Crystal Catcher - jogo super divertido para iPhone e Android

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PREPARAR PARA REPRODUZIR.


Por: Julio Cesar Dutra, criador de Periquito Inglês

Tenho recebido solicitações de ajuda á respeito dos problemas que surgem na tentativa de obter filhotes, pois são inúmeras as situações apresentadas pelos criadores iniciantes. Como toda ave, o periquito possui um organismo complexo e necessita estar em bom estado de saúde para viver e principalmente para se reproduzir. Nisto está envolvido uma alimentação balanceada, muita higiene nas instalções (gaiolas e viveiros), deverão se sentir seguros para evitar estresse, vermífugos e vitaminas na hora certa. Nisto se entende a repetição a cada seis meses no mínimo e com intervalos de descanço a cada três ou quatro rodadas completas que compreende postura choco e criação de filhotes. Não devemos deixar que um fêmea continue criando até que ela se desgaste completamente, adoeça e acabe morrendo. É importante respeitar o limite e a saúde dos animais que estão sob nossos cuidados.



Seriam dezenas de itens a serem esclarecidos aqui, por isso volto a sugerir uma boa olhada nos artigos publicados anteriormente neste blog e ver onde estamos errando. Por hora, vou indicar uma seqüência lógica e obrigatória para a certeza do sucesso na criação e reprodução:


- Procurar adquirir aves jovens, com pessoas confiáveis onde possam nos informar com certeza se o periquito é macho ou fêmea, qual a idade e se porta alguma mutação ou cores e também se o casal formado é ideal. (há muitos acasalamentos errados não contribuindo em nada no melhoramento da espécie). Ao montar um casal devemos estar atentos na expectativa dos filhotes que nascerão, dá para programar as cores e os tipos de filhotes que este casal pode nos oferecer, tornando mais interessante o hobby.


- Procurar saber se foram desverminados e a quanto tempo, e não esquecer que é muito importante após um vermífugo, aplicar um polivitamínico com cálcio e ferro.


Daí sim estarão aptos a reproduzirem lindos filhotes.


Boa Sorte!



Leia mais:



Problemas com a reprodução dos periquitos.


CRIAÇÃO DE PERIQUITO INGLÊS EM VIVEIRO - PARTE II


PERIQUITO INGLÊS: CRIAÇÃO EM COLÔNIA COLETIVA (VIVEIRO) Parte I


DICAS DE CRIAÇÃO


Criação de periquito australiano

26 comentários:

Lucas disse...

olhe eu aqui de novo enchendo o seu saco
hehehehe
eu tenho um casal que pós cinco ovos, desses cinco ja nasceram dois. eu estou achando que ela ta para por mais ovos, pois notei que a cloaca dela ta baixa de novo. isso seria normal?!
agradeço desde já!

André disse...

Ola!
Gostaria que comentacem sobre a criação de filhotes...
Tenho um filhote bem novinho ele tem idade em torno de um mês a dois meses e ele tem dificuldades de fechar a patinha direita dele, ele não está ferido e a pata parece esta perfeita. Ele se alimenta normalmente e a outra pata dele fecha normal. Fico preucupado com medo que esteja com a pata quebrada.
Me ajudem!
Obrigado!!!!

guilherme disse...

ola, gostaria de saber se aveia tem todos os nutrientes para uma deta saudavel???ja q minha femea adora

jcesardutra disse...

Muitas fêmeas gostam tanto que não comem mais nada, só aveia. Daí engordam demais e não criam, tem que tomar cuidado. Coloco apenas 10% de aveia na mistura geral e 30% quando estão elimentando filhotes.Abraços.

jcesardutra disse...

André, ele deve ter trancado o pé e agora está dolorido. deixe ele sozinho numa gaiola pequena, para se movimentar pouco, e outros periqitos não o incomodar. Devagarinho ele começa a melhorar. O poleiro desta gaiola deve ser bem grosso para ele não forçar o pé. Deve ser bem baixo tambem, para ele não pular sobre o pé. Um poleiro só, baixinho no meio da gaiola já é suficiente. (mais ou menos duas semanas).Boa Sorte!

Andre disse...

Obrigado J Cesar pela ajuda :) !!
valeu!!!!

hiago disse...

ola queria saber o que eu faço pra fazer meu piriquitos procriarem??
posso ficar trocando de femea pra ver se alguma resolve a botar?
ow devo dexar um casal muito tempo queto que eles acasalam com quem quer?queria tanto que eles procriacem? estou esperando a resposta muito obrigado!!

elaine disse...

Olá,gostaria de saber porque a periquita botou fora do ninho?

jcesardutra disse...

Hiago não deves ficar trocando de fêmea, a princípio deixes vários machos e várias fêmeas em um mesmo ambiente e assim que eles forem se acasalando por vontade própria, então colocas este casal em uma gaiola com a caixa do ninho e não mexas mais. Em seguida vai fazendo o mesmo com os outros. Cada casal em uma gaiola e não troque mais. Caso a criação seja em viveiro, vai colocando um a um (no viveiro) os casais que vão se acasalando como anteriormente. Somente depois que juntares todos os casais que comporte este viveiro, (sem excesso) é que deves distribuir as caixas. Estas caixas em viveiro devem ser em número maior que os de casais. (quanto mais caixas melhor). No início vão acontecer brigas naturais, depois cada fêmea adota uma caixa e estabiliza a harmonia. Se colocares depois disto mais alguma fêmea neste viveiro será brigas na certa. Porque já existirá uma colônia formada com a hierarquia entre as fêmeas. Valeu?

jcesardutra disse...

Elaine algumas fêmeas fazem isto, principalmente na primeira postura, depois elas corrigem. O que deves fazer é colocar o ovo de volta na caixa ninho. Pode até ser um de plástico comprado nas casas de aves. Chama-se indez, este processo é usado pelos criadores de canário e até para as galinhas. Guardam-se os três primeiros que ela por numa caixinha com algodão, e vai deixando o indez no lugar, depois do terceiro retira-se o indez e colocam-se os três juntos. É melhor porque descascarão juntos, não dando tanta diferença no tamanho dos filhotes depois. Com o tempo ela percebe que o lugar certo é na caixa. Boa Sorte!

jcesardutra disse...

Lucas isso é normal sim, por isso que os criadores mais experientes usam um ovo de plástico ou um ovo qualquer (de periquito) que não sirva mais, chama-se indez. Guardando os três primeiros ovos em uma caixinha com algodão e deixando o indez no lugar para que ela não perca o choco. Depois do terceiro ovo retira-se este indez e colocam-se os três juntos. Facilita, pois descascarão três primeiros juntos, do mesmo tamanho, e os próximos não terão muita diferença. O que pode acontecer neste teu caso é que este ovo que ela vier a colocar agora pode ser prejudicado pelos filhotes já nascidos e quando ele descascar será pisoteado pelos irmãos maiores. Se tiveres outro(s) casal (s) em postura podes transferir para eles. Abraços, Julio.

jcesardutra disse...

Guilherme a aveia completa os alimentos de uma dieta saudável mas deve ser usado com moderação pois engorda muito. Júlio

elaine disse...

Obrigado pela ajuda J Cesar

jcesardutra disse...

Valeu Elaine, boa srte!

luciano disse...

meus periquitos nao estao reproduzindo me ajude!!!

jcesardutra disse...

Luciano tem tantas causas para eles demorarem a reproduzir ou até não reproduzirem que se for relacionar escreverei uma carta. Faz uma forcinha e da uma boa vasculhada nos artigos publicados neste blog e você acaba descobrindo qual a razão para os teus não reproduzirem.

willian nascimento disse...

os meus periquitos completaram o ciclo ja faiz uma semana nasceram 2 filhotes mais um ovo não nasceu nada oque eu devo fazer para resolvere isso porque ja nasceram 2 filhotes como eu ja tinha falado mais quando eu tento olhar o ninho para ver si estar tudo bem percebo que ela da mais atenção para o ovo doque para os filhotes que tipo de ração eu devo oferecer para eles alimentar os filhotes eu tambem vejo que a femea esta alimentando os filhotes mais, quando o macho tenta chegar perto do ninho parece que ela fica, nervosa ela começa a gritar e corre para dentro do niho eu ja vi o macho indo la naquela brecha que tem na caixa mais sode a femea perceber que ele esta perto do niho ela não permite a aproximaçao dele no ninho isso e algo normal ou a alguma coisa estranha com os meus periquitos oque qui eu devo fazer e certo colocar pão molhado com agua para eles servirem para os filhotes a ja ia me isquecendo ela so permite que o macho bem longe do ninho de a comida no bico dela me responda por favor

jcesardutra disse...

É normal, mas fica de olho nesta fêmea, pois quando os filhotes crescerem um pouco ela poderá atacar o macho ou até os filhotes que já tenham saído da caixa. Se isto acontecer deixa os filhotes só com o macho que ele cria, mas só se ela estiver atacando mesmo. Tem que dar ovo cozido, milho verde, couve, alpiste, painço, aveia e comprar um pouco de farinhada pronta para filhotes. Sem esquecer-se de água limpa e areia limpa para eles comerem para ajudar na digestão das sementes.

Thiago disse...

Olá! A pouco tempo adiquiri um casal de periquitos. Minhas dúvidas são inúmeras, mas vou destacar duas...
O casal está se dando super bem. São carinhosos um com o outro, enfim... Existe um período certo para eles começarem a cruzar, mas como faço para saber quando esse período está acontecendo?
E a outra dúvida é, a fêmea apresenta alguma mudança no comportamento ou até mesmo nela própria quando está botando ovos?
Obrigado desde já...

jcesardutra disse...

Tiago deixa o casal sozinho numa gaiola com caixa ninho que quando ela começar a permanecer mais tempo dentro da caixa, este é o sinal mas algumas vezes demora um pouco. Evite deixar outra fêmea junto, pois será causa de brigas na certa.

Thiago disse...

Ok! Entendi. Então o procedimento que estou fazendo está correto! Tenho apenas um casal e no pequeno viveiro, já tem uma caixinha. Tanto o macho quanto a fêmea já entram na caixa ninho e ficam roendo toda a madeira. hehehe...
Muito obrigado pela dica meu querido. E só mais uma coisa...
Eu li, aqui mesmo no blog, você comentando algo sobre colocar serragem na caixa. Só não entendi se só pode ser quando os filhotes nascem ou se posso colocar agora enquanto a caixa está vazia?
Desculpe minha chatisse aê tá?!
Um abraço!

jcesardutra disse...

Thiago só quando tiver filhotes, para ficarem em local limpo eu troco esta serragem (pouca) sempre que precisar.

Thiago disse...

Muito obrigado meu amigo.
Um abraço e que Deus te abençoe e tenha uma ótima semana.

jcesardutra disse...

Valeu Thiago, abraços!

Raquel disse...

Tenho uma periquita que esta arrancando as penas e comendo acaba sangrando e quando isto acontece ela bica o local, ela tem osso de siba dei vermifugo a duas semanas e logo após administrei vitagold, ela recebe ração de boa qualidade e tem areia limpa em sua gaiola, ela não está criando no momento.O que posso fazer para ela melhorar?
Agradeço desde já

jcesardutra disse...

Provavelmente deve estar com parazitos externos, tem que pingar gotas de um produto para pássaros á base de ivermectina. É um próprio que já vem diluido. Tem um que se chama allax, pesquize na internet, existem outros. Isto não fará mal a ela. Se não melhorar poderá ser também stress, deve ser colocada em um ambiente maior para se exercitar e voar um pouco, deve ser oferecido banheira com água e gotinhas de iodo para o banho. Se ela não tomar no início então use um esborrifador (uma bisnaga) e espirre esta água nela, deve melhorar. Em hipótese alguma deve ser usada para reproduzir neste momento.