Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Acasalamentos recomendados.

É mais produtivo acasalar um verde com um azul, fazendo surgir filhotes verdes, porém portadores de azul, (heterozigotos). Estamos criando periquitos australianos há muitos anos e não da mais para acasalar dois verdes e ficar com filhotes homozigotos, pois sendo os verdes dominantes sobre os azuis é bom que portem a possibilidade de terem filhos azuis.

Uma fêmea violeta visual com um macho verde escuro portador de azul.

Saber por exemplo que os lutinos, (amarelos de olhos vermelhos) ou qualquer outro tipo de amarelos, pertence à linha verde e sempre vão funcionar como um verde. Desta mesma forma devemos acasalar com azuis ou com albinos para que os filhotes sejam portadores de azul e possam nos dar mais opções nos cruzamentos futuros fazendo que todo nosso plantel seja heterozigoto.

Dar preferência a cruzar sempre um claro com um escuro, a não ser que desejamos algum filhote muito escuro tipo um azul malva ou m verde oliva. Digo isto porque sempre que colocamos mais um fator escuro em um periquito diminuiu um pouco o seu porte (tamanho). É por isso que os maiores são os azuis e verdes claros e também os cinzas claros.

Acasalar dois opalinos, dois asas canelas, é pouco indicado a não ser em casos expecíficos onde temos um objetivo, mas nunca de maneira geral.

Evitar colocar muita variação de mutações num mesmo periquito, por exemplo: ter um macho opalino asa canela face amarela cobalto e acasalar com uma fêmea opalina verde oliva com fator violeta. É muita coisa num periquito só, os filhotes serão em tamanho abaixo da média e não ficarão bonitos.

É importante ler a respeito de cada mutação e saber como vai funcionar para os filhotes.


Leia mais:

Periquitos Asas de rendas

Ampliando a probabilidade de filhotes violetas visuais.

Resposta ao leitor: Arlequim recessivo (Ar).

ADA celeste gold face portador de Ar e Ar cinza.

37 comentários:

Marcos disse...

Obrigado Júlio pelas suas orientações.
Você faz as coisas parecerem mais simples. É uma explicação que todos podem entender, sem muitos termos técnicos e palavras estrangeiras, como em alguns sites.
Abraço

Murilo disse...

olá jcesardutra,
em muitos viveiros de criadores de periquito australiano vejo que em alguns periquito tem o bico da cor diferente , alguns chegam a ser rosado ,
gostaria de saber se é o tipo de cruzamento de cores ou algo diferente .
quero ter um tbm !
abraçao !

Marcos disse...

Júlio, me surgiu uma pergunta. Dei uma olhada numa ninhada de cinco filhotes cujo filhote mais velho nasceu dia 07. Pude notar, de forma mais nítida nos dois maiores, ausência da plumagem que cobre o corpo. A mesma coisa aconteceu numa ninhada anterior desta fêmea, onde ficaram com o corpo coberto não muito tempo antes de saírem do ninho. A impressão que tenho é que a fêmea anda arrancando a plumagem dos seus filhotes. Você já teve uma experiência assim? Existe algo que eu possa fazer para impedir?
Desde já grato pela resposta
Abraço

Rhamon disse...

que nascera filhotes da cruza de um Arlequin Recessivo com uma lutino.Estou em duvidas!!!

jcesardutra disse...

Valeu Marcos, tento fazer o possível para facilitar o entendimento das pessoas.

André Sales disse...

JULIO CESAR tenho um periquito celeste diluido filhote aparentemente é um macho mas não tenho certeza, é filho de um diluido verde e uma albina que periquito devo escolher para formar casal?

jcesardutra disse...

Marcos eu já tive uma fêmea que fez isto, começou comendo a pena dos filhotes e por fim estava comendo o próprio filhote. (canibalismo?) Um acabou morrendo e o outro eu consegui salvar a tempo. Analisando a fêmea achei que poderia resolver com medicamentos e vitaminas. Depois de separada dos filhotes (e o macho terminou de criar sozínho) eu dei a dosagem de vrmífugos recomendada pelo medicamento (bula) e depois dei cálcio ferro e sais minerais. Farinha de ostra é muito bom, e dei alguns dias seguidos de ovo cozido. Ela ficou boa,vendi para um amigo, disse a ele para ficar atento, mas ela criou normalmente e não voltou mais a fazer isto.

jcesardutra disse...

Rhamon para o recessivo um lutino não interessa nada, ele vai funcionar apenas como se fosse um verde ( e mal). Vai ter filhotes normais verdes portadores de ino e de Ar. Caso o lutino seja portador de azul então terá filhotes azuis também e caso seja portador de Ar tera filhos Ar, mas "caso" seja. Normalmente um lutino diminui o tamanho dos filhotes quando cruzado com um normal, quanto mais com um Ar. SÊ algum criador fizer isto com o "padrão inglês" este criador é vaiado e expulso do clube. Os lutinos e os albinos devem servir apenas para fazer lutinos e albinos, ou portadores quando cruzados com normais para ganhar porte (tamanho).

jcesardutra disse...

André eu não crio esta mutação, mas o nome correto é esbranquiçado, então tens dois, um azul e um verde. Vou dar alguns detalhes desta turma caso ainda não saibas. Como o pai é verde e a mãe albina, o fato de ele nascer azul significa que o pai verde é portador de azul, senão todos os filhotes seriam verdes. Este filhote se realmente for macho, é também portador de "ino". (serve para fazer albinos ou lutinos). Como ele é portador de ino ele é ótimo para cruzar com uma albina. Os filhotes seriam albinos machos e fêmeas e também azuis novamente portadores de "ino". Sê cruzares este filhote com uma fêmea esbranquiçada, se verde melhor uma verde portadora de azul e terás filhotes esbranquiçados verdes e azuis e também filhas lutinas e albinas. Sê for fêmea este filhote, então serve somente para usar como esbranquiçada azul, pois as fêmeas não portam "ino". A escolha é sua.

Herik disse...

Ola, julio eu tenho um casal de periquitos, uma femea lutina,e um macho azul cobalto de asas meio cinzas acho que é portador de ino. Esse seria um casal perfeto para reproduçao ?
Outra duvida, a femea nao esta aceitando muito os cortejos do macho, uma vez por outra ela recebe comida dele, vai demorar para que ela aceite os cortejos?
Mais uma duvida qual o e-mail para que eu possso enviar uma foto do casal para o site?

Martins disse...

Oi
Meu casal já acasalou há um tempo e onten chegou o primeiro ovo(primeira postura!) gostaria de saber se com vc já ouve o caso da femea abandonar o ovo, porque ela passa muito tempo fora do ninho e choca por um tempinho e o macho entra no ninho também!

Unknown disse...

Olá amigos! Adiquiri uma fêmea há mais ou menos 1 mês.

Já está pronta para procriação, mas minha dúvida é a seguinte:

Ela apresenta sintoma de uma doença, que devem conhecer: muda francesa (asinha).
Gostaria de saber se os filhotes podem sair com a doença?

Obrigado.
Pedro Henrique, Goiânia.

Julio Dutra disse...

Se a falta de penas não for muito severa da pra criar sim, tem que evitar é quando eles forem muito pelados. Neste momento estou com um macho verde escuro, asinha, acasalado com uma cintilante celeste muito boa, já estão na segunda ninhada e até agora não nasceu nenhum asinha. O Fúlvio, grande criador Paulista conseguiu muitos bons periquitos com reprodutores asinhas. O que não pode é se ele (a) for muito pelado.

Anônimo disse...

JC bom di,a sou eu Gildson.
Gostaria de lhe perguntar tem como uma periquita colocar o ovo e depois por acidente ele retoornar para dentro dela de novo?
Pergunto isso pois eu comprei seis casai do Claudio e a opalina canela colocou um ovo horas depois ele sumiu e o ovario dela esta muito inchado,será que deve ter acontecido o que eu perguntei?
esta semana vou tirar fotos dos casais que eu comprei.
Muito obrigado!

Julio Dutra disse...

Gildson se ela pôs um ovo e este ovo sumiu então ela comeu. Podes ter certeza. Fique de olho, ela vai pôr outro e tens que retirar antes que ela coma. Guarda uns dois dias este segundo ovo e desde já vá dando cálcio, ovo cozido amassado com cenoura ralada e farinha de ostra. Tem que repor a falta de cálcio que ela tem e depois do terceiro ovo então um pouco recuperada ela não comerá mais seus próprios ovos. É recomendável também colocar um revitalizante na água. Eu uso o revitalizante alcon. Pode ser o potenay b12 gold , ajuda a restabelecer as falta que ela tem.

Anônimo disse...

JC,PERCEBENDO MELHOR PARECE QUE O OVO ESTA ATRAVESSADO O QUE FAZER???????????

Julio Dutra disse...

JC em caso de ovo entalado não tem que "perceber melhor", tem que ter certeza, pegá-la na mão e examinar se tem um ovo nas proximidades da saída. Cuidado para não quebrar, mas tem que apalpar para sentir se é duro mesmo, ou se é gordura ou massa. Quando a periquita está com ovo atravessado, ela fica bem complicada com sinais que são evidentes. Ela fica andando como se estivesse se arrastando, não consegue voar direito nem subir no poleiro. Fica parada, tem dor e fica embolada. Neste caso, tem que colocar umas gotas de oliva no ânus e dar uma gota bico abaixo. Depois ela tem que ser aquecida para dilatar a bacia e a cloaca para o ovo poder sair. Eu tenho um artigo neste blog explicando como se faz. Ela deve ficar numa gaiola pequena, sem poleiros e com um pano no fundo. O ideal é colocar uma bolsa de água quente embaixo deste pano para que ela fique aquecida todo o tempo. Antes, porém devemos colocar água quente em um copo, protegido por um pano e segurando a periquita na mão devemos colocar em cima deste pano, no copo (cuidado para não queimar), a mantenha ali para que seja ajudada pela temperatura. Uns 10 minutos cada vez. Depois disto volta para a gaiola, em cima do pano e da bolsa.

Anônimo disse...

e ae júlio eu vi um periquito roxo, ele é um violeta ou é uma outra mutação?
Valeu!!!

Julio Dutra disse...

Um periquito roxo? Provavelmente um violeta sim. Os violetas apresentam variações no tom da cor quando por exemplo são celestes violetas ou cobaltos violetas. Se forem asas canelas, asas cinzas, etc. Tudo isto serve para modificar um pouco o tom violeta. Muitas vezes só verificamos bem isto quando colocamos um ao lado do outro.

gerliezer disse...

Eu nunca criei, mas pretendo começar uma criação juntamente com minha noiva. Ela tinha um amarelo, mas que acabou morrendo recentemente. E resolvi que irei comprar um casal. Gostaria de saber de você se existe uma melhor combinação de cores pra eu começar uma criação - lembrando que terei que comprar em agropecuário, porquê aqui em Goiânia eu não conheço nenhum criador -, qual seria? Desde já agradeço

Julio Dutra disse...

Gerliezer para começar é melhor ainda dois casais ou mais porque a cantoria que fazem estimula a disputa por filhotes. Para iniciar, o ideal é um verde com um azul, sendo um claro e um escuro, independente do sexo. Sê conseguires outro casal então um cinza e um verde. Antes de começar leia bastante os artigos publicados neste blog para não ter que correr atrás de algum prejuízo depois. Existem bastantes detalhes para quem começa, que com certeza é importante dar uma boa lida antes. Abraço, Julio

rodrigo pavinski disse...

Boa tarde! Site excelente. Parabéns. Meu nome e Rodrigo, tenho alguns casais de periquitos australianos e toda vez que eles chocam os filhotes bicam o ovo e morrem dentro.durante uns 6 meses tava dando vitagold todos os dias na água, pensei que fosse muita vitamina parei a uns 02 meses atrás e coloquei pra chocar novamente e aconteceu a msm coisa. O que poderia ta acontecendo? Obrigado...

Julio Dutra disse...

Rodrigo você estava dando vitagold por seis meses direto? Poderia ter matado todos os casais com intoxicação no fígado e outras doenças mais. É ensinado nos blogs e livros á respeito de medicamentos para aves em geral que somente nas necessidades deles e nunca por um período tão longo. Antes de acasalar é interessante dar um vermífugo e depois um revitalizante por no máximo 15 dias. Alguns periquitos muito debilitados ou com uma muda de penas muito difícil ou mesmo os filhotes asinhas (muda francesa) é possível dar o vitagold na dosagem recomendada e por 30 dias. Mas só em casos extremos e no máximo por trinta dias. Deve ser este o problema da morte dos filhotes ainda no ovo. Tem que verificar se algum inseto, lagartixa ou outra coisa qualquer não esta assustando a fêmea á noite e ela saindo do ninho só consegue voltar quando clarear o dia e neste caso o filhote morre de frio. Fogos de artifício também conseguem matar os filhotes com o susto do estouro. Tem que observar se existe alguma outra causa mecânica, mas com certeza vitaminas e complementos por no máximo 15 dias cada vez.

Anônimo disse...

eu tenho um casal de periquitos. o macho é da cor branca e femia é da cor verde tenho eles á 7 meses qual seria o tempom ideal para eles se acasalarem????

Julio Dutra disse...

Sê eles forem australianinho, digo, dos pequenos, então já podem ser juntados agora e assim que passar de 15 de agosto já pode colocar a caixa ninho. Sê forem padrão inglês então é melhor deixar para colocar a caixa ninho quando iniciar a primavera.

disse...

Julio
Tenho um casal cuja fêmea é albina e o macho é verde. Já tiveram filhotes duas vezes, mas todos morrem após dez dias, aproximadamente. Uma amiga minha tem uma fêmea albina que acasalou com um macho azul e os filhotes também morreram quando já estavam nascendo penas.
Você tem idéia do que possa estar acontecendo? Fêmeas albinas costumam ter filhotes sem problemas?
Obrigada pela atenção. Não sou criadora, mas tenho muito carinho pelos meus periquitos e dói quando os vejo perdendo os filhotes.

Julio Dutra disse...

Jô as fêmeas albinas tem e criam filhotes normalmente, devemos descobrir qual a causa da morte destes filhotes. Temos que examinar os filhotes diariamente para ver se tem alimentos no papo, pois alguns casais deixam de alimentar os filhotes. Neste caso é obrigatório alimentá-los manualmente usando conta-gotas ou com seringas com sondinhas. Quando estão com filhotes temos que oferecer uma variedade de alimentos que facilite e estimule a alimentar os filhos. São as farinhadas, aveia em grãos para periquitos, milho verde cru na espiga, folhas verdes, frutas e mistura de grãos. Deve ser observada a saúde do casal, se tem diarréia ou outro sintoma. Sê estiver tudo certo e mesmo assim eles não alimentarem então não servem para reprodução, devem ser trocados ou então retirar a caixa ninho. Um vermífugo e depois um revitalizante para todos costuma ajudar, assim como manter a higiene e evitar o estresse com eles. Eles se estressam com animais domésticos, crianças mexendo na gaiola e quando ficamos movimentando a gaiola do lugar enquanto estão com ovos ou filhotes.

joice almeida disse...

Olá tenho em macho verde escuro grande e uma femea amarela clara pequena; Os dois podem acasalar?

Julio Dutra disse...

Sem problemas Joice,nascerão lindos filhotes médios.

Mathews Alexander disse...

olá meu nome é mathews e tinha um casal, sendo os dois verdes oliva...
o macho fujiu ontem e hoje comprei outro macho só que desde que o macho fujiu ela anda meio desanimada me ajudem.... ah eu naum sei se eles são novos demais ainda mas ela ja estava com o outro a 3 meses e nada....

Unknown disse...

Comprei um casal de periquito inglês, sendo o macho na cor dessa fêmea da foto e a fêmea albina, ela está quase pondo, quais as possibiliades de sairem filhotes albinos??

Julio Dutra disse...

Só nascerão filhotes albinos se o macho (de qualquer cor) for portador de ino, caso contrário apenas os filhotes machos deste casal serão portadores de ino.

Julio Dutra disse...

Só nascerão filhotes albinos se o macho (de qualquer cor) for portador de ino, caso contrário apenas os filhotes machos deste casal serão portadores de ino.

Anônimo disse...

Cmo pode-se saber o sexo de periquitos albinos?

Julio Dutra disse...

Amigão identificar o sexo dos albinos é fácil, porém é um pouquinho diferente dos outros periquitos ditos "normais". As fêmeas são praticamente idênticas em todos os casos, ou seja, a carúncula é de cor palha, fosco, (sem brilho) ficando marrom á medida em que vão ficando adultas, e em volta dos buraquinhos das narinas costuma ficar mais esbranquiçado, mais claro. Nos machos a carúncula é mais proeminente, mais saltada pra fora (como diz o matuto), ela é rosada, levemente brilhante e algumas vezes tem um leve toque azul claro, bem discreto. Com certeza a carúncula dos machos nunca fica marrom nem chocolate, como é o caso de todas as fêmeas. O ideal é visitar criadores maiores, os que possuam bastante periquitos e observar ao vivo. As fotos na internet também ajudam bastante e depois a coisa vai pegando uma prática e fica melhor para identificar. Coloque no Google, tanto em português como em inglês e em imagens, aparece bastante fotos. Os ingleses costumam usar o nome budgerigar para periquitos.

Unknown disse...

Julio Dutra , outra pessoa poderia me ajudar ?
Tenho um Casal de periquitos australianos , macho amarelo , e a fêmea é azul, eles estão juntos faz uns 3 mêses e ainda não se reproduziram a fêmea ela entra no ninho mas vai fazer 3 mêses e nada.
O nariz da fêmea está marrom , e do macho esta´s azul. eles beijam faz carinho mais nada ..

Só que troquei de macho faz uns 2 dias foi uma boa escolha trocar de macho ?

Julio Dutra disse...

Ritchellyaia O casal só começará a reprodução quando estiver "pronto" e muitas vezes nunca ficam. Sê forem idosos, sê tiverem problemas de saúde, defeito de nascença, etc.
Quando a fêmea faz a postura e os ovos não eclodem fica a culpa no macho, mas enquanto a fêmea não pôr, fica o suspense. O problema da troca é que agora devemos esperar que ela se acasale com este novo macho e que ambos comecem a entrar juntos no ninho e então em seguida começar o processo. Alguns casais são demorados mesmo e ainda existe uma lenda que diz que um casal sozínho não cria. Esta lenda é devido ao fato de eles viverem em bandos na natureza e se estimularem com os gritos de outros casais. Eu te aconselharia a comprar outro casal e observar o que acontece.