Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Periquitos diferenciados

Observando os periquitos da leitora Marta (MG) vemos que é possível planejar um plantel diferenciado, com combinações de cores raramente vistas num mesmo exemplar. Ficando apenas na série azul, misturando albinos, arlequins recessivos (Ar), simples e duplo fator, alguns com face amarela ou gold, melhor ainda. Obteremos periquitos brancos com nuances azuis e amarelo ao mesmo tempo.


DSCF0006


Esta foto nos dá uma boa idéia das opções.

50 comentários:

Franco disse...

Julio, que periquitos lindos! Interessante é a junção do amarelo com azul. Como ocorre isso? É raro? Pois o amarelo é da linha verde e o azul é da linha branca? Eles são ADA ou arlequins recessivos? Parabéns pela postagem!
Estou achando o blog mais dinâmico!

ricardo disse...

DRº o kiko meu periquito macho caiu o o rabihno para baixo e quebrou a pena mais grossa e esta sangrando nao para de sngrar oque faço?????
me responda o mais rapido se puder

Marcos Albertini disse...

dpois do acasalamento quanto tempo leva para o periquito botar ovos?
tenho uma femea novinha de 4 meses ela já pode acasalar?
ela ja esta com a narina marrom.

ricardo disse...

por favor me ajude

jcesardutra disse...

Franco pela peculiaridade da tua pergunta e pela nossa experiência de criador é animador pra nós ver pessoas não ligadas á criação apresentar dúvidas com este teor de curiosidade técnica. A maioria das pessoas não percebem que houve uma quebra de padrão natural. De fato o periquito azul tem naturalmente a face branca e o verde a face amarela. O mundo todo , e digo isto com conhecimento de causa, esta tentando uma face branca nos verdes, mas é uma briga genética de dominãncia de cores que dificulta totalmente, pelo menos por enquanto (tomara que consigam). Grande geneticistas e outros cientistas pela europa e por todas as partes do mundo onde se cria esta marailhosa ave ficam trabalhando para conseguir estas mutações que conhecemos e estão tentando sempre inovar. Estamos aguardando o vede com face branca, um dia ele virá. A face amarela, assim como a face ouro (gold face) são mutações não muito recentes e foram adaptadas na série azul. Esta variação para face amarela cria periquitos azuis cores diferentes, que ao primeiro olhar pacecem verdes ou creminos, mas é só a influencia do amarelo sobre o branco e o azul. Não tenho como observar neste momento os periquitos que estas te referindo, mas tanto o Ar como o ADA ficam muito bonitos com face amarela. Aliás fica bem nos cobaltos, nos cinzas e em todos das linha azul. Para conseguir um plantel com face amarela basta adquirir um exemplar e ele sempre vai passar filhotes face amarela em seus acasalamentos. Abração, Julio.

jcesardutra disse...

Ricardo tem que arrancar o canhão da pena que ficou quebrada, daí para de sangrar e nasce uma outra nova.

jcesardutra disse...

Marcos se ela acasalar agora e tentar por vai correr risco de morte com ovo entalad (atravessado). Somente depois dos sete meses deve começar a reprodução.

guilherme disse...

qual a melhor epoca pra a criaçao???
eu axo que e a primavera né?

ricardo disse...

obrigado

Franco disse...

Julio, como cosigo essas mutações da leitora marta MG que vc postou. Eles são muitos raros ou não? São Adas ou arlenquins recessivos?
Obrigado.

jcesardutra disse...

Guilherme dependendo da região que você mora, excetuando-se o período em que eles estão na muda de penas qualquer época é boa. O que tem que ser evitado é a época de muito frio como no inverno do sul do país e o excesso de calor típico do Rio de Janeiro. Mas realmente na primavera eles estão mais inspirados a se acasalarem e criar podendo se extender até o início do verão, e quando esquentar muito então devemos protegê-los do calor excessivo ou então encerrar a criação até a próxima primavera.

jcesardutra disse...

Valeu Ricardo.

jcesardutra disse...

Franco as vezes pode a foto nos confundir, pois quando surgem os duplo fatores de ADA ou Ar podem ficar muito parecidos. Eles ficam bastante brancos e apenas com marcas na car, ou no caso dos verdes, ficam muito amarelos. Mas no caso dos periquitos da Marta são Ar (arlequim recessivos), são facílimos de encontar, um pouco mais difícil são os albinos machos e os face amarelas ou os gold face.

alex iury disse...

julio aqui no ceara,inverno de madrugda é frio...agho q ghega a uns 28 graus pra baixo 25 mais ou menos posso tar errado!!!
e os meus piquitos botaram 5 ovinhos(agora to ancioso pra nascer) naum faz mau esse frio pra eles???
e minha femea q ta chocando quase naum come e eu ponho comida na caixa ninho ena come bem coquinho mas o pacheco vai e come no lugar da ruanita!! ela pode morrer de fome?
e ela é branca ,olhos totalmente pretos,pintas pretas nas asas e um azul em clarinho em baixo e ele é azul com listras pretas ,azul normal q cor vai nascert os bebes???
e mais uma:ela ta com 5 ovos e toda vida q sai pacheco avança em cima dela ela se abaixa e tcham!!!
toda vida!!!!! e ele ta acertando o buraco!!(acho q tão cruzando de novo tao gritando e muito)cada cruza é um ovo???

jcesardutra disse...

Alex Iuri que inveja do teu frio, 25 graus? Isto aqui pra nós do sul é calor de verão. Nem te preocupes com esta temperatura, só evite ficarem sob a ação dos ventos. Quando a fêmea esta chocando ela sai bem pouco, mas come e durante todo o tempo o macho leva comida e água pra ela. Sê me mandares uma foto deles, poderia examinar melhor, mas á princípio os filhotes serão azuis com mais e com menos brancos, mas todos com azul. E cada vez que cruzam serve para vários ovos, mas não faz mal, feixa assim.

alex iury disse...

há axo q pararam em 5...era pra ter botado antes e ainda naum botou e ela nem sai da caixa pra mim ver se ainda tem ovo...cruzes 25 graus?verão?hum q bom queria q aqui fosse assim...aqui no verão é de 35 pra cima vamo trocar d lugar??kk

ricardo disse...

vc poderia me enviar fotos de periquitos mestiços de ingles com australiano????????????????????????????

ricardo disse...

uai vc ñão me respónde mais?????????????????????????????

jcesardutra disse...

Alex o melhor seria somar as temperaturas e dividir por dois, mas sairias perdendo, pois o frio éterrível.

jcesardutra disse...

Ricardo gostei da idéia, vou publicar em seguida como foto do dia uns periquitos mestiços para que você e todos os leitores observem como eles ficam bem melhores que os pequenos australianinhos.

jcesardutra disse...

Ricardo veja bem, eu respondo sempre, faço isto porque gosto de ajudar os iniciantes na criação. Infelizmente a internet some com perguntas e respostas que eu acreditava estar tudo certo, então por favor, não desista, me pergunte de novo que eu responderei sim, abraços, Julio.

ricardo disse...

verde azul violeta branco ADA ou AR etc....??????

ricardo disse...

qual das cores de um macho vc me indica para uma femea verde folha

ricardo disse...

opalinpo de qual auer cor??

ricardo disse...

para os filhotes nascerem lindos com mutaçoes extremas...

jcesardutra disse...

Ricardo para uma fêmea verde sempre um macho azul. Mas se quiseres filhas lutinas então deves acasalar com um macho lutino. (amarelo de olhos vermelhos). Sê quiseres filhotes verde cinza então um macho cinza.

jcesardutra disse...

Ricardo opalino não é uma cor, é uma modificação no padrão normal das cores. Um azul opalino tem a cabeça e o pescoço branco e menos preto nas asas. Um verde opalino tem a cabeça e o pescoço amarelo e menos preto nas asas. Um normal tem mais coloração preta nas asas e as listas zebradas vão desde o início do pescoço até a cabeça apenas apresentando um pedacinho da "testa" branco nos azuis e amarelo nos verdes.

ricardo disse...

haa o rosa e claro

ricardo disse...

eu comprei um macho mais nao sei se é por que tem a cera rosa e um leve tom de azul em cima ele e um arco iris canela

ricardo disse...

eu comprei um macho mais nao sei se é por q

jcesardutra disse...

Ricardo se ele for um recessivo então com certeza deve ser um macho.

pryscila disse...

gostaria de saber se eu posso abrir o ninho para ver quantos ovos ela botou,escuto uns barulhos,mas tenho medo de mexer e ela abandonar o ninho,isso pode acontecer,sei que 1 nasceu,me responda por favor,eu acho que nasceu um dia 29-06,mas não tenho certeza de quantos tem,por isso gostaria de abrir,mas estou com medo...

jcesardutra disse...

Pryscila você deve olhar diariamente, ela não se importa, ela sai mas depois volta. Tem que olhar pra ver se o ninho não esta muito sujo, ou mesmo os óvos. Tudo pode ser limpo com água morna (40º).

bruno disse...

Oi boa tarde é jcesardutra eu comprei um casal de periquitos são lindos mas a fêmea nãoO quer se alimentar o que eu faço? me ajude por favor

jcesardutra disse...

Bruno afaste ela do frio e se puder aqueça o local onde ela esta. Isto é sinal de doença, talvez coccidiose. Neste caso eu trato com avecox ou coccinon seguindo corretamente a bula (se não for, este medicamento não fara mal pois é um coquetel de vitaminas e outros elementos indispensáveis). Mas também tem que colocar papa de filhotes no papo dela com uma seringa e uma sondinha. Porque se ela não comer ela vai morrer.

bruno disse...

é jcesardutra eoO tenho 2 casais e um desses casais o macho tem a narina marrom e a fêmea tem a narina branca e azul eles entra no ninho toda hora. Chega até dormi lá mas nada deles acasalarem oq eu faço? a e meus dois casais fica em uma gaiola só com uma caixa ninho tem algum problema? bjs abraço...

jcesardutra disse...

Bruno cada casal em sua gaiola para criar se não uma fêmea ataca os filhotes da outra e mata, (vai ver uma já esta pondo e a outra quebra os óvos dela para ficar com a caixa) . Somente num viveiro com bastante casa sobrando é que podes colocar mais de um casal.

bruno disse...

os meus periquitos acasalaram. depois de quantos dias a fêmea vai colocar os ovos?. e é normal eles ficar dentro do ninho e cruzar lá mesmo? bjs abraço

brunoO disse...

Oi jcesardutra o meu casal de periquito acasalaram dentro do ninho isso é normal? e eles sai e entra direto no ninho. E depois deles acasalarem. a fêmea vai colocar ovos depois de quantos dias?
me responda por favor

brunoO disse...

a e meu outro casal de periquito a fêmea quer acasalar com o macho mas ele não quer. ela se abaixa pra ele galar nela mas ele foge o que eu faço? eu coloco outro macho pra acasalar com ela?

jcesardutra disse...

Bruno esta tudo bem normal, e a literatura diz que de nove a vinte dias terá postura. Fique de olho que poderá ser bem antes.

jcesardutra disse...

Bruno deixa ela sozínha dois dias e coloque outro mais quente, sê não der certo então retire este e volte com o antigo.

jcesardutra disse...

Bruno depois que eles cruzam então é de nove a vinte dias para começar a pôr.

brunoO disse...

muitoO obrigadoO

carllaclose disse...

Queria saber se periquitos transmitem doença. fiquei sabendo que as feses do periquitos transmitem doença. Queria saber se é verdade ou mentira. tenho um casal e eu a amo muito. P mim são meus filhinhos. E como é alimentação deles se eu posso dar ração e pão e alface e outros coisas a mais.

carllaclose disse...

Queria saber se periquitos transmitem doença. fiquei sabendo que as feses do periquitos transmitem doença. Queria saber se é verdade ou mentira. tenho um casal e eu a amo muito. Prá mim são meus filhinhos. E como é alimentação deles se eu posso dar ração e pão e alface e outros coisas a mais.

jcesardutra disse...

Carlla Close todos os animais e aves transmitem doenças, inclusive os humanos. Por isso o tratamento correto com vermífugos, muita higiene na gaiola e o mais é superstição. Crio há muitos anos, participo de um clube de aves e nunca vi nenhum caso de doença por animais saudáveis. Tem pessoas que tendo um gato, um cachorro ou até mesmo uma ave, beija na boca, dorme com ele agarrado etc, ... daí sim, até pode. Quanto a alimentação deles, tem uns artigos neste site que explica detalhadamente, deverias ler. Com certeza nã deves dar alface, abacate nem sementes de maçã, mas maçã sem sementes é ótimo. Sê for para manter casais ou grupo de periquitos em geral, basta alpiste com paínço, niger e um pouquinho de aveia. Sê estiverem com filhotes devemos encrementar mais a alimentação. Quanto aos verdes, todas as outras fôlhas verdes, menos alface podem. Não esquecer de colocar sempre um pouquinho de areia limpa em um caquinho, pois eles comem para ajudar na digestão.

Vilanova disse...

Estou iniciando uma criação. Estou tirando todas minha dúvidas aqui. Muito bom.

Anônimo disse...

Bom dia, acabei de comprar um periquito em uma loja, filhote, mas acho que nunca tomou nada pra evitar doenças, tenho um filho de 6 anos q adorou e quer pegar toda hora. O q faço? O que é preciso um periquito tomar pra ficar saudável? Obrigada Ana Paula

Julio Dutra disse...

Ana Paula os cuidados com as possibilidades de adquirir doenças dos periquitos são os mesmos que devemos ter para qualquer outro animal de estimação. Primeiro temos que mantê-los saudáveis, com bastante higiene e limites. Quero dizer que não se deve ficar colocando próximo aos olhos, boca e nem deixá-lo andar pela cama, mesa, etc. Devemos sempre estar com as mãos limpas ao pegá-lo, isto evitará levar doenças a ele e também lavar as mãos sempre que recolocá-lo na gaiola para nos proteger. Mas tudo isto sem susto nem medos, pois os criadores lidam com centenas diariamente e não conheço nenhum que tenha adoecido por isso. É importante dar um vermífugo para ele a cada seis meses e depois um complemento vitamínico na água para fortalecê-lo. Ele deve se alimentar beber e dormir em uma gaiola á qual deve ter um piso em forma de tela ou grade, destes que as gaiolas têm normalmente para evitar que ele pise em suas próprias fezes. Abaixo desta grade tem quer uma bandeja com um papel no fundo para que diariamente seja trocado e evitar que crie mau cheiro e que os insetos fiquem pousando nas fezes. Boa sorte!