Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Casal lutino, ceras um pouco diferentes sim.

Alguns leitores tem me perguntado sobre a diferênça visual entre um macho e uma fêmea lutinos. As fêmeas lutinas quando estão adultas e prontas para a reprodução apresentam a cera numa cor próximo ao marrom e os machos por sua vez nunca conseguem ficar com a cera completamente azul como nos normais. Este casal pousou para esta foto na intenção de ajudar a exclarecer a dúvida.

26 comentários:

Marlon disse...

Que maravilha. Estão acasalados? Com ovos, filhotes?

alex iury disse...

julio minha femes tá com um ovo bem cagadinho em cima dele...tirei um pouco mais ainda ficou há algum problema??quanto tempo demora pra nascer um periquito?apartir de quanto tempo podemos descartar o ovo?

Paulo disse...

enviei um e-mail para o senhor espero respostas.
abçs

jcesardutra disse...

Alguma coisa, pois aprimeira rodada foi muito fraca.

jcesardutra disse...

Alex com muito cuidado e muita delicadeza este ovo pode ser e deve ser lavado com água á 40 graus usando um algodão molhado. Em seguida após limpar o ninho devolva o ovo. O tempo total de choco para cada ovo é de 18 dias e com sete dias já se pode observar atravéz do foco de uma lanterninha fina tipo uma caneta se o ovo esta fértil ou branco e entãopoderáser descartado. Mas não esqueças : 7 dias de choco a partir do dia que o ovo foi chocado.

jcesardutra disse...

Paulo alguns e-mails somem pela internet e não chego a ler, então se me mandares de novo eu terei prazer em responder.

________________________________

alex iury disse...

mas assim se passar dos vinte dias já posso descaretar?

Marlon disse...

Grande Mestre, sobre a primeira rodada fraca: aquele casal verde escuro/AR (cabeça boa) com a Cintilante Celeste FA/AR me deram 4 ovos brancos. Mas eu vi o macho galando a fêmea. Talvez por ele ser muito novo deu no que deu. Já o outro casal, um verde cinza com uma azul cobalto FA, foram 5 ovos, um estava trincado e eu descartei, e até agora apenas 1 está cheio. Os demais brancos, sendo que o último foi posto no sábado. Assim, se nascer esse cheio, será lucro. Abraço.

luciano disse...

quero te pedir ajuda o que fazer tenho uns casais de periquitos mais toda vez que eles chocam eles matam os filhotes.o que fazer?

jcesardutra disse...

Alex depois de vinte dias com certeza se estiverem brancos ainda então deverão ser descartados.

jcesardutra disse...

Marlon outros criadores me confirmaram uma primeira ninhada fraca também e acham que a partir da segunda melhora. Não te esqueças de contar sete dias de choco á partir do dia em que cada ovo foi colocado.

jcesardutra disse...

Luciano tens que ter certeza se são os dois que matam ou só um deles. Poderias retirar o pai assim que eles estivessem próximos á idade onde são atacados e a mãe sozinha não os mataria. Sê for a mãe então se eles estiverem um pouco grandinhos o pai cria sozínho. E se realmemnte for os dois, terás que passar os óvos para outro ninho ou então dar uma passagem só de ida para este casal.

Marlon disse...

Ô istopô, após a ninhada em branco, tirei o ninho para a fêmea não ficar lá à toa. Quando posso recolocar o ninho para uma nova postura? Devo dar um revitalizante para eles?

jcesardutra disse...

Marlon só limpa e coloca de novo que ela já recomeça nova ninhada, tratamento fortificante só depois da terceira ou quarta se estiver tudo bem.

Marlon disse...

OK. Obrigado. On-line, hein. heeheee

Luciana disse...

Oi,ontem fui comprar umas pedrinhas de cálcio para os meus periquitos, me falaram que é bom.Quando olhei na gaiola dos periquitos a venda, vi um lindo filhote lutino! Comprei na hora! O problema é que nem o cara da agropecuária tem certeza do sexo deste filhote, embora ache que é fÊmea.Estou torcendo pra ser um macho,hehe. Como saber a diferença de sexo em lutinos jovens?

jcesardutra disse...

Luciana não é muito fácil reconhecer o sexo nos lutinos antes que tenham três ou quatro meses de idade. De qualquer forma foi uma boa aquisição, pois mesmo que seja fêmea, sê acasalares com um azul celestes, terás filhotes azuis portadores de ino (os machos) e estes poderão te dar filhotes albinos e lutinos futuramente. Quando sê cria periquitos temos que planejar lá na frente, (dois ou três anos) para formar um plantel, haja visto que é difícil comprar tudo pronto conforme queremos. O melhor é a produção própria. Depois me manda fotos da carinha dele(a) que eu dou uma examinada e te dou a aminha opinião. Abraços, Julio.

Vanessa disse...

Comprei 2 piriquitos semana passada, o rapaz me disse que é um casal, e verdade que se ve pelo bico? se o bico for azulado é macho e se for rosado é feméa?

jcesardutra disse...

Vanessa não é bem assim, depende um pouco de cada tipo de periquito. Dê uma procurada neste site, pois tem vários artigos sobre este assunto. Caso ainda fiques com dúvidas, então tire fotos das caras deles (sem flash) e me mandes pelo e-mail, eu olho e te respondo. jcesardutra@yahoo.com.br

Vanessa disse...

Eu ja descobri obrigada, agora estou com outro problema, a femea nao para de ficar pulando de um puleiro para o outro entra no ninho e fica bicando a gaiola e gritando, eu nao sei se eles cruzaram mas sei que eles namoraram muito kkkk. Vc sabe me falar qual o problema dela?

jcesardutra disse...

Vanessa não tem problema com ela, é assim mesmo, depois ela para.

daniela lima disse...

julio eu tenho uma femea albina se eu cruzar com o macho lutino ( amarelo) QUAL SERIA A COR DOS FILHOTES . GOSTARIA DE TER FILHOTES BRANCOS..

jcesardutra disse...

Daniela se o lutino for portador de azul então á possível ter filhotes albinos com esta fêmea albina. Tem que conhecer a mãe deste lutino, se ela for uma albina, então ele é portador de azul. Sêo pai dele for um azul portador de "ino", também da.

edeelzo fateicha disse...

professor esse casal de lutinos do Sr. são celebridades, me alegro só em contemplar a beleza deles.
Deus abençõe a sua criação.

Unknown disse...

oi júlio se eu cruzar 2 albinos os filhotes irõ nascer albinos?? se não que cor irão nascer ?? e se eu cruzar um albino com um lutino o q nascerá??? obrigado

Julio Dutra disse...

Respondendo a pergunta do Daniel e melhorando a resposta que eu havia enviado á Daniela, em relação ao cruzamento de um lutino com um albino, independente de quem seja o macho ou a fêmea, eu diria que todos os filhotes nascerão lutinos. Isto por que o pigmento amarelo do lutino inibiria a possibilidade de albinismo e, portanto, nenhum branco. Mas tendo que considerar todas as possibilidades, este (a) lutino (a) pode ter vindo de um pai ou uma mãe azul, ou albina (o), ou mesmo neto, então ele seria portador de azul que no caso funcionaria como albino. Temos então que considerar que mesmo depois de várias ninhadas de lutinos, poderia e pode ainda vir a nascerem filhotes albinos.