Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Foto da Semana

A Foto da Semana nos foi concedida pelo leitor Rafael Gomes.

dsc04055

Obrigado Rafael Gomes pela bela foto! Continue acompanhando o Vida de Periquito!

68 comentários:

Marlon disse...

Bela ave. Aliás, tenho um australianinho igual, apelidado de príncipe pela Bianca, minha filha, que é a responsável pelo batismo de minhas aves. Abraço Júlio.

Haroldo disse...

Olá, Sr. Julio.
Sou dono do periquito anão! rs O Chico
Minha esposa enrou em contato com vc por email algumas vezes para lhe fazer algumas perguntas sobre o seu tamanho...mas acabamos incorporando o fato dele ser pequenino mesmo! Ou periquito anão! Ele está todo emplumadinho e quando come parece uma bolinha de tão redondinho. Mas não tem mais que 6 centimetros.
Ele agora tem 3 meses...e de uma semana pra cá, as fezes dele durante o dia são normais com alguma alteração de cor...mas ao chegar o fim de tarde muda e parece sair só água. Agua mesmo...as vezes bem cristalina...as vezes amarelada (nota-se no papel de cor branca).
A calda dele ainda está bem curtinha...e por ele tentar se equilibrar no puleiro acaba encolhendo-a e sujando ela ao fazer coco. Por isso as vezes em volta da cloaca as peninhas ficam sujas de fezes, estou sempre limpando...e ele também. Acho que aí mora o perigo. Será que ele pode estar com algum problema intestinal que provoca essa "diarréia" repentina?
Será?
A partir de que idade posso dar vitamina e o que dar?
Viche!! que confusão. espero que vc tenha entendido e possa me dar alguma luz.
Obrigado.
Haroldo

Lucas Soares disse...

tem tempo que nao apareço por aqui.
me tira uma duvida, quem é mais barulhento, o australiano ou o ingles?! tow querendo comprar um casal de ingles mas ouvi dizer que eles gritam d+, ai fiquei na duvida!
desde ja agradeço

jcesardutra disse...

Haroldo veja que coincidencia, eu hoje encontrei aquele filme que vocês me mandaram, estava observando como o filhote era pequeno. Pena que apaguei pois estava com muita coisa arquivada e precisava fazer uma limpeza deixando artigos mais recentes. O que esta acontecendo com ele acredito se tratar de efeitos da alimentação. Tem que retirar todos os alimentos que contém muita água e deixá-lo apenas com painço por uns cinco dias, depois acrescentar alpiste e ver como ele reage. Quando eliminam fézes líquidas, além desta dieta eu dou neosulmetina na água por três dias, trocando a solução diariamente, descansa dois dias e depois repete se precisar. Neste estágio de diarréia ele sentirá muito frio, deverá ser mantido em local sem ventos e bem aquecido. Se você não encontrar este medicamento deve fazer uma pesquisa na internet para ver a fórmula deste medicamento e comprar um similar que exista em sua cidade. Coloque na gaiola para ele roer, folha de goiaba e de pitanga, ajuda a acalmar os intestinos.

jcesardutra disse...

Lucas eu só tenho ingleses, 30 casais mais filhotes, fazem um barulhão danado e eu adoro este barulho e podes ter certeza : quanto mais barulho mais criam. O problema é querer criar perto da casa, ou de vizinhos, tem que ter um local um pouco afastado ou um rancho fechado. Acredito que o barulho seja igual pois o australianinho é bem menor mais é muito ativo e grita também. O que posso te garantir é que os agapornes e as calopsitas são em piores. Se por acaso tiveres restrição por barulho, com certeza te aconselho a criar manon e mandarin, são ótimos de criar e silenciosos. Tens que pensar bem antes, tudo depende de onde vai ser o teu criadouro, porque os periquitos realmente fazem barulho, acordam cedo e acordam quem estiver dormindo numa distancia de no mínimo 15 a 20 metros. Voce decide, abraços Julio

Haroldo disse...

Muito Obrigado, Julio.
O que é engraçado...é que a diarreia alterna com fezes normais durante o dia. E realmente...ele bebe muita água!
Vou tentar o que disse. Com certeza!
E qualquer dia gravo um video, para lhe mostrar a figurinha nostalgica e dengosa que o chico é!
Já viu um periquito dormir deitado? E coberto?
Em termos de se esfregar...ele é pior que a minha gata persa. Ele gosta de quando minha barba esta crescendo, se esfrega que o pescoço chega até tombar pro lado.
O pior é que o negócio é seres humanos! Quando coloco algum ser de penas com ele, vira macho! Grita e vai pra cima, como todo bom baixinho folgado! Ele chega a derrubar minha calopsita do puleiro.
Mas é isso.
Obrigado pelas dicas. Vir aqui é sempre muito proveitoso!
Haroldo.

jcesardutra disse...

Haroldo quando puder me manda um vídeo dele, pelo menos umas fotos que vou publicar no blog para o mundo conheçê-lo.

Ricardo disse...

o Lucas Soares eu tenho 7 periquitos australianos eles so fazem barulho na parte da manhã quando eles comem, eles param de fazer barulho.

Lucas Soares disse...

oh julio, me diz uma coisa
qual é esse periquito que ta na foto da semana?! um normal?!
abraços

jcesardutra disse...

Lucas este é um normal cobalto asas cinzas.

jcesardutra disse...

Lucas este é um normal cobalto asa cinza.

Marta disse...

julio, minha periquito está com 4 filhotes. Hoje dei um pouquinho de maçã ralada, será que faz mal?

Heitor disse...

Olá senhor Julio Cesar. Me desculpe fazer essa pergunta nesta pagina. Mas é por que não encontrei a pagina de perguntas sobre doenças.
Ha algum tempo, o meu periquito macho vem ficando mole, cansado, e parado. E a periquita fêmea fica bicando o macho ... acho que é por que a fêmea quer acasalar e o macho não ... fico preocupado com o macho por que ele está aparentemente fraco e a femea bate nele ...
gostaria de saber a solução para este problema. Será estresse dos periquitos ? Obrigado.

alex iury disse...

cesar esse periquito é igual ao meu!!!!!!!!!!!!!!!1
o bico dele tá assim!!!!!!!!!!
ele ja ta pronto pra se reproduzirquanto tempo falta??

e a minha femea tem um bico totalmente branco só q predominannte marrom ou seja é um marrom beje bem clarinho já é adulta??
ja faz dois meses (ou mais)q eu troco de casais e nenhum crusa!!!
p.s.:responda as perguntas acima!!!

lucas disse...

julio minha femea botou um ovo terça feira e ficou deitado de dia de tarde chocando mais a noite ela não dormio no ninho, hoje foi a mesma coisa tem posibilida de ela choca este ovo e os outros que ela bota sim ou não ou eu devor pegar esse ovo e os outros que ela bota e restira e bota outra ves que ela reproduzir . Julio vc acha que eu devor compra outra femea mais eu não quero compra outra.( o que eu devor fazer)

lucas disse...

julio cesar a minha femea botou um ovo terça feira mais ela não dormi na casinha tem posibilidade de ela choca esse ovo e que ela coloca
ou sera que vc acha que eu devor compra outra femea e retira o ovo deixa para coloca quando a femea que eu compra reproduzi( o que eu devor fazer)

Murilo Pereira disse...

Olá, vou começar desde o principio
Minha periquita australiana tem muita dificuldade na fertilidade dos ovos. Ela já botou cinco vezes mas em nenhuma nasceu filhotes. Eu quebrava os ovos e os feto estava morto ainda dentro dos ovos.
Eu te escrevi e perguntei se poderia dar Avitrim, e vc me disse que "poderia, pois a vitamina E serve para isso". Entao eu começei a dar Avitrim e nao adiantou nada.
Na quarta vez q ela botou a gema endureceu dentro dos ovos.
Ai apareceu uma "bola" amarela perto da regiao da cloaca, eu te escrevi e vc me disse que "isso era uma bolsa de gordura q poderia levar ao lipoma". Eu separei ela do macho por dois meses dei lhe uma dieta pois ela estava gorda.
Depois a "bola" amarela sumiu e retornei ela novamente ao macho.
Depois q ela foi coberta, a cloaca dela ficou muito avermelhada e "grande": entao eu ha separei do macho. No dia seguinte o ovo estava para fora mas revestido com uma "coisa" vermelha preso nela. Ai eu peguei ela e quebrei o ovo e consegui tirar. Mas a "coisa' vermelha nao saiu e nem entrou: ficou preso nela.
Ela faz força para defecar e as fezes ficam grudadas.
Eu acho que ela nao vai conseguir sobreviver.
Quais as atitudes q tenho q levar para que ela nao morra? Isso é uma doença?

lucas disse...

julio eu esque_se de comenta que minha femea ficar de dia de trade na casinha e a noite não dorme sera que ela choca este ovo .e tambem eu esque_se de pergunta se ela reproduzi de novo ela ira fazer a mesma coisa

Luciana disse...

Olá. Tenho um casal de periquitos australianos, já vi eles acasalando, a fêmea passa a maior parte do dia dentro do ninho mas não efetua a postura. Comecei a dar aquela comida que tem junto os pelets de ração, a fêmea se engasgou e desde então faz uns movimentos estranhos com o pescoço e tem uma pequena secreção em volta dos olhos. Será esse o motivo dela não botar?
desde já, grata

jcesardutra disse...

Marta, só fará bem, não dê com sementes, isto sim é proibido. Dê ovo cozido com cenoura e beterraba ralada também. Pode adicionar alguma farinhada, elas são vendidas prontas e facilitam bastante o trabalho dos pais.

jcesardutra disse...

Heitor se ele era ativo antes e não é muito velho, mais de seis anos então tem algo errado com a saúde dele. O ideal seria deixá-lo sozinho em uma gaiola pequena ebemaquecida, eobservá-lo melhor quanto a alimentação, fézes e estado geral dele.

alex iury disse...

é alguem poderia responder a minha pergunta?

jcesardutra disse...

Alex Iury quando compramos um periquito devmos tentar descobrir de onde ele veio e conhecer seu criador, só assim saberemos a idade dele. O maior problema é com a s fêmeas, pois algumas ficam com a cera marrom mesmo quando ainda são muito novas. Antes de 9 meses não devem ser colocadas para reprodução, pois podem sofrer de ovo atravessado e morrer. Elas até podem ficar junto de um macho mas não deve ter nenhum ninho no local para que ela não tente iniciar uma postura. Só pela cor da cera não da para garantir nada. Fêmeas adultas, portanto com mais de nove meses, quando ficam com a cera marrom é porque estão prontas para reproduzir, mas temos que saber sempre a idade delas. Com os machos o problema é mais simples, pois se não estiverem adultos suficientes, ou não galarão as fêmeas ou mesmo galando todos os ovos serão brancos por falta de espermatozóides.

jcesardutra disse...

Lucas se ela pos então tem que esperar ela por mais e chocar.

jcesardutra disse...

Murilo provavelmente esta fêmea já passou da idade de reprodução. Ela tem que ser separada da criação, isto é, não ficar em nenhum local que exista caixa ninho, pois vai sempre tentar por ser existir algum tipo de ninho. No momento voce deve usar uma solução antisséptica e lavar bem o local e com os dedos devolver para dentro de volta a parte do oveiro que esta á amostra senão ela morre.

jcesardutra disse...

Luciana ela pode ter se ferido internamente quando se engasgou e por isso interrompeu a postura, tem que aguardar.

lucas disse...

julio ja tem uma semana que ela comecou e bota e ela so botou um ovo se ela bota em dois dias ela não vai bota mais. e não ira choca esse ovo não e . serra que ela vai fazer isso se ela reproduzu de novo.

Luciana disse...

Se ela se feriu, o que posso fazer para melhor o desconforto que ela sente?

Lucas Soares disse...

julio, me de uma solução... eu tenho um quito que ta com diarreia... tem como eu tratar dele sem precisar dar antibiotico, algum remedio natural ou coisa do tipo?!
agradesço desde ja!

luciana disse...

Infelizmente a periquita morreu, agora terei que comprar outra, pois minha filha não se conforma.

jcesardutra disse...

Esta fêmea ou é muito velha ou esta com problemas de saúde, pois não é normal ela interromper a postura com apenas um ovo. Infelismente ela não vai chocar este ovo.

jcesardutra disse...

Lavar o sangue com água morna e sabão, colocar um antissépitico e colocá-la em uma gaiola pequena, sozínha e bem aquecida, ajuda a se recuperar loo.

jcesardutra disse...

Lucas se deixares ele somente com painço por 10 dias e protegê-lo do frio e vento já ajuda bastante. Eu indico usar gotinhas de neosulmetina na água, afinal ão é tão agressivo assim e o contrário pode matá-lo.

jcesardutra disse...

Lucina procure comprar filhote, poissão mais mansos e duram bem mais.

josé disse...

bom dia dtr !!!
Gostaria de lhe perguntar se existe algum problema com meus periquitos ou se sou eu que não levo sorte com periquitos!!bem tenho 2 casais de periquitos,o meu 1* casal tiveram a sua 1* cria dentro de uma gaiola foi 4 filhotes o casal estava se dando muito bem nos 1* semana,de pois o macho começou a bater na femea , dia tive que separar imediatamente caso contrario o macho mataria a femea. tá se passou uma semana e tds os filhotes morreram! fiquei muito triste , e comprei mais casal e fiz um lindo viveiro e soltei tds juntos!! mais uma vez a e femea botou 4 ovos,mais infelizmente o macho não quiz mais saber da antiga femea e sim da outra , dai separemos o novo casal e dechemos o antigo no viveiro com suas crias mais não adiantou de nada,lá vai que a femea que botou 4 ovos criou os filhotes 3 morreram nos 1* dias contudo nós ajudavamos os filhotes a sobreviverem tratavamos na boca mais infelizmente, não adiantou moreram os 3!Então sobrou só 1,que ela cuidou muito bem,mais infelizmente quando ele saiu do ninho,passou-se uns dias e morreu tb.
Depois que colquei o novo casal na gaiola a femea botou 2 ovos choco,não naseram!!Soltei tds juntos no viveiro e infelizmente está acontessendo td de novo, a femea está ponhado, novamente e o macho dela está entereçado na outra!!
Bem agora que lhe contei td,peço sua ajuda por favor!Devo mudar de ramo,ou continuar com meus 2 casais de periquitos,ou vende-los ??Me ajude o que devo fazer ???
muito obrigado!!

Ricardo disse...

Eu estou dando vitamina aos meus periquitos isso ajudar ao mudar de penas?

Lucas Soares disse...

Grande Mestre Julio. Me tire mais uma duvida por favor. Tem um topico aqui no seu site que fala dos COPS. Me diz uma coisa, no cruzamento AD x AR tanto faz que o AD seja macho ou femea ou precisa ser macho. e o AR tb? fiquei com essa duvida pois ja tenho um macho AR azul celeste!
agradeço desde ja
Abraços

Walesson disse...

por favor, gostari muito de participar!!!

Walesson disse...

Como faço para me cadastrar no site e enviar fotos dos meus periquitos?

Walesson disse...

Julio, estou aguardando contato por e-mail. obrigado

alex iury disse...

julio pq os meu quitos naum bebem agua bebemsim mais raramente!!!

alex iury disse...

julio pq os meu quitos naum bebem agua bebemsim mais raramente!!!
a eu to danto o vermeaves a ela(fewmea) q ta mudando d penas quanto tempo eu fico dando esse remedio??
é vejo efeito as penas dela tao ficando mais bonita sou é minha impressao???

jcesardutra disse...

José vamos a uma coisa de cada vez. Quando o casal esta com filhotes temos que ficar atentos para descobrir qual dos dois esta alimentando, pois nem sempre os dois alimentam, as vezes é a fêmea que alimenta as vezes o macho. Geralmente quem esta alimentando encontra-se com a cara suja de restos de comida depois de alimentar seus rebentos. Desta forma quando é nescessário separar devido a brigas então deixamos com os filhotes aquele que estiver alimentando. Mesmo assim temos que examinar os filhotes para ver se tem comida no papo. Se os filhotes forem muito novinhos precisarão do calor da mãe e o ideal é separar sem separar. Eu explico, ou uma parede separando um do outro ( o macho e a fêmea) e deixando os filhotes um pouco com a mãe ou com o pai, para alimentar e depois para serem aquecidos. Se isto continuar é melhor trocar de casal, pois tem muitos casais que criam sem problemas. O melhor é antes de oferecer-mos caixas ninhos colocarmos os casais juntos para que eles escolham com quem querem se acasalar, daí sim colocar os ninhos e depois tudo é mais fácil. Muitos casais que juntamos por nosso gosto acabam se acasalando mas não são casais expontaneos e acabam brigando. Neste momento se este macho esta querendo aquela fêmea nova e o macho que veio com ela não esta nem aí então deixamos que fiquem juntos desde que ela também aceite e troca-se a fêmea abandonada ou junta-se com o macho novo. Outra idéia para iniciar acasalamentos e eu uso esta, seria deixar cada fêmea sozinha em sua gaiola por tres dias, depois colocar a caixa ninho e deixar mais tres ou quatro dias. Daí sim colocar um macho com ela e ver qual a atiatude dela, se não aceitar de imediato então retire este macho e apresente outro. Como a fêmea esta predisposta a acasalar aceitara com mas facilidades o macho e a coisa vai de maneira expontânea. Boa sorte, mas não desista, vocêapenas não deu sorte.

jcesardutra disse...

Ricardo as vitaminas ou revitalizantes são usadas a cada seis meses, logo após a aplicação do vermífugo. Se eles estão na muda podem também receber vitaminas com ferro é cálcio, vai fazer bem. O ideal é não ficar mudando constantemente a concentração das sementes deles, pois cada vez que mudamos eles também mudam de penas. Por exemplo: Eu dou 50% de painço, 40% de alpiste e 10 % de ninger (sempre). Quando estão com filhotes eu continuo com esta mistura e dou também um pouquinho de aveia e farinhada em uma vasilha á parte. Pode dar folhas verdes, milho verde, frutas, verduras, etc, mas tem que manter sempre a constancia da mistura das sementes. E não esquecer de dar areia, é muto importante. Valeu ?

jcesardutra disse...

Tanto faz meu amigo, desde que seja um AD com um Ar. O mais difícil é encontrar um AD.

jcesardutra disse...

Walesson não é nescessário se cadastrar, para enviar fotos de seus periquitos basta mandar para o e-mail : jcesardutra@yahoo.com.br solicite e eu publico no blog.

jcesardutra disse...

Você já esta participando, é um blog para tirar dúvidas a respeito de criação de periquitos australianos. Pergunte e eu te respondo, mande fotos e eu publico. Jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Alex eles bebem muito pouco mesmo, por isso nunca deve faltar água de boa qualidade para eles.

jcesardutra disse...

Walesson eu prefiro responder pelo blog, pois as pessoas se beneficiamdas respostas e das dúvidas sobre as aves.

jcesardutra disse...

Alex eles bebem mais quando estão alimentando os filhotes. Eu utilizo o avitrim vermífugo é bem prático e eficaz, deixa-se tres dias na água do bebedouro e deu. Este que você usa deve ser seguido religiosamente como manda a bula. Eles melhoram as penas sim e não esqueças de dar um fortificante depois, um expecífico para aves. Eu uso as marcas Avitrin, alcon, tortuga (vitagold), mas existem várias outras no comércio. O importante é ser expecífica para aves.

Gustavo ricker disse...

olá gostaria de saber uma coisa:tenho um macho mais ele tem o pé torto ele serve para a reprodução ?
obrigado..

Ricardo disse...

Muito obrigado pela dica.

LUCAS disse...

JULIO VC SE LENBRA DE MIM EU TINHA TE PERGUNTADO SE MINHA FEME IA CHOCA O OVO POR QUE ELA NÃO DORMINHA NA CASINHA. VC RESPONDEU QUE NÃO ENTÃO EU TIREI . ELA SO BOTOU UM. E ELA ESTA CRUZANDO SERA QUE ELA VAI BOTA MAIS QUE UM E DORMI NA CASINHA. JULIO O VC ACHA QUE EU DEVOR COMPRA OUTRA FEMEA.

jcesardutra disse...

Gustavo machos de pé torto não conseguem galar corretamente e acabam não fertilizando os ovos.

Elaine disse...

Olá!!!
Eu tenho um casal de periquitos australianos, e me falaram que eles são novinhos e que não iriam criar mas eles estão apaixonados e indo pro ninho toda hora será que tem algum problema??

Parabéns pelo seu trabalho e fica aqui a minha admiração

Att Elaine

Ryck disse...

Olá!Vc disse ki este poa da foto eh um normal cobalto asa cinza...Não seria um normal celeste asa cinza?

jcesardutra disse...

Eliane se eles tem emnos de oito meses então não deveriam criar, pois corre o risco de a fêmea morrer com ovo entalado. E ele sendo muito novo, menos de oito meses, pode acontecer de não fertilizar os ovos e mesmo que ela ponha normalmente se perca toda a rodada por falta de fertilização. O ideal é deixá-los juntos porém sem caixa ninho até os oito meses, é mais garantido.

jcesardutra disse...

Ryck as fotos não dão condições totais de 100% de certeza, mas acredito que seja cobalto apesar de parecer mais claro porque a asa cinza clareia um pouco o exemplar.

dayberlan disse...

jcesardutra minha periquita femea pos tres ovos saiu dois periquitinha
mas o terceiro ainda nao saiu e normal???
e a primeira postura dela

jcesardutra disse...

Dayberlan neste caso deixe este ovo com eles, se não descascar serve para os filhotinhos se apoiarem e evita que os pais pisem neles enquanto são muito pequeninos. Deixe lá até eles crescerem um pouco mais.

dayberlan disse...

ei nasceu hoje o outro tem agora tres periquitinhos
eu esto muito alegre

jcesardutra disse...

Valeu Dayberlan, parabéns.

dayberlan disse...

ei os pais dos priquitinhos e verde e azul da cabeça branca
tem como sair algum branco e azul???

jcesardutra disse...

Dayberlan sem ver é difícil garantir, mas acredito que este de cabeça branca deve ser "opalino" é uma mutação ligada ao sexo e é o macho quem passa. Sê o verde for opalino então ele tem a cabeça amarela e os azuis tem a cabeça banca. Para ter verdes e azuis opalinos, tens que ter machos opalinos e os verdes terão que ser portadores de azul senão sai tudo verde. Sê o casal for opalino então os filhos serão opalinos tanto machos como as fêmeas tanbém. Sê apenas o macho for opalino então nascerão somente filhas opalinas. E se somente a fêmea for opalina não sairá nenhum filhote opalino, nem machos nem fêmeas, porém os filhos macos serão portadores de opalino.

dayberlan john disse...

quando os periquitinhos ja estao comesamdo a nacer peninhas podemos mudar para outra gaiola???

dayberlan john disse...

porque nos vamos nos mudar e vou levar eles nao dar pra levar no viveiro tem problema nao né??

jcesardutra disse...

Dayberlan o melhor é deixar que estejam grandes e independentes, mas se levares o casal com a caixa e os filhotes dentro então ela pode aceitar ir morar com todos em outra gaiola. Os filhotes também podem ser colocados em outras caixa onde existam filhotes mais ou menos do tamanho deles e este outro casal termina de criá-los. Mas se colocares estes filhotes em outra caixa a mãe deles os abandona.

jcesardutra disse...

Dayberlan se transportares o casal junto comos filhotes na gaiola com a caixa também junto, então tem mais chance de dar certo. O mais certo é deixar com alguém e levar depois ou negociar a família toda com um amigo. Sê para transportar tiver que separar os filhotes do casal então elesnão terão muitas chances.