Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Periquito falante (a pedido dos leitores)


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Além de sua docilidade e beleza do periquito, como as intermináveis variações de cores e tipos( como ADAs, LUTINOS, ALBINOS, VIOLETAS, ARs, etc) a pesquisa continuada ainda nos mostra que ele pode conseguir falar. (repetir palavras e frases).



Com um periquito adulto já não é mas possível, porém com um filhote que acabou de se separar dos pais, e já está se alimentando sozinho pode ser tentado. É um exercício de paciência e determinação, usando uma palavra curta e fácil por vez até que ele aprenda. Devem ser usadas palavras como: tico, rico, belo, kika, etc. Falando pausadamente, com calma e bem próximo a ele. Repetir o exercício várias vezes ao dia por no mínimo 10 minutos cada vez. Para facilitar pode ser usado um gravador, repetindo a mesma palavra gravada pelo mesmo tempo.



O aprendizado da primeira palavra pode demorar até dois meses, mas depois, no exercício de outras, o resultado vem mais rápido. Realmente é um teste de paciência que com certeza vale a pena.



Outras Curiosidades:


PERIQUITOS - Aves ou pássaros?


Periquito australiano em selos


Curiosidade: Curió


ALPISTE

17 comentários:

Marlon disse...

Júlio, quais as medidas ideais para as gaiolas criadoras de periquitos? Penso em construir gaiolas coladas umas nas outras, com apenas um casal em cada, para criação.

jcesardutra disse...

Marlon não as coloque tão coladas e sim próximas é melhor. Tambem se as caixas ninho ficarem pelo lado de fora sobram mais espaço interno para eles. A medida das gaiolas é você que escolhe, para os periquitos quanto maior melhor. Se voce tiver poucos casais deve usar gaiolas maiores e se tiver por exemplo 30 gaiolas como as vezes encontramos na casa de criadoes profissionais daí não dá, eles estão criando até naquelas pequenas. 50 cm X 50 cm X 30. É muito pequena porem para compensar eles deixam os reprodutores todo o tempo em voadeiras maiores para se exercitarem, só colocando nestas gaiolinhas para reproduzir. As minhas gaiolas são de mais ou menos 70 cm X 50 cm X 30 cm.

Ronyel disse...

já postei em outro lugar,mais resolvi postar aqui também é porque na verdade era mais uma duvida, é pq tenho dois periquitos que não tem a sua plumagen, completa sem cauda com algumas penas pequenas e com assas incompletas e que não são filhotes então queria saber o que seria isso e se tem algo que possa ser feito. desde de já agradeço obrigado.

jcesardutra disse...

Ronyel eu já respondi como se procede normalmente. Porém existem casos mais graves de despenamentos que são incluidos numa doença chamada muda francesa e nestes casos muitas vezes caem 90% das penas e não voltam mais. O teu parece um caso benigno de queda de imunidade.

Marlon disse...

Júlio, e onde você compra essas gaiolas criadeiras? Andei pesquisando na internet, mas os preços são um pouco salgados. Conheces alguém que as venda com um preço mais acessível?

flavio disse...

ou julio vc nao responde as perguntas das enquetes anteriores(links)
como na foto da semana, vi um kara q falou umas 3 perguntas e vc n responde, responde ai

guilherme disse...

julio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! gostaria que o senhor pudesse responder as minhas perguntas no foto da semana dos meu periquitos

jcesardutra disse...

Flávio algumas respostas estão sumindo mas vou respondi e vou responder de novo e algumas perguntas eu respondi por e-mail mas responderei somente pelo blog, vamos ver se da certo agora.

jcesardutra disse...

Agora então respondendo as perguntas do guilherme. Acho que se perdeu foto, pois não vi a foto do filhote no ninho. Aquela fêmea da foto é uma albina face amarela. No acasalamento de uma albina com um lutino, todos os filhotes serão lutinos portadores de ino, mas se este lutino for portador de azul então poderão nascer albinos também. No acasalamento de uma albina com um azul os filhotes serão todos azuis e com os machos portadores de ino. No acasalamento de uma albina com um verde os filhotes serão todos verdes com os machos portadores de ino portanto o verde só pode ter gerado filhos verdes, o azul somente azul e o lutino se portador de azul pode gerar lutino e albino, se não for então somente filhos lutinos. Agora meu amigo escolha voce quem é pai de quem ?

guilherme disse...

sao todos filhos do verde pois o verde e portador de azul e como o azul vem o branco que um deles e albino, todos sao filhos do meu verde que e portador de azul e ino

guilherme disse...

certo?

guilherme disse...

na verdade sei lah, mas , acho que cada filhote é de um macho, nao entendo muito bem isso, pois so tenho 13 anos ainda, mas isso pode acontecer de um filhote ser de cada macho , por isso acho que isso e impossivel pois o albino ficou lonje dela até a postura uns 6 meses!!!!

robson disse...

julio como da para saber qual o macho pelas narinas

jcesardutra disse...

Robson é pela cera, aquela plaquinha que fica acima do bico e não pelas narinas que se ve o sexo dos periquitos. O que pode ser observado é que as fêmeas mantem um azul desbotado na cera até que começam a ficar prontas para reproduzir, deois começa a ficar amarronzado. Os os buraquinhos das narinas é que enquanto a cera estiver azul desbotados se apresentam brancos.

robson disse...

valeu julio obrigado pela ajuda .

robson disse...

julio se eu separar um casal de periquitos e colocar a femea que ja esta em periodo de reproducao com outro macho ela se acasalara com ele isso demoraria ate pelo fato de ela ter mudado de viveiro

jcesardutra disse...

Robson se ela estiver quente e encontrar outro periquito que também esteja mais quente que o par dela ela acaba se juntando com este outro, quanto mais mudando de ambiente. O que eu faço e costuma dar certo é colocar a êmea sozínha numa gaiola uns tres ou quatro dias e depois colocar uma caixa ninho, dentro de poucos dias se ela estiver mesmo quente ela começa a entrar na caixa daí é só colocar o macho que ela aceitará de imediato.