Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 20 de julho de 2008

PERIQUITOS - Aves ou pássaros?

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês



“O simples fato de possuir penas é suficiente para definir uma criatura como ave”. Desta forma podemos concluir que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros.



Não está relacionado com o tamanho como se pensa: os pássaros são aves pequenas, pois a rolinha é uma ave, e sendo da família dos pombos é ave igualmente á galinha.


Todos os vertebrados providos de penas são aves, inclusive os pássaros, porém os pássaros pertencem a um grupo zoológico bem caracterizado constituindo a ordem dos passeriformes e a esta ordem não se incluem os PERIQUITOS, os tuins, os andorinhões, os agapornes, nem mesmo os beija-flores apesar de suas reduzidas dimensões. Portanto quando formos diferenciar aves de pássaros não podemos relacionar ao tamanho levando-se em conta apenas o critério de classificação.


Pássaros são passeriformes, que tem bico desprovido de membrana na base, tarsos isentos de penas, pés com três dedos dirigidos para frente e um para trás e unha do dedo posterior mais forte que a dos anteriores, dos quais os dois interiores são ligados entre si na base.


Portanto: PERIQUITO, agapornes, beija-flor, rolinha, tuins, andorinhões, pica-pauzinhos, etc., são aves e João de barro, araponga, bentevis, tesouras, andorinhas, gralhas, sabiás, chupins, graúnas, corrupião, etc., são pássaros.


Das cerca de 1590 espécies de aves presentes no Pais (seg. o prof. Helmut Sick ), quase 900 são pássaros.


Mais curiosidades:
Seja bem vindo!!!!
O mais colorido de 2008.
Momento raro.

Observando se um ovo fértil.


2 comentários:

Carina disse...

Julio, e as calopsitas?....

jcesardutra disse...

Carina eu só entendo um pouco é de periquitos, calopsita acho muito bonitas mas não conheço a mecãnica, sei que não devem ficar junto aos periquitos pois se houver uma briga será fatal para eles.