Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Vale a pena ler de novo - Criação em colônia coletiva

Deve ser evitada a super população, pois isto acarreta stress devido as brigas ocorridas geralmente entre as fêmeas.


Primeiro se define a quantidade de casais e só depois que tiverem em harmonia serão colocadas as caixas (todas de uma só vez). É melhor ainda que os casais sejam acasalados previamente em gaiolas antes de serem soltos no viveiro.


Quanto às caixas (ninhos), devem ser em número maior em relação aos casais, pois em caso de brigas as fêmeas expulsas tenham a opção de outras caixas. Estas devem ser colocadas rentes ao teto para que uma fêmea invasora não se beneficie em atacar por cima. As caixas devem ser colocadas em posição facilitada para uma inspeção diária de observação e para higiene. Este tipo ideal de caixa (ninho) é de madeira e encontrada a venda no comércio, nas lojas de aves. É indispensável que tenham o fundo côncavo para os ovos não ficarem rolando e uma tampa que possa ser aberta para inspecionar o ninho. Devem ser limpas e inspecionadas com regularidade e escaldadas em água fervente ou lavada e flambada ao fogo após cada rodada de criação.


Atenção especial para os comedores e bebedouros que não devem ficar próximos (em baixo) dos poleiros. Estas e outras dicas devem ser estudadas e realizadas antes de colocar os periquitos, pois é bastante desconfortável (stress) para eles que fiquemos construindo melhorias quando já estiverem na fase de adaptação. Quando se quer um viveiro com apenas alguns casais para alegrar o ambiente sem se preocupar com produção é bem mais tranqüilo e menos trabalhoso. Bastando para isto não fornecer nenhuma caixa!

23 comentários:

filipe disse...

e aí??
domingo passado juntei uma fêmea que estava separada com outras fêmeas a um macho que estava separado com outros machos... e eis que chego a casa hoje e vejo a fêmea dentro da caixa ninho, será possível que já esteja a preparar a postura??? é que ainda nem mostram sinais de interesse um pelo outro.. . o casal encontra-se numa gaiola dividida para dois casais e há mais um casal em que a fêmea está na fase choco...
agradeço a resposta..
valeu

jcesardutra disse...

Filipe ela deve estar quente (querendo acasalar) entrar no ninho é um bom sinal, não quer dizer que já vai por amanhã ou depois, mas já é um bom começo. Observa se este macho vai aceitá-la senão ocorrer em duas semanas experimenta outro.

filipe disse...

desculpe nao postar na parte das doenças mas é que está fechado pa comentários...
tenho um casal que pos ovos, e era suposto ter nascido o primeiro no domingo, hoje é terça e ele ainda nao nasceu, ainda é possíve que ele nasça, é possível que nenhum esteja galado??........
esse mesmo casal está sempre se coçando e tem as penas todas descuidadas e ""despenteadas"", será algum parasita??qual??, que remédio devo usar, na mesma gaiola separados por uma grelha encontram se outros dois periquitos mas tem a plumagem bem limpa e não se coçam... que será que se passa???
agradeço a resposta, VALEU abraços...

jcesardutra disse...

Filipe os ovos podem ser observados usando uma lanterninha pequena e com um foco bem forte. Da pra ver se tem embrião lá dentro ou apenas a gema. Neste caso o ovo pode ser descartado a partir de oito dias de choco. Quanto ao aspecto feio das penas, pode ser algum parasito externo sim. Nós usamos um medicamento a base de ivermectina, chama-se allax, pode ser visto pela internet. É um medicamento tipo "pour on" são gotinhas que se pingam atrás do pescoço. Banhos com gôtas de vinagre ou iodo na água também ajudam a manter as pragas afastadas.

ari vanderli disse...

há alguma possibilidade de um periquito retirar ovos do ninho de outro estando juntos.

jcesardutra disse...

Há possibilidade de quebrar os ovos uns dos outros e o dono some com os caquinhos. Periquitos juntos, com ninhos perto? como é isto? As fêmeas costumam atacar o ninho uma das outras. Me explique como eles vivem, juntos?

filipe disse...

nasceram quatro periquitos, o u´ltimo nasceu uma semana depois do terceiro, não sei porquê, ainda falta um ovo só que hoje fui tocar nele e ele tava frio, e com uma mancha, metade do ovo preto e a outra da cor normal, que quer isto dizer??
agradeço a resposta...

filipe disse...

a minha fêmea pôs cinco ovos os três primeiros nasceram nos dias correctos, o quarto só nasceu uma semana depois do terceiro, o quinto ainda não nasceu, e fui lá vê-lo e tava meio frio, e estava meio cinzento e outra metade da cor normal...
que quer isto dizer??
já tentei ver com a lanterna mas n dá pa ver nada, é como os outros, também não consegui ver nada mas nasceram..,

jcesardutra disse...

Filipe alguns filhotes morrem no ovo e não descascam, deve ser isto.

jcesardutra disse...

Filipe tem que aguardar pois ainda podem nascer, e mesmo que não descasque, sempre se deixa um ou dois ovos com eles pois servem de apoio para os outros filhotes. No início enquanto os filhotinhos são muito frágeis deve-se deixar um ou dois ovos que não descascaram para que sirva de apoio e proteção pois com estes ovos nem a mãe nem o pai pisa em cima dos filhotes. Depois de uns dez dias então joga-se estes ovos fora.

filipe disse...

VALEU...
quando devo limpar pela primeira vez a caixa ninho, o último nasceu na terça hoje é domingo e a caixa tem um pouco de fezes, devo limpar hoje, posso tirar a caixa da parte de fora da gaiola, e mexer os filhotes pa outra caixa enquanto, será que quando voltar a por lá a caixa é possível que ele não os alimente??
Muito obrigado por todas as respostas, admiro muito seu trabalho, mais uma vez obrigado...

Nilson disse...

Quantos dias são necessários para chocar os ovos?
O meu periquito está chocando os ovos no lastro da caixa digo, sem nenhum material para ajudar a esquentar os ovos. Ex.:Pó de serra. Tem algum problema?

jcesardutra disse...

Nilson os periquitos australianos não precisam de nada para esquentar os ovos e não deves colocar serragem nem mais nada pois pode atarpalhar. Eles chocam em tocos de árvores, madeira apenas. É na madeira mesmo, pode ficar tranquilo. Eles levam 18 dias para descasacar os ovos.

Filipe disse...

As crias dos meus periquitos já tem mais de 30 dias e estão bem formados com penas e tudo, mas ainda não saem da caixa ninho, apenas se po~em na entrada no buraco de entrada empoleirados e esticam-se para que a fêmea os alimente, quantos dias demoram a sair??
abraço...

filipe disse...

posso usar canas como poleiros??
é porque tou construindo um viveiro.
As canas não são muito grossas, e são resistentes, mas será que faz mal às patas dos periquitos??

jcesardutra disse...

Filipe é muito difícil o acesso para eles saírem? Vai ver não estão conseguindo sair. Mas não te preocupes, não faz mal para eles que até já poderiam ter saido. Faz muito frio ai? porque poderias pegá-los e colocá-los fora na gaiola um tempo e depois devolver. O maior problema da demora é que se a fêmea recomeçar a postura eles ficarão pisoteando os ovos. Quando acontece isto com os meus eu retiro até o segundo ovo e guardo em uma caixinha com algodão e quando ela põe o terceiro eu junto todos no ninho para que ela comece a chocar todos de uma só vez. Neste momento os filhotes já estarão fora por vontade própria.

jcesardutra disse...

Filipe as canas costumam ficar muito lisas e eles derrapam muito atrapalhando até para o macho galar a fêmea. Mantenha sempre com ranhuras para eles se agarrarem bem. Os poleiros devem ser de bitolas diferentes para que eles exercitem o movimento dos pés, eu coloco um fino um médio e um grosso. Melhor ainda se um deles for reto, quadrado, para que nunca atrofiem os dedos.

filipe disse...

obrigado pelas respostas, eles já saíram, está tudo normal por agora, valeu...
por acaso n é muito frio o nosso clima, eles agora saem e voltam à caixa, no caso dos poleiros vou fazer então de madeira de várias larguras, e com ranhuras..
abraços

jcesardutra disse...

Valeu Filipe, é isso mesmo!

Julio Dutra disse...

Aproveito o espaço para divulgar o novo e-mail.

julio@vidadeperiquito.com.br

O e-mail anterior foi desativado.

janielly disse...

ola sou janielly tenho um casal de periquito australiano mais a femia e lutino e nao dar filhotis da raça poque esta na terçeira ninhada mais nao sai filhotis lutinos porque.

Julio Dutra disse...

Janielly os lutinos pertencem a uma mutação chamada sexo ligado ou ligado ao sexo. E nesta mutação a fêmea não consegue ter filhotes lutinos, só os machos. (ou um casal lutino)Porém todos os filhos machos desta tua femea serão portadores de lutino, então estes poderão ter filhotes lutinos futuramente.

Julio Dutra disse...

Aproveito o espaço para divulgar o novo e-mail, pois o outro foi perdido então estamos atendendo por:

julio@vidadeperiquito.com.br