Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 18 de julho de 2009

Grit - A IMPORTÂNCIA DA AREIA NA DIETA DOS PERIQUITOS.


Aves e pássaros de gaiola entristecem e adoecem muitas vezes sem razão aparente para seu criador, que tudo faz para mantê-los bem. Navegando pela internet encontrei este texto á respeito do assunto, e julgo importante passar aos leitores que até já me indagaram sobre esta necessidade em outras oportunidades:

“Grit ou areia é um item muitas vezes esquecido na dieta dos periquitos. Facilmente encontrado nas casas de aves, e geralmente com preço acessível, o grit compreende além de grãos de areia selecionados, farinha de ostra, carvão vegetal, etc. Como essas aves não têm dentes, eles precisam ingerir grãos de areia, os quais ficam depositados na moela, e quando o pássaro ingere novas sementes, movimenta a moela usando esses grãos para moer as sementes. Deve-se deixar sempre à disposição.”


Leia mais:


Alimentação de filhotes, feridos e doentes.


Alimentando um filhote.


Gorduras não!


Recomendações no trato: Alimentos

20 comentários:

Flávio disse...

Sim, eu dou aos meus passaros farinha de ostra, de uma marca portuguesa, penso eu, chama-se avipar, como tenho os passaros a pouco tempo ainda não exprimentei outro tipo, um promenor que noto nesta é que as pedrinhas são muito ponteagudas, não sei se isto pode vir a trazer problemas, mas até agora tudo bem. Diz que para além de ajudar na digestão na moela também fornece muitos minerais essenciais...

abraço

lucas disse...

tenho um´periquito vermelho e naum querem acreditar!!

jcesardutra disse...

Flávio pode dar esta farinha de ostra sem susto, eles sabem quebrar e engolir só um pedacinho por vêz.

jcesardutra disse...

Lucas eu acredito, existem periquitos de várias cores, mas este que estudamos no site, o periquito australiano ainda não foi conseguido esta cor.

Lucas disse...

ja q nau que acredita nau acredita mais um dia vai te q aparece um!!

Nicolas disse...

ola,
Tenho um periquito rico ou maricata verde fêmea.
deste pequena ela recusa comer semente ou ração especifica para periquito e só come frutas bem maduras e doces (manga, maça, banana, papaia e mexerica).
Até agora sempre esteve otima, esperta, alerta e linda, mas faz uns 2 dias que ela perde muitas penas (penugem). Ela continua comendo e fazendo as mesmas coisas ,mas estou preocupado.
Vou seguir os conselhos encontrado aqui, vou tirar o jornal, que ela come de vez e quando, e vou tentar fazer ela comer ovos e couve.
O que mais eu posso fazer?

jcesardutra disse...

Nicolas realmente por conter chumbo na tinta do jornal então tem que cuidar para que não tenham contato. Atualmente existem granulados indicados para cada tipo de ave, vendem á granel nas casas de pássaros, deves tentar. Todo o mais que quiseres que ela coma, coloque em cima da fruta, dentro também e se puder descasques algumas sementes e misture com as frutas, coloque pouco no início e va aumentando. Coloque gotinhas de revitalizante alcon ou outro na água dela, conforme a bula. Ela deve tomar vermífugo a cada seis meses, primeiro dê o vermífugo, o da avitrin ou outro similar.

Nicolas disse...

Obrigado pelas dicas, vou fazer tudo isso.
Já na ausencia do jornal parece ter dado uma boa melhorada em apenas 1 dia.
Gostaria de fazer mais uma pergunta:
ela é muita mancinha comigo, vive no meu ombro quando estou em casa, mas vive atacando a minha esposa sempre que tem uma oportunidade, será que é ciumes?
Existe algum jeito das 2 fazerem amizade porque a minha mulher morre de vontade de também ficar com ela .

jcesardutra disse...

Nicolas ela acredita que você é o pai ou a mãe dela e a sua esposa é um extranho. Sua esposa pode tentar ir conquistando a confiança dela oferecendo folhas ou algum outro petisco que ela goste. Mas nãodeve tentar segurá-la na mão, tem que deixar que ela se aproxime.

Nonato disse...

Mais uma vez é um prazer poder conversar com o senhor.
minha dúvida dessa vez é a seguinte: Como escolher um casal de periquito australiano ideal para reprodução?
Veja bem, tenho em um viveiro cinco periquitos, três fêmeas e dois machos. estão juntos a mais ou menos um mês, certa vez vi um ovinho quebrado no fundo do viveiro (mais não por falta de caixa ninho), e não passou disso.
Daí pra cá não percebi mais nada de diferente em relação ao acasalamento das aves.
_ As aves vão formarem casais algum dia ou é necessário fazer algum tipo de mudança?
_ É verdade também que filhotes de periquitos reprodutores quando adultos tornam-se ótimos reprodutores?
Com essas dúvidas possivelmente exclarecidas pelo senhor poderei dar mais um importante passo na criação dessa magnifica ave.
Muito obrigado!!!

antonio carlos disse...

minha periquita vive quebrando os ovos e morde o ninho todo eagora oque que eu fasso? porfavor me ajude ja nao sei mas oque fasso?e ela e muito valente?

jcesardutra disse...

Nonato todos os periquitos são bons reprodutores e quando isto não acontece é porque algo esta errado, e quase sempre a culpa é nossa. Casais soltos num viveiros se acasalam expontaneamente e criam muito bem. Como já sabes tem que ter caixas ninho de sobra para diminuir as brigas entre as fêmeas na disputa pelas caixas e tem que ter espaço suficiente para três casais, senão elas vão brigar e quebrar os óvos uma das outras. Fêmea sobrando é problema garantido, melhor arranjar um terceiro macho e emparelhar estes casais. Um mês também não é muito tempo para achar que já deviam estar criando. Aquele ovo quebrado pode até ter sido um último ovo posto por alguma fêmea que ao vir para o viveiro já estava pondo no antigo local onde morava. Outro fato muito importante é ter a plena certeza de que são realmente casais, pois em algumas mutações os machos parecem fêmeas e algumas fêmeas demoram muito a ficar com a carúncula marrom. A idade deles também é importante, pois fêmeas com mais de quatro anos costumam para de por. Ten que examinar direitinho cada situação e ver o que deve ser corrigido além desta fêmea sobando.

jcesardutra disse...

Antonio roer o ninho é normal, são elas preparando o ninho para efetuar a postura. Quanto a quebrar os óvos tem que estudar direitinho a situação. Ela esta sozínha neste local ou tem outra fêmea? Normalmente as fêmeas quebram os óvos uma das outras. Para colocar-mos mais que um casal em um mesmo ambiente, só se for num espaço bastante grande e com caixas ninhos de sobra, caso contrário é briga na certa. Sê ela esta sozínha, então deves comprar um ovo plástico, destes que os criadores de canário usam, eles são vendidos em casas de pássaros. Assim que ela colocar um ovo, este deve ser retirado, guardado com bastante cuidado e sem manusear muito para não contaminá-lo e colocar o ovo plástico no lugar. Faça isto também com o segundo e a partir do terceiro ela já estará mais choca e ficará mais tempo no ninho, daí então é a hora de retirar o de plástico e devolver os ovos dela. Sê mesmo assim ela ainda voltar a quebar, de mais uma chance para ela, sê não melhorar troque de fêmea e deixa ela mais tempo fora da criação para se recuperar. Eu tenho muito poucos casos iguais a estes, mas quando gosto muito da fêmea e quero que ela procrie, então forneço um esquema de vermífugo para ela, repito a dose de acordo com o prazo indicado pela bula do medicamento e faço um tratamento com cálcio e um revitalizante. Fêmeas bem saudáveis, bem nutridas e sem vermes costumam mudar estes hábitos. Parece complicado, mas é simples, afinal quem quer os filhotes somos nós, então temos que fornecer toas as condiçôes.

antonio carlos disse...

porque a femea mata alguns de seus filhotes quando novinhos?
E agora ela tem 3 ovos e eu tirei o macho porque ele quebra os ovos DELA toda ves que eles ficam juntos>entao eu separo eles

antonio carlos disse...

os periquitos podem falar algumas palavras ben curta como ola

jcesardutra disse...

Antonio a fêmea não mata seus filhotes quando novinhos, não seria talvez outra fêmea? O ninho tem que ser maior, pois o macho sempre fica junto dela no ninho e acredito que ele quebra os óvos porque o ninho é muito pequeno. Na próxima rodada coloque uma caixa ninho bem maior.

jcesardutra disse...

Antonio os periquitos começam por uma palavra pequena e depois de algum tempo eles podem falar várias palavras. Porém para ensiná-los a falar tem que seguir umas regras importantes. O periquito escolhido para aprender a falar tem que ser bem novinho, melhor ainda assim que sair do ninho. Ele deve ser afastado dos outros de sua espécie e só ouvir o que o ensinador falar. Quando os periquitos estão juntos eles ficam sempre repetindo o que os outros periquitos gritam e cantam o tempo todo, não dando atenção aos ensinamentos. Neste site tem um esquema para ensinar os periquitos falar, de uma olhada. Na Europa tem um campeonato anual de aves que falam e os periquitos já ganharam várias vezes e chegando a falar palavras enormes.

gesiel disse...

Eu tenho varios periquitos australianos em minha casa, mas não consigo essa areia grit em nenhuma casa de passaros.

Julio Dutra disse...

Gesiel este tal "great" pode ser comprado pela internet, mas também pode ser montado algo parecido em casa. O mais importante para as aves é a areia comum porque funciona como se fosse os dentes deles, auxilia na digestão dos alimentos, é indispensável. Areia comum de beira de rio ou de praia limpa pode ser usada depois de lavada em várias águas e até fervida em uma panela por uns 20 a 30 minutos. Depois de seca deve ser misturada casca de ostra moída e farinha de ostra e já esta de bom tamanho.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.