Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O mais colorido de 2008.

Saiu ontem da caixa ninho, 29 de dezembro de 2008 e já passeia pela gaiola, trata-se de um face dourada ADA Celeste portador de Ar. Ele servirá mais tarde para fazer uma prole Ar da linha azul e face dourada.

Face dourada os leitores já conhecem, é o que os europeus chama de gold face, é de um amarelo ouro bem mais intenso que os face amarelas tipo I e II. Sendo portador de Ar (arlequim recessivo) porque a mãe é uma Ar e ADA (arlequino dominante australiano) porque no momento era o único gold que eu tinha para amarelar os meus futuros Ar, um celeste face dourada que o Sr. Jorge Pina mandou para o Ley Hamiltom da Silva, aqui em Florianópolis.

Continue lendo:
Periquito australiano em selos
Periquito de sorte
Momento raro.
PERIQUITOS - Aves ou pássaros?




38 comentários:

Marlon disse...

Grande amigo Júlio,

Essa belíssima ave eu vi "in loco" aí no teu criadouro. Realmente muito gratificante para um criador conseguir uma cria como essa. Parabéns e sucesso em 2009.

evaldo salgado disse...

que coisa mais linda que eu ja vi , estão de parabéns

jcesardutra disse...

Valeu Marlon, a única maneira de conseguir ir melhorando o padrão das aves é realmente adiquirindo boas matrizes e lendo bastante para ir aprendendo com quem já esta fazendo a mais tempo que nós. Estou na expectativa do CD, caso eu não esteja em casa ou estiveres só passando por aqui e com pouco tempo podes deixar lá no aviário Mundo Animal com o Ley ou com os funcionários dele, eles são de confiança total. Um abração-

Marlon disse...

Opa, teu CD já está no porta luvas do carro. Final de janeiro entrarei em férias e levarei aí. O quarteto fantástico só hoje chegou aqui em Blumenau. Reclamaram um bocado a viagem inteira, mas já foram devidamente recompensados com pepinos, banheira para banho, etc. Enfim, tudo do que eles gostam estará ao alcance deles. E daqui a uns 06/07 meses começarão a produzir. PS: O novo layout do site está show de bola. Parabéns.

jcesardutra disse...

Valeu Marlon !!

Marlon disse...

Grande Júlio,
Notei que um dos meus periquitos (australianinho) está com os pés tortos, como se fosse aleijado. Ele é um dos mais ativos que tenho, brinca com todos os outros no viveiro, consegue ficar empoleirado, voa bem, come bem, é namorador, mas os pés são tortos, ele pisa meio que de lado. Apesar disso, não tem nehuma ferida. Isso pode ser alguma doença, tem tratamento, ou não há o que ser feito?

jcesardutra disse...

Marlon ele deve ter ficado assim quando ainda era muito novinho no ninho, e lá ainda seria possível arrumar, mas agora não tem mais jeito. Desconheço algum caso que ficou assim depois de grande. Porém não há mais o que fazer.

Marlon disse...

Vou compar gesso e engessar a perna dele. uahuahauhauahauh Ou melhor, colocarei uma botinha ortopédica. Brincadeiras à parte, acho que ele vive muito bem assim. Vou colocá-lo com uma bela fêmea e ver as crias maravilhosas que eles me darão.

jcesardutra disse...

Marlon com as perninhas tortas ele não trepa nem no comedouro, vai dar é muitos ovos branco. Abração

Marlon disse...

Meu amigo, o Garrincha também tinha as pernas tortas e fez filho até na Suécia em 1958. uauahuahauhauahuaha

jcesardutra disse...

Ta bom, tomara que consiga.

tiago disse...

eu estou com uma duvida tenho um casal de priquito australiano; eles ficam se beijando e se acariciando o dia inteiro ma na ora de acasalar a femea esta subindo em cima do macho em vez do macho subir nela; isso é norma? se não oque devo fazer?

Alessandro_Criad_Stª Maria disse...

Blz Júlio, como estão os periquitos? Viu o campeonato que será realizado em Floripa não tem nada com a FOB, é um campeonato de criadores, chama-se SULBRASILEIRO. Abraço a todos que acessam essa página.

jcesardutra disse...

Valeu Alesandro eu estou aguardando ansiosamente por este evento, pois nunca viajo para ver um de perto. Estarei lá com certeza. Os meus no momento estão descansando para recomeçar a nova rodada á partir de março ou abril.

guilherme disse...

julio está mutação é rara???pois um dos filhotes que morreram na cria dos meus periquitos era assim, muito parecido, só q ele era + branco do q amarelinho e tinha + manchinhas como essa ai na face dele pela asa, até a bundinha era azu só que em um tom verde água, era muito lindo, hj está debaixo da terra......

guilherme disse...

ah outra coisa um outro periquito macho adulto que já tenho a muito tempo, começou a perder muitas das penas pelo corpo, está meio pelado, isso é apenas uma troca de penas ou pd ser uma doença???
com todo o tempo q já ficou comigo essa é a 1ª vez q isso acontece!!!
é normal ou doença???
vlw abraços p/ tds os seus periquitinhos aiiiii

guilherme disse...

até a manchinha do rosto dele era muito igual ao seu periquito ai, vou te mandar fotos dos filhotes q hj ja estao tds mortos,,tadinhos
ahh outra coisa minha femea ja tinha botado 5 ovos a um tempao só que ontem fui ver e ela so tem um ovo!!!!
e esse ovo eclodira nessa quinta feira!!!!, tomare que esse sobreviva

jcesardutra disse...

Guilherme que pena hein? Mas terás outras chances e acabarás conseguindo um igual.

jcesardutra disse...

Guilherme de um tônico para ele e água com umas gotinhas de vinagre para o banho, se as penas não voltarem então deverá ser uma doença chamada muda francesa, mas só se as penas não voltarem.

jcesardutra disse...

Guilherme este filhotinho tem que ser pego na mão para ser examinado se o papinho dele tem alguma comida dentro, mesmo que pouca. Algumas fêmeas não conseguem alimentar nos primeiros dias então temos que ajudar. Acesse o blog "criadouro f 13" ele mostra como se faz.

Arthur disse...

Muito lindo esse filhote,e em casa eu possuo um macho gld face e uma femêa alerquin dominante,e eu já consegui tirar 3 ninhadas desse casal,na primeira saiu um desse um azul e um verde diluido,na segunda saiu 2 desses e na terceira um desse um azul e dois brancos,todos muito lindos e com cores fortes e lindas.Parabéns pelo seu e tudo de bom pra 2009.

guilherme disse...

mas qnd ele era bem pequenininho estava td bem, o pior foi qnd ela foi criar de novo ai eles morreram!!!

guilherme disse...

ah acabei de ver a alimentação dos recem-nacsidos, o que aconteceu é q ela soó passou a cuidar mal qnd eles já eram velhos e ela queria criar de novo!!
eu vi no criadouro f 13 usarei o q aprenndi se for preciso!
vlw!!!

jcesardutra disse...

Arthur muito obrigado e tudo de bom pra voc também.

jcesardutra disse...

Guilherme eu tenho duas fêmeas que vai tudo bem até os filhotes começarem a colocar a cara ora da caixa, daí ou ela tenta matar o macho (pai) ou começa a atacar os próprios filhotes. Neste momento eu á retiro e deixo que o macho termine de criar sozínho.

jcesardutra disse...

Guilherme temos sempre que estar atento, pois elas estão sempre nos surpreendendo.

guilherme disse...

ah, obrigado, eu ainda n sei se meu periquito está com a muda francesa, pois ainda n cresceu as penas, a muda francesa é contagiosa??? pois eu tenho um casal que fica junto com ele!

guilherme disse...

ah apenas o peito dele está meio peladinho, mas estao em gaiolas separadas, mas muito próximas, tipo aquelas gaiolas viveiro, bem grandes, estao encostadas!
outra pergunta, de tanto minha femea ficar dentro do ninho criando e criando, ela já está ficando meia estranhinha, como posso explicar, ela tem dificulade de locomover , está muito fraca, ela apenas teve 1 cria, chocou uns ovos por uns 18 dias depois os abandonou e agora está com 2 ovos a uns 10 dias, posso retirar os ovos e fazer uma especie de chocadeira com luzes, mexendo de tempo em tempo os ovos, ou tem chocadeiras especiais p/ periquitos???
nao posso deixar ela + no ninho se nao axo que ela vai ficar + fraca a cada dia e vai morrer!!!

jcesardutra disse...

Se ele ficar bastante despenado e não empenar mas então deverá ser afastado por conter a doença. Mas se as penas voltarem com o tempo, pode se tratar de um outro problema mais simples e daí tudo bem.

jcesardutra disse...

Guilherme o problema será conseguir esta chocadeira e chocar estes ovos, além disto tem que alimentar na mão quando nascerem. Se voce conseguir isto será um grande feito e só um criador entusiasmado faria isto, deves tentar. Porém quanto a fêmea, realmente terá de ser afastada por um tempo de dois meses e o melhor para ela é ficar em uma gaiola grande ou um vveiro para se exercitar bastante e voltar a boa forma. Ela tem que ficar num lugar sem caixa ninho senão ela se enfia numa caixa de novo.

guilherme disse...

julio. julio me ajude é uma emergencia, por favor, minha femea de tanto ficar no ninho está fraquinha, sempre fiquei com muito dó de jogar os ovos fora, entao pensei em esperar eles nascerem e eu mesmo cuidar dos filhotes, mas hj ela apareceu deitada no fundo da gaiola, cheguei perto e ela tentou até subir, mas , está muito fraca mesmo, pensei em coloca-la em uma caixa de papelao e trata la, isso é o certo a se fazer???? rápidooo

jcesardutra disse...

Guilherme faça isso imediatamente senão ela morre. Compre se conseguir encontrar revitalizante da Alcon ou nalyte. Coloque na água, prepare bem pouquinho para não desperdiçar e troque a água com o medicamento diariamente por uns quinze dias no mínimo. Não coloque muito medicamentos, faça conforme a orientação da bula. Se no início ela estiver com dificuldade para beber ou comer trate na mão, ponha aos pouquinho bico a baixo. Coloque a fêmea em um local quente, sossegado e co poca laridade, só o uficiente para enxergar a água e a comida. Mecha o mínimo com ela.

robson disse...

machos trocam caricias, e as femeas?

jcesardutra disse...

Robson os machos trocam carícia com mais intensidade que as fêmeas.

JOSÉ PIRES disse...

BOA TARDE PRECISO DE MUITA SUA AJUDA
INFELIZMENTE MEU PERIQUITO FALEU ESTAVA MUITO VELHO ,DEIXOU SUA FEMEA E SEUS 2 FILHOTE QUE ACABARAM DE NASCER..
A FEMEA É JOVEM SERÁ QUI ELA CUIDARA DE SEUS 2 FILHOTES QUE APENAS TEM SÓ 1 DIA DE VIDA POIS UM DELES JÁ NOREU??
ME AJUDE POR FAVOR.
MUITO OBRIGADO..

jcesardutra disse...

José Pires normalmente ela deveria alimentar e criar os filhotes sozinha, mas voce tem que estar atento examinando o papo dos filhotes para ver se tem alimentos. Se não tiver voce terá que alimentá-los na mão pelo menos nos primeiros dias senão eles morrem de fome. Depois de uns dias eles ficam mais fortes e pedem comida á fêmea que logo começa a alimentar. De uma olhada no blog "criadouro f13", ele tem um artigo sobre como alimentar filhotes novinhos na mão, tem bastante fotos e mostra passo a passo.

Ricardo farias disse...

Bom dia...
Gostaria de saber se podemos acasalar periquitos gigantes, padrão ingles com periquitos normais??
muito obrigado!!!

jcesardutra disse...

Ricardo eles são a mesma ave então não há problemas além da dificuldade de um macho inglês conseguir galar uma fêmea muito pequena e vice-versa.