Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Para identificar o sexo dos periquitos.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Muitos leitores relatam sobre a dificuldade na identificação do sexo de seus periquitos australianos, pois muitas mutações como os recessivos, por exemplo, não apresentam uma diferenciação clara para ser reconhecida por um iniciante.



Tenho recomendado a leitura dos artigos publicados neste blog e a observação nas fotos. Tenho recomendado também visitas a criadores profissionais e de exposições, pois somente na visualização de muitas aves é que vai se tornando possível esta familiarização.



Convido também aos leitores que disponibilizem no blog fotos focando bem próximo e principalmente a face dos periquitos, para dessa forma poder ajudá-los na identificação. Também, com sua autorização, podereremos publicar aqui. O blog “vidadeperiquito” agradece a atenção dos leitores e se dispõe sempre a ajudar na compreensão destes maravilhosos seres que são os periquitos. Obrigado.

21 comentários:

Jefferson disse...

Lutinos e albinos possuem forma diferente de identificação do sexo?

Jefferson disse...

como add uma foto dos meus periquitos para se possivel ser ajudado quanto a identificação do sexo dos mesmos?

jcesardutra disse...

Não Jefferson tanto lutinos como albinos não ficam com a cera azul.

jcesardutra disse...

Jefferson passa a foto para um arquivo do teu computador e depois anexa em um e-mail que eu vejo pra você. jcesardutra@yahoo.com.br

volnei disse...

o sexo dos periquitos se identifica pela cor do bico? Azul macho

jcesardutra disse...

Volnei se identifica os machos pela cor da cera ou carúncula, aquela plaquinha que fica acima do bico donde ficam os buraquinhos das narinas. Porem só nos ditos normais, ou seja: os todo azuis, verdes e cinzas. Existem os lutinos e albinos (olhos vermelhos) e os outros recessivos onde esta diferênça não é muito visível nos fazendo pensar que são todos fêmeas. Dê uma explorada nos artigos e fotos expostos neste blog á esse respeito deste assunto, eles vão te ajudar bastante. Porém só a prática na criação vai nos fazer identificar com mais precisão. Valeu ?

Xênia Maria disse...

Gostaria de saber se tem tempo certo para que se acasalem.

jcesardutra disse...

Xênia o tempo é quando eles estiverem adultos, ou seja, depois dos oito meses. Evita-se a reprodução em meses muito quentes e tambem nos muito frios. No mais, a qualquer tempo.

josé pires disse...

oi estamos no tempo serto para os periquitos acasalarem?e terem filhotes??

jcesardutra disse...

José Pires o tempo certo é quando eles estejam adultos em qualquer época ddo ano e fora do período em que estiverem mudando de penas.

Eder Silva disse...

Bom, comecei a criação de periquitos recentemente. Uma femea verde que adquiri há 20 dias atrás nesses últimos 03 dias, tem ficado encurujada no poleiro com o bico debaixo da asa e toda arrepiada o que será que ela tem?
notei que talvez uma mistura que eu estava dando a eles, de repente tinhas muitos tipos de sementes e isso podia ter causado diarreia. Hoje mudei a mistura para somente alpiste e painço acrescido da ração Alcon. Ela não está mais com diarreia, mas se alimentando pouco e as fezes continuam um pouco moles. O que devo dar a ela em primeiro lugar? Antibiotico, vitamina ou vermífugo.

Eder Silva disse...

Outra informação por favor. A femea de periquito a qual disse no comentário anterior, está numa gaiola grande com mais dois machos que estão terminando muda de penas, e não tem como separa-los. Então a medicação será tomada pelos outros dois, até que ponto a medicação não fará mal a eles? E continuo com a esperança de que me passem a medicação que devo dar a ela.
Obrigado.

jcesardutra disse...

Eder se ela ainda tiver sinal de diarréia tem que tratar e não deve dar para eles o remédio. Consiga uma gaiola menor e trate ela separadamente. Eu costumo dar para tratar diarréia neosulmetina gôtas, conforme a bula. Depois disso devolva a fêmea para junto dos machos e trate todos com avitrin vermífugos, também conforme a bula. Estes medicamentos agridem um pouco a flora intestinal normal e torna-se importante dar um fortificante que contenha pré-biótico e pró-biótico, neste caso eu uso o revitalizante alcom.

edinho disse...

bom oi pessoal eu sou +- novo nesse negocio de periquitos amo os meus mas estou com dificuldade de saber o sexo deles então pelo amor de deus alguem me ajuda a definir por fotos pois um dele(a)s é mais novo e olha ta dificil pois hj eu fiz um teste coloquei uma gaiola separada da outra e deixei aberta e adivinha o mais velho foi pra gaila do mais nov(a)o e agora q q eu faço sera q ele ou ela é femea sera q eles ja viraram casal meu deus me ajuda e se não for dai eu compro duas femeas pra juntar e puf acasala q é o q mais quero pois ainda não pensso em vender e sim em ter alguns vamos dizer amiguinhos :) e mais pra frente sim vendelos
alguns é claro pois meu interece na ave é de amor :) bj meu msn é edipirata@hotmail.com me add e eu mostro fotos deles obrigado a qem me ajudar e depois gostaria de aprender a mandar fotos pra esse site pois particularmente os meus fofos sõ muitoooo fofos lindux eu amo vcs bj pessoal e não esqueçam me add no msn edipirata@hotmail.com e entra en contato pelo numero de tel (51)32352064obrigado desde ja

jcesardutra disse...

Edinho para criar periquitos você não deve querer ficar na dependência de outras pessoas dizerem se seus periquitos são machos ou fêmeas. Você tem que aprender e é bastante fácil. Neste blog há alguns artigos inclusive com fotos onde você poderá dar uma estudada e comprovar o que estou te dizendo. Se quiseres que eu veja suas aves e diga quanto ao sexo deles então deverás mandar fotos tiradas bem próximo á carinha deles para que se visualize a "cera", aquela plaquinha que fica acima do bico donde saem os furinhos da narina. Me mande para jcesardutra@yahoo.com.br .

Anônimo disse...

oi,meus australianos ja tem mais de 5 meses q estão juntos nem se qr a suposta ''femea'' deixa o macho ccobrila..eu já havia lhe enviado algumas fotos por imail e recebi a confirãção q realmente era um casal.

não sei mais oq fazer, me ajude por favor

Julio Dutra disse...

noreply (anônimo)se você tem um casal de australianos e eles estão a cinco meses juntos e até agora nada, então deve trocar esta fêmea que não aceita ser galaga. Ela pode ser muito velha ou muito nova ou então não ter aceitado o acasalamento.(acontece).

paulo disse...

Muito obrigado,Seu blogger ficou nota 1000

Julio Dutra disse...

Valeu Paulo, continue na área.

Anônimo disse...

oi,tudo bem?
estou com uma duvida adiquiri uma suposta ''femea'' lutina(amarela) de olhos vermelhos o modo de saber se é femea ou macho é do mesmo jeito de periquitos normais(verdes,azuis)??
ela tem a cera branca..
vou lhe envir fotos..

Julio Dutra disse...

Os lutinos, assim como os albinos não apresentam a coloração da cera igual aos outros ditos "normais". Os machos lutinos ficam coma cera num tom róseo, brilhante e mais proeminente que nas fêmeas. As fêmeas lutinas e albinas tem a cera na cor palha, de aspecto pálido, desbotado e em seguida vai tomando uma coloração bege, depois marrom claro e depois chocolate.