Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Resposta ao leitor: Alimentos com sal


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


O leitor Pedro Gabriel, criador de periquitos na cidade de Carazinho-RS, me pergunta sobre a possibilidade de alimentar os periquitos com comidas de sal como arroz cozido, macarrão, etc.



Os psitacídeos de forma geral, e em particular os periquitos, não necessitam deste tipo de alimentos. Eles precisam é de uma boa mistura de sementes de qualidade onde estão inclusos alpiste, painço, níger, aveia, etc. Necessitam de frutas, legumes e verduras assim como areia e todos os alimentos industrializados como farinhadas e granulados fabricados especialmente para eles.

Para melhor orientar o meu amigo leitor Pedro Gabriel e todas as pessoas que carinhosamente participam do blog “Vida de periquito” pesquisamos tecnicamente o assunto e foi encontrado o seguinte: os psitacídeos não conseguem excretar o sal como os humanos. Por isso o consumo de sal pelos periquitos causa excesso de urina e consumo de água, depressão, hiperatividade e até morte. Portanto nada de comida com sal para eles.

LEIA MAIS:


As necessidades dos Suplementos vitamínicos para pássaros em criadouro.


Alimentação de Periquitos


Como pegar os periquitos? (com as mãos)

17 comentários:

vando disse...

quandtos ovos coloca uma periquita

jcesardutra disse...

Vando existem posturas de quatro a doze ovos, foi o que eu vi até agora.

wilgner disse...

eu queria saber como q eu fasso para meus piriquitos tirarem ovos eu tenho tudo q precisa e e um casal eu nao sei pq eles nao tiraram ovos ainda vc poderia me ajudar...

jcesardutra disse...

Wilgner se colocar a caixa ninho e deixar um só casal em cada gaiola eles deverão por. Se for num viveiro bem maior da para colocar alguns casais juntos, porém tem que ter várias caixas sobrando para evitar as brigas das fêmeas. Muitas vezes elas ainda são muito novas e por isso demoram a por. Outras vezes são muito velhas e não colocarão mais. O ideal é que a fêmea tenha entre 9 meses e 4 anos.

adriane disse...

olá amigo tenho 4 periquitos sendo 2 femeas e dois machos.
eles ficavam tds em um só viveiro. agora eu separei eles coloquei um casal em cada viveiro cada uma com uma caixa.
mais naõ conssigo tirar nenhuma cria,naõ sei o que fazer.
coloco alpiste,farinhada de ovo,sementes.
dou bastante milho verde,folhas verdes.
troco tds os dias a agua, comida e limpo o fundo da gaiola.
mais mesmo assim naõ nasce nada.
a noite cubro o viveiro .
e nada por favor me ajude muito grata.

jcesardutra disse...

Adriane tem que ser feito uma investigação nestes casais. Você tem certeza que são dois machos e duas fêmeas, não é? Digo isto porque eles às vezes nos enganam, já vi muito casal de duas fêmeas e também de dois machos e a pessoa esperando por filhotes. Os periquitos vivem em bandos e se importam muito em ter companhia, mas não se importam com o sexo. Eu tenho duas voadeiras grandes na rua onde estão 20 machos em uma e 18 fêmeas no outro. Vivem bem, sem brigas e estresse. Faço isto para guardá-los para a próxima temporada de crias após as férias e não coloco machos e fêmeas juntos para que não se acasalem por conta própria e formando casais errados. Portanto examine bem para ver se não há esta possibilidade. Outra situação é quando são muito jovens (menos de sete meses de idade) ou quando são muito velhos (mais de cinco anos). Fora isto, se tem as caixas ninhos, se estão bem com saúde, se alimentando normalmente não há por que não criarem. Podem demorar um ou dois meses no máximo mas deveriam criar.

mariana disse...

A periquita poi no massimo 6 ovos mas a filha da minha periquita quebro 2 ovos dela e ela fico em depressão o que eu fasso???????????

jcesardutra disse...

Não faz nada, deixa que ela se vira .

adriane disse...

oi estou com uma duvida, e um probleminha eu tenho um casal de periquito.
o macho vive o dia inteiro acasalando com a vasilha da comida.
e a femea so vive dentro do ninho.
mais eu nunca vi eles cruzando o que eu devo fazer.
obrigada pela resposta.

adriane disse...

oi querido amigo estou aqui de novo fiz o que vc me mandou fazer.
tirei a caixa e ele esta desesperado querendo acasalar e ela naõ deixa.
o que devo fazer agora .
coloco outra femea com ele.
por que eu tenho 2 femeas e 2 machos mais estaõ em gaiolas separadas.
obrigada pela ajuda.
um forte abraço.

jcesardutra disse...

Adiane cada fêmea com um macho, cada casal em sua gaiola. O fato de retirar a caixa ninho é pra ver se ela se prepara e aceita o macho assim que recolocares a caixa ninho de novo, estaretirada é só para dar um tempo. Sabes a idade dela? Porque se tiver menos de sete ou oito meses ela não vai aceitar mesmo e também se for muito velha, também não vai dar certo. Se ela for adulta acabará caeitando, então devolve a caixa ninho e fica observando.

Talithinha s2 disse...

Oláa, é talita

A menhaa periquita botoo ovoo de novo, maais no fundo da gaiola...e o periquito machoo fico em cima do ovo e fico rolando o ovo na gaiola... o que pode seer isso??

Julio Dutra disse...

Talita coloque o ovo na caixa e deixe entrar um pouquinho de claridade nela para que a fêmea aviste o ovo quando entrar. Coloque um grampo de roupas na tampa da caixa para que fique um pouquinho levantada. O Macho procede assim porque esta apavorado com o ovo no fundo da gaiola.

artes annalu-bisquit disse...

Oi Julio tudo bem? Há dois meses que te mando emails mas você não me responde acho que deve estar com problemas no yahoo né? Pois meu marido esta com o dele..Bom a minha fêmea amarela botou 7 ovos e ja nasceu um mas vai ter uma diferença de idade muito grande, então botei meu outro casal pra criar pra ver se ela o aceitasse e começava uma postura.Mas ela não o aceita ,entrou algumas vezes na caixa mas depois não voltou mais... Então pensei em passar os ovos pra ela ao menos 3 pois acho que um dos 7 esta gorado o ultimo.Ele tinha um coração batendo mais nao consegui ver mais e desde dia 25 Natal não usei mais a lanterna, que foi quando nasceu o primeiro...Poderia me dar umas dicas do que fazer? Esta tal estufa que tipo de caixa seria e a tal lampada?Agradeço sua atenção!Talvez qdo estivessem maiorzinhos para não pisarem nos menores poderia por eles numa caixa ninho com palha algodão ou manta acrílica ou algo assim e alimentá-los pois sou de casa e poderia fazer com tempo....Que conselhos me dá?Abraços!

Julio Dutra disse...

Artes annalu....realmente eu perdi meu e-mail e agora estou com o novo:

julio@vidadeperiquito.com.br

Não funciona estufa para ovos de periquitos, é muito delicado e complicado. Depois ao descascar seria dificílimo alimentá-los. Quanto ao número de filhotes eu já tive ninhadas maiores e todos se criaram bem, é muito relativo, pode não acontecer nada de grave. Quanto a passar ovos para outra fêmea somente se ela estiver com ovos (se ela estiver chocando ambém), então não perceberá se for colocados mais um dois ou três, ela aceita. Porém uma fêmea sem nenhum ovo no seu ninho, todo que colocar lá ela quebrará .
No fundo basta colocar um pouquinho de cascas das sementes sopradas do comedouro, ou um pouquinho de areia seca e limpa ou serragem virgem. Os filhotes se criarão melhor todos com o casal, separa e criar na mão é mais complicado. O que tem que ser feito é melhorar a oferta de alimentos para o casal encher o papo dos filhotes mais rapidamene. São as papas de ovo, farinhadas, milho verde na espiga, etc.
O melhor é deixá-losjuntos ou passar alguém para outro ninho que já esteja com ovos ou filhotes.

Unknown disse...

Julio tenho um casal de periquitos eles trocavam bastante caricias de um tempo pra cá a fêmea fica brigando com o macho eu coloquei um ninho ela não deixa o macho nem chegar perto e quando vão comer ela não deixa o macho comer de vez em quando eles trocam caricias eles não chega a brigar feio é mais uma implicância da fêmea o que pode estar causando esse comportamento estranho da fêmea?
Deus de obrigado.

Julio Dutra disse...

Ronaldo o comportamento é estranho sim, principalmente se tinham um bom relacionamento antes. Estou pensando que não seja um casal, gostaria de ver fotos tiradas de perto, da cara deles para examinar as ceras. Uma foto do corpo também para identificar a mutação. Caso seja realmente um casal então melhor seria trocar de macho, mas antes tem que retirar a caixa ninho da gaiola senão ela continua atacando o novo macho para defender sua caixa. Uns dias e depois recoloca a caixa. Mas repito gostaria de ver as fotos, anexa neste e-mail.