Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Foto da semana

Lutina jovem iniciando sua primeira produção de ovos no criadouro “Vida de periquito”
imagem-012

Valiosa aquisição filha do lutino vindo do plantel CRUPA.


50 comentários:

Marlon disse...

Coisa linda. E se o macho for portador de ino, nascem também filhotes lutinos ou albinos. Correto?

jackeline disse...

Nossa Julio esse periquito é muito lindo!
Julio eu vou começar a fazer um viveiro grande em minha casa e gostaria de saber se é melhor no chão eu colocar grama ou é melhor fazer um piso de cimento?
Obrigada!

maria denise disse...

oi adore sua resposta espero qu e voce posso mim ajuda. tenho alguans periquito entre eles uma femea so que ela bota os ovos e ela quebra e joga fora do ninho o que devo fazer.

alex iury disse...

julio vc disse qo meu casal estava cruzando em breze,naum ia demorar muito...
mas vc poderia dezer sobre esse em breve:dias semanas messes,?
por favor esclareça

alex iury disse...

a julio o meu casal tem muito medo de mim quando me veem eles correm pra dentro da ninheira...
naunca os maltratei tento ficar perto deles e eles nem dao bola o q eu faço???
obs:responda esse topico de cima e esse

obg

Napoleão Filho disse...

Júlio, tenho uma foto de um periquito pra vc me tirar a dúvida se é macho ou fêmea. Como faço? Envio pro seu e-mail? Qual o e-mail?

jcesardutra disse...

Certo Marlon .

jcesardutra disse...

Jackeline é melhor um piso de cimento pois facilitara a limpeza e a grama com o tempo vai se acabando e ficando uma sujeira danada, além de facilitar a entrada de ratos.

jcesardutra disse...

Alex se cove viu eles cruzando então em uma semana já deve ter ovos.

jcesardutra disse...

Maria Denise experimenta comprar um ovo plástico, tipo os usados pelos criadores de canários. Sempre que ela colocar voce retira e guarda com cuidado em uma caixinha com proteção de algodão, deixando sempre o ovo de plástico até que ela ponha o terceiro então ela devera estar mais choca, parando mais no ninho e este é o momento de colocar os tres dela juntos. Esperamos que estando choca ela não quebre mais e comece a proceder normalmente.

jcesardutra disse...

Alex tem que ter calma e sempre se aproximar bem devagar e mecher na gaiola bem lentamente, tentar oferecer folhas verdes para eles mas não insistir, com o tempo eles vão amanssando.

jcesardutra disse...

Napoleão a foto tem que ser bem de perto, de frente e sem flash. Manda para : jcesardutra@yahoo.com.r

alex iury disse...

a q legal
eu queria q eles fossem pra minha mao
ai eu peguei um ponhado de coentro(cheiro verde) na mão
ele e ela viu
naum resistiram e correram um pouco arisco mais ele logo se aproximou da minha mao e subiu nela!!fiquei muito feliz!!!!!
espero mais evoluçao dele
nesse jeito quanto tempo demora pra ele ser adestrado???
obg

Mayara disse...

Me responda por favor !

Mayara disse...

Olá,


Eu tenho um casal de periquitos australianos, a femea é branca e o macho amarelo.Bom a femia entra no ninho e o macho fica fora, depois ela sai todos os dias ela faz isso porém nao há nenhum ovo, e nunca vie eles acasalarem. oq esta acontecendo?

lucas disse...

julio eu comprei outra femea e tirei a outa que estava no viveiro.Sera que vai demora para eles cruzem

alex iury disse...

a tenho uma duvida
meu macho troca agora direto comida na boca com a femea
ele de vez em quanto bota a patinha em cima dela mas ela naum deixa e tenta bica-lo isso é, normal né ?
eles nunca cruzaram
e ele ta na epoca de cruzar (quente)

jcesardutra disse...

Mayara primeiro temos que ter certeza que são um casal. Depois temos que observar se namoram, se ficam juntos como um casal. Depois disto se tudo estiver certo, se estiverem em idade ideal para reprodução então vai acontecer, é só questão de tempo.

jcesardutra disse...

Lucas agora temos que esperar acontecer o entendimento entre eles, aguardemos.

jcesardutra disse...

Alex ela só vai deixar quendo estiver com o oveiro preparado para a fertilização dos ovos. Mas não te preocupes com isto, pois eles cruzam e a gente nem vê.

alex iury disse...

mas ele sai do siu???

danielly disse...

Boa tarde, tenho uma periquita recessiva(branquinha c manchas azuis) e ela tem o bico já bem velho ta namorando c um macho azul escuro. tem posibilidade de sair filhotes mais recessivos?

jackeline disse...

Julio seria bom se vc fizesse uma página só para as fotos de periquitos de diferentes cores e tonalidades,pois assim seria facil da gente mais leigo identificar as cores dos nossos quitos, e assim não incomodariamos tanto vc! Isso é só uma idéia! Obrigada pela ajuda, estao sendo muito ulteis!

jcesardutra disse...

Alex os periquitos não tem cio, só os animais, e os periquitos reproduzem sempre que estiverem adultos, e prontos para fertilizar os ovos que uma fêmea esteja preparando em seu oveiro. Nesta época ela começa a aceitar o cortejo do macho, começa a ficar com a cera marrom e a entrar e roer um pouco a caixa ninho como se estivesse preparado o local onde vai colocar os ovos. Sempre que juntarmos machos e fêmeas "prontos" eles começam o ritual do acasalamento.

jcesardutra disse...

Danielly tem sim, desde que o azul seja portador de recessivos (Ar). Se ele não for então só nascerão filhotes portadores e todos azuis. Estes filhotes poderão futuramente dar filhos recessivos desde que acasalados com recesivos, inclusive com a mãe deles.

jcesardutra disse...

Jackeline seria bom sim e eu devo estar fazendo isto em breve é que de uns tempos para cá eu tenho andado tão sem tempo que não estou conseguindo dar uma melhorada no blog. Obrigado pela dica vou providênciar.

Leticia disse...

Olá tenho uma periquita toda branca...linda!!! E o meu macho é comum, azul e branco, eles cruzaram ela já começou colocar os ovinhos,que cor será os filhotes??? Compramos uma gaiola comum, daquelas que tem um ninho com duas divisoria, uma com uma covinha e outra lisa, ela botou na parte lisa do ninho, quando ela começou tentamos trocar mais ela empurrava de volta, tá la agora queitinho, e naum tem nada, de vez enquanto ela sobe em cima do ovinho e ele rola de uma lado pra outro, isso naum vai atrapalhar???
Estou ansiosa para nascerem os filhotinhos...rsrsrsrs...Abraço.

jcesardutra disse...

Letícia se ficar onde está não vai ter filhotinho. O ideal é fazer ou comprar outra covinha e colocar onde esta o ovo, de qualquer forma ela será obrigada a por na vcvinha pois terá duas. Outra maneira é colocar uma parede de madeira, na divisória do ninho de forma que fique um pouquinho mais alta e ela não consiga mais tirar o ovo de lá.

Leticia disse...

Obrigada...
Como ele colocou só um ovinho (dia 01/06 -segunda feira) eu fui lá com cuidado, retirei o ovinho e troquei a posição do ninho, coloquei o ovinho de volta na parte da covinha, ela retornou o ninho, vamos ver se ela vai aceitar...Em relação a cor dos filhotes, ela como eu disse é toda branca com os olhos vermelho, ele é azul, branco com pintas pretas, ele é daquele mais comum, tem possibilidade de sair outro filhote todo branco??? Albino como se diz???? Acho ele linda!!!
Os nomes deles é shrek e fiona...Eles são do meu filho, João Vitor de 5 anos, foram um presente da tia, que tem um criadoro, meu filho tá encantado com o ovinho e a possibilidade de nascer filhotinho, ou filhinhos como ele diz...kkkk...Abraço.

jcesardutra disse...

Letícia a mutação "ino" (albinos e lutinos) á chamada ligada ao sexo, nesta mutação só um macho poderia passar um filhote ino mesmo com uma fêmea normal. Uma fêmea albina com um macho normal não consegue passar um filhote "ino" . Terias que acasalar esta fêmea com um albino ou com um normal desde que ele seja portador de ino. Pergunta para a tia do menino se este azul é portador de ino. Neste teu casal todos os filhotes serão azul e os filhotes machos serão portadores de ino. Estes filhotes machos poderão ser usados futuramente com uma albina, daí si, terias filhotes albinos.

Danielly disse...

Obrigada pela explicação dos recessivos! tenho outra pergunta pra ti! To com uma femea q o macho morreu ela ta terminando de criar seus 2 filhotes! essa semana notei q ela tá querendo reproduzir de novo ela fica se insinuando (se agacha e levanta o rabo) pro filho dela q é macho! só q o "pobe" é tão novo q não sabe nem o q é isso ainda! rsrsrs ai coloquei um jovem macho pra ela ela o aceitou só q ele é um adolecente não consegue pegar ela (sobe nela mas não acerta o canto rsrs) ai fui tira-lo pra colocar outro macho ai notei q ela pois o 1 ovo será q esse ovo foi "galado" não sei se é assim q chama! será q esses ovos vão nascer periquitos??!?

Danielly disse...

Depois queria te enviar umas fotos de alguns periquitos meus como faço pra te enviar?!

Leticia disse...

Mandei ums fotos deles para o email: vidadeperiquito@ymail.com, espero que vcs gostem, e podem publicar a vontade se for do interesse de vcs.

Sobre as cores dos meus periquitosm na familia tem todas as cores, esses já são a 6ª geração que ela tira de filhotes, e nos dela, tem amarelo, verde, branco, azul, só naum sei filhos de quem eles são.

Obrigada pelas dicas,

jcesardutra disse...

Danielly deverias ter esperado ela teminar de criar os filhotes e quando eles pudessem ser separados dai então seria a hora de juntar um macho a ela mas sempre um adulto pois se for muito jóvem acaba não fertilizando os ovos e perdes toda a ninhada. Acredito que este ovo esteja infértil.

jcesardutra disse...

Danielly procure bater fotos na luz do sol, sem flash e bem perto para ficarem grandes. Mande as fotos pra o meu e-mail : jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Valeu Letícia.

lucas disse...

julio vo ser se lembra de mim, eu tinha te perguntado se a minha femea ia choca o ovo, proque ela deitava so de manha e de tarde no ninho e a noite ela não dormia .Então eu tirei o ovo porque eu achava que ela não ia choca ai eu quebrei e tinha uma manchinha de sangue.Isso era o feto do filhote que estava gerando dentro do ovo julio. ela ficou deitada 10dias e gerou essa manchinha sera que ia choca esse ovo com 18 dias ou mais . segunda ela botou um ovo julio e esta fazendo o mesmo coisa sera que vai choca com 18 dias.

Pedro Henrique disse...

nossaa amei esse periquitoo o meu e tipoo esse mas so que é mais bonitoo abraços a todos e quem quiser me ligaa em 3545-2245

Danielly disse...

Boa tarde, Julio me diga uma coisa quando acontece da femea matar os filhotes c bicadas na cabeça! pq q ela faz isso? tenho uma q os seus filhos ja estavam começando a empenar, e ela matou... :(

Danielly disse...

simm e a femea q tava querendo acasalar! o jovem macho q botei como te falei, tá criando os filhotes rsrsrs! e parece q ele ta acertando o canto agora rsrsrs!era questão de pratica em! rss

jcesardutra disse...

Danielly eu também tenho uma assim, é porque as fêmeas costumam atacar o ninho uma das outras para se apossar dele e começam por matar os filhotes. Algumas fêmeas, quando seus filhotes já estão empenados e grandinhos elas os estranham achando que são invasores do seu ninho e os atacam (loucas). Tem fêmea que ataca o próprio macho quando ele entra no ninho, só que devido o tamanho dele da tempo para socorrê-lo, mas com filhotes é difícil, eles não tem defesa. Nestes casos, ou não usamos mais esta fêmea ou se usar-mos temos que deixar o macho alimentando os filhotes sozinho, assim que eles estiverem empenando e não precisarem tanto do calor da fêmea, então retiramos a danada da gaiola. Tem criadores que usam mas remanejam seus filhotes para outro ninho onde existam filhotes de tamanhos parecidos. É complicado mas não tem cura pra elas, se usá-la para criação tem que fazer uma destas manobras.

jcesardutra disse...

Danielly a natureza é perfeita, nós é que somos um pouco afoitos as vezes, deixa que eles se entendem.

Danielly disse...

Julio só q essa femae q te falei, que matau os filhotes estava só numa gaiola com seu macho! não tinhas outras femeas aperriando ela e seu ninho! mas valeu!

Danielly disse...

julio tenho um macho q peguei lá em casa mesmo, voando solto! ele já tinha o pé doentinho( é bem inchadão e com uma ferida q nunca cicatriza)! ja tentei de tudo! ja separei ele numa gaiola pros outros não machucar ele. coloco remedio tudo! mas quando ta cicatrizando criando casca ele mesmo catucando reabre a ferida! é uma coisa horrivel! mas ele e bem esperto feliz só tem esse problema no pé! o q faço? ja tentei ate abafar com curativos mas ele tira...rsrs

Leticia disse...

Julio, a natureza é perfeita...Veja bem, minha femea tá com 5 ovinhos já, e cada vez que ele poem, o macho fica mais companheiro, agora ele ajuda ela o tempo todo, ele fica dentro do ninho ajudando-a chocar, até na hora de dormir, ele dorme perto do ninho.

Com relação ao frio, eu naum tenho colocado a gaiola pra dentro de casa, com medo de balançar muito os ovinhos, cubro ela com uma toalha grossa, e deixo uma saida de ar, vc acha certo, fazer isso???? Mais tem esfriado muito, sei que na natureza eles se viram, mais tem alguma coisa que posso fazer, para ajuda-los, e quando os filhotes começarem a nascer, bem lá pelo dia 18/06 ele devem começar a sair do ovinho, já que o 1º ovo foi posto no dia 01/06, como seria os cuidados, com o frio, que tá vindo congelante???

Desde de já obrigada!!

jcesardutra disse...

Danielly mesmo assim elas atacam o macho ou os filhotes que já estão empenados e fazem isto porque ela estranha seus filhotes crescidos talvez pensando que são invasores de seu ninho. Estas fêmeas devem ser retiradas da criação ou então ter o cuidado e atenção para quando os filhotes estiverem grandinhos deixá-los somente com o macho e deixar que ele termine de tratar sozínho enquanto a fêmea aguarda em outra gaiola.

jcesardutra disse...

Letícia na natureza eles se viram mais não estão em uma gaiola, então vamos retirá-los do frio. O que não pode é ficar com eles pra dentro e pra fora enquanto estão com óvos. Coloque-os dentro de casa e basta que recebam claridade próximo a uma janela. Quando estiverem todos nascidos então podem passar o dia fora e se não estiver muito frio podem até ficar lá. Eu faço uma capa de plástico transparente no formato da gaiola e cubro sem preocupação do ar pois sempre entra e até demais, isto é melhor que a toalha. Pode deslocar sim, não pode é ficar pra dentro e pra fora toda hora enquanto tem óvos.

jcesardutra disse...

Danielly que coisa complicada, acredito que deves deixar sem nada em cima do ferimento, pinga umas gotinhas de iôdo e depois não põe mais nada pois acredito que ele sinta coceira devido a ação dos medicamentos e daí fica beliscando. Deixe uns dias sem passar nada e se continuar assim eu indicaria usar duas vezes por dia rifocina spray, mas por enquanto de somente umas gotinhas de iodo e deixe uns dias sem nada como indiquei antes. Outra idéia seria soltá-lo em um viveiro grande com outros periquitos para ele voar e se desestressar. Muitas aves arrancam as penas, comem a pele e tudo por estresse.

Leticia Duarte disse...

Julio, o periquito macho fugiuu...E agora??? A femea vai tratar dos filhotes???

Eu fui colocar os filhotes, que cairam no ninho, ele aproveitou e voou, acho que talvez ele volte, ele é manso, meio arisco, mais manso, mais tá aki por perto, ela chama ele responde, tô de vijia, vamos torcer, pois estou muito triste:(

Abraço.

jcesardutra disse...

Letícia tem que ter muito cuidado pois eles fogem mesmo e a gente nem percebe como escapam com facilidade. Tem que armar uma alçapão e colocar na gaiola e colocar a gaiola em um local que ele veja. Não o assuste tentando pegá-lo com a mão senão ele se vai. Normalmente a mãe termina de criar os filhotes sozínha, fica de olho no papo deles pra ver se tem alimentos. Sê ela não alimentar, o que é raro, terás que alimentá-los. Use seringa ou contagotas. Dê uma olhada no blog "criadouro f13" tem fotos muito boas que ensinam a alimentar.