Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 5 de julho de 2009

Espaço na caixa ninho.

Quem já teve a felicidade de conseguir uma ninhada com 4, 5, ou mais filhotes, já percebeu que é totalmente errado usar aquelas caixas minúsculas para a criação de periquitos. Procurando aqui e ali pela internet sempre encontramos algo útil á nossa informação, nem que seja para como não fazer. Observando uma ninhada como esta da caixa abaixo da pra sentir a dificuldade dos pais para entrar e alimentar os filhotes. Este aperto é quase sempre responsável por acidentes, defeitos físicos e morte de filhotes. Devemos optar sempre por bastante espaço, conforto e segurança, o resultado será sempre positivo. Para facilitar o uso de ninheiras maiores podemos encaixá-las por fora da gaiola e com isto melhorando também o espaço interno da mesma.


FilhotesAh-Choo_13Out20083[1]Caixa ninho pequena e apertada

43 comentários:

Moi disse...

Tadinhos, que sufoco!

Marlon disse...

Sete crias numa só ninhada. Da gosto de ver, porém concordo com vosso texto, Mestre. É preciso dar às aves um ninho em condições de abrigar uma superpopulação como essa. Sofrem todos aí: os pais, que encontram muitas dificuldades para alimentá-los e os filhostes, que não podem nem se mexer. Lembro, ainda, que ao alimentar os filhotes pequenos, estes estão deitados. Haja sufoco numa caixa dessa.

guilherme disse...

concerteza isso é uma grande verdade , por isso utilizo os ninhos maiores p/ outras especies, como o de calopsita, com um ninho grande vc pode evitar pernas e asinhas tortas

ricardo mauricio disse...

eu queria saber quais as cores dos pais desses filhote eu queria tem um igual

Marta disse...

Julio acabei de conversar com um amigo, ele me disse que tratanto os filhotes com mistura de canário nas 3 primeiras semanas de vida, os filhotes serão maiores. Isso procede? Pois já ouvir falar que não pode trocar a alimentação dos filhotes pois trará problemas? Qual sua opinião a respeito? Vou mandar fazer um caixote para meus futuros bebês rsrs!

Luciano Salgado disse...

Tenho um casal que esta com 7 filhotes, e realmente o ninho e muito pequeno, eles estão usando os dois lado do ninho, pensando nisso confeccionei um ninho maior. Só que na hora de coloca-lo na gaiola nao coube, então por coincidencia ou nao fiz como vc disse coloquei do lado de fora. A dificuldade maior e fazer a concovo do ninho, mas com muita dificuldade consegui. Sera que não tem uma ferramenta propria pra isso?
Tenho 3 casais da minha criação que bota os ovos choca e quando ta faltando 2 dias para tirar jogam os ovos fora, e o periquitinhos morrem pois quebra os ovos. Oq devo fazer? Ja pensei em descartar, mas queria muito tirar alguns filhotes deles. Com quantos dias e o certo para separar os filhotes dos pais?
Mais uma vez parabéns pelo site, e de grande a juda para nós.

jcesardutra disse...

Marlon o ideal é passar alguns filhotes para outra caixa. (se tiver) e por enquanto facilitar no máximo a oferta de alimentos tipo farinhadas com ovo, frutas verduras, etc. Senão, coitados deles ter que descascar alpiste e painço para esta turma toda.

jcesardutra disse...

Ricardo esta turma é tudo da linha azul e tem um albino face amarela, por isso devo acreditar, pois não conheço os pais, deve ser um macho albino com uma fêmea azul e um deles tem face amarela.

jcesardutra disse...

Marta canário é canário, periquito é periquito. Alimentação para canário é outra, apesar de que alpiste, painço, niger é tudo igual. Mal não vai fazer, mas não tem nada na alimentação para canário que seja melhor que comida de periquito.

VALÉRIA disse...

BOA NOITE
Julio gostaria de saber se posso tirar a caixa ninho de onde ela está e colocala no fundo do viveiro é que ela está muito alta e eu tenho medo de que quando os filhotinhos estiverem saindo eles caiam e morram com a queda,já tem 3 filhotes e tem mais 4 ovos chocando.
tambem queria saber se posso trocar eles de ninho colocalos em um ninho maior é que quando fui na casa de passaros pedi uma caixa ninho para periquitos e eles me deram uma dessas minuscolas agora vendo essas imagens não quero que eles fiquem nessa situação. desde já agradeço

jcesardutra disse...

Luciano eu compro pronto os ninhos e acredito que só em marcenarias profissionais eles tenham esta ferramenta. Sê levar a covinha e mostrar numa loja especializada talvez eles tenham também. Antigamente quando eu tinha poucos periquitos e mais tempo eu fazia usando um formão, grosa e muita lixa, (dava um trabalhão danado). Quanto a este casal que bota os óvos fora, o ideal seria colocar um filhotinho de um ou dois dias no meio dos óvos quando estiverem quase descascando, então acredito que eles ficarão aguardando descascar os outros e não joguem mais os óvos fora (é uma tentativa para ensinar o casal). Outra dica e até mais usada é retirar os óvos que forem se apresentando cheios (férteis) e colocar numa outra ninheira. Por isso que o ideal é ter varios casais criando ao mesmo tempo, da para remanejar óvos e filhotes. Os filhotes só devem ser separardos dos pais quando estiverem comendo sozínhos e quanto mais tempo esperar melhor para que não sintam a separação e adoeçam. Durante o crescimento deles devemos ir observando quem os alimenta melhor, se o pai ou a mãe e quando estiverem completamente empenados podemos retirar um deles, a mãe ou o pai e o outro termina de alimentar sozínho. Isto evita que a fêmea recomece a por muito cedo e não tenha gala nos óvos, pois nesta época os machos estão ocupados com a alimentação dos filhotes e ficam um tempo sem espermatozóides. Isto até que os filhotes estejam realmente emancipados e sem perigo nenhm pode juntar o casal de novo que a segunda ninhada vai ser ainda melhor que a primeira. Usamos esta técnica também porque o casal começa a brigar quando os filhotes já crescidos começam a entrar e a sair do nnho. Ocorre até ataques da fêmea contra os filhotes. Boa sorte, Júlio.

jcesardutra disse...

Valéria não faça isso senão os pais podem abandoná-los. Coloque um anteparo abaixo da caixa e areia no chão, se eles cairem não vão direto ao chão duro, mas não mexa na posição da caixa nem troque de caixa agora. Coloque uma caixa maior no lado e quando a fêmea quiser ela vai para a nova caixa mas só vai fazer isto numa próxima postura e depois que os filhotes todos estiverem voando no viveiro. Agora deixe assim que eles se viram.

valéria disse...

obrigada

Marlon disse...

Luciano, eu sempre fazia meus ninhos, desde os meus 14 anos, usando formão para fazer a covinha. Mas hoje em dia você os acha nas Pet´s, de diversos tamanhos. Aqui em Blumenau eu estou comprando ninhos para calopsita, que são bem maiores que os oferecidos para periquitos, apesar de serem idênticos, com a divisória, covinha para os ovos, etc. E custa apenas R$ 10,00. Por esse valor é mais vantajoso comprar do que fazer.

Martins disse...

Oi,
Júlio, eu tenho um casal de periquitos australianos, mas tem um probleminha... Eu não sei se a fêmea é mesmo uma femea... Ela não tem a íris branca nos olhos e sua carúncula é um tom azul meio desbotado, mas é azul. Então, qual é a sua opinião?

jcesardutra disse...

É isso mesmo Marlon e pode também usar a covinha das caixas pequenas colocando em caixas maiores feitas em casa. Ampliando o espaço em volta da covinha com pedaços de madeira.

jcesardutra disse...

Martins as fêmeas jóvens podem ter a carúncula azul claro e em volta dos buraquinhos das narinas fica bem branco, sem cor nenhuma. Depois a carúncula passa para um tom palha e depois marrom. Sê quiseres mandar umas fotos da cara dela eu analiso e te respondo.

Martins disse...

Oi.
Voltei só pra deixar a foto:
http://img38.imageshack.us/img38/523/sdc10867.jpg
Valeu

alex iury disse...

a eu creio q seja um macho segundo q eu já esteja praticando .certo ou não mestre julio?me corrija!!

Rodolfo Rodrigues Puertas disse...

Júlio,

Mais uma vez parabéns pelo site, maravilha!

Seguinte, meu problema não é espaço, mas ovos. Minhas fêmeas só querem saber de botar 6 ovos, rs... estou com 3 casais e 6 ovos cada.

Um dos casais está na frente 15 dias e seus filhotes estão nascendo. O 5º filhote morreu... percebi que são muitos e pra mãe dar atenção á aquele que acabou de nascer e precisa de atenção especial é quase impossível. Passei o sexto ovo pro outro casal que não tem filhotes ainda pra contornar esse problema.

Isso realmente acontece, ou é encanação minha? Não devo mexer?

Mais uma vez obrigado pela atenção,

Abraço do Puertas.

jcesardutra disse...

Rodolfo se tiveres outra fêmea para dividir óvos e filhotes é ótimo, só cuida para não colocar em ninho onde os filhotes tenham diferença muito grande de tamanho para que ela não estranhe. Não é encanação não, deve olhar, cuidar e mexer sim, o resto é tabú.

jcesardutra disse...

________________________________

cláudio disse...

tenho dois casais de peiquitos um acabou de tirar uma cria e esta entrando na segunda mas o segundo casal que se encontrava casado a mais tempo que o outro ainda não tirou a primeira cria ela pois algumas vezes e ela a ficou com os ovos por um certo tempo mas não nasceu nada e agora não apareceu mas nenhum ovo eu coloquei um para ver o resultado assim que ela viu ela jogou fora, qual deve ser o problema ?

jcesardutra disse...

Cláudio as fêmeas australianas só aceitam óvos de outra quando já tem algum seu no ninho, da mesma forma filhotes, só aceitam mais um ou dois se estão com filhotes seus. Fora isto elas eliminam tudo o que for colocado lá. Ela é velha? Mais de quatro anos? Sê não for então aguarde que ela se acerta.

andre disse...

Olá Julio, moro em curitiba pr e comprei quatro casais de periquitos a pouco tempo, coloquei-os em um viveiro de aprox. 1,5 m², com seis caixinhas ninho, ainda nao pude observá-los acasalando, mas percebi que nenhum deles entra no ninho e ontem a noite achei um ovinho no chao, quebrado devido a queda, o que posso fazer para que a femea bote os ovos no ninho? Obrigado.

cláudio disse...

ok julio a fêmea que eu falei pra vc ela tem bem menos do que quatro anos segundo o vendedor da loja ela é de cor branca o peito e as costas da cor azul , as asas pedrez, e o nariz cor de chocolate será realmente que é australiana ou pode ser arlequim.
Você acha melhor esperar o resultado de mais algum tempo ou será que dá certo pegar outro casal e trocar os machos.

jcesardutra disse...

Cláudio os periquitos que estudamos aqui neste site são todos australianos, padrão inglês (de exposição) ou não, mas todos são australianos. Arlequim é apenas uma variedade ou mutação. Com esta discrição que fazes deve ser uma Ar (arlequim). O que combina com ela é um macho igual a ela ou um normal portador de Ar senão não terá filhotes igual a ela.

jcesardutra disse...

André algumas fêmeas novas fazem isto, depois elas aprendem. Tem que ter certeza se realmente são quatro casais e que elas não estão brigando por causa das caixas. Fora isto é questão de tempo e elas se acertam.

andre disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento, não tenho certeza de que sao 04 casais, mas trez deles sao machos, entao sobram (talvez) cinco femeas e tenho seis ninhos, quantidade suficiente para evitar brigas. Fiquei muito satisfeito em receber sua resposta, gostaria de parabenizá-lo pela ajuda dada a quem, como eu, ainda é inexperiente no assunto, estou estudando os INOS / AR e etc., espero em breve poder estar postando algumas fotos de filhotes. Obrigado.

jcesardutra disse...

Valeu André, mas o melhor mesmo é confirmar pois se uma fêmea estiver sobrando, vai ter algum macho que vai se acasalar com duas e vai dar problema na hora de alimentar os filhotes. Se quiseres me mandar fotos deles (de frente sem flash) eu posso ajudar a identificar. A turma tem me mandado as fotos para o meu e-mail jcesardutra@yahoo.com.br Quanto aos Ars é simples pois são recessivos e tanto a fêmea como o macho passam a mutação para normal portadores. Os inos são diferentes, chama-se ligado ao sexo ou sexo ligado. No caso dos periquitos isto quer dizer que só o macho passa um filho ino mesmo acasalado com uma normal e só um macho (normal) pode ser portador, a fêmea ou é ino ou não é nada. E não esquecer que pra ser "ino" tem que ter os olhos vermelhos e os lutinos são da linha verde e os albinos são da linha azul. E chega, eu falo demais, tens que estudar mesmo, pois é um passatempo muito bom e em se tratando de periquitos tem muita matéria, muita mesmo para se saber. Eu estudo diariamente, estou nisto a cinco anos e acredito que em mais cinco eu chego perto. rsrsrs..

cláudio disse...

julio estou com uma dúvida há possibilidades de um periquito ingles se acasalar com um australiano e procriarem

jcesardutra disse...

Cláudio é melhor um macho australiano com uma fêmea inglês. Mas pode sim, sem problemas, pois são a mesma espécie apenas com tamanhos diferentes.

cláudio disse...

julio vc ja ouviu falar em osso choco r para que serve? ; e grit é uma semente como faço para encontrar?

jcesardutra disse...

Claudio eu conheço osso de ciba, que é uma poderosa fonte de cálcio, ele é retirado deas costas de um molusco marinho se não me engano lá no Japão, é vendido em pequenos pedaços para os pássaros e aves roerem, talvez na tua localidade eles chamem desse geito, pode ser. E o grit é uma forma de pedrinha, vendem no peso, a varejo. Ele contém fragmentos de cascas de ostras, sedimentos calcários, carvão vegetal e é muito bom para todas as avese pássaros.

cláudio disse...

julio pode ocerrer casos que um perequito macho lutino, albino ou alerquim mestiço com ingles a membrana varia de cor entre os machos, ou é uma unica cor ou pode ocorrer que um perequito pode ter a membrana castanha?

jcesardutra disse...

Claudio pode ocorrer sim, algumas vezes eles complicam um pouquinho a cor da carúncula.

thiago disse...

eu tinha um casal de periquitos eles tiveram tres filhotes
so que a femea fugiu e eu nao sei o que eu vou fazer agora.

jcesardutra disse...

Thiago se eles ainda estiverem sem penas, muito novinhos terão que ser mantidos em m lugar aquecido senão esfriam e morrem. O ideal é deixá-los próximos a um aquecedor encostado a caixa ninho na gaiola. E se o macho não estiver alimentando, eles devem ser alimenados na mão usando uma seringa ou um conta gotas.

edeelzo fateicha disse...

Professor, compartilhando com os companheiros de "vida de periquito" eu também já tive dificuldade com caixa de reprodução, quando me lembro que já tive uma arlequim que acasalou com um tabém Ar. e chegou a colocar 10 ovos e tirar 08 filhotes eu fiquei feliz e ao mesmo tempo preocupado, pois, a caixa era pequena, ai confeccionei uma maior e se criou todos 08 filhotes, o pai fugiu (exelente) e femea morreu, creio que foi aquele velho "olho", recebi uma visita femenina na minha lojinha de informatica e ficou olhando meu viveiro por mais de 30 minutos e fazendo oferta na ave, isso pela manhã, a tarde a femea estava durinha no viveiro. a neta dela está em recesso ela é de 08 ovos.
fica na paz.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Rodrigo tenho 1 casal de periquitos e aconteceu de eles jogar 2 ovos para fora do ninho é normal isso? lembrete tinha um filhote dentro ele pode der cutucado o ovo? e uma curiosidade eu posso abrir o ninho pra saber se tem ovo?

Julio Dutra disse...

Rodrigo alguns periquitos jogam ovos pra fora do ninho até sem motivo nenhum, ou mesmo por acreditarem que os ovos estavam estéreis e sabiam que não iam dar em nada. Quanto a mexer no ninho, limpar, retirar filhote e depois deveolver, tudo isto pode ser feito sem problemas, eles não se importam.

Carlos Edardo disse...

Eu tenho um casal de periqutitos: macho: australianao de cor azul!
femea: argentina de cor amarela!
ela começou a botar so que por enquanto botou só dois ovos, so que ela jogou um pra fora, mas eu coloquei la dentro de novo mas ela tornou a jogar e fiz a msm coisa!
e estou esperando!
mas tem um problema na ultima vez que ela jogou pra fora o ovo rachou...isso vai afetar alguma coisa se caso ela decidir choca-lo?
e como ela e argentina pode me dizer se ela se importa de eu pegar o ovo para ver se tem algo dentro ou nao posso fazer isso?
e tem como saber alguma probabilidade das cores dos provaveis futuros filhotes?

Julio Dutra disse...

Carlos Eduardo quando a fêmea joga fora o ovo é porque tem algo errado com este ovo ou com ela. Quero dizer que não adianta forçar a barra. O melhor recolher este ovo e outros que ela jogar fora e guardar em uma caixinha protegidos por um pedacinho de algodão e ao abrigo da luz. Depois do terceiro ovo é mais comum elas começarem a ficar mais chocas e permanecerem no ninho com algum ovo. Neste momento você junta ao ovo do ninho estes que ela havia jogado fora. Normalmente elas aceitam. Somente dois cuidados: O ovo que estiver rachado ou mesmo trincado não servirá mais, pode jogar fora e também não manuseie os ovos sem colocar uma luva plástica ou no mínimo, lavar muito as mãos com água e bastante sabão. Em nossas mãos existem a possibilidade de stafilococus e isto mata o embrião dentro do ovo. Algumas pessoas usam uma colherinha que também serve. Quanto a esta tua periquita ser Argentina, eu não poderei te ajudar, pois não sei a qual espécie ela pertence, nem sei se serve para cruzar com australiano.