Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 10 de março de 2009

Resposta ao leitor: Demora na produção


A pergunta que tem sido feita por diversos leitores é a respeito da demora na produção de ovos e consequentemente de filhotes. Eu tenho escrito alguns artigos sobre a preparação dos casais para reprodução e também os cuidados de manejo e de materias necessários. Continuo afirmando que se o casal é adulto, se esta pleno de saúde e esta colocado adequadamente em seu espaço então o resultado é positivo e imediato.
Temos que ter cuidados para não juntar aves muito jóvens, pois é um fator de risco muito sério principalmente para as fêmeas que acabam morrendo com ovo trancado (atravessado). Muitos machos novinhos também colocam a perder posturas inteiras por não fertilizarem os óvos. Sem falar das semanas ou meses que ficamos esperando para que apareça algum ovo de casais ainda muitojóvens.
Ao comprarmos uma fêmea temos que saber de sua procedência, se já criou? Quantas ninhadas? A quanto tempo?Teve tempo de descansar? Foram vermifugadas? Fortalecidas?(vitaminadas). Estão em uma gaiola muito apertada? Tem outra fêmea no mesmo espaço? Porque se tiver será a razão de brigas e mortes de filhotes com certeza, a não ser que seja num viveiro grande e com muitas caixas ninhos sobrando.
Portanto temos que evitar a atitude de comprar qualquer ave, juntar de qualquer maneira e acreditar que vai dar certo. Boa sorte a todos, estudem um pouco a respeito e depois sim, só alegria!

123 comentários:

Marlon disse...

Falou e disse o Mestre. Mas ainda tem mais: casais muito velhos, com mais de 04 anos de vida, também perdem muito a sua capacidade de criação. Abraços!

jcesardutra disse...

É mesmo marlon, principalmente a fêmea. Tudo depende também da vida saúdavel que tiveram, ou não. Aves e pássaros muito gordos também complica mesmo sendo jóvem. Não esquece da minha caixa de transporte ô amarelo.

Mário Sérgio disse...

Julio, antes de mais nada parabens pela dedicação e paciência que tem respondido aos leitores, você é uma pessoa do bem. Esses dias estive procurando na internet informações sobre criação de periquitos australianos, achei muita imformação útil. Estou começando uma pequena criação e como tudo que a gente começa, necessitamos de muitas informações para podermos fazer a coisa certa. Por isso me aguarde, que tambem, estarei atras de sua ajuda. Aprendi muito com suas respostas aos leitores. Muito obrigado e que Deus te abençõe! tchau.

Marlon disse...

Mestre, tua caixa de transporte virou cinzas. uhauahuahauhauahauh
Fica tranquilo, que na semana que vem mandarei ela pelo meu irmão.

jcesardutra disse...

Mario Sérgio muito obrigado por seu comentário, eu faço isto por gostar mesmo e te oriento a procurar neste meu blog os vários artigos escrito anteriormente, eles vão te ajudar bastante e pergunte quando quiser, valeu?

jcesardutra disse...

Marlon levei um susto, será que aquele istepô botô fogo no meu mega transportador! Não precisa trazer aqui, é só deixar lá no Ley, passo lá duas a três vezes por semana.

Marco disse...

Olah Julio,

Voce disse que se o macho for muito novo ele nao fertiliza os ovos, isso? Eu tinha botado pra criar 1 femea albina, em idade boa de reproducao, e um macho verde que devia ter uns 5 anos ou mais. Depois de 3 tentativas e 20 ovos colocados, todos brancos, decidi trocar o macho da femea, meio tarde pq nao tinha outro macho que nao fosse muito velho. Aih eu comprei um macho filhote verde oliva, que quando jah fazia uns 2 meses que tinha ficado "adulto", coloquei junto com a albina pra formar o casal. Aih ela jah botou 8 ovos e eu nem mexi pra nao dar azar (superstiçao mesmo hehehe), tem alguma chance de nascer filhote, mesmo ele sendo novo assim?

Marco disse...

Alem disso, eu tava meio chateado de nao ter nascido nada das ninhada anteriores da albina, entao eu peguei esse macho novo depois que eles começaram a acasalar e arranquei todas as penas em volta da cloaca, ateh um pouco das plumas eu tirei pra garantir que nao ia ser por isso que nao ia fecundar. Mesmo assim, se ele nao produzir espermatozoides suficientes por ser muito novo nem vai adiantar, e olhe que eu queria muito filhotes dessa albina, que eh uma mutacao que eu quero ter mais exemplares.

jcesardutra disse...

Marco se ele tiver menos de sete meses é dificil encher os ovos, ele deve ter mais de oito meses, daí é ideal.

jcesardutra disse...

Marco isto que você fez atrapalha, o que é indicado fazer é cortar as penas grandes em volta da cloaca, só as penas, as plumas não e muito menos arrancar. Se ele é verde e ela é albina então todos os filhotes serão verdes com os machos portadores de ino.

Natalia Mingione disse...

Julio, não sei se você lembra, tinha te falado que meus periquitos botaram 6 ovos. Todos eclodiram, mas a 5ª cria morreu com 2 dias (já nasceu meio fraquinha). Agora o mais velho tem 22 dias, E está igualzinho à mãe, verde, cabeça amarela, rabinho azul. Achei que seriam todos assim, mas um está coberto de penas inteiras brancas, só com a cabeça preta, e outro com as asas amarelas. Estão todos lindos e deixando de parecer franguinhos!
A mãe é uma fera, mal consigo trocar a comida sem levar umas boas bicadas, de deixar hematomas! É muito ciumenta, ela mesma alimenta os filhotes e limpa o ninho, nem deixa o macho chegar perto.
Enfim, gostaria de agradecer ao blog, pois sem ele eu não sei se eu teria sucesso nessa criação. Obrigada!

Jéssica disse...

Meu periquito é amarelo qual seria a cor ideal da femea para que os filhotes venham azuis, amarelos?é possivel ou não?
Meu periquito fica em uma gaiola não muito grande ja que ele é bem ativo entao resolvi colocá-lo em uma gaiola maior so que a gaiola é de ramster mas vou adaptar colocando poleiros sera que pode prejudicar meu passaro??Como a gaiola é p/ramster tem diversos brinquedinhos eu fiz um teste e coloquei ele na gaiola de inicio ficou assustado mas logo foi se soltando subiu a escada e ficou voando de um lado pro outro.
Qual a melhor maneira de fazer com q o periquito venha na minha mão mas que não bilisque pois ele sobe na minha mão é so eu colocar a mão na gaiola que ele ja vem porem se eu deixar arranca um pedaço. Ele é super sociavel frequentemente solto ele porem voa um pouco e ja fica cansado sera despreparo??
A alguns meses eu li um artigo e fiquei sabendo q periquitos aprende a repetir algumas palavras daí comecei a ensinar o meu a assoviar e a falar o 1º assovio ele aprendeu em poucos dias começou baixinho e foi aumentando o volume dps eu ensinei mas 3 assovios e minutos dps ja estava cantarolando agora a falar acho q ele tentava pois fazia uns ruidos estranhos mas eu desisti de ensinar a falar pois ele ja tem 2 anos e achei q não aprenderia mais agora sera que se eu colocar uma companheira ele continuara a aprender ou esquecera de tudo e não vai aprender mais nada?? Ele vive sozinho tem +- 1 ano e ja teve 2 companheiros!

Natalia Mingione disse...

Júlio, hoje reparei que uma das crias é albina, pois tem o olho vermelho e é todo branquinho. Dá pra saber o genótipo dos pais? A mãe é verde normal e o pai branco e azul. Até agora (que dá pra saber), tem filhote verde normal, albino, branco e azul e amarelo (não lutino).

Se eu cruzar um albino com um azul celeste, poderão nascer crias albinas? obrigada!

André Luiz disse...

Olá, rapaz, eu tenho muitas coisas que gostaria que você me falasse, vamos lá.
Tava com muita vontade de ter periquitos, Comprei dois casais, E os botei numa gaiola de 50,00 Reais, você deve saber o tamanho, quanto é mais ou menos, tudo bem, levei pra casa, tá com duas ''Cambucas'' (casinhas de reprodução),
Tudo Completo na gaiola, só que começou as brigras entre as femeas, troquei uma femea para ver se amenizava, botei uma branca, as brigas continuaram, na hora de dormir (dormem em cima das casinhas) é muita briga, quando um chega perto do outro, já não sei mais o que fazer, as femeas brigam com a femeas, as femeas brigam com os machos, os únicos que não brigam são os MACHOS, nunca brigam, só as femeas, na hora quando tão comendo, as vezes quando chega outro para comer brigam também, quando uma femea chega no poleiro da outra, brigam, até os machos quando se aproximam muito também levam ''lapada'', as femeas são verdadeiras barraqueiras, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER VEI, E ALÉM DE TUDO, COMPREI CASAIS ANIMADO PENSANDO QUE IAM ACASALAR, E ELES NEM SE QUER TROCARAM CARINHOS, E NENHUM MOMENTO, SÓ BRIGAM O TEMPO TODO, ME AJUDA VEI, O QUE EU FAÇO, É A GAIOLA QUE É PEQUENA DEMAIS, DEVO TROCAR OS CASAIS, eu quero que eles acasalem e não tá acontecendo, tem casinhas de reprodução, comida, água, tudo, mas nada de carinho, só brigas.

André Luiz disse...

Lembrando que os únicos que Brigam são as femeas, os machos nunca brigam, as femes brigam entre si e até com os machos, alguns detalhes das Brigas:

1- Quando vão dormir, quando um chega perto, é muita briga.
2 -Quando estão comendo, quando chega perto brigam.
3 -Quando estão no puleiro, quando chega perto briga.

Eles estão numa gaiola de 50,00 reais, não é muito grande, você acha que devo deixar apenas dois casais?

André Luiz disse...

E ainda, nunca trocaram carinhos, os machos com a fêmeas, comprei eles aque no Mercado perto da minha casa, que tem uma parte que é so de pássaros, NUNCA SE QUER TENTARAM SE ACARICIAR, cara desculpa tanto comentário, é que tou muito decepcionado.

André Luiz disse...

Cara, tenho boas novas, pela primeira vez eu vi meu periquito macho trocando beijos com uma femea, mas foi só uma vez de tarde, depois não vi mais, e como sempre, na hora de dormir eles brigaram, (todos), isso significa que já tá melhorando ?

jcesardutra disse...

Natalia fica de olho nesta fêmea pois se ela começar a atacar os filhotes ou o macho, tem que retirar o macho, deixar ela terminar de criar sozínha e depois que os filhotes estiverem comendo sozínhos e separados em outra gaiola daí então devolve o macho pra ela que começa tudo de novo. Há casos em que se separa a fêmea e o macho temina de criar sozínho, tem que observar qual dos dois alimenta melhor os filhotes e deixar que este termine a criação dos filhos sozínhos, mas só neste caso se separa. Futuramente se não quiseres mais que criem mas mesmo assim queres deixar todos juntos é só retirar a caixa ninho. Boa sorte!

jcesardutra disse...

Natalia este macho Ou é um ADA (arlequim dominante australiano), por ser azul e branco e ter dado filhotes também azul e branco, mas o que esta acontecendo é que ele é portador de ino e pode dar filhas lutinas e albinas. (somente fêmeas). Sê colocado com uma albina ou uma lutina então dará albinos e lutinos machos e fêmeas, pois esta mutação é ligada ao sexo(sexo ligada) e só o macho passa. Quanto ao amarelo, se não me engano tanto ele quanto a fêmea podem passar também. Como estão nascendo filhotes azuis e albinos então com certeza a fêmea verde é portadora de azul, senão todos os filhotes seriam verdes.

jcesardutra disse...

Jéssica tenho que saber o que você chama de amarelo. Pois existe uma mutação amarela que é mais próximo do verde que do amarelo. Se ele tem olhos vermelhos então é lutino, uma mutação chamada ligada ao sexo e só o macho pode passar filhos e filhas lutinos ou albinos conforme a fêmea que for acasalada com ele. Se ele não tiver olhos vermelhos então é um amarelo mesmo, e o melhor seria uma fêmea amarela ou uma azul. Se ele for lutino, o ideal seria uma fêmea albina, (branca de olhos vemelhos). Teriam filhotes albinos, lutinos machos e fêmeas. Sê acasalado com uma normal azul, terá filhas lutinas também albinas se ele for portador de azul . Se ele não for portador de azul então somente filhas lutinas, e filhos machos verdes portadores de azul e ino. e também filhas verdes. O amarelo é da linha verde e o branco da linha azul. Se não entender me pergunte de novo. Quanto a gaiola maior é ótimo para ele ele poderá se exercitar mais e voar também. Quanto a falar só quando pegamos filhotinhos bem novinhos. Neste blog tenho um artigo explicando direitinho como funciona e se não me engano tem um filminho também.Abraços, boa sorte e pergunte sempre.

jcesardutra disse...

André Luiz se voçê tivesse dado uma vasculhada nos artigos que tenho publicado neste blog, já teria se livrado deste problema, ou nem teria deixado começar. Amigo a lei é a seguinte: em uma gaiola somente um casal, mais do que um voçê já sabe o que acontece. E nunca criarão nada pois uma vai sempre visitar a casa da outra e mata tudo que estiver lá dentro. Todas as fêmeas fazem isto, é o instinto de defesa e preservação. Mais de uma fêmea só em um viveiro bem maior com diversas casas sobrando.

jcesardutra disse...

André Luiz separe um casal e coloque em outra gaiola.

jcesardutra disse...

André Luiz, não tem nada que se decepcionar, tem é que ler, estudar e aprender a fazer certo. Depois é só alegria, e não te esqueças de fazer um viveirinho ou um voadeira maior, para colocar os filhotes depois que estiverem comendo sozínho. Leia os artigos deste blog, esta cheio de informações simples, fáceis e de grande ajuda. Abração, Julio.

jcesardutra disse...

André Luiz eles brigam mesmo na hora de dormir, todos brigam. Deves procurar facilitar o máximo a vida deles, coloque mais poleiros ou mesmo diminua o número de periquitos em um mesmo local.

DANIELA LIMA disse...

ola aqui é daniela lima é que vitamina posso dar para os periquitos indique umas...

André Luiz disse...

Cara, valeu, sabe o que eu vou fazer, vou devolver u, casal e fica apenas com dois nessa gaiola, espaço é suficiente para dois, e ai sim vão se dar bem, vou deichar os que eu já vi se beijando, o verde e o azul, agora se eu quiser eu posso deichar apenas com uma casinha de reprodução né ?

André Luiz disse...

Ops, vou devolver uma casal e ficar apenas com 1*

jcesardutra disse...

Daniela Lima, primeiro se da vermífugo tipo avitrin a cada seis meses. Depois um revitalizante tipo alcon ou outros indicados para ave s e seguindo corretamente a bula. Fora isto é alimentação higiene e cuidados gerais, pois vitaminas demais não fazem bem.

jcesardutra disse...

André Luiz, realmente é melhor um casal, e precisa somente de uma caixa. Se quiseres outro casal terá que ser em outra gaiola. Quando se tem um viveiro maior então cabem vários casais juntos, mas em gaiola não.

jcesardutra disse...

André Luiz não esqueças de preparar um outro ambiente para se parar os filhotes quando estiverem comendo sozínhos.

Gislene disse...

Bom dia!
Meu periquito fêmea estava "escorado" no puleiro com o abdômen inchado, imaginei que talvez seria bom colocá-lo em uma gaiola separada com uma casinha para que a mesma botasse (desculpe, sou leiga no assunto pássaros, mas ganhei os pássaros e estou tentando tratar da melhor maneira possível), coloquei um macho junto. Mas, nada aconteceu até então. Desde ontem ela está no fundo da gaiola, com o mesmo sintoma (abdômen inchado) e mais outros: penas eriçadas, "cochilando", cansaço, sem apetite, escorando no chão e além de ter aparecido com um machucado na cabeça que não sei o que aconteceu. Tirei macho de lá e deixei-a só. Administrei, a conselho de um dono de casa de pássaros, Avitril Antibiótico (3 gotas por dia) e Merthiolate na cabeça. Hoje, ela está da mesma forma, não quer comer... e eu sinceramente não sei o que fazer... poderia por favor me dar uma luz? O que eu faço para ela sobreviver?

Raffaela Santos disse...

Oi Júlio!
Tenho muitas dúvidas pois sou iniciante:
-Meu periquito espirrar bem baixinho "atchin" para que está resfriado, mas ele já está fazendo isso já faz mais de duas semanas.Qual o seu diagnótico
-Eu comprei um macho e uma fêmea depois de três semanas que comprei o macho e o macho que eu era muito afeisoado com ele não que nem saber de mim!Isso o normal?
-Eu antigamente tinha um canário e ganhei ele numa caixinha de maderia com grades de madeira e um espaço atrás da caixa, gostaria de saber se posso usá-lo como ninho.
-Bom, por último(até que fim!), gostaria de saber como amansa-los que minha mãe os cortou penas das asas(Não fique preocupado pois está tudo certo, tenho a certeza que nunca mais vou fazer isso pois senti uma imensa tristeza quando minha mãe cortou-lhe as penas das asas, quase chorei!) Quais as dicas que você mim pode dar?

Muito obrigado e seja muito feliz!

André Luiz disse...

Eu vendo sempre os filhotes quando eles tão comendo sozinhos, tem um cara que eu conheço que sempre compra!

PETER disse...

E ELES TEM UMAS SERTAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
HORAS QUANDO DE TERÃO
$$
^

jcesardutra disse...

Gislene realmente uma situação difícil. Normalmente tratamos sintomas como diarréia, infeccção respirtória, verminose, coccidiose e outras. Mas ele esta apenas com o abdomen inchado, já recebeu antibiótico e continua na mesma, é claro que um veterinário deveria vê-lo, examiná-lo para decidir de forma correta. Não devemos continuar enfiando medicamentos sem a certeza do que se trata. Se este cansaço que referes for uma respiração acelerada, com um movimento de sobe e desce da cauda então deria ser tratado com medicamento para infecção respiratória e deixá-lo em um local bem aquecido, ao abrigo do vento e do frio. Os nativos dão água com alho, duas gotinhas bico a baixo duas a tres vezes por dia. E colocam uma gotinha de azeite de oliva também bico a baixo (uma vez só). Se confirmado a infecção respiratória então na casa de pássaros eles vendem algum medicamento específico para isto.

jcesardutra disse...

Rafaela Santos o seu periquito esta mesmo resfriado e precisa ser protegido totalmente de qualquer frio e vento. O ideal é colocar uma capa transparente na gaiola, mas ele tem que ficar em um local bem quente. Normalmente só isto já cura mas se continuar tem que receber na água um fortificante tipo revitalizante alcon, hemolitan, ou outros que existem na mesma linha para aves. A caixa do canário se tiver espaço suficiente para o casal de periquitos mais cinco ou seis filhotes então serve, pois no futuro quando tiverem com filhotes esta sera a situação. Não esqueças que ninho para periquitos tem que ser apenas na madeira, e com uma covinha no fundo para os ovos não rolarem e uma divisória para que os filhotinhos ainda muito pequenos não saiam e morram de frio. O ideal seria ir ao comércio e ver como é realmente a caixa deles e depois se for o caso improvisar com a que tens. Cortar as asas é mutilação e isto é crime, tira todas as defesas do periquito e provoca depressão nele. Eles só amansam bem quando criados desde filhotinhos por nós. Quanto aos que já estiverem adultos amanssam muito lentamente más vá se aproximando deles, oferecendo folhas verdes até eles irem criando confiança, isto demora. Eu teria mais 200 dicas e te sugiro que antes de uma lida nos artigos que publiquei neste blog, eles são simples de entender e de grande ajuda. Boa sorte e se precisar pergunte.

jcesardutra disse...

André Luiz tome cuidado pois filhotinhos muito novos podem estranhar para onde vão e acabam adoecendo. Tem que esperar pelo menos dois meses, é mais garantido

jcesardutra disse...

Peter me desculpe a confusão, não entendi nada. Por favor me retorne se ficou alguma dúvida e tenterei te ajudar.

arian disse...

oii gostaria de saber uma coisa

uma ves voce me dise que para eles botaram ovo mas rapido era so separar o macho da femea por uma sema porem separei a 1 dia e a femea ja esta fikando bastante tempo dentro da caixa do inho e o neu bico esta um marrom bem forte.

devo botalos juntos? ou deixar assim ate completar uma semana.

Haroldo disse...

Olá, sr. Júlio.
Gostaria de saber, com quanto tempo aproximadamente é possível saber qual é o sexo do periquito?
Obrigado!!

Haroldo disse...

ahh...mais uma dúvida.
Crio um periquito desde a papinha, ele é super manso, vai na mão de qualquer um, e é super apegado a mim.
Mas tenho vontade de comprar uma companheira para ele, para as horas que eu estiver fora de casa.
Me disseram que se eu fizer isso, ele não vai mais ser assim, tão manso de sair da gaiola e bricar com todo mundo. E vai começar a distribuir bicadas!
Isso é verdade?
Obrigado desde já!!

jackeline disse...

Julio te enviei umas fotos dos meus periquitos para vc me ajudar nas cores deles ja faz mais de uma semana, será que vc poderia me responder o mais breve possivel por favor! Pois gostaria de juntar alguns logo. Obrigada!

Raffaela Santos disse...

Júlio, muito obrigada!
Mas não achei dicas de como amansar periquitos e queria saber se você pode mim dizer...
Também sobre amansar, posso criar um periquito na mão a partir do nascimento ou uns três dias depois?Alimentando e cuidando dinheiritinho?
Outra pergunta:
Como identificar mais específicadamente a idade do periquito (tipo, como saber quantos meses ele tem).
E sobre cortar as asas,Desculpe mesmo!!!!!!!!!!!!!!Não queria ter feito isso com os meus quitos e estou decepcionada!Eu tenho o risco deles nunca mais gostar de mim?
Repetindo obrigada!

marcello disse...

bom dia sr Julio,me camo marcelo e gostaria de saber o seguinte : tenho dois casais e as duas femeas ficam sempre dentro da casinha e deixa os dois machos de parte sempre iguinorando-os e dando bicadas nos machos , e agora uns dos machos começou a voar para todos os lados e perseguir o outro macho. fico muito grato pela resposta.

obrigado

marcello disse...

reiterando a pergunta é uma gaiola de quase 2 metros quadrados e 1 metro de altura com duas caixas pera eles obrigado

Margarida disse...

Amigo Julio,
Na sequencia das minhas questões relacionadas com o facto de fracas penas com os filhotes, estou a pensar em trocar todos os ninhos da gaiola. qual seria a melhor altura? quando há mais calor ou mais frio?
Neste momento tenho três casais com três filhotes cada, penso logo assim que eles sairem dos ninhos eu os colocaria na tal gaiola grande sem ninho e aproveitava para fazer esse trabalho.Garantia ninhos novos e aproveitava para vermifugar e vitaminar os bichinhos.
Ultimamente, tenho a sensação que as penas, nalguns casos nascem bem e depois caem.pois, quando limpo os ninhos encontro muitas penas.
Queria perguntar também se os periquitos comem feijão verde com casca e banana com casca.
Um abração.

jcesardutra disse...

Arian não é para ela botar o ovo mais rápido, é para apressar o acasalamento. Quando uma fêmea fica só em uma gaiola com caixa ninho ela estará pronta para aceitar o macho e acasalar imediatamente, desde que esteja há uns três ou quatro dias entrando na caixa e permanecendo lá por alguns minutos. Isto sinifica que ela aceitou o ninho e vai se preparar para reproduzir. A postura dependerá do amadurecimento dela (idade) e da aceitação do macho. Mas se ela esta agindo assim é porque a tática esta dando certo. Podes apresentar um macho pra ela e ver se ela aceita de imediato, se ela não aceita então retiras e dá mais uns dias daí sim recoloca o macho com ela e deixa lá. Não precisa ter pressa, ela só vai por uma semana depois, ou até mais.

jcesardutra disse...

Haroldo é muito relativo, primeiro depende de quem esta examinando e depois existem algumas mutações que com até dois ou três meses ainda não nos dão certeza. Os normais, todo azul, todo cinza ou todo verde, com menos de um mês já esta bem fácil de saber. Os lutinos, os arlequins e outros séries raras fica mais complicado e enganam muitas pessoas até mesmo quando já estão adultos.

jcesardutra disse...

Haroldo se você continuar brincando com ele, ele sempre vai ser manso, não depende da fêmea. Quanto mais tempo deixar ele sozínho, sem a tua presença dai sim ele vai ficando menos dócil.

jcesardutra disse...

Jacqueline tive uns problemas com a internet, vou revisar os e-mail e se não te remeter até amanhã é porque ele foi perdido, então se me mandares as fotos de novo eu apresso a visualização e a resposta.

jcesardutra disse...

Rafaela, se você ajudar a alimentá=los na mão eles já vão amansando embora o ideal é a mãe deles criar sozinha, sem nossa interrupção. Quando eles estiverem comendo sozínhos dai sim é a hora de amanssá-los, pegando várias vezes por dia na mão, á partir dai podemos ensinar até a falar, não precisa começar antes disso, pois eles precisam muito da temperatura da mãe no ninho. A idade não tem como saber exatamente, a não ser que o criador tenha anotado em um caderno facilitando para os compradores. Os novos ainda não tem o bico na cor final, são meio sem brilho ainda, não tem a distinção da franja, onde no azul é branca e no verde é amarela. Então na babeça deles ainda tem aquelas listinhas zebrada até o bico. A cera ainda não esta bem azul nos machos e as fêmeas tem apenas um azul desbotado na cera, depois é que fica amarronzado ou chocolate. Mais depois de adultos é muito difícil dizer se tem dois três ou mais anos. Sobre cortar as asas, não é muito legal, mas acelera o processo de amanssamento podendo ficar com eles na mão ou em uma varinha sem que eles fujam. O problema é que não podes mais virar as costas para eles pois estarão a mercê de muitos acidentes. Tem quecuidar bastante. Quanto a não gostar de ti, nem te preoculpes, eles não tem memória para isto, o que pode acontecer é um entristecimento deles por não poderem voar nem um pouquinho.

jcesardutra disse...

Marcelo tem algo errado ai. Tem que ser verificado o sexo desta turma, acredito que não sejam casais como relatas. Se puderes me mandar umas fotos das carinhas deles eu te ajudo a esclarecer. jcesardutra@yahoo.com.br

jcesardutra disse...

Marcelo o tamanho do viveiro está ótimo, porém coloques mais caixas ninhos lá. As fêmeas brigam muito pelas caixas e se tiver caixas sobrando a fêmea expulsa terá várias outras opções.

jcesardutra disse...

Margarida eles reproduzem melhor no calor, então acredito que deveriam ser separados das caixas no inverno e prepará-los para a próxima estação á partir da primavera. Para facilitar a separação e elas não recomeçarem a por, observe bem quem trata melhor os filhotes e deixe que termine de criá-los sozinho, pode ser o macho ou a fêmea. Quando já estão bem empenados e grandinhos, já espiando para sair da caixa é a hora certa. As caixas podem ser reaproveitadas desde que sejam bem lavadas e escaldadas com água fervente. Esta queda das penas é sinal de stress e tem que parar a reprodução para todos se reestabelecerem. Devem ser vermifugados e revitalizados com vitaminas prébióticos e próbióticos. Muitos revitalizantes tem tudo isto junto. Se eles comerem feijão verde com casca e banana então pode dar sem susto pois só fará bem.

marcelo disse...

Sr Julio, ja mandei as fotos , obrigado.

Margarida disse...

Sr.Julio
Obrigada pela sua resposta, pronta como sempre.
dê-me exemplos de medicamentos onde eu possa encontrar esse tal prebiótico e próbiotico.
Tenho vermiaves que tinha utilizado no mês de Dezembro que penso utilizar novamente e mandei comprar em Fortaleza, vitagold.
Tenciono fazer-lhes esse tratamento agora na 1ª semana de Abril (dois dias de vermiaves e 30 dias de vitagold), o que acha?
Um abração.

jackeline disse...

Julio muito obrigada por ter me respondido as cores dos meus periquitos me ajudou muito!
Agora será que vc pode me dar uma dica quais machos devo juntar com esses 2 fêmeas para dar umas cores legais?

Machos (corpo claro celeste, opalino verde claro, azul cobalto e um opalino face amarela celeste)
Fêmeas (opalino asa clara amarelo e violeta asa clara)

albertina disse...

boa noite sr.julio olhe apenas queria partilhar uma pequena tristeza consigo pois como deve se recordar eu tinha dois casais de periquitos em gaiolas diferentes de a um mes a tras uma das femeas estava no choco eu via de vez em quando ca fora mas ao outro dia nao a vi. mas pensei que estivesse la dentro por causa dos ovos mas no 2ºdia eu estralhei nao a voltar a ve-la e fui ver o que se passava ela estava morta dentro do ninho com 4ovos de baixo dela mas ja estavam frios. e hoje a minha outra femea que tambem estava a chocar tambem morreu no ninho com 3 ovos que tambem ja estavam frios.
eu gostava de saber do que poderia ser?!
ambas gaiolas diferentes ambas morreram dentro do ninho a chocar e com ovos!
tou triste gostava muito delas.ja nem se quer tou a pensar comprar nenhuma femea para nenhum dos machos pois nao tenho sorte!eu ja falava muito com eles um dos machos ja veem comer a minha mao e muito fofinho mas hoje foi a gota de agua para as femeas vou pensar melhor.
xau obrigado e espero entao alguma resposta. ate a proxima tio julio

Juliana disse...

Porque meus piriquitos estão quebrando (roendo) as caixas para se reproduzir? São tres casas e os 3 estão roendo en volta da entrada!

Ah e de que os filhotes de piriquito se alimentam?
Desde então agradeço..

jcesardutra disse...

Marcelo estou aguardando então.

jcesardutra disse...

Margarida pesquise no google "vitaminas com prebióticos e probióticos" eu uso as farinhadas da alcon, mas tem outras. Uso também Metionina, e organew, mas tudo sem exagero. Quanto ao vermífugo eu uso o avitrin, é ótimo, mas são três dias seguidos. O vitagold tem que ser bem diluído, (fraco) pois pode desandar um pouco os intestinos deles (diaréia por medicamentos) e não precisa mais que 15 dias. E se estiver dando vitagold não deve dar mais nenhuma vitamina junto. Muito importante, quando eles estiverem trantando (alimentando) filhotes então não deve ser colocado nenhuma vitamina na água pois eles dão muita água para os filhotes e acabam matando por intoxicação vitaminosa.

jcesardutra disse...

Jacqueline a violeta deve ser acasalada com o opalino celeste face amarela. A opalina asa clara amarela com o zul corpo claro (celeste). O azul cobalto também é bom para a violeta. O ideal é sempre acasalar um verde com um azul, dois azuis, e nunca dois verdes. É bom também sempre que puder acasalar um tom claro com um tom escuro. No futuro acasalar os filhotes destes casais, seguindo este raciocínio.

jcesardutra disse...

Albertina meus pêsames pelas percas, infelismente acontecem. É dificil sem examinar as fêmeas saber a causa da morte delas, mas com poucos ovos colocados, até parece ovo entalado, atravesado, acontece e temos que ajudá-la a tempo senão morrem, só que elas dão sinais claros ao andar pela gaiola com as pernas abertas, dificuldades para voar e até para subir no poleiro. Talvez a idade delas porque nem sei do que suspeitar pois o que esta intrigando é que foram as duas juntas. Nestes casos só mesmo com o exame das aves, mas não deves desistir, aconteceu, muitas vezes elas tem problemas cardíacos e nem suspeitamos. Os dois machos devem ficar juntos para fazerem companhia um para o outro eles não gostam de viver sozínhos. Também se quiseres apenas casais sem criação é só não colocar as caixas ninhos, eles vivem bem juntos e não procriam se as caixas. Força querida, a vida é assim mesmo, cheia de surpresas. Abraços, Julio

jcesardutra disse...

Juliana isto é um ritual de preparação do ninho. Quando seus ancestrais viviam soltos na natureza lá na Australia eles usavam troncos secos de eucalípto e roiam abrindo buracos para fazer sus ninhos, depois eles param e se estragarem a entrada faça um remendo colocando um pedacinho de madeira. Quando estiverem com filhotes não te preocupes eles sabem cuidar. Forneça milho verde na espiga (crú), sem exageros. Ovo cozido, farinhadas compradas prontas, verdes e variedade de sementes. Aveia em grãos para periquitos é muito bom, mas també sem exagero. Estes cuidados é porque alguns alimentos muito ricos em gorduras e água podem começar uma diarréia. No mais é a mesma mistura de sementes que sempre comem.

carina disse...

oiiiii
eu gostari de fazer uma pergunta......
minha passarinha começou a ficar meio sega ñ conseguia enxergar mais nd tadinha e morreu.....
pq isso aconteceu?????
por favor me responda com urgencia.......

Margarida disse...

Sr. Julio.
Acho que quase vou utilizar o complexo vitaminico da Avitrin que tenho, fico com receio de dar vitagold já que pode fazer diarreia.
Infelizmente nao encontrei vermifugo na avitrin, tenho vermiaves.
um abraço.

Gislene disse...

Obrigada pelo retorno. Só o vi hoje. Continuo dando o antibiótico. O problema agravou, o inchaço desceu para a cloaca (parece um balão, e quando ela faz força, fica mais inchado. E teve um dia que chegou a sair sangue). Ela fica parada e está com as penas arrepiadas. Estou fazendo a higiene local com água morna. Não parece ser um problema respiratório, já que o inchaço está nessa região e as fezes estão verde-escura. Aqui, na minha cidade, não consegui achar nenhum veterinário de aves. Por enquanto estou sem um diagnóstico definitivo e sem saber o que fazer. Obrigada novamente.

jcesardutra disse...

Carina eu acredito que para acontecer de um pássaro ou ave qualquer ficar cego e morrer, deve ser por causa da idade. Se ela não apresentou sinais como diarréia, peito seco, respiração ofegante fica difícil dizer de que ela morreu. Nestes casos somente se levar o pássaro morto a um laboratório especializado, tipo o do Ministério da Agricultura, onde existe um setor só para aves. Eles conseguem atravéz de uma necropsia detectar a causa morte. Particularmente acredito que deve ter sido devido a idade avançada.

jcesardutra disse...

Margarida por favor não me complique com o pessoal do laboratório Tortuga (vitagold), eu digo sempre para seguir exatamente a bula dos medicamentos, e algumas pessoas dão doses mais fortes ou por um período muito longo então nestes casos pode provocar até uma diarréia. O vitagold é um exelente polivitamínico, eu dou sempre para os meus. Pode dar sem susto, pois o que me referí foi a respeito de dar trinta dias direto apenas como uma opção para ajudar as aves (periquitos). Eu disse que bastam 15 dias e cuidando para não dar gotas a mais, seguir direitinho a bula. Quanto aos vermífugos eles normalmente tem as mesmas composiçãoes ou seja, o sal é o mesmo o que muda é o nome comercial.(quase sempre). Portanto dê este que você tem, porém siga corretamente a bula. Valeu? Boa sorte e suceso.

jcesardutra disse...

Gislene quando os periquitos passam de quatro anos de idade ficam muito suceptíveis á lipomas e tumores muitas das vezes malígnos. Faz parte da natureza deles e realmente não tem cura, tem somente tratamento, carinho e respeito pelo animal. As fézes verdes devem ser devido a corantes existente em algum tipo de alimento (plets coloridos, etc) ou até mesmo dos medicamentos. Ele deve preferir ficar sozínho, mesmo que perto de outro periquito e poleiros baixinhos para não se esforçar muito para subir. Comer folhas verdes para facilitar a digestão e a eliminação das fézes. No mais é bem difícil mesmo, infelismente.

Gislene disse...

E quanto tempo dura esse sofrimento, você saberia me dizer? Não adianta mais eu dar o antibiótico, né? E quanto a limpeza, continuo fazendo?

Obrigada pela ajuda.

juliana disse...

Obrigaduuu, Julio!

albertina disse...

obrgiada pela força vou entao para já juntar os dois machos!caso corra mal eu separo-os. porque e possivel eles brigarem né?entao mais tarde penso em voltar a ter as femeas porque nao quero ter outro desespero.
porque adoro animais e tenho uma serie deles de passaros a peixes, caes, gato outros passaros, hamters etc.......ADORO!!!!!! e tenho muita pena quando isto me acontece porque tambem nao consigo dedicar-me100% so a eles e entao fico triste com isto.
mas e assim né!entao beijos e até a proxima.com abraços e agradecimentos para sr. juliodutra

jcesardutra disse...

Gislene limpeza, higiene e boa comida. Porém o ideal é ser visto por um profissional que poderá dar um diagnóstico final.

jcesardutra disse...

Valeu Albertina, até a próxima!

Margarida disse...

Olá Sr. Julio
Entendi o seu conselho. Vou seguir atentamente a bula.
Vou dar-lhes um bom descanso.Vou desmontar a gaiola de reprodução dar uns dois dias de muito sol, trocar os ninhos quem sabe dar uma pinturinha , seria uma boa ideia? Penso recolocar a gaiola lá para o mês de Junho/Julho.
Espero que com isso consiga ultrapassar esta fase dos problemas com filhotes sem ou com poucas penas.
Este problema tem-me preocupado muitissimo.
Um abraço, Sr. Julio, e muito obrigada por se encontrar sempre alí, ao nosso dispôr.

jcesardutra disse...

Margarida você esta certa, deve dar um descanso a eles e uma limpeza geral com pintura na gaiola.

marci disse...

oi queria te fazer uma pergunta se eu cruzar um periquito australiano macho azul listrado as asas. E a fémea amarela.
Qual sera a cor de seus filhotes des de ja agradeço

jcesardutra disse...

Marci esta um pouco complicado, pois quando você diz periquito amarelo fica confuso. Os australianos podem ser amarelos pelo menos de quatro formas diferentes. Existem os amarelos, que fazem parte de uma mutação a parte, onde os olhos são de cor normal. Existem os COPs, que são amarelos de olhos pretos, são filhos de AD, arlequinos dominantes com Ar, arlequinos recessivos. E existem ainda os cintilantes duplo fator, onde se cruza um cintilante com outro cintilante, originando amarelos de olhos escuros. Há também os lutinos que são os amarelos de olhos vermelhos. Em todos estas variedades existe a linha azul, de onde vem os brancos e a linha verde de onde vem os amarelos. Os periquitos ou são da linha verde ou são da linha azul. O que acontece depois disso é que cada mutação destas reage diferente quando acasalados com os ditos normais, que são os verdes,os azuis e os cinzas. Á princípio devemos saber que os verdes são dominantes e sempre que acasalados com azuis ou brancos ou cinzas sempre os filhotes serão verdes ou amarelos. Por isso nunca usamos verdes homozigoto, ou seja, verde filho de verdes. Sempre os nossos verdes deverão ser filhos de pai ou mãe azul para serem heterozigotos, ou seja, portador de azul. Daí sim, este verde poderá dar filhos azuis e brancos. Se esta tua fêmea amarela for de olhos vermelhos então ela é uma lutina e pertence a linha verde. A não ser que ela seja portadora de azul, todos os filhotes serão verdes portadores de azul e os machos portadores de ino. Eu explico, ino quer dizer gene para o amarelo e para o branco, dependendo de com quem eles forem acasalados futuramente. E tem mais, como os inos pertencem a uma mutação chamada sexo ligada ou ligada ao sexo, então só os machos podem passar a mutação aos filhotes. Parece difícil mas não é, é só quetão de ler um pouco e visitar alguns criadores de periquitos de exposição, eles podem ajudar muito. Na internet existem vários sites que explicam bem esta situação, é só procurar por mutações em periquitos, sexo ligado, dominante, recessivo, lutino,albino e um site vai levando ao outro. Boa sorte!

arian disse...

ola mudando de assunto gostaria de saber como conseguir um oeriquito cinza .
tenho uma femea verde (tem uma parte do verde que é mais escura e otra mais clara) face amarela. um macho azul com as listras cinzas ( nao sei como esplicar mas é aquele que tem basante ) um Ar face amarela , uma albina. e uma branca com um pouco de azul.

tem augun cruzamento que de filhote cinza ? pode me dizer que cores preciso para consegui-lo?

OBRIGADO ARIAN

arian disse...

so corrigindo uma coisa que falei antes as listras do azul sao pretas

filipe disse...

Oi. construi um viveiro para periquito bastante espaçoso e gostaria de saber se existe outras aves compativeis com o australiano
?
sera que agoara eles criarão melhor do que se fosse numa gaiola
é que o viveiro é bastante espaçoso
aguardo moderação e boas pascoas

Gisele disse...

Olá, Júlio.

Tenho um casal de periquitos australianos e o macho está com um caroço entre suas pernas. Ele está triste, com as asas meio caídas e com as penas eriçadas. Este caroço não é duro, parece uma bola de gordura. Os veterinários da minha cidade não tratam aves. O que devo fazer?

jcesardutra disse...

Arian com estas cores que você tem não da para conseguir um cinza. Deveras comprar um cinza mesmo ou no mínimo um verde cinza para acasalar com um azul.

jcesardutra disse...

Filipe boas pascoas para voce também e pra toda sua família. Normalmente os australianos criam melhor em viveiros espaçosos, não esuqcendo de colocar caixas ninhos de sobra, em relação ao número de casais. Normalmente os periquitos mordem outras aves e pássaros menores que ele e também costumam ser atacados por aves maiores. Em se tratando de periquitos é sempre melhor criá-los sozinhos.

jcesardutra disse...

Gisele estes "carossos" ou massa mole que os periquitos criam se chama lipoma, são como um cisto. Geralmente o tratamento é cirúrgico e é bastante complicado. Alguns periquitos quando ultrapassam os cinco anos de idade criam estes lipomas e não tem tratamento com medicamentos. O correto seria um veterinário olhar e orientar o que fazer, mas é bem complicado e não tem como corrigir sem cirurgia.

Raquel disse...

Boa Tarde eu gostaria de saber se o Vitagold e o Labcon Ferro tem algum componente parecido ou seja se eu posso subistituir um pelo outro ou eu tenho que usar o vitagold por 3 dias após o vermifugo e o Labcon ferro no período da postura e por quanto tanto e com saber que uma ave está com anemia porque um veterinário falou que a minha periquita que arranca as penas está com anemia, eu tratei com allax, coloquei iodo na água do banho. Ela tem um periodo que parece que está sarando mas quando suas penas estão crescendo ela faz tudo de novo, eu não uso ela para reproduzir ela nunca reproduziu e não foi estimulada para isto ela tem as pernas tortas, as asas maiores que o normal, e o bico é bem arrendondado ela é filha de irmãos eu acredito serem deficiências congênitas eu ganhei ela ninguém a queria, hoje ela está com 7 anos e não sei mais o que fazer.

Raquel disse...

Corrigindo é por quanto tempo administrar
labcon ferro e com saber se a ave está com anemia.

jcesardutra disse...

Raquel arrancar as penas também pode ser um sinal de stress. Deve colocá-la em um gaiolão maior ou viveiro para ela se exercitar mais. O labcon ferro é mais udado durante a troca de penas e o vitagold contém ferro e já é suficiente. De casca de ovo torradinha para ela e também ovo cozido, porque com esta idade não se espera muito dela, esta um pouco perturbadinha, mas é normal. Na realidade não tem muito o que fazer.

jcesardutra disse...

Raquel ave com anemia apresenta estado geral de fraqueza, tem dificuldades para voar e se empoleirar. Tem respiração ofegante, cansaço e apatia (tristeza). Mas o vitagold por quinze dias costuma resolver isto. (não de gotas a mais, de conforme a bula e troque diariamente a solução do bebedouro. Por isto prepare pouco para evitar desperdicio.

marcio alvarenga disse...

Olá Julio,
Sou o Alvarenga de Blumenau. Por sugestao tua conversei com o August. Trocamos algumas ideias. Nao consegui fazer o casal que tenho se reproduzir. Comprei uma nova femea. É época de formar casais e gostaria de pedir pra voce separar dois casais para mim. Vou buscá-los assim que receber teu OK.
Ligo pra voce durante a semana. Abração

CARLOS disse...

tenho uma periquita branca com a cera do bico marrom forte
,quero saber se em função da cor da cera pode-se inferir que ela é femea, ou se ela é femea e esta pronta para criar, se ela já é adulta em função da cor da cera.obrigado

Raquel disse...

Muito obrigada pela ajuda.
E agora outra pergunta como saber se ela está com difuldade para empoleirar e voar como eu disse as asas são maiores e as duas patas são tortas com os dedos em forma de "S", ela não tem postura ela encosta o peito no poleiro a respiração sempre foi ofegante e com o bico aberto até no inverno. Ela sobe nos poleiros firmando-se com o bico, estes sintomas penso não serem de anemia no caso dela.

filipe disse...

Oi.
tenho periquitos jovens e estes nasceram há maisde 1 mês.
eles já sairam mas por vezes entram lá dentro (caixa ninho)
já posso tirar a caixa ninho ou deixo ficar?
posso criar ingles com australiano??
responda por favor
desde já agradeço

jcesardutra disse...

Marcio eu estou construindo o meu novo criadouro e meus periquitos estão alojados em dois viveiros grandes, esperando o criadouro ficar pronto. Eu não poderia disponibilizar nenhum deles para venda agora, pois só quando formar os casais que irão criar em 2009 é que poderei saber quem vai ficar de fora. Digo isto porque muitas vezes eles não aceitam o parceiro (a) e temos que colocar outro, as vezes eles rejeitam vários parceioros (as) até se decidirem então somente após os acasalamentos é que verei quem ficou de fora. Mais ou menos em 15 de maio. Vou guardar teu e-mail e te retorno.

jcesardutra disse...

Carlos com certeza é fêmea e esá pronta para se acasalar e reproduzir.

jcesardutra disse...

Raquel ela pode estar muito gorda e isto pode ser confirmado pegando a gordinha na mão e sentindo a gordura em volta do corpo. Se isto se comfirmar ela deve ficar 15 dias comendo apenas painço, não esquecendo da areia, água e fôlhas verdes. Deve tomar banhos com água fria (natural) e quanto a respiração ofegante indica infecção respiratótia. Isto porém deve ser observado por alguém com um pouco mais de experiência, pois o orientação é tratar com antibiótico.

jcesardutra disse...

Filipe eles devem ser retirados para outra gaiola, pode até colocar uma caixa ninho para eles dormir. E quanto a mais outra ninhada não estas querendo? porque a fêmea vai continuar a postura nesta caixa. Inglês e australianos são a mesma ave, pode misurar a vontade.

filipe disse...

Obrigado
farei isso para ver se ela bota outra ninhada
vou os pôr num aviario que construi com mais 2
;D

CARLOS disse...

Estou comprando 8 filhotes que já estão comendo sozinho,mas não conseguem voar dentro da gaiola,tem mais
ou menos 1,5 mês, gostaria de saber se tem perigo de morrerem.

CARLOS disse...

haaa,Esqueci, posso colocar eles juntos com adultos?

CARLOS disse...

Quero saber se ha riscos pra femea criar a partir dos 6 meses de idade.E se a partir dos 6 meses tem como afirmar
com certeza o sexo dos periquitos, muito obrigado pelas informações.

jcesardutra disse...

Correto Filipe.

jcesardutra disse...

Carlos se eles estiverem comendo então não morrerão. Eles devem ficar em local protegido da ação do vento e do frio. O melhor seria colocar uma caixa ninho para eles se protegerem e dormirem.

jcesardutra disse...

Carlos não é legal colocar filhotinhos juntos com adultos. Melhor ficarem sozínhos.

jcesardutra disse...

Carlos se eles estiverem comendo então não morrerão, mas devem ser protegidos do vento e do frio. O ideal é colocar uma caixa ninho para eles se protegerem e dormirem.

jcesardutra disse...

Carlos com seis meses já da com certeza pra saber se eles são fêmeas ou machos só que para criar não é nada recomendado. Ja vi algumas fêmeas morrerem por problemas com ovo atravessado. Fêmeas antes de oito ou nove meses é risco total e macho geralmente não enche os ovos e acaba-se perdendo toda uma postura.

jackeline disse...

Julio eu queria uma ajudinha, meu periquito (femea) apareceu com o nariz intopido com as carninhas pra fora! Gostaria de saber se isso pode ser alergia por conta do cheiro da madeira do ninho?

jcesardutra disse...

Jackeline nunca vi nada igual, com certeza não é do cheiro da madeira da caixa. Ela tem que ser vista por um veterinário ou no mínimo um criador experiente para vendo de perto então poder dar uma ajuda. Tem que ver se ela não foi mordida.

marta disse...

Juio, estive sumida do blog. Estava na expectativa da 1ª cria da minha periquita albina com meu macho ADA duplo fator verde. Ela colocou 6 ovos mas, só nasceu 1 filhote.Ele é lindo azul celeste, parece ser macho. Qual a cor da fêmea que devo comprar para cruzar com ele e conseguir ADA azul ? Existe essa possibilidade? porque na minha cidade não consigo ADA azul dominante.
Obrigado.

jcesardutra disse...

Marta como ele é azul pode ser uma fêmea ADA verde portadora de azul ou uma azul mesmo. Mas tem que ser uma ADA.

Rafael Wolf Rauen disse...

Ola amigo, eu gostaria de saber se eu cruzar um periquito macho azul claro (tipo o céu) com uma periquita branca, como seriam os filhotes ? E o que eu deveria fazer para obter filhotes igual ao pai azul claro ?

Obrigado, abraço

jcesardutra disse...

Rafael os filhots serão todos azuis.

Franco disse...

Julio, estive lendo sobre aquela matéria sobre a Pousada que cria periquitos soltos. Tive uma idéia! Aqui em casa tem muito ninho de pardal. Pensei em tirar o ovo do pardal e colocar ovo da periquita, assim a fêmea criaria como se fosse um pardal. Vivendo aqui por perto de casa, até formarem casais e reproduzirem sozinhos. O que você acha?

jcesardutra disse...

Franco caso a pardoca consiga chocar, o que eu duvido, depois que nascer vai morrer de fome pois a forma de alimentar é completamente diferente. Os pardais colocam comidas vivas e não, diretamente no bico do filhote e os periquitos vomitam direto na garganta do filhote e a comida vem regogitada do papo. Isto daria certo em um ninho de outro psitacídeo. (bico redondo)

André Luiz disse...

Cara, a um tempo atrás, falei com você, dizendo que meus periquitos australianos tavam brigando muito.
Mas isso parou, tão na armonia agora, sempre tem aquelas brigas normais, mas as brigas constantes acabaram.

1° Pergunta - Bem, eu tenho dois casais, e a minha fêmea branca está com o bico cor de chocolate, e está num amor só com meu macho verde claro, botam comida na boca do outro, fazem "cafuné" um no outro, e assim vai, isso quer dizer que provavelmente vão acasalar?

2° Pergunta - Meu outro casal, o azul escuro e o verde escuro, já trocaram comida na boca, cafuné, mas não com tanta intensidade como meu outro casal (branco e verde claro), mas vamo logo a pergunta, caso meu outro casal reproduza, meio que obrigatoriamente essa fêmea azul escura vai quebrar os ovos da minha azul clara?


Abraços.

jcesardutra disse...

André Luiz é uma preocupação constante quando mais de um casal estão em um mesmo ambiente para a reprodução. As fêmeas são terríveis e temos que estar observando sempre. Como prevenção é exigido que o viveirinho tenha espaço suficiente e que caiba várias caixas ninhos de sobra. O ninho escolhido por elas deve ficar bem longe uma da outra, e ter duas caixas os separando. Mesmo assim não é garantia de nada, tem que observar bastante para separar um casal se a fêmea estiver indo brigar na caixa da outra. É por isso que os criadores de exposição preferm criar casal por casal cada um em sua gaiola, é mais garantido.

André Luiz disse...

Mas tipo, você me respondeu apenas uma pergunta, que foi a 2°, a 1° tá ae...

Bem, eu tenho dois casais, e a minha fêmea branca está com o bico cor de chocolate, e está num amor só com meu macho verde claro, botam comida na boca do outro, fazem “cafuné” um no outro, e assim vai, isso quer dizer que provavelmente vão acasalar?

jcesardutra disse...

André isto quer dizer que já estão acasalados, daí para frente é só o tempo de se prepararem para os ovos e depois chocar, normalmente um mês.

André Luiz disse...

Recentimente eu fiz essa pergunta para você,

Bem, eu tenho dois casais, e a minha fêmea branca está com o bico cor de chocolate, e está num amor só com meu macho verde claro, botam comida na boca do outro, fazem “cafuné” um no outro, e assim vai, isso quer dizer que provavelmente vão acasalar?

E você me respondeu,

André isto quer dizer que já estão acasalados, daí para frente é só o tempo de se prepararem para os ovos e depois chocar, normalmente um mês.

Tou notando que esse meu casal ta roendo a casinha deles, e tem uns pedacinhos de madeira dentro da casinha, tão fazendo isso pra preparar o ninho ?

jcesardutra disse...

André podes ter certeza, isto é o ritual de acasalamento e preperação do ninho. Se esburacarem muito o ninho coloques remendos de madeira na caixa, mas depois que colocar o primero ovo não mudes mais nada na caixa, qualquer reparo tem que ser antes. Quase sempre não precisa fazer nada, eles não vão destruir tanto a caixa. É só aguardar e caprichar na alimentação e no sossego deles.

lucas disse...

oi julio ja tem quinze dias que meus periquitos australianos estão cruzando eu quria saber quantos dias demora para a femea bota.

jcesardutra disse...

Lucas cruzando é o ato sexual deles quando o macho gala a fêmea e não ficam 15 dias desta maneira. Eles cruzam duas ou tres vezes e em alguns dias a fêmea coloca os ovos. Observa bem pois deve ter algo errado.