Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 22 de março de 2010

Os periquitos de Kaike de Siqueira Campos




































O nosso assíduo leitor Kaike, do Estado do Paraná, nos presenteou com fotos de seus periquitos. Muito bonitos, mostrando bastante saúde á avaliar pelo aspecto, os periquitos do Kaike nos mostram mutações face amarela, arlequim e normais cinza, azul e verde. Uma fêmea cinza face amarela que corretamente acasalada com um azul, continuara trazendo filhotes face amarela, na tonalidade cinza e também na azul. Parabéns para o criador.

4 comentários:

Anônimo disse...

Julio, tenho uma duvida, se eu colocar um BRANCO/AZUL, com uma CINZA(Face Amarela) igual a essa da primeira foto(Junto com o azul), poderei ter filhotes BRANCO/AZUL de FACE AMARELA? ou até então BRANCO/CINZA de FACE AMARELA? ou apenas BRANCO/AZUL e AZUIS normais?

Julio Dutra disse...

Que rolo em amigo? Vamos lá: os periquitos azuis e os cinzas têm a face branca naturalmente, eles são assim por não possuírem o pigmento amarelo como nos verdes. E nos verdes a face é amarela naturalmente, são assim, pois possui este tal pigmento amarelo. A tal “face amarela” que é colocada nos cinzas e nos azuis é outra coisa, outra mutação, uma transformação conseguida através de trabalhos na genética. Devido aos periquitos verdes já possuírem a face amarela então quando cruzados com os azuis ou cinzas face amarela, nos filhotes verdes ela não é percebida, pois normalmente já as possuem de qualquer forma, porém estes verdes quando cruzados novamente com azuis liberam filhos azuis face amarela, daí é que ficamos sabendo que aquele verde tem a capacidade de passar esta “face amarela”, ele é um “face amarela”. Muito cuidado com o azul face amarela duplo fator, ou seja, quando cruzamos dois azuis ou dois cinzas face amarela (ambos) eles liberam filhotes duplo fator face amarela ou seja um azul ou um cinza com a face branca, sim “branca”, porém com dois fatores de face amarela. Todos os filhotes destes serão sempre face amarela. No teu caso, tanto um como o outro sendo face amarela, irão nascer filhotes cinzas e azuis face amarela, 50% normalmente. Mais um detalhe, se o periquito for um malhado, onde deveria ser branco ficará amarelo e se for um albino ficará creme, pois a face amarela penetra no branco do corpo também.

jackeline disse...

Julio gostaria de saber se é adequado dar aquela ração granulada para os periquitos?
pois tenho 31 e fazem muita sujeira e meu marido reclama muito?

Julio Dutra disse...

Jackeline a ração granulada seria perfeito para eles, é fabricada pela Alcon e vendem em garrafas para psitacídeos ou á varejo. A alcon já lançou uma sem corantes apesar de que o corante usado na outra é um corante natural. O problema é que tem que fazer a passagem para aquele alimento aos poucos e tem periquitos que se recusa a comer. Eu tenho orientação de um grande criador que devemos forçar um pouco a barra e trocar que vale muito a pena ainda vou fazer isto.