Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sábado, 19 de junho de 2010

Periquitos com sarna.

A sarna é uma doença muito grave nos periquitos, pois eles sofrem muito, tem partes do corpo destruídas e passam a doença para os demais periquitos que estiverem no mesmo ambiente. Algumas medidas como higiene nas instalações, banhos com gotas de vinagre ou iodo na água, cuidados com novas aves que ingressam no criadouro, etc. acabam evitando a contaminação e a disseminação dessa doença. A sarna ataca o bico e como coçam muito eles esfregam o bico nos poleiros e paredes da gaiola passando assim a sarna para outras partes do corpo quando se encostam a estes locais contaminados. Normalmente se contaminam nos pés e pernas e em volta do olho e do ânus. Chegam a perder o bico que é literalmente comido pelo ácaro. Existe uma pomada própria chamada Dolemil que é bastante eficiente, eu também uso “SBP” inseticida doméstico á base de água onde em artigo anterior explico devidamente como aplicar. O ideal é a prevenção e o cuidado quando adquirir novas aves. Acreditamos que quando um periquito esteja atacado com sarna, esteja também com vermes e por isso deve ser tratado imediatamente.











9 comentários:

nariella disse...

ja comprei um periquito femea nesse estado e tratei com dolemil que é baratinha e em mais ou menos duas semanas ela estava nova em folha! sao donos muito ralachados os que deixam seus animais ficarem nesse estado, e a proposito essa femea ja me deu lindos filhotes!

Julio Dutra disse...

Nariella concordo plenamente com você, quem quiser criar algum animal tem que ser totalmente responsável por ele. Afinal estas criaturas dependem apenas dos nossos cuidados.

FERNANDO JUNIO disse...

júlio meus dois periquitos machos estão com a cera do bico ficando desbotada oque poderia ser?

Julio Dutra disse...

Fernando isto pode ser causado por parazitos, o ideal seria pingar as gotinhas de "allax" atrás do pescoço dele. A instrução esta na bula. Pode passar em todos os outros que vivem com ele. Não é nada grave, mas o "allax" é recomendável a cada seis meses.

Anônimo disse...

o que faz um periquito ficar com sarna?

Julio Dutra disse...

Na verdade um periquito não fabrica a sarna, ele contrai a doença. Geralmente é contato com outras aves infestadas, gaiolas,poleiros, areia, etc e alimentos comprados em lojas onde haja aves e sementes no mesmo recinto bastando para isto que um ácaro pule para dentro do saco da ração, num instante vem para nossa casa, ou seja, para gaiola dos nossos pássaros.

Anônimo disse...

O que fazer para um periquito ficar mais forte?

Julio Dutra disse...

Para um periquito fica mais forte se ele ainda não estiver doente, devemos fornecer uma gaiola o maior possível para que ele possa voar mesmo que pequenos vôos. Deixar que tom banhos de sol pela manhã, banhos com água limpa e umas gotinhas de iodo duas vezes por semana. Fornecer á ele uma ração equilibrada mais areia e folhas verdes, local sem frio nem ventos nem nenhum outro tipo de estresse. Um vermífugo á cada seis meses e logo após um revitalizante, muito amor e carinho com a ave.

Julio Dutra disse...

Aproveitamos a oportunidade para divulgar o novo e-mail, onde o leitor poderá estar enviando perguntas e anexando as fotos para verificar dúvidas e/ou plubicar no blog.
julio@vidadeperiquito.com.br