Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Resposta ao Leitor: OVO COZIDO


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Respondendo á pergunta do amigo Lucas eu diria que sim, ovo cozido é um bom alimento para pássaros e aves. Desde que tomemos os devidos cuidados na preparação e oferta.

O ovo cozido, ou toda mistura que levar ovo na sua preparação, pode permanecer exposto ao tempo por um período máximo de algumas horas. Depois disso, tem que ser retirado sob pena de adoecer os usuários. Ele fermenta muito rápido e desenvolve um meio de cultura ótimo para as bactérias. Portanto, deve ser oferecido uma quantidade suficiente para que seja consumido dentro de um período de duas horas no verão e quatro horas no inverno, aproximadamente.

Os periquitos não precisam comer ovo cozido durante o dia todo, basta que comam o suficiente para encher o papo e também o papo dos filhotes, depois disso já pode ser retirado da gaiola para que não acabamos por esquecer até o outro dia quando poderá acontecer o azedamento do ovo, isto causaria danos a eles se comecem.

Ovos devem receber um cozimento por 20 minutos, para que a avidina, uma substância da clara não prejudique a absorção da biotina, pois a falta desta poderá causar distúrbios neuromusculares. O cozimento da clara do ovo desnatura a avidina e abole a ativação de ligação á biotina. Portanto, o ovo de galinha tem que ser cozido em fogo baixo por 20 minutos (contar apenas o período de fervura). Um tempo de cozimento menor não neutraliza a avidina nem garante a eliminação de salmonelas. Um tempo de cozimento maior implica em perda de nutrientes. Desta forma, Lucas, ele pode ser oferecido com gema, clara e casca.



LEIA MAIS:


As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.


Alimentação de Periquitos


Como pegar os periquitos? (com as mãos)

Problemas com a reprodução dos periquitos.

9 comentários:

Lucas disse...

=D
vlw julio!!
cada dia que passa seu site fica melhor, e com mais explicações!
estou aprendendo muito com vc!
abraços

jcesardutra disse...

Valeu Lucas, sempre que precisar pode perguntar. Se eu não souber responder vou perguntar para alguém, pois ninguém sabe tudo e assim também vou aprendendo. Abraços Julio.

Jane disse...

Julio

Estou muito preocupada com meus periquitos. Foram cinco ovos na postura e os cinco vingaram, porém morreram quatro periquitinhos ja com umas duas semanas. O que restou não esta sendo alimentado pelos pais. O que devo fazer?

Aguardo ajuda, pois não quero que este que restou venha a morrer também.
Obrigada!
Jane Lange Porto Alegre

jcesardutra disse...

Valeu Lucas mas não esqueças de estudar pois há muito para aprender!

jcesardutra disse...

Jane é muito raro o casal não alimentar, mas as vezes acontece. Quando se tem outros casais com filhos em idades próximas podemos transferi-los, mas quando não, o jeito será fazer uma papinha e com o uso de uma seringa (sem agulha) vamos oferecendo delicadamente pelo lado do bico, se ele aceitar muito bem se não morre mesmo. Tem que ser analisado este casal, ver possíveis causas para não alimentarem, pois é raro. Por enquanto não tem outro jeito, quem sabe na próxima eles alimentam, senão tem que ser substituído para criação. Boa sorte!

llima disse...

desde que adquiri os meus queridos periquito, venho todos os dias lendo algo em seu excelentissimo blogue, tenho umas fotos que gostaria de lhe enviar ,pois tenho algumas duvidas .
não tenho tempo suficiente de acompanhar meus queridos, e notei que a minha femea esta com uma cor bem escura em cima do bico , sera que ela ja se acasalou?

jcesardutra disse...

LLima a cera fica marrom ou achocolatada quando ela está quente, pronta para acasalar e reproduzir, se tiver macho também pronto no local com certeza vai acontecer. Cuidado com espaços pequenos e mais de uma fêmea juntas, pois costumam brigar pela disputa de casas ninhos. Tem que ter espaço e várias casas sobrando.

Unknown disse...

Comprei um casal de periquitos para meu neto.... eu já tinha uma gaiola grande.... dessas que tem pés.... Para minha surpresa eles acasalaram.... agora estou com os pais e mais três filhotes lindos.... vem muitos pardais/tico-tico aqui em casa.... acho que por esse motivo percebi "piolhos" no ninho.... o que posso passar sem perigo algum de prejudicá-los....
Grata por sua atenção... Marília

Julio Dutra disse...

Marília existe no comércio de produtos para pássaros e aves um produto chamado piolhave. É um talco que deve ser colocado na gaiola, nos poleiros, na caixa ninho e nos periquitos. Sê tiveres dificuldades em encontrar podes usar “SBP” inseticida doméstico á base de água. Também deve ser colocado na caixa, na gaiola, nos poleiros e neles. Só que nos periquitos não deve ser direcionado o jato diretamente neles, agite bem o frasco e espirre o produto sobre um pedaço de papel, depois passe o produto expelido nos periquitos com o auxílio de um cotonete. Deixe por dois dias e depois coloque uma banheirinha com água para eles tomarem banho se quiserem. Uma boa idéia é sempre colocar umas gotinhas de iodo ou vinagre na água do banho (alternadamente), isto costuma evitar que os piolhos voltem.