um por um e observá-lo sete dias depois da postura.

Luis disse...

eu tenho dois periquitos australianos um verde e um azul um macho e uma femea,Julio Cesar eles podem acazalar

jcesardutra disse...

Luis e por que não poderiam? claro que podem.

rick disse...

mestre entra no meu blog www.casadosperiquitosaustralianos.blogspot.com
la ta as fotos dos meus periquitos e o que era macho e virou femea e botou 4 ovos ate agora

jcesardutra disse...

Rick como eu sempre digo, eles muitas vezes nos enganam. Na próxima ninhada troque a caixa por uma maior, esta é muito pequena.

rick disse...

ola então ela ja é acostumada comigo eu tenho ela desde que nasceu na ninhada de minha tia então ela deixas eu ver os ovinhos dela.fui pegar todos para mim olhar so que apenas um está com um circulo vermelho e dentro dele um pequeno ponto vermelho !!!!Oque devo fazer!!!!!
Me responda de imediato estou esperando !!!Obrigado!!!

Casa dos PeriquitosAustralianos disse...

ola então ela ja é acostumada comigo eu tenho ela desde que nasceu na ninhada de minha tia então ela deixas eu ver os ovinhos dela.fui pegar todos para mim olhar so que apenas um está com um circulo vermelho e dentro dele um pequeno ponto vermelho !!!!Oque devo fazer!!!!!
Me responda de imediato estou esperando !!!Obrigado!!!

Julio Dutra disse...

Rick o primeiro sinal de que os óvos estão férteis é este pontinho vermelho, começa aparecendo as veinhas e depois um pequenino coração batendo. É para olhar com o auxílio de uma pequena lanterna, com um foco forte e bem fino para ver através do ovo. O que não pode é ficar pegando os óvos pois nossa mão tem stafilococus e contamina os óvos, matando o filhote no interior dele.

Anônimo disse...

mestre comprei um casal de periquito cinza e amarelo estou em duvida sobre o sexo te mandarei fotos

Julio Dutra disse...

Interesante esta mistura de cinza com amarelo,dependendo do sexo de cada um deles, deve-se esperar resultados bem diferentes, aguardo as fotos.

Anônimo disse...

Julio tenho um filhote azul cobalto com uma mancha dessa na cabeça e os pais dele é um macho azul cobalto com fator violeta portador de asa canela e a femea violeta asa clara, essa mancha significa oq?
Jackeline

Julio Dutra disse...

Jaqueline esta manchinha é comum nos portadores de Ar (arlequim recessivo). Os ADs (Arlequim dominantes) e os ADAs (Arlequim dominantes australianos) também tem a mancha, só que bem maior. No caso deste eu cobalto, somente cruzando ele com uma fêmea Ar, se nascer filhotes Ar então esta matada a charada. Pode ter vinda de um dos avós e só se manifestou no neto, é possível.