Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

domingo, 21 de setembro de 2008

Resposta ao leitor: Qual a cor dos filhotes?

Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês


Tenho recebido diversos pedidos de leitores amigos (iniciantes), no sentido de adiantar quais as cores dos filhotes de seu casal.


É o caso do pedido feito pela leitora Aurora, quando deseja saber as cores dos filhotes de seu periquito verde com as fêmeas azul e verde. As cores nos periquitos seguem rigorosamente as leis da genética, onde existem as dominantes, as recessivas, as ligadas ao sexo onde somente os machos daquela cor podem passá-las para os filhos e vai por aí afora.

Portanto ao acasalar periquito verde com periquito azul, os filhotes serão todos verdes a menos que seu verde seja portador de azul. Portador de azul é um periquito filho de pai ou mãe azul. No caso dos cinzas, podemos obtê-los cruzando com azuis, se cruzarmos com verdes teremos cinzas, verdes e verdes-cinzas. Portanto para ter filhotes cinza temos que ter um cinza ou um verde-cinza.


Leia mais:


AS CORES NOS PERIQUITOS AUSTRALIANOS


Casal de periquitos comem jornal e não procriam.


Resposta ao Leitor: OVO COZIDO


Problemas com a reprodução dos periquitos.



9 comentários:

izaias gomes da silva junior disse...

eu tenho tres filhotes abandonados e quero alimenta lo como fasso isso porque um nao quer comer e eu estou dando comida na boquinha dele mas ele nao engole e os outros estao bem eu estou dando comida de seringa pra ver se dar serto por favor ma responda

jcesardutra disse...

Isaías tem que pegar o filhote na mão e ir oferecendo lentamente com a seringa pelo lado do bico. Muitos filhotes sentem o sabor da comida e aceitam outros não. A comida ideal é a papinha da alcon, já vem pronta basta colocar água morna. Se não tiver jeito tem que ser colocado uma sondinha na seringa e colocar direto no papo. E muito importante eles sentem muito frio o ideal é dormirem numa caixa ninho e durante o dia ficarem próximos a ma lâmpada acesa. Valeu?

michael disse...

Eu posso misturar areia junto a comida, ou boto separado em outro recipiente?

A vitamina (E) posso colocar dentro do recipiente junto a agua?

jcesardutra disse...

Michel areia em um recepiente a parte mas a vitamina E se for líquida, gotas deve ser dentro do bebedouro trocando a água diariamente. Por isso que tem que preparar sempre bem pouco para não desperdiçar a vitamina.

pedro augusto disse...

bom dia,queria perguntar qual a cor dos filhotes de uma femea albina e de um macho azul celeste com a face branca

jcesardutra disse...

Pedro Augusto voce deve ter apertado o gatilho de disparo de perguntas pois é a qurta vez que respondo esta pergunta. Mas vomos lá: Voce não deve dizer celeste de face branca, pois todos os azuis são naturalmente de face branca, assim como os cinzas. Os verdes é que possuem face amarela. Se este teu celeste fosse filho de um albino ou lutino seria muito melhor, mas se ele é somente um normal celeste e então acasalado com uma branca, que eu devo entender que é uma albina (olhos vermelhos) todos os filhotes serão azuis e os filhotes machos serão portadores de ino.

pedro augusto disse...

foi mau!

jonas disse...

julio tenho uma femea verde escuro e um macho azul celeste se eu cruzar ele os filhotes só vão ser verdes?
tem como saber se um deles é portador de azul

Julio Dutra disse...

Jonas Almeida se o macho é um azul celeste então ele já é azul, não precisa portar nada de azul, pois ele é. Quanto a fêmea verde escuro, só saberás depois que vierem os flhotes ou então se conheceres os pais dela ou conseguir o pedegree com o criador de onde ela veio. S~e tiveres que esperar para saber, e se só nascerem verdes ainda te sobrará o alento de que todos estes filhotes serão portadores de azul.