Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ovo cheio e ovo vazio.

Após sete ou oito dias de choco cada ovo já mostra se há possibilidade de estar "cheio", ou seja, estar fecundado e portanto, começando a desenvolver um filhote ali dentro. Da mesma forma, neste mesmo tempo, também já podemos observar se ele esta "branco", ou seja, não tem nada lá e até poderá ser retirado do ninho para evitar o desgaste desnecessário da fêmea em continuar a chocá-lo. Basta para isto retirar a caixa ninho da gaiola (Sê possível) e observar com o auxílio do foco de uma lanterninha fina e de luz intensa.
Na foto podemos observar que o ovo que está sendo focado está completamente branco e com certeza deve ser descartado. Os cinco outros nos mostram um aspécto opaco e se incidirmos o foco de luz sobre eles podemos ver que existe uma situação completamente diferente lá dentro. Até o oitavo dia ainda conseguimos ver as pequenas artérias e um pequeníssimo coração batendo, depois disso o ovo assume um aspécto opaco e tudo fica escurecido no seu interior nos indicando que o processo de desenvolvimento prossegue.


Leia mais:

Espaço na caixa ninho

Periquito Inglês - Criação em gaiolas

Fatores que interferem na produção de filhotes

PREPARAR PARA REPRODUZIR.

23 comentários:

gabriel disse...

muito legal costei mesmo a minha femea pelo ingrevel que parece pos 11 ovos eu nao sabia o que fazia com tamto filhote e isso foi na primeira postura.
obrigado beijo

Marlon disse...

Júlio, é possível ir marcando os ovos à medida que eles vão sendo postos? Tipo fazer um ponto com caneta hidrocor no 1º ovo, dois pontos no segundo, etc? Sei que quanto mais tempo o ovo é chocado, mais escuro ele vai ficando, porém com a referida marcação saberíamos, ao certo, qual foi a sequência da chegada dos ovos no ninho. Será que a tinta da caneta mataria as futuras crias no ovo?

jcesardutra disse...

Marlon eu tenho medo desta marcação é muito fácil de quebrar os ovos ou intoxicar com a tinta. Eu sempre tenho ovo indez (velho que não descascou) coloco no lugar do primeiro posto, depois retiro também o segundo deixando o indez lá. Quando ela põe o terceiro eu retiro o ovo velho e coloco os tres juntos (pode ser usado um de plástico). Isto evita a diferença muito grande entre os irmãos. Eu já marquei com uma esferográfica uma vez para diferenciar ovos de tres periquitas que coloquei juntos em outro ninho, não deu problema, mas não uso muito este artifício.

Marlon disse...

Existe uma diferença de coloração, então, entre o ovo cheio e o não galado? Como o iniciante sabe se há vida ali?

jcesardutra disse...

Marlon a partir do sexto ou sétimo dia de choco de cada ovo, se o iniciante comprar uma lanterninha tipo caneta, uma bem fininha e com o foco bem forte, encontra-se fácil em qualquer camelô. Então como eu ia dizendo, o iniciante pode observar com o auxílio desta lanterninha que já existem veias lá dentro e até um pequenino coração batendo. Caso contrário verá apenas a gema lá dentro e com o passar dos dias ele vai ficando cada vez mais opaco, mais cheio e depois de oito dias de choco se continuar sem nada, só com a gema já poderá jogar fora para a fêmea não perder tempo com aquele ovo. Eu sempre deixo um branco para os filhotinhos se encostarem nele e até ficam mais protegidos com as pisadas da mãe e do pai.

Nathanael disse...

Olá, minha periquita colocou 6 ovos. Um nasceu, os outros ainda não. Gostaria de saber se ela alimentará o filhote mesmo estando ocupada em chocar os outros ovos. Como saber se ela esta alimentando? Já faz 2 dias que o filhote nasceu, e eu estou alimentando ele por via das dúvidas. Será que posso parar de alimentá-lo? Tenho medo que ele não seja alimentado pela mãe. Essa é a primeira vez que tenho um casal que teve filhotes. Outra coisa, quando o filhote nasce, podemos identificar o sexo? Ou a carúncula só mudará de cor com o tempo?
Valeu!!

jcesardutra disse...

Nathanael vá com calma, tem que observar se tem alguma comida no papo do filhote, se tiver não precisa alimentá-lo na mão. O filhote só manifestará o sexo com no mínimo um mes, antes disso é arriscado, pois tem muita chance de errar.

Nathanael disse...

como saber se o papo dele está cheio? Tem como mostrar com ilustração?

jcesardutra disse...

Nathanael tem sim no blog "criadouro f13" mas enquanto são novinhos eles nã ficam com o papo cheio, tem que ter algum volumen no papo, mesmo que seja pouco.

antonia disse...

oi

antonia disse...

a mnha perequita botou o primeiro ovo dia 04/02/2009 e ate hoje dia 25 nao nasceu nem um filhote , o que fazer, sera que nao vai eglodir nem um?

jcesardutra disse...

Antonia o primeiro ou ou segundo já deviam ter eclodido mas os últimos ainda não. A forma de ter certeza é observá-los atravéz de um foco bem forte de uma lanterninha pequena e os que estiverem brancos, ou seja, a gema sem sinal nenhum de embrião então estes estarão inférteis. Se nenhum eclodir (todos brancos) então a infertilidade é do macho, deve ser muito velho, ou muito novo.

Rodrigo disse...

Julio posso colocar um periquitos macho padrao ingles junto com uma femea padrao autraliano? eles se reproduzem?

jcesardutra disse...

Rodrigo eles são o mesmo periquito só mudando o tamanho, pode misturar sim e vai dar um mestiço muito bonito.

dayberlan disse...

oi sou de novo
eu coloquei terra no fumdo do viveiro dos meus periquita tem algum problema????
depois q coloquei eles si semtiro mais flies acho porque eles ficam sescamdo dereto ,e normal isso eles siscarem??
cara o senho ta mim ajudando muito obrigado ok

jcesardutra disse...

Dayberlan se a terra for limpa é ótimo, não esqueças de dar vermífugo a cada seis meses.

dayberlan disse...

SENHO jcesardutra
ei tenho 2 casais eu botei 5 coixas ninho ta bom??
qual a postura de femea quando ela esta com ovos dentro dela?
pq quando eu comprei a amarelinha ela estava magrinha agora ela esta com o peito grande e a bumdinha dela esta cresendo o q sera isso??e mais ela nao tinha o peito grande nao
e obrigado pela resposta

André disse...

Julio, o que fazer para limpar um ovo fecundado e sujo de fezes? E com qual frequência devo limpa-lo? Tenho perdido alguns filhotes por isso.
Obrigado pela atenção.

Julio Dutra disse...

André os ovos não deveriam ficar sujos com tanta freqüência assim. Deves verificar a alimentação desta fêmea. Muita folha verde, milho verde ou outros alimentos que contenha muita água. Ou até mesmo se ela esta com diarréia. Quando isto acontece numa postura se limpa uma ou duas vezes no máximo. Usa-se água quente, (40°) e um pedacinho de algodão. Muito cuidado, pois quebram fácil e não devemos ficar manuseando muito nem muitas vezes.

Everton disse...

Qual seria a fêmea ideal para ser acasalada com um macho arlequim dominante australiano duplo fator (linha verde)?
Obrigado.

Julio Dutra disse...

Everton na verdade depende do que você quer. Os criadores de exposição, não criam duplo fator de nada, pois não servem para nenhum objetivo profissional. Além do mais todos os filhos dele obrigatoriamente nascerão ADAs, duplo fator ou não. Eu o acasalaria com uma fêmea normal azul. Neste caso já ficarias sabendo se ele é portador de azul. Pois se for nascerão também filhotes ADAs simples fator azuis, caso contrário somente ADA simples fator verde. Caso gostes muito de ADA duplo fator, então podes acasalar com uma ADA azul e continuarás tendo filhotes duplo fator. A idéia é sempre uma fêmea azul para um verde e se ele vier de verde escuro a fêmea azul deve ser clara (celeste), mas se ele veio de verde claro então uma azul escura (cobalto). Sê gostares pode ser uma cinza também. Veja a tabela dos ADAs:

ADA (arlequim dominante australiano) é dominante, mas não quer dizer que todos os filhotes sejam obrigatoriamente ADAs. Observe os cruzamentos:

ADA pode ser heterozigoto (simples fator) ou homozigoto (duplo fator). O duplo fator parece mais um Ar, diferenciando-se pela íris no olho que o Ar não tem.

ADA homozigoto (DF) X ADA homozigoto (DF) = 100% ADA DF
ADA homozigoto (SF) X normal ........................ = 100% ADA SF
ADA homozigoto (DF) X ADA heterozigoto (SF) = 50% ADA DF e 50% ADA SF
ADA heterozigoto (SF) X ADA heterozigoto (SF)= 25% ADA DF ; 50% ADA SF e 25% normal
ADA heterozigoto (SF) X normal......................... = 50% ADA SF e 50% normal

amanda disse...

Oi..
gostaria de saber onde posso deixa os ovos a medida que for trocando pelo falso,pra nao ter muita diferença de idade??tenho medos que eles estraguem.
obrigada!

Julio Dutra disse...

Amanda esta é uma manobra que ajuda, porém exige certos cuidados. É Fácil, mas, por exemplo: Não pegar os ovinhos com as mãos nuas. Use uma colherinha para apará-los ou uma luva dessas plásticas transparentes, descartáveis. Em nossas mãos existem os stafilococus que é mortal para os embriões. Pegue-os e toque-os com muita delicadeza, pois quebram facilmente. Coloque os ovinhos em um recipiente plástico forrado por algodão. Cubra protegendo da luz. Eu guardo numa caixinha de chocolate e nem uso mais o ovo de plástico, retiro o primeiro e o segundo assim que ela põe, guardo na caixinha do Ferreira Roche (chique) e quando ela colocar o terceiro ovo eu devolvo os dois para o ninho. Neste momento ela estará mais chóca e nem se importará. A literatura manda guardar os ovinhos com a parte mais redonda do ovo para baixo e dar uma mexida na posição a cada dia. Não tenho experiência com guardar mais de dois, nunca precisei, pois dois já são suficientes.