Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Criação de periquitos: Acasalamento ético.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Depois de cumprida toda a etapa de preparação dos periquitos para um período de reprodução, é só colocá-los em um local adequado e em seguida aparecem os primeiros ovos. Primeiros de uma série de cinco seis e algumas vezes até mais. As periquitas colocam a cada dois dias e levam dezoito para chocar. Após esta data surgem os filhotes e o ciclo fica completado.


Como muitos casais são juntados não levando em conta a preparação anterior, nem se sabendo nada a respeito deles, começam então os problemas e as queixas. Imaginemos uma fêmea que teve quatro ou cinco rodadas de posturas choco e criação dos filhotes e em seguida vendida a uma loja de pássaros. O dono da loja não sabe nada a respeito dela e vende para uma pessoa que imediatamente á coloca com um macho e se enche de esperanças na expectativa de filhotes. A pobre fêmea exausta, sem tempo para recuperação e sem condições fisiológicas nenhuma, recomeça novo período de criação agravando o seu estresse.


O que vemos são estas pobres fêmeas pondo um ou dois ovos e interrompendo a postura, algumas vezes conseguindo colocar ao mundo um ou outro filhote e depois matando. E o mais comum é ouvirmos depois da tragédia alguém dizendo “esta fêmea não presta”. Eu diria que este criador é que deveria mudar de robie. Antes de colocar um casal de periquitos para reproduzirem devemos fazer um check-up completo e procurar comprar sempre de um criador para que possa nos passar todos os detalhes sobre as aves.


“Quem lê os artigos do blog vidadeperiquito não compra gato por lebre, e não tenta criar de forma irresponsável.” Boa sorte!


Leia mais:

PREPARAR PARA REPRODUZIR.
Problemas com a reprodução dos periquitos.
PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I
DICAS DE CRIAÇÃO
Criação de periquito australiano

95 comentários:

bruno disse...

oi sou novo aqui eu tenho um periquito verde de caruncula azul e um azul de caruncula marrom sao um casal? eles ficam se coçando mas o de azul que eu acredito ser a femea so bica o ninho ainda nao entrou nelee as vezez o verde que acredito ser o macho se sequiva da femea quan do lea chega perto oque isso quer dizer? vai demorar muito para eles acasalarrme? eles nao brigam se deao bema e quanto tempo demora para um casal acasalar depois que os juntamos?

jcesardutra disse...

Bruno depende de casal para casal mas no máximo em duas semanas eles estarão namorando, tenha calma.

carry disse...

um periquito pd cruzar com uma calopsita?

jcesardutra disse...

Nunca ele pode é ser engolido por ela. Não devem ficar juntos é perigoso para ele.

Marlon disse...

Boa tarde Júlio,
No caso de um casal numa gaiola, durante o período da postura dos ovos até o nascimento dos filhotes, é recomendável que a gaiola fique em um local fixo ou podemos mudá-la de posição, como por exemplo colocando-a na rua durante o dia e dentro de casa à noite?. Abraços.

bruno disse...

julio outras duvidas, a femea fica fazendo uns movimentos que parece querer dar comida ao macho e as vezez ele se esquiva dela, ele ainda nao parece muito interessado, isso é normal? porque ela faz isso? e quais sao os sinais de que o casal esta formado e querendo a acasalar?

jcesardutra disse...

Bruno provavelmente ele é muito novo ou não está interessado nela, acontece. Nestes casos eu troco o macho.

jcesardutra disse...

Marlon se ficar movimentando a gaiola, ou os ovos vão se estragar, ou a fêmea vai abandonar o ninho por sentir insegurança, (medo). Mas vale ficar todo o tempo dentro de casa, próximo a uma janela.

paulo henrique disse...

como fazer meus piriquitos terem filhotes

jcesardutra disse...

Paulo Henrique se você acasalar um macho e uma fêmea com mais de oito meses de idade, colocar uma caixa ninho e os colocar em uma gaiola não muito pequena eles criam. Sê a criação for num viveiro eles criam melhor e mais rápido. Consulte os artigos publicados neste blog a respeito de criação em colônias.

jacyra disse...

eu tenho um casal de piriquitos ja fazem 8 meses que estao juntos ele ja teve duas posturas mas os ovos nao tem filhotes nao nascem, o que pode ser?

jcesardutra disse...

Jacyra ou a fêmea fica todo o tempo dentro do ninho não deixando o macho galar ou o macho está infertil. Talvez idade.

mirelle leite disse...

ola tudo bem???
como fasso pra ele nao voar tem como cortar as azas dele,ou fazer algo??
quero andar com eles no meo ombro.

jcesardutra disse...

Mirelle alguns filhotes ao sair do ninho apresentam falta temporária das penas grandes da asa e da cauda. Estes filhotes podem ser amansados e criados soltos, pois por alguns meses não vão conseguir voar mesmo. Na casa de criadores de periquitos sempre encontramos algum assim e eles vendem mais barato, pois isto é um defeito e tem alguns periquitos que demoram muito mais para empenarem atrasando assim a venda. Mas cortar as penas ou arrancar as maiores para eles não voarem é maldade e pode até ser processado pelo pessoal da proteção aos animais, eu não recomendo. Você pode até comprar um filhote bem novinho e amansar em uma gaiola ao ponto dele vir comer na sua mão e até soltar dentro de casa, mas ele tem asa é para voar não é? Abraços, Julio.

Emerson Guimarães disse...

Olá,...............lembra do meu probleminha? Todos os filhotes morreram, hoje morreu o último que já estava garandinho, aquele que eu falei que eu achava que estava comendo só pãp molhado.................mas tudo bem.

Agora estou aki para tirar mais uma dúvida...............esse casal, será que assim que nascerem os filhotes eu posso separar os macho das fêmea?

marcos disse...

vem ca ja tem dois dias e vc ainda não respondeu minha pergunta poxa ve se voce seja mais rapido

marcos disse...

ola eu queria saber, eu tenho um casa de periquitos que sao irmãos e ja tem quase um ano(11 meses) eles ja se acasalaram 2 vezes a primeira a femea botou 3 ovos e nao nasceram nada na segunda ela botou 8 e tambem nada ela ficava dentro do ninho mais de 30 32 dias e nunca saia nada entao eu queria saber oque poderia estar acontecendo com eles para não nascer , e se irmaos podem ter filhotes

jcesardutra disse...

Marcos tem que trocar este macho e eu já respondi há uns dias atrás. Eles devem vir de acasalamentos sucessivos dentro da mesma família. Isto diminui dráticamente a fertilidade do macho. Valeu?

ton disse...

Oi tudo bom ,eu gostaria de saber por que os meus periquitos não reproduzem ,
Eu tenho um casal de periquitos que ate agora a fêmea já teve 3 postura com uma tendência 4 a 6 ovos , mais não nasce os filhos o que será q acontece ? e o problema é de qual dos dois ? e o que devo fazer ?

marcos disse...

muito obrigado ta ok e olha eu fui numa loja de animais e um moço me recomendou um remedio um tal de avitrin calcio e mandou botar 20 gotas na banheirinha deles isso deveria fazer com que os filhotes nascessem seria isso bom para eles ?

ton disse...

obrigadoo

jcesardutra disse...

É bom sim Marcos, mas não relaxe a alimentação.

anderom disse...

gostaria de comprar casais como eu fasso

jcesardutra disse...

Anderom eu crio somente periquitos de exposição (antes se chamavam padrão inglês) vendo filhotes algumas vezes, porem só aqui em minha casa, em Florianópolis.

willian disse...

os meus periquitos começaram acasalar hoje daqui a dezoito dias nasce os primeiros filhote qual a alimentaçao correta devo dar aos filhotes por favor me responda

jcesardutra disse...

Willian os filhotes de seu casal começarão a descascar o ovo 18 dias após a postura de cada um. Portanto o primeiro 18 dias o segundo 20 dias e assim sucessivamente pois ela põe a cada dois dias. Porém desde já o casal deve começar a receber uma melhora na alimentação para uma boa postura e boas condições físicas para chocar e criar os filhotes. Por exemplo: água limpa, couve,areia limpa,(muito importante para a digestão), mistura equilibrada com alpiste painço niger e aveia. E mais uma farinhada para pstacídeos (aves de bico redondo) que vendem no varejo e 200 gramas custam 1,40+ ou menos e dura duas semanas para um casal. Valeu?

marcos disse...

de novo eu pesso seja mais rapido

marcos disse...

qual e a alimentaçao exata a dar para os dois

Emerson Guimarães disse...

Olá, lembra do probleminha que tive com meus periquitos? È, ela colocou 7 ovos e hoje 10/11/2008, nasceu o primeiro filhote.................e aí, depois que nascerem todos os filhotes, devo separar o macho (para que ele não como as penas dos filhotes) ? Pô, quando os filhotes estão MAIORZINHOS eles colocam os filhotes fora do ninho e não dão mais comida para eles.............HELP, o q devo fazer, separo ou não.......................e para ele para de comer as penas dos filhotes, oq fazer?

jcesardutra disse...

Emerson Guimarães intensifique a variedade de alimentos, de cálcio e mais um revitalizante tipó alcon. Só separe se e quando ele começar a fazer de novo. Se for bem alimentado e vitaminado talvez não faça.

Emerson Guimarães disse...

vlw............já estou dando o revitalizante..................comprei tbm aquele osso, parece um osso.............é cálcio, né? tbm estou dando aveia, JILÓ e Chicória.................oq posso dar mais?

marcos disse...

qual e a alimentaçao exata a dar para os dois ?

Emerson Guimarães disse...

lw…………já estou dando o revitalizante………………comprei tbm aquele osso, parece um osso………….é cálcio, né? tbm estou dando aveia, JILÓ e Chicória……………..oq posso dar mais?

jcesardutra disse...

Emerson tá ótimo, não esquece de areia limpa.

jcesardutra disse...

Marcos não existe uma comida exata, devemos procurar oferecer uma ração equilibrada, com mistura variada de grãos e sementes e completar com farinhada pronta que contém ovo desidratado. Dar fôlhas verdes e não esquecer de areia e água limpa.

Emerson Guimarães disse...

DESCULPE, mas qual seria a finalidade da areia limpa?

Emerson Guimarães disse...

E em relação de tirar o macho quando acabar de nascerem os filhotes, oq vc acha? devo fazer isso?

yago disse...

oi... eu gostaria de tirar umas duvidas eu ja tenho um casal de piriquitos ah mais de 2 meses e meio, quanto tempo demora pra eles acasalarem e o que eu posso fazer pra ajudar ???

yago disse...

ah

e a femea ja entrou no ninho o macho que non que entra porque sera??

GILMAR disse...

OLA GOSTARIA DE SABER PQMEU MACHO RETIRA ALGUNS OVOS DO NINHO E DEIXA APENAS UM PARECE Q ELE ESCOLHE ... JA ESTA NA TERCEIRA VEZ ISSO ELES SO TIRAM UM FILHOTE POR ANO OQUE EU FAÇO ME AJUDE

mara oliveira disse...

Bom dia júlio...eu não sei o que ouve com duas perguntas que fiz a vc.Eu não acho nem as perguntas nem as respostas.srsrsrrsrMas deixa pra lá!
Minha fêmea está na segunda postura,da primeira vez foram seis ovos;todos ficaram líquidos por dentro;tirei a caixa e deixei fora 10 dias ai ela voltou a procurar meu cesto de roupas,então devolvi a caixa e foi automático o retorno dela. Agora já está com quatro ovos de novo,eles se dão muito bem...ele alimenta ela toda hora no ninho,coça ela quando ela sai,vigia ela( me beliscando quando eu mecho na gaiola)mas não cruzam(ele só sobe na ponta do rabinho dela,mas ela anda e ai não dá certo)Tentei esperimentar outros dois machos com ela,mas ela bateu neles;só não bate nesse que é criado com ela desde que eram filhotes.Me ajude a ajudá-los na reprodução.Sou apaixonada por eles,e gostaria de ter um filhote deles! Tem alguma coisa que eu possa fazer?Algum remédio que eu possa dar pra foguear?Me oriente Júlio.Aguardo anciosa as suas respostas.Abraço

willian do nascimento disse...

o meu periquito femea esta com 6 dias de choco eu queria saber se e normal
e normal mesmo com esse tempo de chocoela acasalar ate 3 vezes no dia
e tambem minha casa encontrasse em obras e barulho odia enteiro pessoas passando perto da gaiola e seisso prejudica o ciclo de choco da femea emesmo com essa barulheira toda ela continua firme chocando os ovos

jcesardutra disse...

Mara será que eu entendi bem? Eles estão soltos dentro de casa? Para procriação ele tem que ficarem fixos em um viveiro ou uma gaiola. E não mais saírem de lá até estarem com os filhotes. Daí poderás soltar um, deixar dar umas voltinhas e depois coloca de volta na gaiola e então pode soltar o outro um pouco, mas só depois que estiverem com filhotes e bem grandinhos. Se não for este o caso, e mesmo assim a fêmea não estiver deixando ele galar, aí sim é problema, pois tem fêmeas que fazem isto. Tem umas que se escondem todo o tempo na casa e põe os ovos sem que o macho fertilize. Neste caso se quiser filhotes só trocando a fêmea mesmo.

jcesardutra disse...

Willian a barulheira incomoda sim, mas o pior é a martelada na parade e os fogos de artifícios (foguetes) isto sim acaba com os filhotes dentro do ovo. Quanto a acasalar mesmo estando chocando é normal e provavelmente vai por mais.

HERICK disse...

Oi julio estou com um novo casal de periquitos, e a femea estava choca e colocou ovos, mas ela comeu todos os ovos.
O que eu devo fazer?
OBRIGADO...

HERICK disse...

Meu casal de periquitos são de cores bem diferente;
O macho é verde forte e a femea é branca com manchas azuis.
Há minha femea quando colocou seus ovos colocou 11 ovos em uma postura só, porque tantos ovos, esta acontecendo alguma coisa com eles.

jcesardutra disse...

Herick as pequenas australianinhas podem por tantos ovos, é normal em muitas fêmeas desta espécie. Em 1999 eu tive uma que colocou 12 e descascou 11, morreu um e ela e o macho trataram de 10. Não é muito comum mas acontece. Nestes casos temos que oferecer uma alimentação variada com muito ovo cozido, farinhadas, couve, milho verde na espiga e mistura rica em sementes, não esquecendo de areia limpinha para uma boa digestão. Tem que vitaminar a fêmea para se recuperar deste desgaste e necessita de um revitalizante tipo alcon, senão na próxima ela bate pino.

jcesardutra disse...

Herick isto de comer ovos denota uma carência de vitaminas e cálcio por parte das aves. Tem que ver se foi ela mesmo que comeu, pois em ambientes onde outra fêmea pode ir até a caixa dela, normalmente faz este tipo de coisas. mas se não tem como outra ir até lá então é falta de nutrientes mesmo. Eu daria um vermífugo tipo avitrin conforme a bula e depois dava um revitalizante alcon, isto vai fazer com que ela recupere tudo que perdeu na postura e por algum verme também. Isto também pode ser um sintoma de verminose. Valeu?

HERICK disse...

Obrigado Julio.
É muito legal o seu blog.

HERICK disse...

Para que areia, e o que é revitalizante tipo alcon.

HERICK disse...

Julio vc tem telefone
Para no conversarmos sobre compra e vendas de periquitos.
Eu não consigo mandar a foto dos meus periquitos para vc.
Mande o número do celular para eu lhe enviar a foto pelo cel.
mande o residencial para nós nos falarmos.
Meu e-mail é herickailton@hotmail.com
Obrigado

Emerson Guimarães disse...

REPETINDO A PERGUNTA:

E em relação de tirar o macho quando acabar de nascerem os filhotes, oq vc acha? devo fazer isso?

jcesardutra disse...

Emerson acho que deverias esperar crescerem mais e só retirar se houver alguma ameaça.

Rafael disse...

Bom dia, eu gostava de saber que a partir de que idade é que os periquitos podem acasalar?? e se teem alguma epoca do ano em especifico ou pode ser em qualquer altura???
agradecia uma resposta...obrigado :)

jcesardutra disse...

Rafael acasalar só pra ficar juntos eles acasalam desde muito cedo pois são aves que adoram companhia e na natureza vivem em bandos. Até aí sem problemas mas para querer filhotes, só devemos colocar a caixa ninho quando tiverem mais de 8 meses, sendo o ideal 10meses para os australianos.

Eliel Silva disse...

julio eu tenho dois periquitos um eu tenho certesa que é macho mais o outro ou a outra eu não sei o outro tem o bico meio azul é meio branco o criador que me vendeu disse que era femea. mais os meus vizinho que tb cria periquito fala q é macho.ele/ela é macho ou femea?
obrigado

jcesardutra disse...

Qual é a cor dele? Se for um normal verde, azul ou cinza, e a cera for azul fraquinho com os buracos das narinas tendendo a branco então é fêmea. Se me mandares a foto da cara dele poderei te ajudar melhor.

Emerson Guimarães disse...

Ameaça só ocorre quando os pais já colocam eles para fora do ninho e a fêmea já coloca ovo..............e quando chega essa hora de colocar os filhotes fora do ninho..............os filhotes estão totalmente como as costas peladinhas...........depois não conseguem sobreviverem. Acho tirar o macho, vc não concorda?

italo augusto disse...

eu tenho um casal de piriquitos ...a femia colocou 5 avos e os cincos nascerão....só que ja morrerão dois filhotes e eu coloquei a não com cuidado no ninho pra retirar os que morreram..fiz certo ou errado?...só restão três agora....oq posso fazer pra garantir que eles não morram? todo dia eu olho pra ver se ta tudo bem, se não morreu nenhum...eu estou certo ou errado em fazer isso? tenho outra pergunta..o ninho esta cheio de fezes, um monte de bolinhas brancas secas....eu devo limpar..ou deixo como esta?

jcesardutra disse...

ìtalo podemos até retirar a caixa ninho do lugar e limpar tudo, depois devolver. Podemos manusear sem problemas os filhtes pois os periquitos não regeitam por issso. Eu coloco os filhotes em uma cambuca forrada com um paninho para não se machcarem e depois da faxina eu os devolvo para a caixa e a caixa para a gaiola. Se as fézes estão secas então não tiveram diarréia, muitas vezes o casal não tem experiência em alimentar os filhotes e deixam morrer, mas na próxima ninhada já melhoram. Muitos criadores ajudam a alimentar os filhotinhos nos primeiros tres a quatro dias e deppois fica mais fácil para a fêmea iniciante. Dê uma olhada na internet o seguinte endereço : criadouro f13 ele mostra a cena de um filhotinho sendo alimentado pelo criador. No ítem dicas e palpites.

marcelo bueno disse...

ola, boa tarde gostaria de tirar uma duvida.
3 dias atras fui olhar a casinha do meu casal de periquitos e encontrei
doi ovos. . Mas durante a semana percebi que quem está chocando os ovos é o macho. Será que você pode me explicar este fato? Obrigado, desde já.

jcesardutra disse...

Marcelo este macho deve ser ótimo para a criação, mas não estava chocando pois isto é tarefa da fêmea. Eles ficam ali como que protegendo e dando um apoio a fêmea, é normal.

Célia disse...

Bom DIa,

Tenho 2 periquitos há 3 anos e venho pensando em soltá-los. O que você acha? Sinceramente, acho que serão mais felizes soltos...

jcesardutra disse...

Célia se eles são australianos com certeza morrerão se soltares ou serão pegos por alguém ou por algum predador quando estiverem bastante enfraquecidos e famintos ,então não saberemos como estas pessoas o tratarão. Os periquitos australianos não se adaptam a nossa natureza e não tem defesas contra os predadores. Serão alvos fáceis para qualquer gavião ou coruja faminta. Te aconselho a procurar em uma escola, parque, zoológico, parque florestal ou qualquer outro lugar onde haja um viveiro bem grande e ofereça para soltá-los lá. Terão companhias, comidas e bastante espaço para voar. Valeu?

Célia disse...

Boa Tarde,
Obrigada pela resposta. Mas como vou saber se meus periquitos são australianos?

jcesardutra disse...

Célia neste meu blog está cheio de fotos de australianos e ingleses, de uma olhada. Valeu?

lucas disse...

o senhor poderia me dizer a época de acalazamento de periquitos australianos?por favor...

jcesardutra disse...

Lucas eles criam em todas as épocas, bastam estarem saudáveis e serem adultos. devemos evitar os meses muito frios no sul e os muito quentes. Devemos respeitar também se estiverem fazendo a muda de penas.

Emerson Guimarães disse...

Olá, lembra do meu problema? Se liga só, separei o macho da fêmea, isso pq ele começou a comer as penas que ficam abaixo da asa, logo que vi separei o macho da fêmea, tinha um filhote novinho, ele escapou, as penas estão crescendo normalmente................são três filhotes, estão lindos, não poderia dizer o mesmo se o macho estivesse junto com eles.......................o primeiro filhote tem hoje (08/12/2008) 28 dias..........o último nasceu 10 dia depois.................................Me diz uma coisa, com 1 mês, ele deve sair do ninho, correto?


Vou tirar uma foto deles e enviarei para vc........................quando o último sair do ninho juntarei o macho com a fêmea.

jcesardutra disse...

Emerson é isto mesmo, é só esperar.

Emerson Guimarães disse...

Posso te mandar a foto dos 3?

ricardo junior disse...

eu tenho um casal de periquitos .o macho ja acassalou com a femea mais eu quero saber quanto tempo que demora para ela colocar os ovos

jcesardutra disse...

Ricardo isto é muito relativo, mas se tudo estiver certo em três ou quatro dias terá ovos. Algumas vezes demora mais. Na natureza não existe uma resposta matemática, nós é que temos que fazer a nossa parte corretamente.

marta disse...

Julio posso acasalar uma fêmea com dois machos? pois tenho 4 machos queria conseguir filhos de dois. Pensei em separar um macho com a fêmea em dias alternados ? será que desse jeito nasce filho dos dois?

Emerson Guimarães disse...

Ao Exmº Sr.

Gen Div Gilberto Rodrigues Pimentel

jcesardutra disse...

Emersom quem é o general?

erick disse...

oi eu tenho um casal de piriquito mas quando a femea entra no ninho o macho bate nela e ela sai o que devo fazer ?

jcesardutra disse...

Erick acredito que sejam duas fêmeas, pois os machos ficam chamando a fêmea para dentro da caixa e nunca o contrário. Se não tiveres certeza me manda uma foto da carinha delas para o meu e-mail que eu poderei te ajudar. jcesardutra@yahoo.com.br

Emerson disse...

Cesar, estou aki que d volta........lembra do meu probleminha? Aquele que o periquito macho comia as penas dos filhotes.................sabe o que fiz? assim que nasceram os filhotes eu esperei dar + ou - uns 15 dias..............depois disso eu tirei o macho e a fêmea criou os 3 sozinha...............os filhotes cresceram super saudáveis.......................e logo depois que os filhotes sairam do ninho eu peguei o macho e coloquei de volta na gaiola com a fêmea......................nossa ela ficou doida quando viu o macho e o macho tbm ficou super doido...............ele já foi trepando e mandou brasa......................a fêmea colocou 6 OVOS e nasceram 5 filhotes........................agora só estou esperando fazer mais ou menos uns 18 dias e voltarei a separar o macho.........................e por aí vai.

jcesardutra disse...

Emerson é isto mesmo que se faz, tem que observar o que acontece e agir de maneira certa. Não só foi bom para os filhotes como foi mais proveitoso para a próxima ninhada. Só não te esqueças de depois de tres ou no máximo quatro ninhadas dar um descanso técnico de 60 dias para a fêmea descançar senão ela estoura e não prestará mais. Neste período se retira o ninho e se aproveita para dar vrmífugo e revitalizante. É ideal ter um viveiro maior que a gaiola para colocá-los para voar, onde se exercitarão tomarão banhos e ficarão melhores para a próxima temporada, não esuecer também de caprichar na alimentação. Parabéns e um abração.

Emerson disse...

Eu é que te agradeço................vc me ajudou bastante......brigadão mesmo.............mais uma coisinha..............quando eu der o descanço para a fêmea tirando o ninho.............devo fazer isso com o macho junto com a fêmea? ou deixo ela numa gaiola e o macho em outra?

jcesardutra disse...

Emerson eu tenho vários casais os machos ficam em uma voadeira esperando a vez e as fêmeas em outra, quando quero acasalar coloco a fêmea na gaiola, depois de uns tres ou quatro dias coloco a caixa e depois que ela estiver entrando na caixa, sem pressa eu coloco o macho. Parece mais demorado porém a aceitação é bem mais tranquila e começam imediatamente a criar. Se tiveres só um casal parece mais trabalho ter um em cada gaiola, mas a fêmea descansa muito mais.

Emerson Guimarães disse...

Vou fazer isso, mais uma vez te agradeço de coração...................mais uma coisinha, sabe aquele periquito que vc colocou como sendo o periquito mais colorido de 2008? Nessa minha ninhada..........nasceu um muito igual a ele, muito igual mesmo.................se vc quiser posso te mandar a imagem dele...............................sabe que nessa mesma ninhada nasceram 3 filhotes totalmente de cores diferentes e nessa que tem 5 filhotes no ninho todos eles são numa variação de cores incríveis..............vou tirar uma foto desses filhotes e logo em seguida te enviarei.............fique na PAZ.

lauri medeiros disse...

tenho um casal d periquito australiano criando pela primeira vez ela pos 7 ovos e descascou 6 estao com 15 dias mas agora cada vez que ela sai do ninho o macho bate muito nela ate q amesma retorne au ninho porque isso esta acontesendo o q devo fazer? separo o macho e deixo a femia criar os filhotes so?

jcesardutra disse...

Lauri se ela esta alimentando os filhotes então separa o macho e deixa ela terminar de criar sozinha. Como são muitos filhotes deves ajudar a alimentá-los na mão. E coloca na gaiola comidas que facilitem o trabalho dela, tipo farinhada pronta pura e f. pronta com ovo cozido e amassado junto mais cenoura e beterraba ralada. Coloca também milho verde ma espiga e uma mistura com aveia alpista niger e painço. Se não ajudar fica difícil para ela e pode gerar filhote fraco, mal alimentado.

MICHEL BORGES disse...

olha eu tenho um casal de periquitos j[a faz 5 meses s[o que a femea nunca entrou dentro do ninho e eu nunca vi os dois acasalando o que eu faco
e o macho tinha outra femea s[o que eu separei ele e coloquei com essa que eu comentei sera que e isso q esta interferindo a femea acasalar
e preciso colocar outro macho com ela

me responda
obrigado

jcesardutra disse...

Michel muitas vezes eles tem dificuldades em aceitar outro parceiro, nestes casos eu deixo a fêmea sozinha em uma gaiola com uma caixa ninho e o macho em outra gaiola. Quando ela estiver entrando na casinha então eu coloco o macho (mais ou menos uma semana) e ela aceita mais fácil. Tem que ter certeza se realmente são um casal pois as vezes eles nos enganam.

Emerson Guimarães disse...

jcesardutra, me diz uma coisa...........depois que a periquita tirar os filhotes eu posso substituir o ninho? tem algum problema?

jcesardutra disse...

Emerson só se pode substituir a ninheira antes que ela comece a por, ou logo depois que os filhotes estejam grandes e comendo por conta própria, ela não ceita outra caixa se já estiver com ovos ou filhotes pequenos.

Emerson Guimarães disse...

é isso que eu vou fazer, assim que eu separar os filhotes esperarei uma semana e só aí ue colocarei a outra ninheira.

jcesardutra disse...

Emerson é isto mesmo, espere os filhotes crescerem, sairem da caixa e depois voce troca por outra maior.

Unknown disse...

OI
eu tenho uma casal de periquitos, a femea entra no ninho o mahco vai la da comida pra ela, mais ainda nao vi ovos, e ela tambem nao fika a maior parte do tempo la dentro!

Julio Dutra disse...

Willian este período em que o casal fica neste entra e sai do ninho se chama preparação e construção do ninho. É mais ou menos um namoro, um noivado e depois o casamento com lua de mel e filhos. Sê passar de um mês desconfie que ela "pode ser" velha.

Roberto disse...

ola tenho 10 casais de australiano
em um viveiro de 10 um macho cruzou com duas femeas e vingou 6 filhotes em cada pode deixar continuar se reproduzindo?

Julio Dutra disse...

Roberto o maior problema é que este macho não conseguirá alimentar os doze filhotes e acabará por abandonar uma das ninhadas. A fêmea precisa da ajuda do macho para se alimentar e receber água enquanto esta aquecendo os rebentos. Agora que os doze filhotes já estão nos ninhos o correto é o criador ajudar a alimentá-los. Deve usar uma seringa com um pedacinho de sonda ou cateter e colocar a papa alcon dissolvida com água diretamente no papo deles. Tem que disponibilizar alimentos que facilitem o trabalho dos pais. Deve ser oferecido milho verde na espiga, ovo cozido amassado com cenoura e beterraba ralada, folhas de couve, aveia, além da mistura de sementes.
O ideal é um macho para cada fêmea.