Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Periquito muito gordo.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Muitas perguntas são feitas a respeito da alimentação das aves em cativeiros. A mesma resposta ou a mesma proposta não serve para todos os casos, a de se ter um pouco de bom senso e observação.

A idéia é alimentação bem completa, balanceada, porém existem alguns fatores importantes a ser observados. A ave, mesmo que temporariamente deve ficar em espaços maiores para que possa se exercitar, voar, gastar energia. Quando estão fora do período reprodutivo, devemos cuidar com sementes muito calóricas e até guloseimas a base de mel, etc. Só para voar em um viveiro ou em um gaiolão, pouca coisa mais que alpiste, painço, Níger, areia, folhas verdes e água fresca. Se estiverem criando filhotes, ai sim deve ser adicionado outros alimentos e farinhadas que facilitarão na tarefa de alimentar seus rebentos. O problema dos excessos na alimentação não é apenas estético, é muito preocupante pela saúde do animal, pois com toda certeza, um periquito muito gordo(a) não cria e pode até morrer subitamente com um ataque do coração. Este amigo aí da foto entrou em dieta até voltar ao peso normal.

Sementes como girassol e aveia são sementes que realmente fazem muito bem aos periquitos, porém devem ser usadas com moderação, nunca passando de cinco a dez por cento nas misturas . É claro que se estiverem alimentando filhotes então podemos dar mais aveia, assim como no período da troca de penas (muda) devemos dar mais girassol.


14 comentários:

Lucas disse...

boa dica essa!
gostei!
porém me surgiu uma outra duvida!
minha periquita ja esta pondo ovos, atualmente ja tem dois!
so que sempre que ela sai do ninho o macho tenta subir nela para copularem!
isso seria normal?!

jcesardutra disse...

Lucas, ele não sabe se todos os ovos que ela vai por já estão férteis por isso a natureza fica dizendo pra ele continuar, mas não tem problema é assim mesmo. Se ela achar que deve ela vai se submeter, senão é torcer para que não seja nescessário. Abraços.

Lucas disse...

obrigado pela dica julio
vou ficar observando!
abraços

Laura disse...

OLA!:) Meu periquito macho, desde há 2 ou 3 meses que tem o bico descascando, parecendo um fungo. Mal come e seu bico cresceu muito. Não sei o que hei-de fazer.
ME AJUDE! :'(

________
Laura

jcesardutra disse...

Laura, provavelmente se trate de sarna. É fácil de curar, colocando o inseticida doméstico SBP a base de água. Devendo para isso direcionar o jato sobre um papel limpo e depois com um cotonete ou um palito, passar o material nas lesões do bico e do corpo se houver. Com algumas aplicações sara rapidamente, caso contrário mostrar a alguma pessoa profissional da área. Quanto ao bico crescer muito, deve ser lixado ou mesmo cortado a ponta que está muito grande cuidando para que não sangre, caso aconteça passe iodo. Observar se ele está se alimentando, se não estiver, ofereça também alimentos moles para facilitar no início. O ideal é que uma pessoa mais experiente analise antes, porém se não tiver ninguém pode fazer que só vai ajudar. Boa Sorte!

Lucas disse...

oh julio,
posso dar ovo cozido aos meus periquitos?!
se puder, o ovo inteiro ou so a gema ou a clara?!
abraços

jcesardutra disse...

O ovo é um ótimo alimento para eles, porem deve ser cozido por 20 minutos, para que a avidina, uma substancia da clara do ovo não prejudique a absorção de elementos importantes. Ovo de galinha tem que ser cozido em fogo baixo por 20 min. (contar apenas o período de fervura). A clara de ovo contém uma proteína chamada de avidina, que se liga a biotina muito ativamente. A avidina é um fator anti-nutricional, que atrapalha a absorção de biotina, cuja deficiência poderá causar distúrbios neuromusculares. O cozimento da clara de ovo desnatura a avidina e abole a atividade de ligação à biotina.
O ovo deve ser cozido por 20 min. (fervura em fogo baixo). Um tempo de cozimento menor não neutraliza a avidina nem garante a eliminação de salmonelas. Um tempo de cozimento maior implica em perda de nutrientes. Pode dar com clara gema e tudo, até a casca. Felicidades.

rachelle disse...

olá,comprei um casal de periquitos ontem e estou notando q a femea nao para de comer,é normal?

jcesardutra disse...

Rachele as aves são os animais mais vorazes da terra, elas comem todo o tempo.

rachelle disse...

oi,muito obrigada pela resposta,sabe, eu amo animais e estou com pena deles ficarem na gaiola o tempo todo,estou querendo cortar suas asinhas (com alguem q saiba) ,para deixa-los mansinhos e carinhosos,e eles poderem ficar mais livres algumas horas do dia,oq vc acha?

jcesardutra disse...

Rachelle não sei se eles vão encarar isto como liberdade porque liberdade para eles é voar. Se você tivesse um local tipo um viveiro para colocá-los de vez em quando seria melhor. E quando as pessoas cortam as penas das asas geralmente eles ficam expostos a acidentes. Caem de lugares altos, ficam a disposição de gatos, cachorros, etc. É muito relativo.

rachelle disse...

sabe ..eu fiquei triste pq antes de vc responder eu fui num pet shop e o moço cortou uma asa só dos dois (casal) soltei um de cada vez,fiz o maior agrado,mas eles ficaram tensos...comprei na seg. dia 01 e o dono me disse q eles tinham entre 4 e 6 meses no max. ,por isso achei q se cortasse, eles sendo novos se acostumariam,mas levei em outro lugar pra cortar as asas e o moço me disse q eles ja tem 1 ano e meio,estou chateada pois queria novinhos,eu nunca tinha comprado um,é q esses dias eu fui num pet shop e tinha um la solto ,a coisa mais linda veio no meu ombro e a moça me disse q ele foi criado assim desde novinho..agora os meus ja tem mais de 1 ano,acho q nao vao mais se acostumarem a ficarem soltos e dados..o jeito agora é eu comprar bem novinhos e com gente confiavel..obrigada!

Anônimo disse...

Oii Boa Tarde eu tenho um casal de periquitos e me disseram que se corta as asas da fêmea ela não botaria ovos. Eu tbm queria saber como eu posso saber que o periquito fêmea está querendo por ovos? Obrigado pela atenção bjss.

Julio Dutra disse...

Um periquito com asas cortadas não deve ser utilizado para reprodução, com certeza vai trazer problemas.
A fêmea até será capaz de por, mas como vai fazer pra chocar?
Asas cortadas pra mim é uma forma de mutilação da ave, eu sou contra, mas tudo bem, cada um escolhe seu bichinho de estimação. Acho melhor ter um Hamster.

Quando uma fêmea está acasalada e tem caixa ninho na gaiola ela vai começar a roer a caixa por dentro e isto é um sinal que está arrumando o ninho par por.