Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Alimentando um filhote.

Algumas vezes temos que recorrer a alimentação manual de filhotes que por diversas razões perderam os pais. Esta foto, constante do acervo do criador Julio Pedroso clareia bastante alguns medos que possamos ter em alimentar os novinhos. Cuidados apenas em procurar oferecer o alimento em estado morno e de preferência comprar as papas prontas que são vendidas nas diversas casas de pássaros.
Hf20[1]

Leia mais:

58 comentários:

Rosa disse...

Tinha um casal de periquitos australianos que acasalou> A fêmea botou 3 ovos e estava chocando mas, um gato matou o macho. Ela continuou chocando. Quero saber se ela terá condições de continuar sozinha? O que posso fazer para ajudar?

jcesardutra disse...

Rosa agora é esperar e deixar que ela faça tudo sozínha e quando os filhotes nascerem tem que ficar atenta pra ver se ela alimenta, tem que inspecionar o papo dos filhotinhos pra ver se tem comida nele. Podes tentar colocar um outro macho com ela, talvez ela aceite.

Ana Paula disse...

Olá Sr. Julio!! Mais uma vez venho qui no seu excelente blog buscar sua ajuda. É o seguinte: tenho 7 periquitos australianos e moro em Salvador. Talvez eu tenha que me mudar para São Paulo no final deste ano, e vou querer levar minha "turminha" comigo, né!! Gostaria de saber como devo proceder para que eles consigam viajar com conforto e o mínimo de stress (parece que algumas companhias aéreas transportam, desde que com autorização do Ibama né?). Também gostaria de saber o que devo fazer para que eles tenham uma adaptação tranquila em São Paulo, onde o clima é muito diferente daqui (muuuito frio!!). Faço qualquer coisa pra levar meus bebês comigo!!!
Um abração e muito obrigada desde já!!

jcesardutra disse...

Ana Paula o Ibama não se mete com periquito australiano, eles só cuidam dos pássaros e aves da fauna nativa brasileira, só os silvestres. Sê vais transportar por avião então deves ir na companhia aérea da tua cidade e perguntar o que eles exigem para transportar seus periquitos. Digo isto porque costumam ser diferentes as exigências em cada região. Aqui em Florianópolis pegamos um atestado com um veterinário em um órgão público, 10,00 reais mais ou menos e levamos este atestado até a CIDASC (outro órgão público) e eles nos fornecem uma guia de transporte GTA, depois disto é só colocá-los em um transportador de madeira, vendem por 15,00 nas casas de pássaros e cabem todos dentro, daí é só levar ao aeroporto. Tem um detalhe importante, normalmente o pessoal da aviação exigem que alguém vá pegar as aves no aeroporto, não entregam em casa (no destino). Por tudo isto digo que é melhor começar pelo aeroporto, pra ver que dia sai o avião, quais os horários e exigencias, derrepente aí na tua cidade é ainda mais fácil. Valeu? Quanto a São Paulo, depende da cidade nem tem muito frio, mas no início tem que se precaver sim, pois eles vão extranhar.

Rosa disse...

Já tentei outro macho ela não aceitou. Mas continua chocando, saindo para se alimentar e voltando rapidinho para o ninho.
Se os ovos descascarem, são 3, vou ficar muito feliz era um macho todo branco e muito ativo.
Fico muito grata pela sua atenção.
Felicidades

Olivete disse...

Olá!
Caro amigo, acompanho sempre seu blog, desde que consegui um periquinho que foi rejeitado pelos pais.
Estou com um problemão aqui, espero que possa me ajudar!

Ganhei esse periquito que mencionei, e hoje ele estaria completando cerca de 3 meses, mas veio a falecer semana passada, fiquei muito triste :/

O problema que está me deixando de cabelo em pé, é por que estou com outro perquitinho, completando quase dois meses agora. Ele foi retirado do ninho com cerca de 2 ou 3 semanas.

Alimento-o com papinha da alcon, o mesmo já come a papinha sozinha, porém não sei o que fazer para ele comer "ração". Esse mesmo problema aconteceu com o periquinho que mencionei antes.

Ele tem a disposição uma variedade de sementes, inclusive aquelas bolinhas de pre/pro-biotico da alcon. No caso, apiste, painço, aveia...

Gostaria de uma dica pra saber como posso condicionar o periquito a esquecer da papinha.
Eu vejo ele nas sementes, mas me parece que ele brinca, não vejo-o realmente comer. Comecei a diminuir a quantidade de papinha, mas ainda não vi efeito nenhum, ele continua sem comer.

Por favor me ajude e me explique o que estou fazendo de errado, tenho medo dele ficar fraco por comer só papa e morrer. Obrigado pelas informações aqui, são muito úteis!

jcesardutra disse...

Rosa ela vai fazer o serviço sozínha, mas mantenha o novo macho por perto para que ela se acostume com ele.

jcesardutra disse...

Olivete em primeiro lugar pode ficar tranquila que a papinha é um alimento completo e nunca vai enfraqueçê-lo e com o devido tempo ele começa a se alimetar das sementes. É bom colocar pedacinhos de espiga de milho verde, crú, para que ele comece a roer. Melhor ainda seria colocar uma companhia para ele, outro periquito também novo para ensiná-lo a comer. Deixe ao alcance dele os alimentos que ele vai aprender a comer sim.

lucas disse...

oi
queria saber porque a femea botou o ovo no chão da gaiola em vez de botar no ninho ai eu minha vo botomos o primeiro ovinho dela no ninho e elaquebrou o ovo dela.

lucas disse...

sera que ela ñ soube construir seu ninho

jcesardutra disse...

Lucas isto acontece, faz como eu te expliquei no quadro anterior.

jcesardutra disse...

Lucas acontece, mas em seguida elas acertam. O ideal mesmo é deixar um ovo de plástico la no local certo e deixar entrar um pouco de claridade na caixa ninho para elas enxergarem bem onde é o local.

lucas disse...

ela bota os ovos dela so de uma vez o em sequida?

lucas disse...

desculpe, eu errei quendo eu digitei ela bota o ovo so de uma vez ou um por dia?

jcesardutra disse...

Lucas ela bota um a cada dois dias.

lucas disse...

a minha ñ botou mas

JONAS disse...

oi jcesardutra gostaria de saber se preciso de autorização do ibama para ter um periquito australiano
é que eu vi umas fotos da net de periquitos australianos com pulseirinhas nas pernas deles

aguardo respostas!!!!
desde ja agradeço

jcesardutra disse...

Jonas não precisa autorização para criar aistralianos, pelo menos por enquanto e espero que esta moda não pegue. O anel que vistes é fornecido pelos clubes de pássaros, ele é usado para identificação e para poder colocar o periquito em exposições. Sê não quiser entrar para um clube, pode mandar fazer em uma fábrica de anilhas, em São Paulo tem a anilhas capri. Mas não é obrigado, apenas valoriza a ave pois sempre podemos saber a idade dela e ter um caderno de anotações para fazer o pedegree e saber tudo sobre o periquito.

valéria disse...

boa noite julio
quero agradecer a torcida desta vez deu certo os piriquitinhos começaram a nascer já são dois e ainda tem mais 3 ovos no ninho eu fiquei emocionada quando abri o ninho e vi que tinha um filhotinho ele é tão lindinho mesmo ainda estando sem pena alguma e sendo tão pequenininho eu já estou apaixonada por eles meu filho disse que é o pai deles e eu sou a vovó...

jonas disse...

oi jcesardutra obrigado por ter me respondido
ja tinha perguntado em varios sites mais ninguem me respondia
vlw cara

jcesardutra disse...

Parabéns Valéria, acrescente uma farinhada para eles. São vendidas nas casas de pássaros, amasse um cozido junto.

jonas disse...

o que eu posso dar para um filhote de periquito que foi rejeitado pelos pais?

e eu queria saber se vc sabe porque eu tinha um periquito e ele deu cria tres vezes e e esses filhotes nasceram todos com os dedinho meio torto
sera que ele erdou dos pais dele
mais os pais ñ tem

juliana disse...

vc saberia me dizer onde eu compro anilha para meus filhote de periquito
e quanto custa mais ou menos

sou grata desde já

valéria disse...

BOA NOITE JULIO
Obrigada...
dede que o primeiro fhilhotinho nasceu eu comecei a colocar no viveiro papa de ovo comprei um pacotinho na casa de passaros, tambem acrecentei na mistura de sementes aveia e girasol. Eu já dou 2 vezes na semana para o casal couve,chicoria não gosto de dar por mais dias pois noto que eles ficam com as fezes amolecidas quando comem verduras apezar que eles adoram chicoria chegam a brigar quando eu coloco a folha da gosto de ver eles comendo eles não gostam de ovo cozido, milho cru, nem frutas já ofereci varias vezes mas eles nem tocam.
(essa farinhada que vc falou é comprada com esse nome mesmo?)

jcesardutra disse...

Valéria é esta mesmo e se você cozinhar o ovo e amassar com a papa acho que eles comem. Mas se comerem a papa esta muito bom. Não devias dar girassol, é muito oleoso e só deve usar depois quando estiverem fora da criação e na muda de penas, mesmo assim bem pouco. Normalmente eles gostam de maçã e sementes de pimentão. A papa é muito bom, deve ser dado a papa para psitacídeos, elas são feitas especialmente para eles. Tem da alcon, da farinata, a beapler e outras.

jcesardutra disse...

Juliana eu estou usando as anilhas do meu clube o COF (Clube Ornitológico da Grande Florianópolis) mas antes usava as anilhas capri, como faz algum tempo que não compro então vou te passar o endereço e eles te informam:
Anilhas Capri
Site: www.anilhascapri.com.br
E-mail: contato@anilhascapri.com.br
Fone: (11) 5641-5217 / 5641-9074 / Fax: 5641-3870

valéria disse...

obrigada...

jcesardutra disse...

Jonas é problema genético e este casal não deve criar mais senão vão nascer muitos outros filhotes assim. Dependendo do tamanho dele deve dar papa para filhote diretamente no bico, com a ajuda de uma colherinha, ou uma seringa ou até uma sondinha numa seringa ou também com um conta gotas. No blog do Fernando tem uma fotos mostrando como se az com os bem novinhos. Acesse "criadouro f13"

jonas disse...

ta bom vlw
vou compra mais um casal macho e uma femea ai eu inverto o casal
vou ter que compra uma seringa tbm para alimentar meu filhote

jcesardutra disse...

Valeu Jonas, isto dará um melhor resultado.

Martins disse...

Júlio eu tenho um periquito australiano e queria saber se ele(a) é femea:
http://img38.imageshack.us/img38/523/sdc10867.jpg
a foto dela tá aqui!

Valeu.

jcesardutra disse...

Martins este é um verde laro macho, bem novo.

Marcia disse...

Boa tarde,
Ganhei um casal de periquitos, mas não sei a raça, e como é a primeira vz que os tenho, não sei direito como agir.
Ela botou 4 ovos e 2 já nasceram(não devem ter mais que 1 semana).
Eu dou ração de periquitos e depois que vi os ovos me indicaram uma vitamina (glicopan pet)para colocar 5 gotas diariamente na água.
Gostaria de saber, ela os alimenta com a ração que coloco para eles?Preciso complementar com alguma coisa?
Até o momento o casal parece que está cuidando direitinho da cria.
Aguardo resposta
Obrigado

jcesardutra disse...

Marcia o casal é quem cuida das crias, nós temos que ficar atentos e observar diariamente dentro da caixa para ver se está tudo certo. Quando tem filhotes é desaconselhável colocar qualquer vitamina na água, pois eles levam em excesso para os filhotes e pode intoxicá-los. No comércio existem farinhadas próprias com ovo desidratado é ótimo. No mais é água limpa trocada diariamente, folhas verdes menos alface e frutas menos abacate. Mistura de sementes (alpiste, painço, niger, aveia). No mais é com eles.

samuel disse...

por favor me ajude!!

eu tenho uma femea de periquita australiana que chocou quatro filhotes, e apenas um ela não alimenta,ele é o mais novo e na cidade onde eu moro não tem das papinhas já protas, eu não sei o que devo fazer, tenho doze anos e alimento ele com um mingal de aveia que faço e dou a ele; é correto?e o que eu devo fazer já que não tenho a papinha? Agradeço se poder me ajudar!!!!

samuel disse...

espero sua resposta!!!

samuel disse...

ops !!Como é bom alimentar esse filhote e com que alimento?

jcesardutra disse...

Dependend da idade, com uma seringa pequena, com uma colherinha ou com um conta gotas. Usa-se a papinha pronta diluida em água morna. Existem várias marcas eu uso a da alcon.

samuel disse...

Oi eu alimento ele com uma colherinha,e como não tem a papa já pronta eu mudei a alimentação dele para mingal (água e o pó do mingal) de farelo de milho (MUCILON), ele cada vez se torna mais guloso, sobre a idade dele:(23 jul).

Iai, eu continuo alimentando ele com esse mingal?ele se alimenta bem.

Mas tenho outra pergunta tambem,é sobre outro periquito mais velho que ele um dia e ele sempre está com a mesma comida no papo eu nunca vejo cheio nem vazio,ele é quieto, já tentei alimenta-lo ele comia mas um dia quando abrir a caixa ninho a mãe tinha alimentado ele; então eu parei.Desde aí em diante eu nunca mais vi seu papo vasio ou cheio,sempre está com a mesma quantidade de comida(pouco).
Obs: O PROBLEMA COM A PAPINHA É QUE AQUI NA MINHA CIDADE ESTA EM FALTA...
Pofavor preciso de sua ajuda se solber como me ajudar lhe agradesso!!!

jcesardutra disse...

Amigo escreve sempre para o site, pois as vezes eu não consigo responder os e-mails.   www.vidadeperiquito.com.br

________________________________

jcesardutra disse...

Sempre com papinha alcon ou outra marca própria para aves. Pergunte sempre pelo site, algumas vezes os e-mail não podem ser respondidos.

________________________________

jcesardutra disse...

Samuel se puderes eliminar o leite e dar farinha de aveia com fubá (farinha de milho) usando água morna, quase quente (40º). O leite pode provocar diarréia. Pode amassar um pedacnho de maçã e colocar junto.

jcesardutra disse...

Samuel este mucilon pode substituir e misture com a água morna, mas voce pode pedir pela internet, eles entragam em casa. Se você acha que o papo do outro filhote esta pouco cheio, então complete você mesmo e ajuda a mãe dele a alimentá-lo. (o mucilon é bom).

nariella disse...

tenho uma periquita branca com azul que comprei por filhote´pois não tinha a parte branca do olho.mas ja se passaram 3 anos e nao consegui que desse cria de um ano pra ca a cera do nariz ficou grande parece sarna mas sei que nao é pois não tem os furinhos do acaro e não avançou! sera que é a idade sera que é velha?ela e bem quieta não brinca como os outrosja dei tudo que foi vitamina e nada resolveu! meu nome é nariella sou de alegrete rs. e aqui não tem nem um veterinario de aves que possa me ajudar.

Julio Dutra disse...

Nariella três anos é muito, ela devis ter criado, tem algo errado neste acasalamento. Tens certeza que são um casal mesmo? Estou achando que ou são duas fêmeas ou dois machos. Me mande fotos das carinhas deles. Este problema na cera pode ser uma doença chamada face rugosa. Neste caso é só passar um antisséptico qualquer que fica boa.

gabriel disse...

oi,meu nome e gabriel e eu tenho um casal de periquitos australianos,eu queria saber ,dia 14 desse mes eu vi meus periquitos copulando ou fazendo o sexo do jeito deles,e logo ensiguida a femea começou a entrar e sair do ninho toda hora e eles passaram o dia todo cupulando,a femea entrou mais dois dias seguidos no ninho eo macho chegou a entra junto e a ter adar comidinha na boca dela e tudo,mas depois nao entrou mais,pelomenos que eu visse, e ate hoje dia 18 ela nao botou nenhum ovo e eles passam o dia todo se beijando na boca porque???? e porque ela nao pos ovo ainda????? e sera que depois de tudo isso ela vai por?????

Julio Dutra disse...

Gabriel segundo a teoria ela começa a por num intervalo de tempo de nove a vinte dias. Não é tão rápido como pensavá-mos, tem que aguardar, pelo teu relato esta tudo certo.

Anônimo disse...

Ola os meus piriquitos deram um passaro bébe.Mas ontem quando limpei a gaiola deixei a porta aberta.Ja lhe dei comer. Mas onde o meto,tenho de o aquecer, quantas vezes lhe dou comer por dia?
Por favor ajudem!
Urgente!

Julio Dutra disse...

Quando o casal foge e um ou mais filhotes ficam órfãos, temos que alimentá-los e aquecê-los senão eles morrem. No comércio encontramos papas específicas para os filhotes e isso facilita nosso trabalho. Podemos manter uma lâmpada fraca acesa dentro de uma caixa e proteger os filhotes com um pano ou um pedaço de lata ou madeira caso não tenhamos uma estufa. Devemos alimentá-lo sempre que estiver com o papo quase vazio, não deixando esvaziar completamente nem enchendo demais. Sê são muito novinhos basta uma seringa com uma sondinha para facilitar o encaminhamento da papinha até dentro da boca sem forçar. Eles não se afogam e vão engolindo lentamente ao alimento. Sê forem maiores fica bem mais fácil e o que precisamos é de paciência e de tempo, pois tem que ser devagar e com calma.

Unknown disse...

Caro Julio,
Possuo um periquito há mais de 8 anos; não sei quanto tempo eles vivem, mas, sempre foi o xodó da família, o nome dele é Chiquito; acontece que da noite para o dia ele amanheceu quase sem mobilidade nas asas e com muitas fezes "agarradas" em sua ânus; fica se apoiando pelo biquinho na gaiola e está muito triste. Existe alguma vitamina que posso dar a ele? O que pode ser isso? Desde já agradeço sua ajuda.

Julio Dutra disse...

Magno um periquito com mais de oito anos já é um ancião e tem que receber cuidados especiais de um idoso. Cuidados com correntes de ar frio, principalmente á noite, respeitar o horário de dormir deixando que ele fique em um lugar totalmente escuro para descansar. Nunca deixá-lo próximo a TV ligada, pois o som é muito forte e estressa os periquitos. Dar água mineral ou filtrada colocá-lo em um lugar maior para que se exercite e apanhe um pouco de sol pela manhã (cinco a dez minutos) e vai por aí á fora. Tudo em questão de cuidados e sossego é o que ele precisa. No momento ele esta com enterite e tem que receber dieta e medicamento. Neste caso eu deixo somente com painço puro por três ou quatro dias e dou neosulmetina na água seguindo a bula. Deve ser lavada com água morna a região da cloaca onde as fezes estão coladas e depois deve secar com papel higiênico. Neste momento ele perde líquidos nas fezes e sente frio, tente aquecê-lo colocando em um local quente. Deve ficar em um cantinho com pouca claridade e quieto para se recuperar. Depois que melhorar retorne a alimentação normal e vá devagar com ele devido á idade.

Anônimo disse...

Júlio gostaria de saber o que fazer com um periquito que esta com um tumor perto do peito,se tem algum remédio por favor estou desesperado pois já perdi outra periquita com essas mesmas características

Julio Dutra disse...

Os periquitos quando começam a envelhecer apresentam este problema de lipomas, cistos e outras bolas mais. O ideal é ser examinado por um profissional, pois nem tudo se pode cortar retirar a massa, etc. Somente um profissional pode dizer exatamente de que se trata. Alguns dos meus periquitos já apresentaram coisa parecida e examinando dava pra ver que se fizesse um pequeno pique (corte com a pontinha de uma lâmina de bisturi) a massa vinha toda pra fora com uma pequena compressão. Depois era só pingar iodo no ferimento e pronto. Porém nem todos os casos podem ser resolvidos assim, no caso dos meus, na maioria se tratava de cisto de pena, quando o caninho da pena nova nasce pra dentro e acaba criando uma massa. Igualmente acontece com um fio de barba encravada, quem nunca teve um desses? Mas o correto é que seja examinado e esclarecido de que se trata, para poder fazer algo. Não acredito em nenhum medicamento externo, repito, tem que ser examinado por um profissional ou no mínimo um criador bastante experiente.

Unknown disse...

Pod tira o filhote do ovo

Julio Dutra disse...

Lg não entendi bem a tua pergunta, mas não pode tirar o filhote do ovo e se estiver passando de dezoito dias de choco, o filhote estiver piando e o ovo trincado podemos com muito cuidado ajudar a abrir um pouquinho onde o ovo está trincando, mas exige prática, pois sangram muito facilmente e o filhote acaba morrendo.
julio@vidadeperiquito.com.br

Machado disse...

Por favor tenho dois piriquitos um macho e uma femea, ela botou tres ovos e ai chocou dois ,e nasceram dois,tudo estava indo bem, com o macho ajudando porém, não sei o que ouve, ela e o macho começaram a brigar até que ela furou o olho dele a tive que separá-los, agora só ouço os filhotes gritando e não sei se ela esta conseguindo alimentá-los direito não tenho coragem de mexer nos filhotes com medo de machucá-los. como devo proceder para ajudá-la e o que devo dar para ela comer. obrigado Machado.

Julio Dutra disse...

Machado alguns casais acabam se desentendendo e brigam, temos que estar sempre de olho, alguns atacam os filhotes e os matam. Sempre nestes casos temos que separar um deles para que não se matem e para que o outro continue a cuidar dos filhotes. Sê os filhotes são muito novinhos e sem penas então fica a fêmea que é quem os aquece. Sê estiverem maiores e empenados então retiramos a fêmea e o macho cuida sozínho. Você tem que abrir o ninho, olhar e ver se está tudo bem lá dentro. Sê tiver filhote morto tem que retirar imediatamene. Os alimentos são os mesmos que eles comiam antes devendo acrescentar algo que facilite a fêmea a encher o papo dos filhotes mais rápido, tipo milho verde na espiga, farinhadas, papa de ovo, etc.
Você tem que ler os artigos do blog sobre criação, está tudo escrito lá e se ler poderá socorrê-los imediatamente.

Julio Dutra disse...

Aproveito o espaço para divulgar o novo e-mail, pois o outro foi perdido então estamos atendendo por:

julio@vidadeperiquito.com.br