Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Resposta ao leitor: Quatro casais criam mais que nove.



Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês




Respondendo a pergunta do leitor Fabinho, a respeito de colocar nove casais de periquitos australianos em um viveiro de 1,5 x 1,2 x 1,0 m, posso dizer que o este espaço é insuficiente para nove casais, e o resultado serão brigas entre as fêmeas ocasionando a morte de vários filhotes.


Com este espaço ele poderá colocar quatro ou cinco casais no máximo e tirar melhor proveito, pois sem brigas elas produzirão sem estresse. Expliquei a ele e repito sempre as providencias para o início da criação de uma colônia. O ideal é soltá-los todos no viveiro e deixar que se acasalem conforme seus gostos (naturalmente). Formar-se-ão casais espontaneamente e produzirão mais e melhor. Enquanto isto acontece deve ser aplicado um vermífugo para o bando, pois todos ficarão limpos quanto aos parasitas intestinais (vermes). Depois deverá ser aplicado um polivitamínico ou um revitalizante que preparará seus organismos para uma boa reprodução. Tudo isto levará cerca de 15 a 20 dias e os resultados serão gratificantes.


Daí sim, de uma só vez colocar todas as caixas ninhos (em número maior que o dos casais), de maneira que sobrem algumas para facilitar em caso de brigas na disputa pelo ninho (é normal). Tenho certeza absoluta que produzirão muito mais e melhor que os nove, conforme o Fabinho desejava colocar. Boa sorte!



Leia mais:


Perguntas de leitores


DICAS DE CRIAÇÃO


periquitos que não reproduzem



23 comentários:

denys disse...

Quero saber porque demora tanto a femea acasalar com o macho"
Agora ela esta começando a entrar na caxinha!
Oq pode ser?

jcesardutra disse...

Pode ser que estejam começando, muita calma nesta hora.

guilherme disse...

oi julio..eu tenho um casal de periquitos e eles ja estam juntos ha um tempo e nao se reproduzem nunca,tem segredo???
e eu tenho um amigo que gostaria de saber se especies diferentes de canarios podem reproduzir??/se voce nao souber,conhece alguem q saiba???

jcesardutra disse...

Guilherme conta uma lenda que um casal não cria porque eles precisam de companhias, pois na natureza vivem em bandos. Porém é uma lenda, o que tem que ser visto é se eles são realmente um casal, pois enganam muito. E também se não são muito velhos, Valeu?
Quanto a canários é complicado pois nunca criei, mas acredito que algumas variedades podem ser misturadas sim.

guilherme disse...

eles são um casa sim ,pq se dam muito bem,dam beijinhos,e o macho fica abaixando e levantando a cabeça rapidamente e cantando e ela bate nele quanto ele faz isso!!!
tem gente q disse q o macho esta tentando acasalar???
e verdade????
outro assunto:a femea(periquito)tinha a caruncula bem marrom só q ultimamente tem se esbrabquisado!!!!e alguma doença??
ou pq esta choca???(vive no ninho so q nao tem nada)?

guilherme disse...

eles são um casa sim ,pq se dam muito bem,dam beijinhos,e o macho fica abaixando e levantando a cabeça rapidamente e cantando e ela bate nele quanto ele faz isso???
tem gente q disse q o macho esta tentando acasalar???
e verdade????
outro assunto:a femea(periquito)tinha a caruncula bem marrom só q ultimamente tem se esbrabquisado!!!!e alguma doença??
ou pq esta choca???(vive no ninho so q nao tem nada)?

guilherme disse...

qual vc acha mais bonito : o periquito inglês ou o australiano???
eu acho o australiano muito mais bonito!!!!!!!!!

jcesardutra disse...

Guilherme acredito que tudo isto no teu casal é porque ela está se preparando para reproduzir, deixa eles quieto que em seguida deve ter novidades, por enquanto vai caprichando na alimentação. Guilherme o periquito chamado inglês é o mesmo que o australiano, pois veio da Austrália e foi (modificado) melhorado geneticamente na Europa, primeiramente na Inglaterra e depois difundido para todos os continentes. Hoje em dia a Inglaterra não é mais o país campeão dos campeonatos europeus. Hoje a Alemanha e até outros países já superou a qualidade dos periquitos chamados “ingleses”. Há uma tendência em chamarmos periquitos de exposição hoje, não mais “inglês.”Mas nunca esquecer que vieram todos da Austrália. Porém o nosso pequeno “australiano” que você acha mais bonito é menor, não tem topete, não tem o peito largo, não tem aquelas medalhas enormes e principalmente não tem as cores que se conseguiu nos periquitos de exposição, tanto é que é bem mais barato. Você não vê um periquito “australiano” como os asas claras, fulvos, arlequim malva, violeta, corpo claro, e umas tantas outras cores que só encontramos nos periquitos geneticamente modificados. Portanto se você der umas vasculhadas nas fotos pela internet a fora vai ver que o australianinho é apenas uma lembrança de como o periquito de exposição já foi. Eu gosto dos pequenos, mas só crio os de exposição, são incomparavelmente mais variados e bonitos, respeitando sua opinião é claro. Abração, Julio

carry disse...

e enquanto a caruncula da mmiha femea,que ja era bem marrom , ter ficado esbranquisada. e uma doença???????

guilherme disse...

parabens pelo site (errei no email por isso ficou azul)

guilherme disse...

A CARUNCULA DA MINHA FEMEA FICOU MEIO ESBRANQUISADA MAS ERA BEM MARROM,ISSO E UMA DOENÇA?

jcesardutra disse...

Guilherme isto é apenas por um momento depois ela normaliza. não te preocupes.

jcesardutra disse...

Valeu Guilherme, obrigodo continue prestigiando e divulgando aos amigos. E quanto aos autos e baixo das fêmeas se resolve com alguma vitamina e banho de sol.Valeu?

jcesardutra disse...

Carry isto é assim mesmo, algumas vezes dou uma vitamina e banho de sol e ela já muda, outrs vezes não. O que não pode é ela entristecer, daí tem que separar e tratar, mas a cera clarear é poqrque ela deu uma esfriada depois ela retorna.

Fabinhu disse...

Olá Julio!

Estou construindo um viveiro maior (4,50 x 1,50 x 1,80) para colocar meus nove casais, gostaria que me desse sugestões tais como: cobertura total ou parcial do viveiro? qual o tipo de poleiro indicado para este tamanho de viveiro? até quantos casais posso colocar? devo colocar areia, plantar algum tipo de planta? qual?, pois o mesmo tem quase 7,00m2. E se puder me dar algumas outras dicas que possa ajudar, fico agradecido. Obrigado amigo!

jcesardutra disse...

Fabinhu da e sobra! Não esquece de colocar umas quatro ou cinco caixas a mais para evitar brigas entre as fêmeas. Deves deixar um pedaço pequeno só na tela, sem teto para eles tomarem banhos na chuva, faz muito bem. Se onde moras faz muito frio no inverno então poderás cobrir o espaço com lonita plástica transparente e no verão retirar. Bom seria uma camada fina de isopor abaixo das telhas para não esquentar demais com sol forte. De uma vasculhada nos artigos que publiquei sobre construção do viveiro tem muitas dicas, se não achares me retornes que eu te mando de novo.

Fabinhu disse...

Obrigado pela resposta Julio, bem quanto ao clima aqui nao faz frio e nem calor excessivo... o clima é bem gostoso, acredito nao necessitar do isopor, mas quanto a parte sem cobertura e ao numero maior de ninhos, estas sim deixarei. Tive procurando artigos anteriores, mas nao os encontrei, caso possa dar mais esta ajuda, ficarei muito agradecido. Obrigado!

jcesardutra disse...

Fabinhu na direita do blog, onde esta escrito início, onde tem indicações de livros, tem um espaço escrito busque aqui o que procura. Escreve ali, viveiro, construção de viveiro e vem tudo.

Fabinhu disse...

Boa noite Julio!

Amigao veja se você pode me ajudar em mais essa... É o seguinte, comprei dois periquitos Albinos de olhos vermelhos, porém sao jovens ainda e nao sei se estou com um Macho x Femea, 2 Machos ou 2 Femeas, pois as caranculas ainda estão claras, partinbdo para um rosado. Como faço pra saber isso meu amigo...? O dois albinos estão separados dos demais.
Quero te pedir também, dos meus noves casais apenas seis se firmaram, se acasalaram e tiveram filhotes, quero administrar um vermifico e posteriormente algum complexo vitaminico, como faço a aplicação deste, já que meus 6 casais estão no mesmo viveiro?

Obrigado e um grande abraço!

jcesardutra disse...

Fabinhu albinos novos é dose, difícil definir o sexo. Tem que ser visto por alguém experiente. Mas quando passarem de sete para oito meses, e se forem um casal ela ficará com a cera marrom e você observará ele galando ela e ela pondo, mas tem que esperar. O vermífugo pode ser colocado no bebedouro para todos juntos isto até facilita. Não esquece de dar para o casal albino também. Use avitrin vermífugo é bem fácil de seguir a bula.

Fabinhu disse...

Obrigado Julio, seguirei suas recomendações.

Francine disse...

Oi gostaria de saber pq os pais matam os filhotes as vezes, tem uns 7 periquitos juntos, entre macho e femeas, agaurdo retorno

Julio Dutra disse...

Francine alguns casais tem pressa em recomeçar nova ninhada e começam a expulsar os filhotes do ninho. Como estes ainda não estão prontos para sair então ficam voltando pra caixa ninho e as agressões começam a ficar mais fortes chegando a mordidas fatais. Ao primeiro sinal de agressão devemos retirar a mãe e deixar que o pai termine de criar os filhotes sozinho. Depois que estiverem comendo por conta própria, então os separamos para outra gaiola e devolvemos a fêmea para nova ninhada.