Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 13 de junho de 2009

Foto da Semana

Nossa Foto da Semana foi enviada pelo leitor Luciano Candido Salgado de Goiatuba, Goiás.

DSC00950

"Periquito super manso, unico da minha criação de + ou - 120 periquitos que come na minha mão, acasalado com uma femea da mesma cor, os filhos todos saem igual aos pais. Está na 3ª ninhada, num total de 13 filhotes." (Luciano Candido Salgado)

Obrigado Luciano! Contine acompanhando o Vida de Periquito!

49 comentários:

Priscila C Ferreira disse...

meu periquito tem aprox. 4 anos, se alimentava bem e bebia água normalmente, vive com mais dois em um viveiro espaçoso...
desde anteontem está triste e no fundo da gaiola, porem se alimentando e tudo mais normalmente. ontem parou de se alimentar e começou a ter espasmos e tremores, suas fezes estão esverdeadas e não abre os olhos...
o que fazer?????

Napoleão Filho disse...

Júlio, será que se eu cruzar uma albina com um ADA (arlequino dominante australiano) na cor azul cobalto, tal qual um da foto logo abaixo na pagina inicial, nascem iguais ao pai deles? azul com falhas brancas? abraço

Napoleão Filho disse...

complementando, qual seria uma boa fêmea pra cruzar com esse macho ADA (arlequino dominante australiano) na cor azul cobalto, para que nasçam iguais ao pai deles? A albina mesmo?

Napoleão Filho disse...

é o que está de costas. parece ser o mesmo. abraço

http://vidadeperiquito.wordpress.com/2009/06/05/resposta-ao-leitor-2/#comments

iury disse...

muito lindo parabens!!!!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Priscila tem que retirá-lo do viveiro, colocá-lo em uma gaiolinha pequena e manter aquecido, fora da ação dos ventos e do frio. Sê as fézes estiverem ficando coladas nas penas da região da cloaca então tem que lavar com um paninho ou algodão úmido com água quase quente (morna) e depois secar com papel higiênico. Isto caracteriza diarréia e tem que dar um antidiarréico para ele. Eu uso o neosulmentina conforme a bula. Por uns cinco dias deve ficar somente com painço para ajudar a secar a diarréia (se realmente tiver). Durante o dia a gaiolinha dele deve ficar próxima a uma lãmpada acesa para aqueçê-lo. Observar se tem a respiração acelerada e com a cauda fazendo movimentos pra cima e pra baixo, daí tem que tratar de infecção respiratória. Nas casas de pássaros em todas as cidades tem medicamentos para estes dois sintomas. Sê não tiver diarréia nem respiração complicada então só o repouso em uma gaiolinha mais calor já é o suficiente. A cor das fézes normalmente tem a ver com a alimentação.

jcesardutra disse...

Napoleão nascerão todos azuis e os machos serão portadores de ino.

jcesardutra disse...

Napoleão os ADAs são dominantes e sempre produzirão filhotes ADAs. Sê colocares com fêmea azul ou com a albina com certeza terás filhotes ADAs azuis.

jcesardutra disse...

Napoleão poderás cruzar este teu ADA com qualquer cor e sempre terás ADAs. Verde, azul, violeta, qualquer um. Os albinos e os lutinos, assim como os arlequins recessivos não devem ser usados para isto, são recessivos, são raros e devem ser cruzados entre eles mesmos. Os ADAs por serem dominantes devem ser cruzados com os normais : cinzas, azuis, verdes, violetas etc. Fica muito bonito um ADA azul com as asas canelas, é só ir procurando algum com estas asas e ir cruzando, se não der na primeira dará depois com os filhotes machos portadores.

Napoleão Filho disse...

Bons ensinamentos júlio.

Esse macho que te falei, cruzou com uma Ar amarela/verde, e sempre nascem azuis normais - corpo todo azul e asas todas com os detalhes pretos - (diferente do pai deles cauda branca e asas com uma parte branca, parecido com o de cima tb na foto da semana) e verdes normais comuns.

Vou cruzar ele então com aquela fêmea que lhe mostrei no e-mail e denominei a foto de clara, uma ADA face amarela e asa canela!

abraço!

jcesardutra disse...

Napoleão é assim que se cresce na criação de periquitos, experimentando, vendo os resultados, mudando e fazendo a tua experiência. Claro que de vez em quando perguntando a quem tem mais tempo criando para facilitar as coisas. Preste atenção sempre nas difarenças entre ADA e AR. Os ADAs são dominantes e com qualquer fêmea sempre vão nascer ADAs. Os Ar são recessivos e só nascem Ar com dois ARs ou pelo menos com um portador.

Napoleão Filho disse...

Mas júlio, agora fiquei na dúvida, esse ADA azul macho que tenho, cruzou com a Ar amarela/verde que te mostrei na foto do email, e nasceram bem parecidos com a mãe, a maioria, e ela é Ar. Pq será?

Adriana disse...

Como vou saber se meu periquito é australiano ou não?

Lucas Reis disse...

julio
eu queria saber como eu faço pra descobrir o sexo do meu perquito albino, eu sei que é dificil saber pela cor da caruncula, se voce tiver alguma forma de me ajudar eu agradeço.

grande abraço!!

Lucas Reis disse...

*periquito

Jhonatan disse...

olá julio!!
Eu lhe enviei um email de fotos dos meus periquitos a 4 dias atra so que você nao me respondeu!!
Então SE você me enviou já o meu email ta meio loco e eu nao resebi!
você me diga por esse comentario mesmo se são machos ou femeas ta bem ??
Obrigadão =D

Marlon disse...

Mestre, no caso de infecção respiratória que citaste acima, numa resposta à Priscila, qual o medicamento que Vossa Magnificência utiliza no tratamento?

jcesardutra disse...

Napoleão, parecido não é igual, examina bem, mas se este ADA azul for portador de Ar, então tudo bem, ele será também um gerador de filhotes Ars. Observando os filhos e se algum for Ar então claro que ele é um portador. Parabéns, estas com tudo e não estas prosa, rsrsrs

jcesardutra disse...

Adriana se ele é igual a estes que estão no blog então podes ter certeza que sim. Os periquitos australianos de exposiçao são apenas periquitos australianos com melhoramento genético, modificados, melhorados como dizem os criadores, mas são os mesmos pela origem. Atualmente diferenciamos os australianos comuns dos australianos de exposiçao pelo tamanho, pelo melhor emplumamento, pelas cores mais adequadamente misturadas, e pelo direito a pedegree, porém todos são australianos. É que em séculos anteriores a Austália foi colônia da Inglaterra e os ingleses foram os primeiros a levar estes periquitos para a inglaterra e para toda a Europa.

jcesardutra disse...

Lucas Reis eu tenho várias formas de te ajudar, a primeira é te dizer que sê a tua ave ficar com a cera amarronzada, achocolatada então é fêmea só que este detalhe aparece depois de cinco seis ou mais meses de idade (no início é de um tom palha, sem cor ). Os machos ficam com a cera num tom violáceo desbotado, nunca ficam azul igual aos os normais nem achocolatado como a fêmea. Sê quiseres me mandar fotos da cara dela eu posso identificar e te respondo. Mande fotos de perto, de preferência sem flash e para o meu e-mail : jcesardutra@yahoo.com.br grande abraço.

jcesardutra disse...

Jhonatan devo estar lendo hoje, já te respondo. A não ser que o e-mail se perdeu, as vezes acontece.

jcesardutra disse...

Vossa Magnificência é refêrencia de quem esta estudando pra concurso, acertei? Marlon existiam umas sulfas que funcionavam muito bem apesar de pintar de verde a cara dos periquitos, mas depois saía, foi proíbido. Existem vários medicamentos para tratamentos de doenças respiratórias, e o ideal é não abusar, usar somente o nescessário e proteger muito do frio e dos ventos assim como deixar a ave recolhida, sozínha para não ser encomodada pelas outras e bem alimentada. Muitas vezes a falta de vitamina "A", obesidade, extresse, falta de higiene e principalmente mudanças bruscas de temperatura levam a uma infecção respiratória. Então o melhor é gastar para proteger e não com medicamentos. Mas vamos finalmente ao que eu faço, uso avitrin antibiótico, é mais prático e funciona. Porém se não recolher e aquecer a ave dificilmente qualquer medicamento vai resolver. La no Ley existem também umas novidades a este respeito, mas não lembro exatamente os nomes.

Lucas Reis disse...

Valeu
eu estava meio em duvida porque eu li uns arquivos que falavam que a identificaçao do sexo nos albinos era diferente, mas ja me ajudou bastante.
forte abraço!!

jcesardutra disse...

Valeu Lucas, se quiser mandar fotos é só mandar.

Marlon disse...

Mestre, Vossa Magnificência é um pronome de tratamento usado para Reitores, vice-reitores e pró-reitores de universidades. Assim, desde ontem foste elevado de Mestre para Reitor da Universidade Vida de Periquito. uhauahauhauahuahauhauahauhauah

jcesardutra disse...

Valeu marlon então vou regendo o riadouropor enquanto. Deixei tuas fôlhas lá no Ley, é só um rascunho, mas com seu capricho torne-a em uma ficha de pedegree.

Marlon disse...

Maravilha. Obrigado.

Leticia disse...

Julio olha eu aki de novo...rsrsrsrs....Deixa eu tirar uma duvida, com quanto tempos os filhotes nascem, pq já tem 19 dias,desde que ela colocou o 1º e até agora nada...será que naum vai nascer nenhum dos 6 ovinhos, que ela colocou??

Buá...buá...buá...tô triste... :(

Abraço.

LUCAS disse...

JULO EU QUERIA SABER SE OS OVO DA MINHA PERIQUITOA VAI CHOCA. ELA BOTOU UM NO DIA 1 DE JUNHO E OUTRO NO DIA 6 . QUANDO ELA BOTOU O PRIMEIRO OVO ELA NÃO DORMIA NO NINHO. QUANDO ELA ESTAVA COM CINCO DIA QUE ELA BOTOU ELA DORMIA NA CASINHA .AI QUANDO FOI NO OUTRO DIA ELA BOTOU UM E DORMIO. ATE HOJE ELA ESTA COM QUANTRO OVO E ESTA CHOCANDO DIREITINHO. EU QUERIA SABER SE EU COMEÇO A CONTA DO DIA QUE ELA BOTOU OU DO DIA QUE ELA DORMIO.

Leticia disse...

Outra coisa, eu coloquei a luz perto dos ovos, ficam assim: Uma parte grande escura, e onde tem o ar dentro, na ponta do ovinho, fica quase transparente, bem, todos que eu vi estavam assim, outra coisa, peguei um ovinho na mão, e parece que sentir o coraçãozinho do filhote, é possivel???

Desde já obrigada...Abraço....Leticia.

jcesardutra disse...

Letícia o que pode acontecer é o primeiro não estar fértil, tem que dar o tempo dos outros. Sê você tivesse uma lanterninha com o foco bem fino poderia focá-los e observar quais estão cheios, férteis e quais estão brancos, aparecendo a gema amarela ainda. Estes brancos (quase transparentes, os quais o foco luminoso atravessa e mostra que não tem nada lá dentro, exceto a gema) poderiam ser descartados do ninho e se todos estiverem assim, então infelizmente não encheu nenhum.

jcesardutra disse...

Letícia não mexa mais, parece que esta tudo certo, é assim mesmo e da pra ver um coraçãozinho batendo sim, ver, sentir dai já não sei.

Mayara disse...

aii julio agora q vc respondeu a pergunta da leticia eu fiquei triste pois a minha femia albina ta com quatro ovos e quando eu coloquei na luz tem uma mancha bem grande preta e apenas um pequeno pedaço branco,o que eu faço ?

jcesardutra disse...

Mayara aguarde mais uns dias e olhe de novo.

Leticia disse...

Julio nasceuuuuuuuuu o 1º...hehehehehe... :)

Nasceu ontem dia 19/06, bem, ela botou o 1º ovinho dia 01/06, seria esse o 1º ovinho que ela botou, que já estava com 19 dias, que nasceu? Ou seria o 2º que ela botou dia 03/06???

Tô muito feliz, eu olhei a noite naum tinha nada,acordei hoje (dia 20/06) e já estava lá um lindo filhotinho, meu filho tá euforico, acordou o pai gritando....Nasceu papai, nasceu papai, vem ver o filhinho da Fiona.....kkkkkkkkkk...

Como a natureza é sabia, e como Deus mostra seu sinal em pequenas maravilhas como essas....


Obrigada por responder minhas duvidas, marinheira de 1ª viajem é assim, mesmo,inseguraaaaaa.....kkkkkkkkkkk......E qualquer coisa eu corro aki de novo.....kkkk....

Abraço, fique com Deus, um ótimo fim de semana!!!!

Leticia.

Mayara disse...

Julio é o seguinte eram 5 ovos ela quebrou um e colocou outro recentemente aii eu comparei os q estao com mais de 12 dias e o q ela colocou q faz 3 dias, e eles são totalmente diferentes pois o q ela colocou da de ver a gema claramente ate a cor da gema que é laranjada ja o q ta com 12 dias é um tom escuro e grande!

alex iury disse...

ulio minha femea botou 2 ovos e a cloaca ja ta cheia pra botar outro hoje e eles acabaram de cruzar,o espermatozoide vai proovo q tá pra sair ou pra outro q vai vir???
por favor me responda!!!!!

alex iury disse...

como eu faço um topete nos meus periquitos????

jcesardutra disse...

Boa sorte Letícia, agora é só curtir a criação.

jcesardutra disse...

Mayara os escuros devem estar com filhotinhos, agora é só esperar para descascar e este que ela pôs recentemente também escurecerá.

jcesardutra disse...

Alex topete só por herença genética, tens que comprar um e criar.

Luciana disse...

Meu casal de periquitos já está junto a quase dois meses, se namoram, mas não os vejo acasalar.A fêmea está com a cera marrom bem escura, roe o ninho com frequencia, mas nada.Será que não seria interessante acrescentar um segundo macho na gaiola? Ou será que eles brigariam? Estou anciosa, já comprei outro casal ( só que este é novinho) e estou comprando mais um casal(novinho também, nascido em abril), mas gostaria de ter filhotes nascidos em minha casa! Estou comprando um sítio onde já temos até escolhido o lugar para por um grande viveiro! Por favor me responda!!!!!!!!!!!1111

jcesardutra disse...

Luciana a cera marrom é suficiente para ter certeza do sexo dela, e o outro que dizes ser macho ? É macho mesmo ? Quanto a idéia de um grande viveiro, resolve bastante a questão. Colocas várias caixas ninho e inclusive de sobra em relação ao número de casais e solta todo mundo lá. Quem estiver mais pronto (mais quente) vai se acasalando e começará então a reprodução como desejas. Sem problemas já que o viveiro é grande.

Luciana disse...

Estou desconfiada que o problema é com a fêmea, pois meu vizinho tem um casal (femea branca e macho azul com asas brancas) que tiveram duas criadas já, com todos os filhotes brancos.Colocamos meu macho dois mêses atrás com a femea dele, ficaram juntos uma semana, brigaram então a colocamos com o macho dela de novo.Ela pôs 5 ovos, 4 já descascaram e a plumagem dos dois mais velhos é verde, igual a do meu macho!Acho q ele é o pai, hehhe.
Abraços.

jcesardutra disse...

Luciana um macho verde se for portador de azul poderá produzir filhotes azuis. Mas um macho azul com uma fêmea branca NUNCA poderá produzir filhotes verdes, pois o azul é recessivo em relação aos verdes. Então é claro e com toda certeza são teus netos.

Luciana disse...

Que pena que os meus netos, não estão na minha casa, hehe. Coloquei os filhotes que comprei junto com meu casal por duas semanas.A fêmea parou de entrar na casinha e brigava muito com o macho.Ontem tirei os filhotes e os pus com os outros dois que comprei, e foi uma festa: ela e o macho começaram com carinho,, entraram na casinha e tudo! Acho que agora vai....

Luciana disse...

Ah, outra coisa: com que idade os filhotes começam a voar bem? Peço isso pq os dois filhotes que comprei q nasceram em abril, não voam ainda muito bem, são "estabanados", e os outros que comprei numa agropecuária e não sei quando nasceram, voam bem.(Sei disso por que a fêmea lilás escapou e saiu voando, e depois de uma hora de choro da minha filha, ela simplesmente apareceu de volta e conseguimos pegá-la). Através disso queria poder saber mais ou menos a idade desses dois que comprei da agropecuária. Ah, e se eu futuramente, qdo eles estiverem na idade certa, colocar essa fêmea lilás(não sei a cor dos pais dela) com o machinho branco (filho de mãe branca e pai azul de asas brancas), existe a possibilidade de sairem filhotes lilazes? Aguardo resposta...

jcesardutra disse...

Luciana com esta idade eles já poderiam estar voando, vai ver esta faltando um trato. Vermífugo avitrin neles (ou outro expecífico para aves tamém) e depois um revitalizante para fortalecê-los. O lilás até poderá ter filho lilás com o branco, mas o mais recomendado seria um azul cobalto (escuro), daí é mais certo.

jcesardutra disse...

LUCIANA TOMA CUIDADO COM FÊMEA QUE VAI CRIAR, POIS ELA COSTUMA ATACAR QUALQUER OUTRO QUE PASSE POR PERTO DO SEU NINHO.