Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Recomendações no trato: Alimentos


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Cuidados interessantes para a alimentação de seus periquitos:

500 gr de alpiste
200 gr de painço comum
100 gr de girassol
100 gr de níger
Misture tudo e guarde em um frasco limpo e seco (frasco de vidro, preferencialmente).
Este é um exemplo básico de mistura de sementes, caso os seus periquitos comam também outras sementes melhor ainda.
Sempre deixo a disposição deles outro comedor com uma pequena porção de aveia e caso estejam alimentando filhotes eu dobro esta porção.

O ideal para prevenção da saúde deles é passar a mistura de sementes do comedouro por uma peneira e soprar as cascas (diariamente).
Cereais, frutas e legumes os periquitos não gostam muito, mas você pode oferecer, pois se eles aprenderem a comer será ótimo.

Coisas que eles gostam:

Milho verde cru na espiga uma vez por semana e se estiverem alimentando filhotes então diariamente, porém sem abusar da quantidade colocada a disposição.
Folha de chicória ou couve ou agrião ou folha de cenoura.
Maçã partida ao meio sem sementes. A maior variedade possível de alimentos deve ser colocada a disposição deles, porém estes alimentos que contém muita água têm que ser oferecido em pequenas quantidades.

Os vermífugos devem ser aplicados a cada seis meses e depois um revitalizante que contenha pré e pró- biótico (Alcon) para proteger a flora intestina. (semestral também).
Como suplemento você pode usar Vitagold, Piusana nutramix, revitalizante Alcon ou outro a seu gosto.

Tanto o vermífugo como os suplementos podem ser utilizados á cada seis meses aproveitando o período de descanso ou preparação para iniciar nova etapa de reprodução. Evitar excesso de medicamentos e vitaminas, pois o excesso faz mais mal do que a falta.
Comidas Nocivas:

Tudo o que contiver gordura animal, sal, fruta como o abacate e também sementes de maçã. São extremamente nocivos estes alimentos podendo mesmo provocar a morte, principalmente o abacate.

É só isso. Periquitos não requerem muitos cuidados, pois são aves bastante fortes e resistentes. Precisam de espaço, segurança e higiene para se manter saudáveis.

6 comentários:

cleiton disse...

obrigados pelas dicas. e eu quero saber sobre esse periquito da cor marrom de cabeça amarela qual é o nome dele e como eu faço para compra-los, eu tenho só os australianos, e queria este periquito da cor marrom de cabeça amarela. por favor me responda...............

jcesardutra disse...

Cleiton eu não sei quem escreveu sobre esta ave e eu não conheço. Se voce conseguir um australiano cinza asa canela e face amarela fica bem parecido com este.

Rosana disse...

Olá Julio, ontem a noite leí a resposta e fiz o curativo com a espuma, a mãe parou de alimentar ele, eu retirei do ninho e botei numa caixinha de acrilico forrada com papel toalha que uso como transporte para canario, e botei perto uma lámpada de 40W onde fica aquecido, eu observei que com a espuma a tendencia dele e deitar de lado, os dedos dos pés ficam em movimento, minhas perguntas são as siguentes?

ele tem 15 dias com que frequencia alimento ele? já que não come muito, aceita muito pouca papinha da alcon mais ou menos o equivalente a 5 gotas, porem a papinha não é liquida.

Durante a madrugada tem que comer ou tem um tempo X para parar?

A temperatura do lugar onde fica tem que estar mais ou menos em quantos graus?

E ruim ele ficar as vezes deitado de lado? eu sinto que ele fica incomodo com a espuma.

Espero sua resposta muito obrigada

Marlon disse...

Júlio, a aveia da mistura é com ou sem casca?

Sidney disse...

Ola Dr. Julio...

Tenho uma casal de periquitos australianos e compro uma mistura pronta, que sempre vem com semente de girassol. Conforme seu post, este alimento não é indicado para o dia-a-dia.....seria isso mesmo ?
Gostaria de enviar-lhe a foto do casal...como posso fazer isso ?

Obrigado
Sidney

jcesardutra disse...

Sidney o girassol contém muito óleo e em algumas misturas prontas vem em muita quantidade. Ele é bom para a muda de penas, mas durante todo o tempo ele acabará engordando alem da conta e pode causar diarréia. Se na mistura tiver uns 5 %, não vai fazer mal, o problema é quando tem uma porcentagem maior. Se a mistura for boa mas tiver muito girassol deves acrescentar painço e alpiste para diluir. Quanto as fotos podes mandar pelo meu e-mail que eu publico. jcesardutra@yahoo.com.br