Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A mutação "ino", lutinos e albinos.

Os periquitos pertencentes às mutações “ino”, lutino e albino são amarelos ou brancos e possuem olhos vermelhos. São recessivos em relação aos ditos “normais” e os normais são todos os que possuam olhos escuros, de qualquer outra cor. A mutação “ino” tem suas peculiaredades genéticas e precisamos conhecê-las para saber-mos das possibilidades do nascimento desses tão desejados filhotes “inos”. Esta mutação se chama ligada ao sexo ou sexo ligada, onde o macho tem o papel mais import
ante, a prioridade em passar filhos “inos”. Os periquitos normais, "machos" que forem filhos de um pai ou mãe “ino”, diz-se então que são “portadores de “ino” e tem alguma porcentagem nas possibilidades de passar filhotes “inos”, e para diferenciá-los entre os normais, que não portam esta mutação, usamos o sinal ( /), passando-se a escrever celeste/ino (celeste portador de “ino”) ou verde/ino (verde portador de “ino”) e assim por diante. Para facilitar de maneira geral as possibilidades basta observar a tabela:
Leia Mais:

21 comentários:

Marlon disse...

Grande Mestre, Lembra daquele casal de australiano que eu comentei, um Macho VD CZ/Ino e uma albina, com 05 filhotes que eu pensei serem 02 azuis e 03 albinos? Pois então, na verdade nasceram 02 albinos, 01 lutino e 02 VD CZ, ao que tudo indica. O que me fez acreditar serem 02 azuis ao onvés de VD CZ foi a coloração das primeiras plumas dos filhotes, que eram totalmente azuladas e com as pontas brancas. Acredito que isso seja influência do CZ no verde, correto? Abraço.

guilherme disse...

julio eu tenho 3 casais de periquitos australianos , e um casal ja esta criando, eu quero saber quando tempo eu retiro a fema, pois nao quero esforçala demais, eles ja tiveram cria, so que todos os filhotes morreram la pros 42 dias de vida porque a femea queria criar de novo e expulsou os filhotes e eles nao sabiam fazer nda(voar,comer sozinhos), ai morreram todos,agora retirarei a fema, mas com quanto tempo???o macho alimenta as crias super bem

jcesardutra disse...

Errado Marlon, o cinza não influencia o verde, rsrsrs brincadeira Marlon. As cores que vemos nos periquitos não são realmente as cores deles, ficarias abismado se te falasse que não existe ave nenhuma que seja verde. Tudo é como se fosse ilusão de ótica. É o efeito de uma cor sobre outra e também a capacidade do olho humano ver como ele vê (comprimento de ondas). O que da as cores que vemos é uma mistura do que sobra do tipo de formação que as penas tem com a presença ou não do pigmento amarelo. O que diferencia o cinza do verde cinza é exatamente isto, o pigmento amarelo. O que torna este teu casal interessante é este verde cinza, ele é portador de ino e de azul, senão não nasceria nenhum albino. E poderá nascer também azuis. Grande pequeno verde cinza!

jcesardutra disse...

Guilherme fica de olho na fêmea sempre, pois ela é especialista em arranjar encrencas. Quando os filhotes estiverem grandinhos (bem empenados) pode retirar a fêmea que o macho temina de criar. Ou algumas vezes quando o macho não alimenta então retira ele e deixa a fêmea sozínha que ela da conta do recado. Depois de quatro ninhadas no máximo a fêmea deve ser separada em voadeira ou viveiro maior para se exercitar, tomar banhos, apanhar sol, receber vermífugos e depois um revitalizante. Durante 60 dias ela tem que ficar em um ambiente sem caixa ninho para se recuperar.

Marlon disse...

De fato, ele é show mesmo. Além de ser portador de Ino e Azul, é um periquito muito bonito e ativo, além de ser um ótimo pai, pois está alimentando a mãe e a prole de 05 filhotes com muito zelo. Pena que é australianinho. Se fosse un inglês seria uma jóia. E como já te disse, vou me desfazer dos australianinhos, ficando com apenas um casal deles, pois somente ingleses farão parte do plantel. Abraço.

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Júlio,

Quando acontecer um acasalamento entre Macho Lutino e Fêmea Albina, quais são as possibilidades para obter machos Lutino e Albinos e ainda Fêmeas Lutinas e Albinas?

Por exemplo:

25% Macho Lutino/portador azul
25% Macho Albino
25% Fêmea Lutina/portador azul
25% Fêmea Albina

Vale lembrar que isso é considerando o Lutino portador de azul! Não sendo seriam todos Lutinos.

Correto professor?

... fica ai dúvida a essas possibilidades, e se são evidentemente possíveis!

Obrigado pela atenção,

Abraço do Puertas.

guilherme disse...

eu deixo apenas uma cria e descanso, nunca mais do que isso.

jcesardutra disse...

Marlon muitos criadores guardam um casal assim para servir de ama seca dos ingleses, o problema é espaço pra todo mudo.

Marlon disse...

É, tô pensando em manter esse casal também.

jcesardutra disse...

Caso este lutino não fossê portador de azul, realmente os filhotes seriam todos lutinos porém portadores de azul por serem filhos de uma mãe albina, valeu?

jcesardutra disse...

Guilherme não é bom para a fêmea pois ela se prepara para um período de postura e é interrompida. Deve colocar pelomens duas ou três rodadas e depois pode até ficar mais tempo sem criar não esquecendo de retirar a caixa ninho.

jcesardutra disse...

Não custa, eles podem ser muito úteis.

Solange Faria disse...

bom dia Jùlio,meu nome e´Solange faria sou de minas gerais e sou apaixonada por Periquitos e por este site maravilhoso.
parabéns pelo site ele é ótimo. Todo dia tenho que passar por aqui para ver as novidades.
eu tenho um casal de periquitos, ela é amarela de olhos vermelhos e ele e´branco com ondas pretas na cabeça e uma mancha azul nas costas.
Eles já tiveram duas crias, a primeira nasceu um periquito amarelo e verde, e um violeta.
Na segunda cria nasceu 3 verdes com amarelo e um violeta. Será que com esse casal eu tenho a possibilidadede ter algum filhote amarelo como a mãe ou um filhote branco? eu te enviei um email com fotos da mãe, pai e com filhotes das duas crias.
se você puder tirar minhas dúvidas...agradeço desde já.abraço

Julio Dutra disse...

Solange como você pode ver na tabela dos lutinos (acima), os filhotes machos deste casal serão todos portadores de ino, mas quando a mãe é lutina e o pai é um normal ou um Ar duplo fator como este que chamas de branco com riscos pretos na cabeça, não nascem nenhum lutino nem albino (a não ser que ele fosse portador de ino). Pelo que estou entendendo esta lutina é filha de Ar e também portadora de azul. Não nasceriam filhotes arlequins como estão nascendo se os dois não fossem portadores arlequins ou pelo menos um Ar (arlequim recessivo) e outro portador.
Portanto esta lutina porta Ar (arlequim recessivo).
Estes teus brancos são Ar duplo fator e por serem brancos estes filhotes garantem que a lutina (mãe) é portadora de azul também, senão nasceriam todos verdes, pois os lutinos possuem pigmentos amarelos sendo assim do grupo dos verdes. Então infelizmente lutinos e albinos não vão nascer, a não ser que o pai seja portador de ino como esses filhotes machos. Futuramente acasale um filhote com a mãe, daí sim nascerá lutinos e albinos.

Anônimo disse...

julio num viveiro tenho femea lutino macho verde e um cinza azulado e uma femea azul separei em gaiola pequenas e a femea lutino com o verde deu 4 filhotes 3 verdes e um azul existe a possibilidade que o pai deste azul foi ou outro macho (cinza azulado) quando estavam todos juntos no viveiro?
espero a resposta, obrigada Rosana

Julio Dutra disse...

Rosana se o viveiro não era pequeno para os dois casais deverias ter deixado os casais lá, é melhor para eles. Mas isto não vem ao caso, eu não sei o que queres dizer com cinza azulado, os cinzas são claros médios e escuros. Existem também os verdes cinzas. Mas uma cinza pode ter filho azul independente do tom. Eu acredito que o teu casal que deu três filhotes verdes e um azul, ambos sejam portadores de azul, isto sim é mais provável. Tanto a lutina como o verde são portadores de azul. Observes em outras ninhadas, vai aparecer filhote azul de novo.

Unknown disse...

Ola Julio, meu nome é Giu.

Recentemente comprei 1 casal de periquito, parei de criar faz uns 6 anos e agora voltei. Comprei numa casa de passaros, escolhi 1 femea verde/cinza, com um macho azul com tons amarelo. percebi que os 2 eram jovens, tinham em torno de 2,3 meses. Mas, alguns dias depois que comprei me veio a cabeça, sera q eles nao podem ser irmaos?! qual o problema se forem ?!
lembrando q ela eh verde/cinza com detalhes amarelos, e ele um azul, com cabeça amarela tbm.

Julio Dutra disse...

Giu é bom que não sejam irmãos, pois comprados em loja não da pra saber se vieram também de um acasalamento consanguineo e pode dar problema sim. Eu te aconselharia a escolher qual deles é de tua preferência e então troques o outro naquela ou em outra loja.

Unknown disse...

Qual seria o melhor cruzamente para tirar filhotes ALBINOS?

Julio Dutra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Dutra disse...

"Flor silvestre do campo”
O melhor cruzamento para conseguir filhotes albinos em minha opinião é usar um macho portador de ino na cor cinza ou celeste com uma fêmea albina. Nem todos os filhotes serão albinos, mas esta técnica possibilita melhorar o porte e o vigor físico dos filhotes. Caso não haja interesse em melhorar o porte, caso se queira apenas filhotes albinos, então o mais recomendado é um casal albino.