Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 16 de agosto de 2009

Idade correta para acasalamento.

É IMPORTANTE observar bem um periquito antes de comprá-lo, pegar na mão, verificar a situação de magreza, verificar se tem lipomas (bolas de gordura em qualquer parte do corpo), cistos nas pontas das asas, sarna e sinais de fezes coladas na região da cloaca, pois tudo isto se não for bem observado na hora de comprar, vai ser motivo de desilusão e gastos futuros.


Temos que ter uma preocupação com a idade do casal, pois antes dos nove meses é quase certo os problemas com a falta de maturidade. Machos que não galam corretamente, ovos inférteis por falta de espermatozóides, fêmeas que quebram os ovos, põem fora do local correto, e casal, que mesmo com a vinda dos filhotes, deixam morrer por falta de alimentá-los corretamente.


Devemos comprar sempre periquitos jovens, deixar que se acasalem, mas não fornecer ninho até que tenham a idade correta. Também são preocupantes as fêmeas com mais de quatro anos e os machos com mais de cinco anos, pois com esta idade já criaram o suficiente para que continuemos a exigir que continuem produzindo.Dentro desta faixa de 10 meses a 4 anos é o que chamamos de tempo ideal para reproduzir.


Em seguida vem à preocupação com a preparação para a cria: vermifugar, vitaminar e alimentar equilibradamente. Depois destes cuidados é mais certo acontecerem os bons resultados.


Leia mais:

Acasalamentos recomendados.

Ambiente para reprodução

Espaço importante na criação.

Criação de periquitos: Acasalamento ético.


20 comentários:

valéria disse...

boa tarde julio gostaria de saber com quanto tempo da para saber o sexo dos periquitos. obrigada

MARCOS disse...

quero saber quantos dias demora para nasscer os filhotes depois de BOTADOS

jcesardutra disse...

Valéria depende do "tipo"pois existem várias mutações diferentes, uns se apresentam mais fáceis e outros mais difíceis de definir logo cedo. Depende também da experiência de cada um. Vou te falar só por curiosidade, tenho um amigo que sabe de que sexo vai ser o periquito apenas olhando para os óvos, é claro que isto não é garantido, mas ele acerta sempre. Ele diz que quem é do interior e criou galinhas muito tempo, pelo ovo já sabe. Os óvos redondos serão fêmeas os bicudos machos e eu estou esperando ele errar um para poder desbancar o cara mas ele tem acertado. Os periquitos ditos "normais", os cinzas os azuis e os verdes são mais fáceis de verificar até mesmo enquanto estão no ninho, mas os recessivos, os fulvos os lutinos e albinos são um pouquinho mais difícil. Tem que ler os artigos, comparar com as fotos, visitar pessoas que criam e o mais importante, criar para desenvolver sua própria experiência.

jcesardutra disse...

Marcos cada ovo leva 18 dias para descascar e a fêmea só fica direto no ninho á partir do segundo ou do terceiro dia, quando começamos a contar.

valéria disse...

olá julio
eles são normais um é verde e o outro verde com cinza ,filhos de uma lutina com um azul estão com 42 e 38 dias respectivamente e a narina continua da mesma cor de quando eles nasceram e eu só consigo diferenciar o sexo quanto a cor das narinas macho azul e femea marrom e por enquanto eles me parecem ser duas femeas vou esperar mais um pouco par ver ;
e quanto ao seu amigo saber o sexo pelo formato do ovo acho que ele esta certo; pois o meu pai tambem me disse a mesma coisa ele é criador de passarinhos ( sábia, azulão ,canarios ,curios ,etcs )e ele sempre acerta só de olhar para os ovos

Marlon disse...

Mestre, esse negócio de olhar para os ovos para saber o sexo... Papo estranho, meu quiridu. Faz mais isso não. uhauhauahauhauahauhauahauhauhauahauhauah

Flávio R. Braga disse...

Gostaria de ressaltar que também antes de comprar um periquito deve-se olhar o bico e os dedos se não estão quebrados ou machucados ou tortos e nunca comprar pela net sem olhar antes...Eu comprei sem olhar um campeão e recebi um periquito monstro...(Vou enviar a foto).

jcesardutra disse...

Valéria parece então que a coisa tem nexo, não é? Mas nos periquitos verdes é fácil, num estante eles estarão com a carúncula bem azul. (os machos).

jcesardutra disse...

Leu o que a Valéria escreveu? O pai dela também se utiliza desta observação em outros pássaros. É mô quirido, tem cosas que de dia parece até de noite.

jcesardutra disse...

Flávio comprar periquitos pela NET sómente se for de criador conhecidoe com reputação nacional. Quando precisares eu tenho alguns nomes de confiança, mas só por anúncio realmente não dá.

VALÉRIA disse...

boa noite
obrigada pela resposta JULIO

Solange Faria disse...

Boa noite Júlio,
gostaria de saber se posso colocar dois piriquitos irmãos para acasalar, se não tem perigo de ter filhotes defeituosos.

Julio Dutra disse...

Solange faria, o melhor é trocar um deles. Pode ter problemas sim, pois os pais sendo irmãos poderiam ter filhos com problemas de consanguinidade e a prole toda seria filho de irmão com irmão, não poderiam mais ser usados na sua criação e terias que trocar vários em vez de trocar só um deles agora.

gabriel moraes disse...

me ajude julio ,eu tenho um periquito macho q esta pronto para criar,eu ja comprei umas 3 femeas mas elas nao estavam prontas para criar e ultima eu acho q estava muito velha ela preparava o ninho ,mas nao colocava ovos,pode me mandar uma fote de uma femea pronta para criar ,e melhor comprar com anarina marrom forte ou clara,purfavor me ajude desta vez quero ter bons resultados com essa nova femea ate agora so tive dessepiçoes ,me ajude nao me dessepissionar pois quero iniciar uma criaçao de periquitos australianos !!!quantos anos a femea deve ter para criar bem???

Julio Dutra disse...

Gabriel as explicações sobre suas dúvidas estão no texto acima, mas se mesmo assim não ficou claro então devo te orientar a comprar uma boa fêmea com uma pessoa que esteja criando há mais tempo. Ele saberá se a fêmea esta pronta para acasalar ou não. Quando as fêmeas estão quentes, prontas para acasalar, elas se mostram com a cera marrom, (chocolate). Mas mesmo assim é interessante saber detalhes da vida e da saúde dela com o criador. Na dúvida é melhor comprar fêmeas jovens e esperar que a cera fique marrom, desta maneira é mais seguro.

GABRIEL MORAES disse...

AJUDOU SIM MAS EU VOU COMPRAR NUMA AGROPECUARIA LA TEM UM VIVEIRINHOS COM VARIOS PERIQUITOS COMO VOU SABER QUAL EA FEMEA CERTA,A ELES NAO DAO MUITA INFORMAÇAO,E NAO TEM NENHUM CRIADOR AONDE EU POSSA COMPRAR UM PERIQUITO!!!

Julio Dutra disse...

Gabriel se não conheces nenhum criador por perto e queres os periquitos então o negócio é ir nesta agropecuária e comprar. Tome aqueles cuidados quanto a comprar periquitos saúdáveis e procure comprar os jóvens evitando os aultos suspeitos de ter muita idade.

Unknown disse...

Olá bom dia !
Primeiramente quero dizer que sou totalmente leiga no assunto, tenho muitas perguntas.

Tenho uma fêmea bem forte de cor azul anil.
O macho é um pouco magro e de cor azul celeste.

Comprei eles tem um mês, e as fico observando-os... ao mesmo tempo que eles se beijam também brigam.
Ela as vezes bate nele !!

Tenho uma casinha, ela fica muito nela, e as vezes ele entra também.

Gostaria de saber como é o acasalamento deles, quanto tempo demora ????
Obrigado!!
Atenciosamente.

Julio Dutra disse...

Docinho linda (?) quando compramos periquitos e não sabemos nada a respeito da saúde e dos tratamentos que já receberam devemos pelo menos tomar duas atitudes obrigatórias. Primeiro aplicar um vermífugo aos dois e depois um revitalizante para fortalecê-los. Eu ainda indicaria como terceira obrigação ler os diversos artigos que existem publicados neste blog. Com certeza eles ajudarão a não nos arrepender por cuidados mínimos obrigatórios não vistos antes de acasalar. Como vermífugo qualquer um desde que próprios para aves, existem várias marcas nas casas de pássaros. Como fortificantes também existem bastante marcas próprias para eles. Seguir corretamente a bula e na dúvida consultar uma pessoa mais experiente. Eu uso avitrin vermífugo e depois um revitalizante alcon, ou vita gold ou outro correspondente. Depois disto as coisas começam a acontecer com mais confiança.

clovinho disse...

ola gostaria de saber sobre meu piriquitos tenho casal,mas tou em dúvida quando comprei rapaz disse que é casal.mas tem hora eles brigam sempre, os dois sao azul mas de cada um deles e cabeça branca e outro amarelo.