Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CLAROS DE OLHOS PRETOS.

                               CRUZAMENTO ENTRE COPs.

Como sabemos muito bem o COP (claro de olhos pretos) é o resultado do cruzamento de um periquito AD/Ar  x  Ar (arlequim dominante portador de Ar com um Ar) e Ar quer dizer arlequim recessivo.
Conversando com o juiz FOB do setor de periquitos, Emerson Juliano Prates, ele me passou o seguinte:


"Vai produzir cerca de 25% de AR. Os demais serão 50% de COP fator simples para o AD e 25% de COP fator duplo de AD. Por incrível que pareça um COP é AR e AD ao mesmo tempo, mas, prevalece os genes para o AR e limpa toda a ave.
Desaconselho esse tipo de cruzamento principalmente se os COPs forem muito pequenos, por que as chances dos filhotes diminuir o porte é maior.
Consegui ARs muito bons com uma fêmea COP e um macho AR, o que também não é comum.
Outro detalhe, você pode produzir bons ADs a partir de COP com periquitos normais e de quebra o que não for AD vai portar AR obrigatoriamente.
Portanto isso vale se o teus forem claros de olhos pretos, se forem duplo fator ADA ou duplo fator cintilante já é outro raciocínio.
A diferença notável entre eles é que os COP, tem a cera igual aos Ars e os demais tem a cera azul igual aos normais".

14 comentários:

Nayara disse...

Olá, boa tarde.
Eu tenho uma fêmea COP, as penas da barriga dela tem um reflexo azulado. Eu gostaria de saber qual macho comprar para formar um casal com ela e produzir filhotes COP. Há alguma possibilidade dela gerar filhotes albinos ou lutinos?

Nayara disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Julio Dutra disse...

Nayara para conseguir filhotes ino com essa fêmea COP somente se o macho que usares for portador de ino, mesmo assim só nasceriam fêmeas.
O reflexo azulado é devido a origem azul dos pais dela. O ideal para esta fêmea seria um bom Ar (arlequim recessivo)verde claro portador de azul.
Sê usares um macho COP só se conseguires um de muito bom porte, que é difícil encontrar e caro. Um Ar se encontra mais fácil e o resultado é bom.

Nayara disse...

Muito obrigada, comprarei um Ar.

Julio Dutra disse...

Valeu Nayara, boa escolha.

Unknown disse...

Um ADA com a mancha na nuca, é obrigatoriamente portador de AR, ou pode não ser?

Julio Dutra disse...

Qualquer periquito pode portar AR, até um ADA, mas a mancha atrás da cabeça é apenas um característica dos ADAs. Um ADA que porte AR tende a ser bem mais claro, mas a mancha atrás da cabeça que se encontra em alguns normais, estes sim são chamados split e são os melhores portadores de AR.

Unknown disse...

Júlio, bom dia! Tenho um macho AR quase todo branco, mas a mancha que ele tem na barriga não é celeste, é cinza. Com uma celeste AD portadora de AR, eu conseguiria filhotes COPs? E como faço para conseguir uma AD/AR sem conhecer sua linhagem? Saudações sergipanas!

Unknown disse...

Júlio, bom dia! Tenho um macho Ar quase todo branco, mas a mancha na barriga não é celeste, é cinza. Com uma celeste AD/Ar, eu conseguiria filhotes COPs? E como faço para comprar uma AD/Ar sem conhecer sua linhagem? Saudações sergipanas!

Unknown disse...

Júlio, bom dia! Tem algum problema quando a reprodução é feita fora de época? Soube que a época certa é entre os meses de junho e janeiro.

Julio Dutra disse...

Desde que as aves estejam em ordem, pode ser qualquer data evitando-se os meses mais frios no sul do Brasil e os mais quentes em todas as localidades, fora isso não há problemas.

Julio Dutra disse...

Edler com este casal nascerão filhotes COPs e também AD/Ar. Não tem como saber se um AD porta Ar sem conhecer a linhagem. Um criador muito experiente pode observar algum sinal como os normais splits que tem uma pequena pinta atrás da cabeça, mas é difícil.

Unknown disse...

Júlio, bom dia! O que poderemos esperar do cruzamento entre dois cintilantes, um da linha verde e outro da linha azul?

Julio Dutra disse...

podemos esperar cintilantes, cintilantes duplo fator e normais. Dependendo se o verde portar azul então os filhotes sairão nas duas linhas ou se não portar então todos na linha verde onde o duplo fator ficará todo amarelo.
A expectativa dos filhotes é de 25% duplo fator; 50% simples fator e 25% normal.